DIREITO ADMINISTRATIVO www.alexandreprado.com.br
ATOS ADMINISTRATIVOS
EDITAL TRT RIO DE JANEIRO Ato Administrativo: a)requisitos b)atributos c)classificação d)espécies e)revogação, invalidação e convalidação do ato administrativo f)do processo administrativo (Lei n 9.784/99).
REQUISITOS 2012 AOCP - TCE-PA - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis (+ provas) São requisitos do ato administrativo: a) competência, finalidade, motivo e objeto. b) competência, finalidade, motivo e legalidade. c) finalidade, motivo, impessoalidade e objeto d) motivo, legalidade e objeto. e) competência, finalidade, motivo e publicidade.
ATRIBUTOS 2004 AOCP - TRT - 9ª REGIÃO (PR)Prova: Juiz do Trabalho Marque a alternativa incorreta: a) ato administrativo vinculado é aquele onde a lei não deixa opções, estabelecendo que, diante de determinados requisitos, a Administração deve agir de tal ou qual forma b) ato administrativo discricionário é aquele onde a Administração adota uma ou outra solução, segundo critérios de oportunidade, conveniência, justiça, eqüidade, próprios da autoridade, porque não definidos pela legislação c) um dos atributos do ato administrativo é a presunção de legitimidade e veracidade d) um dos atributos do ato administrativo é a imperatividade e) a auto-executoriedade não é atributo do ato administrativo
CLASSIFICAÇÃO O ato administrativo interno da administração pública, relacionado às rotinas de andamento dos variados serviços executados por seus órgãos e entidades administrativos, denomina-se a) ato de gestão b) ato de império. c) ato de expediente d) ato subcomposto e) ato reflexo
CLASSIFICAÇÃO 2012 AOCP - TCE-PA - Analista de Controle Externo - Direito A respeito dos atos administrativos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Ato extintivo é aquele que põe fim a situações individuais existentes. II. Ato declaratório é aquele que declara uma situação pré-existente, visando preservar o direito do administrado. III. Ato alienativo é aquele que tem por fim alterar situações pré-existentes sem provocar a sua supressão. IV. Ato modificativo é aquele que tem por fim transferir bens e direitos de um titular a outro. a) Apenas I, II e III. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas I e II. d) Apenas III e IV. e) I, II, III e IV.
ESPÉCIES 2014 - INSTITUTO AOCP UFES - Advogado O ato administrativo que contém determinações gerais e abstratas, que não tem destinatários determinados e que incide sobre todos os fatos ou situações que se enquadrem nas hipóteses que abstratamente preveem, denomina-se a) atos ordinatórios. b) atos negociais. c) atos típicos. d) atos normativos. e) atos precários.
REVOGAÇÃO, INVALIDAÇÃO E CONVALIDAÇÃO 2012 AOCP - TCE-PA - Auditor No que se refere à extinção dos Atos Administrativos, a retirada pelo Poder Público do ato administrativo porque o destinatário descumpriu as condições inicialmente impostas, é denominada de a) Tredestinação. b) Caducidade. c) Efeito Prodrômico. d) Cassação. e) Contraposição.
LEI 9.784/99 ATO E PROCESSO ADMINISTRATIVOS 2013 - INSTITUTO AOCP - Colégio Pedro II - Técnico em Enfermagem De acordo com a Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. II. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. III. No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento. IV. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração. a) Apenas I. b) Apenas II e III. c) Apenas I e IV. d) Apenas I, III e IV. e) I, II, III e IV.