Língua Prof. Veríssimo Ferreira
Língua Sistema ou código de comunicação utilizado por uma determinada comunidade.
Língua Meio de comunicação baseado em um conjunto estabelecido de sons que se selecionam e combinam para expressar ideias, pensamentos, sentimentos.
Estudo das Línguas O estudo das línguas nos permite identificar muito sobre seu funcionamento, e também sobre como a mente e o cérebro humanos processam a linguagem.
Língua Natural A língua natural é uma expressão que apenas se aplica a uma linguagem que evoluiu naturalmente, como a fala nativa (primeira língua) de um indivíduo.
Línguas de Sinais ou Gestuais As línguas de sinais ou línguas gestuais são também consideradas línguas naturais, visto possuírem as mesmas propriedades características.
Variações Linguísticas São as distintas formas que adquire uma mesma língua de acordo com alguns fatores.
Fatores Intervenientes no Ato Comunicativo Diacrônicos Históricos Fatores Diatópicos Diastráticos Geográficos Socioculturais Diafásicos Funcionais
Fatores Diacrônicos/Históricos Constituem realizações da língua que caracterizam uma determinada etapa de sua história.
Observação! Essas variações aparecem quando se comparam textos em uma mesma língua escritos em diferentes épocas e se verificam diferenças sistemáticas na gramática, no léxico e na ortografia (como reflexo de mudanças fonéticas).
Fatores Diatópicos/Geográficos São os usos linguísticos que se empregam em um determinado território.
Observação! São variantes devidas, principalmente, à distância geográfica que separa os falantes de um mesmo idioma.
Fatores Diastráticos/Socioculturais São as diferentes formas de usar uma língua segundo o nível de instrução do falante e sua estima relativamente ao idioma.
Observação! São variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como a linguagem dos advogados, dos médicos, dos economistas, dos surfistas.
Fatores Diafásicos/Funcionais São as modalidades linguísticas que se estabelecem em função do contexto comunicativo.
Observação! Neste caso, a ocasião é que determina a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor, se deve ser formal ou informal.
Tipologia de Variações Linguísticas Dialeto Cronoleto Ecoleto Etnoleto Geoleto Idioleto Sexoleto Socioleto Tecnoleto
Dialeto Conjunto de marcas linguísticas de natureza semântico-lexical, morfossintática e fonético-morfológica, restrito a uma comunidade inserida numa comunidade maior de usuários da mesma língua.
Observação! Desde o ponto de vista histórico, todas as línguas são dialetos de outra ( língua mãe ).
Cronoleto Variação de um idioma o de um dialeto geográfico usado por um grupo etário.
Ecoleto Variação de um idioma ou dialeto utilizada por um número muito reduzido de pessoas.
Etnoleto Variação de uma linguagem falada pelos membros de uma etnia ou subgrupo cultural, que serve como uma marca diferenciadora de identidade social.
Geoleto Variação de uma língua ou dialeto falada em uma zona geográfica muito determinada, e somente nessa zona.
Idioleto Variação de uma língua falada por uma indivíduo, refletindo suas características pessoais e os estímulos a que foi submetido.
Sexoleto Conjunto de particularidades da fala, próprias dos homens ou das mulheres.
Socioleto Conjunto de particularidades da fala típicas de uma classe ou de um estrato social.
Tecnoleto Conjunto de palavras e locuções próprias da linguagem profissional.
Nivelamento Ocorre quando um dialeto alcança um grau suficiente de unidade entre suas diferentes falares e se constitui em língua.
Bilinguismo Uso concomitante de duas línguas por um falante, ou grupo, com igual fluência ou com a supremacia de uma delas.
Bidialetalismo Uso concomitante de dois dialetos por um falante, ou grupo, com igual fluência ou com a supremacia de um deles.
Diglossia Situação que se dá quando em um mesmo território coexistem duas línguas com diverso status social, de modo que uma delas se configura como língua de prestígio frente a outra.
Normalização Linguística Conjunto de medidas políticas, expressadas em leis, para favorecer o uso de uma língua em desvantagem em situações formais.
Normalização Linguística Termo da Sociolinguística que consiste na reorganização das funções linguísticas de uma sociedade de modo a reformar as funções sociais da língua de acordo com umas condições externas, em mudança.
Normatização Linguística Tem como finalidade o estabelecimento de normas para o nivelamento das variações de uma língua em um modelo que favoreça seu uso normalizado. É tarefa de linguistas e academias.
Evolução A língua é um organismo vivo que se modifica com o tempo.
Uso Criativo da Língua A língua não é uma camisa de força como o código de trânsito, cujas leis não permitem duplicidade de sentido.