Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espaço. 1. Universo. Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes"

Transcrição

1 Espaço 1. Universo Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Básica Manuel Figueiredo Agrupamento de Escolas Gil Paes

2 Corpos celestes 1.1 Distinguir vários corpos celestes. Estrela Astro constituído por gás muito quente (plasma de hidrogénio e hélio) que produz luz. As estrelas não têm todas o mesmo tamanho, cor e temperatura. As estrelas nascem no interior de nebulosas (nuvens de gás e poeira) e morrem originando uma nebulosa e outro astro (o Sol irá originar uma gigante vermelha e depois uma anã branca; uma estrela muito maior que o Sol pode originar um buraco negro). Planeta Astro rochoso ou gasoso, que se move à volta de uma estrela. Não produz luz, mas reflete a luz da estrela. Sistema planetário Conjunto de planetas, luas e rochas, que se movem à volta de uma ou duas estrelas.

3 Corpos celestes Enxame de estrelas Grupo de milhares de estrelas que se encontram próximas. Os enxames de estrelas podem ser abertos e globulares. Os enxames globulares são esféricos, têm mais estrelas que estão mais próximas e são mais brilhantes. Galáxia Conjunto de milhões de estrelas, planetas e outros astros, gás e poeira, que se movem à volta do centro da galáxia. As galáxias podem ser em espiral (com braços), elípticas (ovais) e irregulares (não têm forma definida). Enxame de galáxias Grupo de galáxias. Superenxame de galáxias Grupo de enxames de galáxias.

4 Corpos celestes Universo Conjunto de muitos superenxames de galáxias e espaços vazios. Ordem crescente de tamanho dos astros: Planeta < estrela < sistema planetário < enxame de estrelas < nebulosa < galáxia < enxame de galáxias < superenxamede galáxias Estrutura do Universo Maneira como as estrelas, os planetas e outros astros se organizam, formando galáxias, enxames e superenxamesde galáxias.

5 Localização da Terra 1.2 Indicar o modo como os corpos celestes se organizam, localizando a Terra. 1.3 Indicar qual é a nossa galáxia, a sua forma e a localização do Sol nela. Localização da Terra no Universo: A Terra move-se à volta do Sol, sendo o terceiro planeta do Sistema Solar; O Sistema Solar encontra-se num braço intermédio da Via Láctea (Galáxia), que tem a forma de uma espiral; A Galáxia encontra-se no enxame de galáxias chamado Grupo Local e este enxame encontra-se no Superenxame Local (Superenxame da Virgem).

6 Localização da Terra

7 Constelações 1.4 Indicar o que são constelações e dar exemplos de constelações visíveis no hemisfério Norte e no hemisfério Sul. Constelação Zona do céu onde se encontram estrelas que parecem estar próximas umas das outras, formando figuras imaginárias. Na realidade, as estrelas duma constelação estão muito afastadas. As constelações visíveis no hemisfério Norte (Ursa Maior, Ursa Menor e Cassiopeia) são diferentes das que são visíveis no hemisfério Sul (Cruzeiro do Sul). Algumas constelações, como Orionte, são visíveis nos dois hemisférios. As constelações visíveis e a sua posição não são sempre as mesmas: variam ao longo da noite e do ano devido ao movimento da Terra. As constelações podem ser representadas em mapas celestes.

8 Mapa celeste do hemisfério Norte

9 Mapa celeste do hemisfério Sul Cruzeiro do Sul A constelação Cruzeiro do Sul é importante porque indica o sul.

10 Estrela Polar 1.5 Associar a estrela Polar à localização do norte no hemisfério Norte e explicar como é possível localizá-la a partir da Ursa Maior. A estrela Polar é a última estrela da cauda da Ursa Menor e encontra-se através de uma linha reta que passa pelas duas estrelas que estão no fim do retângulo da Ursa Maior. A estrela Polar indica o norte e permite identificar os outros pontos cardeais (estando virado para a estrela Polar, atrás fica o sul, à direita o este e à esquerda o oeste). Só é visível no hemisfério Norte, onde pode ser utilizada para orientação durante a noite, nomeadamente pelos navegadores.

11 Estrela Polar A estrela Polar indica sempre o norte porque está por cima do Polo Norte e porque é a única estrela que não muda de posição durante a noite. As outras estrelas rodam à volta da estrela Polar, devido ao movimento de rotação da Terra.

12 Luz visível e invisível. Galileu 1.6 Indicar que a luz emitida pelos corpos celestes pode ser luz visível ou invisível. 1.7 Identificar Galileu como pioneiro na utilização do telescópio na observação do céu. A luz emitida pelos astros pode ser luz visível (luz branca e colorida, detetada pelos nossos olhos) ou invisível (infravermelhos, ultravioletas, micro-ondas, ondas de rádio, raios X e raios gama, detetados por instrumentos). Em 1609 (séc. XVII), o italiano Galileu foi o primeiro a observar o céu com um telescópio (luneta), que recebia a luz visível dos astros. O telescópio foi inventado por um holandês, mas Galileu construiu um melhor.

13 Descobertas de Galileu Galileu fez descobertas muito importantes: Montanhas na Lua; Manchas escuras no Sol; Fases de Vénus; 4 luas de Júpiter; Anéis de Saturno; Muitas estrelas que não são visíveis a olho nu. Conclusão destas descobertas: Há astros que não se movem à volta da Terra; A Terra move-se à volta do Sol e não está no centro do Universo.

14 Modelos geocêntrico e heliocêntrico 1.8 Caracterizar os modelos geocêntrico e heliocêntrico. Modelo geocêntrico Defendido por Aristóteles (séc. IV a.c.) e Ptolomeu (séc. II), refere que a Terra está parada no centro do Universo e que todos os astros se movem à sua volta. Modelo heliocêntrico Defendido por Copérnico (séc. XVI) e Galileu (séc. XVII), refere que o Sol está parado no centro do Universo, e que todos os astros se movem à sua volta. Na realidade, a evolução da Ciência permitiu saber que o Sol não está parado, não está no centro do Universo e que apenas os astros do Sistema Solar movem-se à volta do Sol.

15 Telescópios e missões espaciais 1.9 Identificar a observação por telescópios e as missões espaciais como meios essenciais para conhecer o Universo Dar exemplos de agências espaciais, missões tripuladas e não tripuladas, e de observatórios no solo. O conhecimento do Universo é adquirido através de: Telescópios que detetam a luz visível com espelhos; Telescópios que detetam a luz invisível (ex: radiotelescópios que detetam ondas de rádio); Missões espaciais tripuladas Missões com astronautas (ex: missões Apollo à Lua e a Estação Espacial Internacional à volta da Terra); Missões espaciais não tripuladas Observatórios espaciais, à volta da Terra (ex: Hubble), e sondas espaciais que se deslocam no Sistema Solar (ex: Voyager, New Horizons, Rosetta e Curiosity).

16 Telescópios e missões espaciais Os telescópios encontram-se: Em observatórios no solo, situados em montanhas altas, onde o céu não tem nuvens e poeiras, longe da poluição luminosa das cidades (ex: ESO - Observatório Europeu do Sul, no Chile); Em observatórios espaciais, no espaço à volta da Terra, onde não há interferência da atmosfera (telescópios espaciais como o Hubble). Os telescópios e as missões espaciais são da responsabilidade de agências espaciais, em que as mais importantes são a europeia (ESA) e a americana (NASA).

17 Teoria do Big Bang 1.11 Identificar a teoria do Big Bangcomo descrição da origem e evolução do Universo e indicar que este está em expansão desde a sua origem. Em 1924, o astrónomo norte-americano Edwin Hubble descobriu que quase todas as galáxias estão a afastar-seumas das outras. Teoria do Big Bang O Universo originou-se há cerca de 13,7 mil milhões ( milhões) de anos, com uma enorme expansão de um ponto com muita energia, formando a matéria (hidrogénio e hélio), o espaço e o tempo. O hidrogénio e o hélio formaram as estrelas que se agruparam em galáxias. O espaço continua em expansão acelerada, talvez devido à energia escura.

18 Teoria do Big Bang A maior parte do Universo é constituído por energia escura (68%) e matéria escura (27%). Mas não se sabe o que é a matéria escura e a energia escura. A matéria conhecida que forma os astros é apenas 5%. Constituição do Universo 5% 68% 27% Matéria Escura Energia Escura Matéria conhecida Mais é desconhecido do que conhecido!

1 C ; 2 D, 3 B, 4 G ; 5 A ; 6 F ; 7 - E

1 C ; 2 D, 3 B, 4 G ; 5 A ; 6 F ; 7 - E Escola Secundária de Lagoa Físico - Química 7º Ano Paula Melo Silva Correção Ficha de Trabalho 2 O universo 1. O Universo é constituído principalmente por espaço vazio no qual estão distribuídos vários

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 7ºano Nº: P Professor: Turma A Outubro 2018/2019 1. A partir das observações feitas com

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 7ºano Nº: P Professor: Turma B Outubro 2018/2019 1. A teoria científica hoje mais aceite

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 7ºano Nº: P Professor: Turma A Outubro 2018/2019 1. As estrelas não brilham eternamente.

Leia mais

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão

Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Escola Básica Vale de Milhaços Teste de avaliação de Físico Química Versão Nome Classificação: Enc. de Educação: 7ºano Nº: P Professor: Turma B Outubro 2018/2019 1. Apesar de, em geral, as galáxias do

Leia mais

7º Ano Turma C Data: Novembro/16 Professor: João Perdigão

7º Ano Turma C Data: Novembro/16 Professor: João Perdigão Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro 170100 Escola Básica 2,3 de Pegões - 345192 Ano Letivo 2016/17 MATRIZ DO TESTE DE AVALIAÇÃO DE FÍSICA E QUÍMICA 7º Ano Turma C Data: Novembro/16 Professor:

Leia mais

O que existe no Universo

O que existe no Universo Ciências Físico-Químicas - 7º ano O que existe no Universo M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza O que existe no Universo? Universo Planetas Sol Via láctea Galáxias Estrelas Como sabemos o que existe?

Leia mais

Correção do TPC. Astronomia É a Ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução.

Correção do TPC. Astronomia É a Ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. Sumário 1. Constituição do Universo Correção do TPC. A organização do Universo - O sistema planetário, as galáxias, os quasares, os enxames e os superenxames. - A nossa galáxia - A Via Láctea, a sua forma

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos de Física e Química do 7ºAno Ano Letivo: 2012/2013 Data: outubro 2012 Professora: Paula Melo Silva Critérios de Correção 1. 11 pontos 1.1. Opção A 1.2. Opção

Leia mais

Universo Competências a atingir no final da unidade

Universo Competências a atingir no final da unidade Universo Competências a atingir no final da unidade Constituição e origem do Universo. Como é constituído globalmente o Universo. Saber mencionar e distinguir objectos celestes como galáxia, supernova,

Leia mais

TESTE TIPO Nº1 UNIVERSO GRUPO I

TESTE TIPO Nº1 UNIVERSO GRUPO I TESTE TIPO Nº1 UNIVERSO GRUPO I 1. Exemplos de astros com luz própria são: A. o Sol e a Lua. B. as estrelas e a Lua. C. as estrelas. 2. As galáxias são formadas por: A. apenas estrelas. B. estrelas e planetas.

Leia mais

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico

Sumário. O Universo. Modelo geocêntrico Sumário 2- Estudo do Universo - Modelos de organização do Universo: Teoria Geocêntrica e Teoria Heliocêntrica. - Da Astronomia a olho nu às lunetas e telescópios. Explorando o espaço. - Teoria do Big Bang

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Observe a figura seguinte,

Leia mais

Universo 1.1 Constituição do Universo

Universo 1.1 Constituição do Universo Planetas Sol Via láctea Galáxias Estrelas Planetas, estrelas e sistemas planetários Planetas Estrelas ESO/Digitized Sky Survey 2 Sol Alpha Centauri não têm luz própria; movem-se sempre à volta de estrelas;

Leia mais

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo

- Planetas e sistemas planetários; - Estrelas, enxame de estrelas - Galáxias e enxames de galáxias - O lugar da Terra no Universo Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 1 O UNIVERSO Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo desta apresentação, apareço algumas vezes para te chamar a atenção para alguns

Leia mais

Banco de Questões Universo e distâncias no Universo

Banco de Questões Universo e distâncias no Universo Banco de Questões Universo e distâncias no Universo 1. Numa noite sem nuvens e longe das luzes das cidades, podes observar, à vista desarmada, uma faixa mais luminosa que atravessa todo o céu. Foi o aspeto

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno Ano Letivo: 2017/18 Data: 14 Nov Prof: Paula Silva Nome: Nº. Turma: 7ºH Avaliação: Professor: E. Educação: 1. Ao longo dos tempos a humanidade

Leia mais

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO FÍSICO-QUÍMICA 7º ANO

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO FÍSICO-QUÍMICA 7º ANO GRUPMENTO DE ESCOLS D BTLH 160301 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO FÍSICO-QUÍMIC 7º NO 1º TESTE DE VLIÇÃO Ficha daptada Duração: 50 minutos Modalidade: Prova escrita Data: 18/ 10/2016 Nome: N.º Turma Classificação:

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Física e Química 7ºAno Ano Letivo: 2017/18 Data: 14 Nov Prof: Paula Silva Nome: Nº. Turma: 7ºH Avaliação: Professor: E. Educação: 1. Ao longo dos tempos a humanidade

Leia mais

1.1. O que existe no Universo

1.1. O que existe no Universo Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 1 O UNIVERSO COMPETÊNCIAS 1.1. O que existe no Universo - Estrutura e formação do Universo - As estrelas: nascimento, vida e morte - Localização

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 1

Ficha de Avaliação Sumativa 1 Ficha de Avaliação Sumativa 1 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Enxames de estrelas Nebulosas e Galáxias

Enxames de estrelas Nebulosas e Galáxias 6 Enxames de estrelas Nebulosas e Galáxias 1 Nebulosas de Emissão A luz que incide na nuvem (em geral raios uv) é absorvida e depois emitida na forma de luz visível (em geral vermelha) A nebulosa da Lagoa

Leia mais

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wesley e Victor ASTRONAUTA BRASILEIRO Marcos Pontes é um astronauta brasileiro e foi o primeiro a ir ao espaço. Ele foi para o espaço no dia

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

1.2. Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias

1.2. Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias 1.2. Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias Teoria do Big Bang O Universo terá tido origem há cerca de 15 mil milhões de anos, numa violenta explosão designadada por Big Bang. Teoria do Big

Leia mais

Céu estrelado na cidade de Cunha, no interior de São Paulo, Fábio Colombini/Pulsar Imagens

Céu estrelado na cidade de Cunha, no interior de São Paulo, Fábio Colombini/Pulsar Imagens Fábio Colombini/Pulsar Imagens Em uma noite de céu limpo, em lugares escuros e pouco poluídos, você pode ver no céu uma faixa mais clara com grande concentração de estrelas: é uma pequena parte da Via

Leia mais

Universidade da Madeira. A escala do Universo. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 26 de abril de 2017

Universidade da Madeira. A escala do Universo. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 26 de abril de 2017 A escala do Universo Laurindo Sobrinho 26 de abril de 2017 1 1 O Sistema Solar Universidade da Madeira 2 Sol Terra http://umbra.nascom.nasa.gov/sdac.html http://www.msss.com/earth/earth.html 700 000 Km

Leia mais

1.1.2 Observação do céu

1.1.2 Observação do céu Ciências Físico-químicas - 7.º ano de escolaridade No final desta apresentação deverás ser capaz de: Indicar o que são constelações e dar exemplos de constelações visíveis no hemisfério Norte. Associar

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

As galáxias estão-se a afastar umas das outras. O Universo encontra-se em expansão. Recordando. Atenção às Páginas do MANUAL

As galáxias estão-se a afastar umas das outras. O Universo encontra-se em expansão. Recordando. Atenção às Páginas do MANUAL 1.2- Teoria do Big Bang, galáxias e enxames de galáxias Pp. 18 a 23 Evolução e organização do Universo Teoria do Big Bang Radiação cósmica de fundo Radiotelescópios Telescópios espaciais Enxames de galáxias

Leia mais

Sistema Solar 2º ano Foco

Sistema Solar 2º ano Foco Sistema Solar 2º ano Foco Teresa Victor Victoria 2º ano Foco ASTRONAUTA BRASILEIRO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO SOL Astronauta Brasileiro O primeiro astronauta brasileiro foi o Marcos Cesar Pontes. Ele foi

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1 stema Solar, parte 1 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 2 / 39 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 3 / 39

Leia mais

Arquitetura do Universo Nascimento e Estrutura do Universo

Arquitetura do Universo Nascimento e Estrutura do Universo Unidade 1 Arquitetura do Universo Nascimento e Estrutura do Universo s O Big Bang O Universo tem uma história! Uma história com cerca de 15 mil milhões de anos. Começou com o Big Bang, não tendo parado

Leia mais

Astronomia. O nosso Universo

Astronomia. O nosso Universo Astronomia O nosso Universo O sistema solar Distância entre a Lua e a Terra: 384.000 Km (aprox. 1 seg-luz Velocidade da luz (c) : 300.000 Km/s Distância média entre a Terra e o Sol: 146 milhões Km (aprox.

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

O Lado Escuro do Universo

O Lado Escuro do Universo O Lado Escuro do Universo Thaisa Storchi Bergmann Departamento de Astronomia, Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Em 400 anos Telescópio Espacial Hubble (2.4m) Telescópio de Galileu (lente

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Origem do Sistema Solar A Terra é um dos planetas do Sistema Solar em cujo o centro se encontra o Sol. Teoria da Nebulosa Solar Os astrónomos acreditam que

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza

I. Espaço. 2.1 Astros do Sistema Solar. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Físico-Química - 7º ano M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo O Sistema Solar formou-se, segundo se pensa, pela contração de uma nuvem de matéria em rotação, há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZÃO ESCOLA E.B. 2,3 DE FRAZÃO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9º ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZÃO ESCOLA E.B. 2,3 DE FRAZÃO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9º ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZÃO ESCOLA E.B. 2,3 DE FRAZÃO CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 9º ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012 Ficha Informativa n.º 2 Sistema Solar Nome: Data: / /2012 INTRODUÇÃO

Leia mais

Telescópios. Mirian Castejon AGA 210

Telescópios. Mirian Castejon AGA 210 Telescópios Mirian Castejon AGA 210 2018 História Acredita-se que quem criou a primeira luneta foi o ótico holandês Hans Lippershey em 1608; Porém, foi Galileu Galilei quem primeiro apontou para o céu

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B O Sistema Solar são os planetas que giram em torno do Sol. Os planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As estrelas

Leia mais

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4

Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Teoria do Big Bang CURSO EFA DR4 Trabalho realizado por : Rodrigo Sambento Miguel Ângelo O que é a Teoria do Big Bang? O Big Bang é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia.

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. 2º ANO HARMONIA - 2018 SISTEMA SOLAR Gael e Alice 2º ano Harmonia SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é formado por

Leia mais

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje

das primeiras galáxias estrelas Idade das trevas Galáxias modernas 380 mil anos 300 milhões de anos 1 bilhão de anos Hoje O planeta Terra é, entre os planetas do Sistema Solar, o único em que há todas as condições para haver seres vivos. Um dos motivos é que o nosso planeta não possui temperaturas tão extremas, a média é

Leia mais

O que vamos estudar? O que é a Via Láctea? Sua estrutura Suas componentes

O que vamos estudar? O que é a Via Láctea? Sua estrutura Suas componentes A Via Láctea O que vamos estudar? O que é a Via Láctea? Sua estrutura Suas componentes A Via-Láctea Hoje sabemos que é a galáxia onde vivemos - Há 100 anos não sabíamos disso! - Difícil estudar estando

Leia mais

Curso de Introdução à Astronomia e Utilização de Telescópios

Curso de Introdução à Astronomia e Utilização de Telescópios Curso de à Astronomia e Utilização de Telescópios Esta acção de formação destina-se a utilizadores de telescópios com pouca experiência prática de observação ou amadores que queiram saber mais sobre o

Leia mais

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013

Curso de Iniciação à. Astronomia e Astrofísica. Observatório Astronómico de Lisboa. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso. Janeiro e Junho de 2013 Curso de Iniciação à Astronomia e Astrofísica do Observatório Astronómico de Lisboa Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso Janeiro e Junho de 2013 Conteúdo Objectivos e Estrutura do Curso.............................

Leia mais

Universidade da Madeira. Introdução. à Astronomia. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 27 de outubro de 2012

Universidade da Madeira. Introdução. à Astronomia. Grupo de Astronomia. Laurindo Sobrinho. 27 de outubro de 2012 Introdução à Astronomia Laurindo Sobrinho 27 de outubro de 2012 1 1 O Sistema Solar http://sohowww.nascom.nasa.gov/data/realtime-images.html Universidade da Madeira A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso 2º ano CARINHOSO Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus,

Leia mais

Escola Secundária Dom Manuel Martins

Escola Secundária Dom Manuel Martins Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal Prof. Carlos Cunha 1ª Ficha de Avaliação Físico Química Ano Lectivo 2007/ 2008 N. º NOME: TURMA: B CLASSIFICAÇÃO 1. O Rui e a Sofia são alunos do 7º ano. Depois

Leia mais

Nosso Endereço no Universo

Nosso Endereço no Universo Nosso Endereço no Universo Uma breve história da seqüência de descobertas que levou ao conhecimento de como é o Universo em que vivemos. Paulo S. Pellegrini MCT/Observatório Nacional Desde a Pré-história

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL METAS CURRICULARES

DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL METAS CURRICULARES DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO Espaço Universo 1. Conhecer

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

Sistema Solar. Enzo Penteado

Sistema Solar. Enzo Penteado Sistema Solar Enzo Penteado O Sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol.. O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares

Leia mais

1.4. A esfera celeste e a orientação pelas estrelas

1.4. A esfera celeste e a orientação pelas estrelas 1.4. A esfera celeste e a orientação pelas estrelas A esfera celeste Se olhares para o céu numa noite escura e longe das luzes das cidades, observarás uma infinidade de pequenos pontos luminosos que parecem

Leia mais

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015

PLANETAS GIGANTES. Semana dos Planetas Gigantes 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Observatório do Valongo Semana dos Planetas Gigantes 2015 PLANETAS GIGANTES Gustavo F. Porto de Mello NOSSO SISTEMA SOLAR:

Leia mais

Estrutura da Matéria Prof. José Antonio Souza

Estrutura da Matéria Prof. José Antonio Souza Estrutura da Matéria Prof. José Antonio Souza Aula 1 Estrutura do Universo Interações fundamentais O Universo geocentrismo vs heliocentrismo Nicolau Copérnico Tycho Brahe Galileu e Galilei Ptolomeu afirmava

Leia mais

Comenta a seguinte afirmação: - Ninguém pode não comunicar. 2 Indica todos os elementos não-verbais Explica pormenorizadamente um deles.

Comenta a seguinte afirmação: - Ninguém pode não comunicar. 2 Indica todos os elementos não-verbais Explica pormenorizadamente um deles. Disciplina de Área de Integração Técnico de Restauração variante de Restaurante/Bar e Coz/Pastelaria 2º Ano Ciclo de Formação 2015/2018 Ano letivo 2016/2017 Mód.3 Tema-Problema A comunicação e a construção

Leia mais

O Universo no meu bolso. O Universo nebular. Grażyna Stasińska. No. 1. Observatório de Paris ES 001

O Universo no meu bolso. O Universo nebular. Grażyna Stasińska. No. 1. Observatório de Paris ES 001 O Universo no meu bolso O Universo nebular No. 1 ES 001 Grażyna Stasińska Observatório de Paris A nebulosa de Órion. Esta é a nebulosa mais brilhante do céu, e pode ser vista a olho nu. 2 Todos nós já

Leia mais

O Universo no meu bolso. O Universo nebular. Grażyna Stasińska. No. 1. Observatório de Paris ES 001

O Universo no meu bolso. O Universo nebular. Grażyna Stasińska. No. 1. Observatório de Paris ES 001 O Universo no meu bolso O Universo nebular No. 1 ES 001 Grażyna Stasińska Observatório de Paris Todos nós já vimos as estrelas à noite. Elas parecem tão isoladas na escuridão do céu! Mas isso é apenas

Leia mais

A Galáxia. Curso de Extensão Universitária. Introdução à Astronomia e Astrofísica. 19 a 23 de julho de Vera Jatenco - IAG/USP

A Galáxia. Curso de Extensão Universitária. Introdução à Astronomia e Astrofísica. 19 a 23 de julho de Vera Jatenco - IAG/USP A Galáxia Curso de Extensão Universitária Introdução à Astronomia e Astrofísica 19 a 23 de julho de 2010 Vera Jatenco - IAG/USP Conteúdo Histórico da Galáxia Distâncias dentro da Galáxia Componentes da

Leia mais

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Nosso Sistema Solar na Galáxia Via Láctea Felipe e Lara SOL O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Ele assegura as condições necessárias de

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ

ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Físico-Químicas Metas Curriculares 7.º Ano Manual adoptado: FQ 7 CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS Editora: ASA Domínio

Leia mais

Espaço A Terra, a Lua e forças gravíticas

Espaço A Terra, a Lua e forças gravíticas Espaço A Terra, a Lua e forças gravíticas Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nelson Alves Correia Escola Secundária de Maria Lamas Agrupamento de Escolas Gil Paes Rotação da Terra 4.1 Indicar o período de

Leia mais

2. Compreender a classificação dos materiais em substâncias e misturas.

2. Compreender a classificação dos materiais em substâncias e misturas. ESCOLA E.B. 2,3 DE ANTÓNIO FEIJÓ Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Físico-Químicas 7.º ano Ano letivo 201/2017 Distribuição dos temas específicos da disciplina de ciências Físico-Químicas,

Leia mais

tem 4 Pontos Cardeais todo Planeta é um OCIDENTAL (OESTE) gira em torno do SOL LUA

tem 4 Pontos Cardeais todo Planeta é um OCIDENTAL (OESTE) gira em torno do SOL LUA Mapa de Conceitos Astros Iluminados Asteróide, Satélite, Cometa, Planeta, Planeta Anão... (meteoros, galáxias) Astros Luminosos Sol, Estrelas Astros Iluminados não possuem luz própria, recebem a luz de

Leia mais

4 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Final Nacional 5 de Junho de :00

4 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Final Nacional 5 de Junho de :00 4 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova Final Nacional 5 de Junho de 2009 15:00 Duração máxima 120 minutos Leia atentamente todas as questões. A questão 1 é de escolha múltipla. Nas restantes questões

Leia mais

1. Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras ou falsas corrigindo as falsas. B. As nebulosas são grandes nuvens de gases e poeiras cósmicas.

1. Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras ou falsas corrigindo as falsas. B. As nebulosas são grandes nuvens de gases e poeiras cósmicas. Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Teste de Ciências Físico - Químicas 7.º Ano Ano Lectivo 08/09 Duração do Teste: 45 minutos Data: 06 / 11 / 08 Prof. Dulce Godinho Nome N.º Turma Prof. Classificação

Leia mais

Unidade Arquitectura do Universo. 1.1 Nascimento e Estrutura do Universo. 10º Ano Física e Química A Adaptado de Florbela Rêgo

Unidade Arquitectura do Universo. 1.1 Nascimento e Estrutura do Universo. 10º Ano Física e Química A Adaptado de Florbela Rêgo Unidade 1 1. Arquitectura do Universo 1.1 Nascimento e Estrutura do Universo 10º Ano Física e Química A Adaptado de Florbela Rêgo A coisa mais incompreensível acerca do nosso Universo é que ele pode ser

Leia mais

A nossa e outras galáxias

A nossa e outras galáxias A nossa e outras galáxias Em 1609: Galileu vê que a Via-Láctea é formada por estrelas. 13 bilhões de anos Centenas de bilhões de estrelas Sol no Braço de òrion a meia distância do centro Centro galático

Leia mais

10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia

10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia 10 as Olimpíadas Nacionais de Astronomia Prova da final nacional PROVA EÓRICA 17 de abril de 2015 16H45 Duração máxima 120 minutos Notas: Leia atentamente todas as questões. odas as respostas devem ser

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018. Planificação 7º Ano de Escolaridade Física e Química

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018. Planificação 7º Ano de Escolaridade Física e Química ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2017/2018 Planificação 7º Ano de Escolaridade Física e Química Espaço Universo 1. Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra,

Leia mais

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas?

Quais são os planetas do Sistema Solar? O que são asteroides, cometas e meteoritos? Quais as diferenças entre estrelas e planetas? Jerry Schad/Photo Researchers, Inc./Latinstock O Sistema Solar é formado pelo Sol e pelos planetas que giram ao redor dele, além de outros corpos celestes menores, como planetas-anões, Luas e asteroides.

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA 7º ANO ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA 7º ANO ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICA 7º ANO ANO LETIVO 2016-2017 Domínio 1: Espaço Subdomínio 1: Universo e distâncias no Universo 1. Conhecer e compreender a Distinguir vários corpos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS. Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 7º ANO Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ BELCHIOR VIEGAS. Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 7º ANO Ano letivo 2016/2017 Planificação Anual FÍSICO- QUÍMICA - 3º CICLO 7º ANO Ano letivo 2016/2017 Calendarização Subdomínio Nº de aulas previstas Domínio: Espaço Metas Curriculares Subdomínios: 1. Conhecer e compreender a constituição

Leia mais

INICIAÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso

INICIAÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA. Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso CURSO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA NO OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA INICIAÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA MÓDULO: CA IAA Rui Jorge Agostinho José Manuel Afonso Janeiro e Junho de 2017 Conteúdo Objectivos

Leia mais

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água

Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Astrônomos descobrem sistema com 7 exoplanetas, e eles podem ter água Maria Júlia Marques Do UOL, em São Paulo 22/02/2017 15h00 m n H { Ouvir texto J Imprimir F Comunicar erro "Não, nós não encontramos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia. Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001 Prof. Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica: FIS2001

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Área Curricular: Físico - Química. 1 Universo. I- ESPAÇO (35 tempos)

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Área Curricular: Físico - Química. 1 Universo. I- ESPAÇO (35 tempos) I- ESPAÇO (35 tempos) Domínio PLANIFICAÇÃO ANUAL Área Curricular: Físico - Química Ano: 7.º ano Ano letivo: 2016/2017 Nº Total de tempos de 45 min = 96 Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais/ Metas Descritores

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO

ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO SISTEMA SOLAR Giovanna e Anna Beatriz 2º ano E SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é um conjunto de planetas e outros corpos celestes que giram

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

1. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura do Sol. Estabelece as associações corretas entre

1. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura do Sol. Estabelece as associações corretas entre ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Ciências Físico-Químicas 7º ano TURMA A Ficha de Avaliação Sumativa nº 3 ANO LECTIVO 90 minutos Data 24/02/2012 Lê com atenção as questões do teste. Apresenta na folha

Leia mais

- O que existe no Universo. - Galáxias e a formação do Universo. - As estrelas. - As constelações e a sua localização no céu.

- O que existe no Universo. - Galáxias e a formação do Universo. - As estrelas. - As constelações e a sua localização no céu. 2017/2018 1.º Período DISCIPLINA: Ciências Físico-Químicas ANO: 7.º CURSO: 3.º Ciclo do Ensino Básico Total de aulas previstas: 37 Domínio: I. Espaço Subdomínio: I.1. Universo Objetivo Geral: 1. Conhecer

Leia mais

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante 2º ano D Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Os oitos planetas que compõe o Sistema Solar são Mercúrio, Vênus,

Leia mais

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V

Esse planeta possui maior velocidade quando passa pela posição: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV e) ( ) V 1. Desde a antiguidade, existiram teorias sobre a concepção do universo. Por exemplo, a teoria Aristotélica propunha que a Terra seria o centro do universo e todos os astros descreveriam órbitas circulares

Leia mais

ASTRONOMIA EXTRAGALÁCTICA

ASTRONOMIA EXTRAGALÁCTICA ASTRONOMIA EXTRAGALÁCTICA Sérgio Mittmann dos Santos Astronomia Licenciatura em Ciências da Natureza IFRS Câmpus Porto Alegre 2013/2 Astronomia extragaláctica Até a década de 1920 Conheciam-se corpos extensos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FIS FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 3.a PROVA /1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FIS FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 3.a PROVA /1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul FIS2001 - FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 3.a PROVA - 2007/1 NOME: 1. A figura abaixo é uma representação artística da Via Láctea, como apareceria vista

Leia mais