Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães
O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (Minayo); Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; É um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente.
O que é a ciência? Um campo do conhecimento com técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade. Busca interpretar fatos e fazer previsões.
Pesquisa Científica Em se tratando de ciência a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta. Pesquisa é portanto o caminho para se chegar à ciência, ao conhecimento.
Conhecimento Científico É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.
Conhecimento Científico Podemos dizer: É racional e objetivo. Atém-se aos fatos. Transcende aos fatos. É analítico. Requer exatidão e clareza. É comunicável. É verificável. Depende de investigação metódica. Busca e aplica leis. É explicativo. Pode fazer predições. É aberto. Éútil (GALLIANO, 1979, p. 24-30).
Senso comum É o que as pessoas usam no seu cotidiano, o que é natural, o que elas pensam que é verdade. é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. Ex.: Chupar manga e tomar leite.
A Ciência Áreas do conhecimento Humanas Geografia Sociais Direito e Sociologia Biológicas Exatas Matemática, Física, Química e Engenharia
Classificações das Pesquisas Do ponto de vista da sua natureza da forma de abordagem do problema de seus objetivos dos procedimentos técnicos adotados
Natureza da Pesquisa Pesquisa Básica ou Pura gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.
Forma de Abordagem Pesquisa Quantitativa traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito.é descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.
Objetivos Pesquisa Exploratória pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Visa oferecer informações sobre o objeto da pesquisa e orientar a formulação de hipóteses. Pesquisa Descritiva envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Exemplos: pesq. de mercado e opinião. Pesquisa Explicativa explica o porquê das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
Procedimentos Técnicos Pesquisa Bibliográfica a partir de material já publicado Pesquisa Documental a partir de material não analisados Pesquisa Experimental variáveis de controle sobre um objeto Estudo de Caso estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento Pesquisa-Ação resolução de um problema coletivo
Métodos Científicos Método Dedutivo Método Indutivo Método Hipotético-Dedutivo Método Dialético Método Fenomenológico
Método Dedutivo Proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz Só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro Raciocínio com enunciados gerais para chegar a conclusões particulares Todo homem é mortal (premissa maior) João é homem (premissa menor) Logo, João é mortal (conclusão)
Método Indutivo Proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume O conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos De fatos particulares se tira conclusão genérica Antônio é mortal João é mortal Paulo é mortal... Ora, Antônio, João,..., são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.
Método Hipotético-Dedutivo Proposto por Popper... Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge um problema... Procuram-se evidências empíricas para derrubar a hipótese
Método Dialético Proposto por Hegel Contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. Os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.
Método Fenomenológico Proposto por Husserl. Descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Existem tantas realidades quantas forem suas interpretações e comunicações.