Telescópios Mirian Castejon AGA 210 2018
História Acredita-se que quem criou a primeira luneta foi o ótico holandês Hans Lippershey em 1608; Porém, foi Galileu Galilei quem primeiro apontou para o céu em 1609.
História Galileu Galilei (1564-1642) Galileu Galilei foi o primeiro a apontar uma luneta para o céu, em 1609; Em outubro de 1609, Galileu fabricou uma luneta de aumento 20x; Com essa nova luneta, ele observou as crateras da Lua e descobriu as quatro maiores luas de Júpiter; Descobriu as manchas solares e as fases de Vênus; A Via Láctea era composta de estrelas.
História Galileu Galilei (1564-1642) Anéis de Saturno Fases de Vênus As 4 luas de Júpiter
Tipos de Telescópios Refratores (lunetas) Refletores (telescópios)
Tipos de Telescópios Telescópios servem como coletores de luz: A quantidade de luz que eles são capazes de coletar é proporcional ao quadrado da abertura (um telescópio de 4 metros coleta 16 vezes mais luz do que um telescópio de 1 metro). Eles também permitem uma resolução (nitidez) maior; Resolução: capacidade de um instrumento de formar imagens distintas de objetos que estejam próximos. Quanto melhor a resolução angular, melhor a distinção de objetos numa imagem e melhores são os detalhes; Conceitos básicos: Abertura: diâmetro do espelho ou lente primária D Distância focal: a distância da lente (ou espelho) ao foco - F Razão focal: f = F/D (F é a distância focal e D a abertura)
Refratores O maior é o do Observatório de Yerkes: 100 cm; fundado em 1897 Refratores tem um limite sério devido ao peso da própria lente. Refletores podem ser apoiados por baixo
Refletores Foco Newtoniano (Isaac Newton)
Refletores Telescópio com foco newtoniano (Isaac Newton, 1643-1727), - usado para observar o Cometa Halley em dezembro de 1682.
Refletores Telescópio de 12 m de William Herschel (1738-1822) - Descobriu Urano, - as luas Oberon e Titânia (Urano), - Enceladus e Mimas (Saturno), - Grande parte das galáxias NGC, - Fez o mapa da Via Láctea.
Refletores Foco Cassegrain: - inventado em 1672 pelo francês Laurent Giovani Cassegrain
Refletores Telescópio de 2,5 m Mount Wilson (1917); Foco Cassegrain; Trabalhos de Hubble: - Lei de Hubble; Classificação de galáxias.
Foco Cassegrain Telescópio de 5m Monte Palomar (1949); Foco Cassegrain
Montagem Azimutal e Equatorial Montagem azimutal: Movimento se dá em torno do eixo horizontal e vertical - movimenta-se para cima e para baixo; para esquerda e direita. Montagem equatorial: Acompanha o movimento de rotação da Terra para acompanhar o astro. Baixo custo - grandes telescópios SOAR - 4m JAST/T80-80cm
Ótica ativa - Espelhos muito grandes deformam quando se movimentam. - A ótica ativa corrige deformações no espelho primário.
Ótica ativa Subaru 8,3m 261 atuadores
Ótica ativa SOAR 4,1m 220 atuadores
Turbulência atmosférica A atmosfera deforma as frentes de onda
Turbulência atmosférica Por que as estrelas parecem piscar no céu? As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera; Com os planetas isso não ocorre. Como suas imagens no céu são maiores para nós do que as das estrelas, a distorção causada pelo ar não é suficiente para fazê-los piscar.
Turbulência atmosférica Seeing: Medida desta turbulência Cerro Tololo - Chile Melhorar o Seeing: Altas altitudes Clima seco Afastado de cidades: menos poluição luminosa
Ótica adaptativa Corrige em tempo real a distorção causada pela turbulência atmosférica
Ótica adaptativa Estrela de laser para mapear as irregularidades atmosféricas
Ótica adaptativa NGC 7469 - CFHT
Telescópios Gemini e SOAR Cerro Pachon (Chile) Gemini Sul: 8m SOAR: 4,1m Brasil é sócio.
Observatório do Pico dos Dias Brasópolis Sul de Minas 1,6m
CCD ( Charge-Coupled Devices ) Atualmente as observações são geralmente realizadas detectores chamados CCDs (Dispositivo de cargas acoplada), que são acoplados aos telescópios; Os CCDs são detectores de silício e convertem fótons em elétrons. Cada elemento do detector é chamado de um píxel, uma contração de picture element.
A luz que não vemos Espectro eletromagnético
A luz que não vemos Maior comprimento de onda Menor frequência Menor comprimento de onda Maior frequência
Radiotelescópios Karl Jansky descobriu ondas de rádio da Via Láctea em 1931 Radiotelescópio de Arecibo: Antena com 305 metros de diâmetro
Radiotelescópios ALMA Observatory - Atacama Large Millimeter Array 66 antenas de 12m e 7m Muitas antenas - interferometria
Telescópios Espaciais Por que ir para o espaço? - Problemas com a atmosfera terrestre; - Alguns comprimentos de onda são absorvidos pela atmosfera e não chegam ao solo.
Telescópios Espaciais Hubble Space Telescope (HST) (Infravermelho, ótico e ultravioleta) - Lançado em 1990
Telescópios Espaciais James Webb Space Telescope (JWST) Infravermelho - Lançamento previsto para 2020
Telescópios Espaciais Chandra (Nasa) Raios X - Lançado em 1999 Galáxia NGC4258 Vermelho observação em infravermelho Azul observação em raio x
Telescópios Espaciais XMM-Newton (ESA) Raios X - Lançado em 1999
Observando em diferentes comprimentos de onda Centaurus A galaxy
Observando em diferentes comprimentos de onda
Nova geração de telescópios (> 25m) ELT - Extremely Large Telescope 39 m Cerro Armazones (Chile) GMT - Giant Magellan Telescope 24,5 m Las Campanas (Chile)
Fim