1 TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA Aos 21 dias do mês de fevereiro de 2001, compareceram perante a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Catalão (GO), com sede no Edifício do Fórum, situado na Av. Ferroviário Oeste, n.º 80, Centro, Catalão (GO), a 1) ANDEF ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL, neste ato representada pelo advogado Dr. DÉCIO FERRAZ; 2) AENDA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS NACIONAIS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, neste ato representada pelo advogado Dr. DÉCIO FERRAZ; 3) TRI SOLO COMÉRCIO E REPRESENTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA. ; 4) CIA DA TERRA LTDA. ; 5) BOA SAFRA PRODUTOS AGROPECUÁRIOS ; 6) SIX-FÉRTIL LTDA. ; 7) HUMBERTELAS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. ; 8) AGROPEC AGROPECUÁRIA BOAVENTURA LTDA. ; 9) GAMA AGRÍCOLA LTDA. e 10) SUPORTE AGROPECUÁRIA (PASCHOAL E PROCÓPIO LTDA); 11) CERRAGRO PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. ; empresas revendedoras de produtos agrotóxicos situadas em Catalão GO, neste ato representadas por seus sóciosproprietários, 12) MUNICÍPIO DE CATALÃO, nesta ato representado pelo Vice-Prefeito Municipal DR. JOÃO SEBBA, todos doravante denominados COMPROMITENTES, para, com fulcro no parágrafo 6º do art. 5º da Lei n.º 7.347/85 (regulamentado pelo Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90, que acrescentou o parágrafo 6º ao art. 5º da mencionada Lei), firmar o presente TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA nos autos do Inquérito Civil Público n.º 008/00, instaurado por esta Promotoria de Justiça para fins de resolução definitiva da destinação final das embalagens de agrotóxicos, comprometendo-se no seguinte: CLÁUSULA PRIMEIRA Os COMPROMITENTES reconhecem a procedência do objeto do presente Inquérito Civil Público, instaurado pelo Ministério Público do Estado de Goiás, no tocante à destinação final de embalagens de produtos agrotóxicos em desacordo com a Lei Federal n.º 9.974, de 06 de junho de 2000, Lei Estadual n.º 12.280, de 24 de janeiro de 1994, regulamentada pelo Decreto n.º 4.580, de 20 de outubro de 1995. CLÁUSULA SEGUNDA Diante disso, TODOS OS COMPROMITENTES assumem o compromisso e a responsabilidade solidária da OBRIGAÇÃO DE FAZER consubstanciada em:
2 1º) O COMPROMITENTE MUNICÍPIO DE CATALÃO, em garantia de um meio ambiente sadio e equilibrado para todos os catalanos, se compromete a DOAR ao consórcio a ser formado pelos COMPROMITENTES REVENDEDORES, no período de 02 meses contados do decurso do prazo previsto na CLÁUSULA QUARTA, item 2º, PARÁGRAFO SEGUNDO, após aprovação pela Câmara Municipal de Catalão e pela Agência Goiana do Meio Ambiente e Recursos Naturais, uma área no município de Catalão, destinada a construção de um posto de recebimento de embalagens vazias de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins. Referida área poderá pertencer ao Município de Catalão ou ser adquirida por este para cumprimento desta obrigação; 2º) Os COMPROMITENTES REVENDEDORES CONSTRUIRÃO na área doada no item anterior, no período de 06 meses contados da aquisição da área, um Posto de Recebimento de embalagens vazias tríplice lavadas de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, com capacidade de recebimento das embalagens comercializadas na região, e, de acordo com a NBR 13.968-ABNT. PARÁGRAFO ÚNICO Os COMPROMITENTES REVENDEDORES arcarão com as despesas para a construção do citado posto, observado o disposto na CLÁUSULA TERCERIA, item 5º, proporcionalmente, ao faturamento de cada empresa. CLÁUSULA TERCEIRA Os COMPROMITENTES FABRICANTES ANDEF e AENDA assumem o compromisso e a responsabilidade das OBRIGAÇÕES DE FAZER consubstanciadas em: 1º) DESENVOLVER campanhas educativas de conscientização sobre a técnica da tríplice lavagem das embalagens vazias dos produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, junto aos produtores rurais da área de abrangência do posto de recebimento de Catalão, especialmente nos seguintes municípios: Catalão, Três Ranchos, Ouvidor e Davinópolis, devendo: 2º) MINISTRAR nos anos de 2001 e 2002 palestras para produtores rurais, alunos e professores da zona rural, a respeito da destinação final de embalagens de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins; 3º) CONFECCIONAR E DISTRIBUIR nos anos de 2001 e 2002, semestralmente, material informativo a respeito da tríplice lavagem, armazenamento e transporte correto de embalagens vazias de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins até a central de recebimento; 4º) PATROCINAR todas as despesas necessárias ao treinamento dos primeiros empregados contratados para trabalharem no posto de recebimento, incluindo transporte, hospedagem, alimentação, cursos etc;
3 5º) DOAR ao CONSÓRCIO DOS REVENDEDORES de Catalão, no prazo de 05 dias após solicitação, R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para auxílio na construção do Posto de Recebimento; 6º) ASSESSORAR os COMPROMITENTES REVENDEDORES na construção do posto de recebimento, mediante repasse de informações a respeito do projeto técnico do posto; CLÁUSULA QUARTA Os COMPROMITENTES - EMPRESAS REVENDEDORAS DE CATALÃO assumem o compromisso e a responsabilidade, proporcionalmente ao faturamento de cada empresa, das OBRIGAÇÕES DE FAZER consubstanciadas em: 1º) GERENCIAR o posto de recebimento, após o término de sua construção e obtenção de licenciamento por parte de Agência Goiana do Meio Ambiente e Recursos Naturais, quanto ao recebimento, armazenamento e destinação final, das embalagens vazias de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, de acordo com as orientações técnicas vigentes; 2º) ARCAR com todas as despesas de custeio das atividades do posto, conforme definido no estatuto do consórcio a ser criado pelos revendedores ora compromitentes; PARÁGRAFO PRIMEIRO Para viabilizar as obrigações assumidas acima, os COMPROMITENTES EMPRESAS REVENDEDORAS deverão, no prazo de até 30 dias contados da assinatura deste termo: a) criar uma empresa/sociedade comercial em forma de CONSÓRCIO destinada à recepção e destinação final das embalagens vazias de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, se julgarem mais conveniente; ou, b) fundar uma cooperativa, com sua organização e atividades aprovadas em estatuto; ou c) terceirizar o serviço. PARÁGRAFO SEGUNDO Decorrido o prazo de 30 dias e resultado na criação do CONSÓRCIO, os COMPROMITENTES REVENDEDORES comunicarão, no prazo de 05 dias, ao MUNICÍPIO DE CATALÃO o nome e demais dados do consórcio para doação do terreno. CLÁUSULA QUINTA Fica expressamente previsto e acordado pelos COMPROMITENTES abaixo assinados:
4 1) Somente serão recebidas no Posto de Recebimento os produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, comercializados pelos COMPROMITENTES EMPRESAS REVENDEDORAS que assinam o presente termo, salvo estipulação em contrário conforme definido no estatuto; 2) Não poderão ser recusadas pelo Posto de Recebimento, nos 03 primeiros meses de seu funcionamento, as embalagens vazias tríplice lavadas de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, comercializadas pelos COMPROMITENTES EMPRESAS REVENDEDORAS, independente do ano em que foram comercializadas; 3) O Posto de Recebimento em hipótese alguma, receberá embalagens vazias de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, sem que tenha sido efetuada pelo produtor usuário a tríplice lavagem e demais procedimentos recomendados; 4) O Posto de Recebimento comunicará por escrito, mediante ofício endereçado ao Ministério Público de Goiás, 3ª Promotoria de Justiça de Catalão, no prazo de 05 dias após ciência do fato, o nome e endereço do produtor/usuário de produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, que tenha dado destinação final às embalagens de agrotóxicos em desacordo com a legislação vigente, para requisição de instauração de inquérito policial, cuja pena é de reclusão de 02 a 04 anos e multa, conforme artigo 15 da Lei 7.802/89; CLÁUSULA SEXTA No caso de descumprimento total ou parcial das obrigações assumidas, nos prazos estipulados no presente termo, importará aos COMPROMITENTES (cada um) uma MULTA DIÁRIA no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), até o adimplemento total da obrigação, independentemente da ação de Execução de Obrigação de Fazer, nos termos ao disposto no parágrafo 6º, do art. 5º, da Lei n.º 7.347/85, salvo ocorrência de fatos involuntários aos compromitentes, devidamente justificados a este Órgão. CLÁUSULA SÉTIMA Os COMPROMITENTES têm pleno conhecimento de que o presente termo de compromisso de ajustamento de conduta tem eficácia de título executivo extrajudicial, podendo ser executado imediatamente após o vencimento dos prazos avençados, independentemente de qualquer notificação. E, para que tal compromisso possa surtir os seus legais efeitos, foi lavrado o presente termo que, lido e achado conforme, vai devidamente assinado pelo DR. RONI ALVACIR VARGAS, Promotor de Justiça de Catalão Curador do Meio Ambiente -, e por todos os COMPROMITENTES. Catalão, 21 de fevereiro de 2001.
5 RONI ALVACIR VARGAS Promotor de Justiça Curador do Meio Ambiente COMPROMITENTES: MUNICÍPIO DE CATALÃO DR. JOÃO SEBBA Vice-Prefeito Municipal ANDEF ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL P.P. DR. DÉCIO FERRAZ advogado AENDA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS NACIONAIS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS P.P. DR. DÉCIO FERRAZ advogado TRI-SOLO COM E REPRES. PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA. GAMA AGRÍCOLA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA. PASCHOAL E PROCÓPIO LTDA.
6 CERRAGRO PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. BOA SAFRA PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. AGROPEC AGROPECUÁRIA BOAVENTURA LTDA. HUMBERTELAS PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. CIA DA TERRA LTDA. SIX-FÉRTIL DISTRIBUIÇÃO, COMÉRCIO E REPRES. DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA. TESTEMUNHAS: Simone Faustino de Oliveira RG Cláudio Ciriaco Cirino RG 361787/2 SSP/GO