X CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS ABPE - Associação Brasileira de Pontes e Estruturas ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural Concurso Ponte de Macarrão Regulamento Apoio
I)DISPOSIÇÕES GERAIS Poderão participar do Concurso grupos formados exclusivamente por estudantes regularmente matriculados em cursos de Engenharia Civil. Cada grupo poderá ter um mínimo de dois e um máximos de quatro integrantes. Os grupos deverão enviar pedido de inscrição por e-mail, para o endereço pontedemacarrao@saltserver.org até o dia 23/04/2018. A homologação da inscrição será no dia 25/04/2018, com o envio de e-mail aos grupos pela Comissão Organizadora. O pagamento da taxa de inscrição no Congresso, por pelo menos um integrante do grupo, deverá ser feito até o dia 27/04/2018. O Projeto estrutural da ponte deverá ser também enviado para o endereço pontedemacarrao@saltserver.org até às 23h59min do dia 30/04/2018. Mais informações poderão ser encontradas no site do XCBPE (www.cbpe2016.com.br). Serão aceitas inscrições de até 10 grupos na competição, por ordem de inscrição. Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte. O material a ser utilizado na ponte será fornecido pela Comissão Organizadora da competição. A fiscalização, medição e pesagem das pontes ocorrerão às 16h do dia 08/05/2018. O teste de ruptura das pontes ocorrerá às 18h do dia 08/05/2018. O concurso será realizado nas dependências da Escola Politécnica da UFRJ, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro (RJ). Os grupos deverão se apresentar no Departamento de Estruturas, bloco D, sala 203, do Centro de Tecnologia, impreterivelmente às 8 horas do dia 07/05/2018. II) NORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE Será fornecido para cada grupo 01kit contendo: 1kg de macarrão, uma pistola de cola quente, 8 bastões de cola quente, um tubo de 100ml de cola instantânea, um rolo de fita crepe, uma folha de acetato, uma barra de aço e dois pedaços de tubo PVC. É vedada a utilização de materiais que não sejam fornecidos pela Comissão Organizadora, com exceção de fita crepe. O peso da ponte, subtraindo-se o peso dos tubos de PVC e da barra de aço (previamente medidos pela Comissão Organizadora), não poderá exceder 1kg. A ponte deverá vencer um vão livre de 80cme não poderá exceder o comprimento máximo de 90cm. Sua altura máxima deverá ser de 50cm. A ponte deverá ter uma largura mínima de 5cm e máxima de 20cm.
A barra de aço fornecida pela Comissão Organizadora deverá ser fixada na ponte de acordo com a Figura 1, para que possa ser realizado o teste de ruptura. Um gancho será pendurado sobre a barra de aço e nele serão apoiados os pesos. Figura 1 Representação esquemática da montagem do ensaio. Os tubos de PVC deverão ser fixados nas extremidades da ponte, de modo a servirem de base para o apoio da ponte nos blocos. Os únicos contatos entre a ponte e os blocos de apoio deverão ser os tubos de PVC, sendo vedada a utilização de apoios nas faces laterais dos blocos. As extremidades poderão prolongarse em, no máximo 5cm,além das faces verticais dos blocos (de acordo com o tamanho total da ponte de 90cm) conforme a Figura 2. A ponte deverá ficar livremente apoiada nos blocos, sem nenhum tipo de fixação nos mesmos. Figura 2 Condições de apoio.
A cola instantânea poderá ser utilizada livremente, como por exemplo: para unir os fios de macarrão de uma mesma seção, construir os tubos de seção vazada, etc. A cola quente somente poderá ser utilizada na união de elementos estruturais e fixação dos tubos de PVC e das barras de aço. A cola quente e os possíveis reforços nas uniões devem respeitar os limites mostrados na figura 3. A fita crepe não poderá ser utilizada como elemento estrutural da ponte (como tirantes, por exemplo) e deve haver um espaçamento mínimo de 5cm entre a fita crepe e a cola quente e/ou entre fitas crepe. Figura 3 Dimensões limites. III) NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS TESTES DE CARGA A ordem dos testes seguirá a sequência de inscrição dos grupos. Cada grupo deverá indicar01 membro para a realização do teste de carga de sua ponte. A ordem de colocação dos pesos seguirá a estratégia de cada equipe. Considerar-se-á que a ponte suportou o peso colocado se a mesma não colapsar, em até 10 segundos, após a aplicação da carga. Considerar-se-á que a ponte sofreu colapso se for constatado qualquer dano estrutural, em até 10 segundos, após a aplicação da carga. A destruição do ponto de aplicação da carga será considerado como colapso, pela impossibilidade de aplicar-se mais carga. Considerar-se-á que a ponte suportou um peso total equivalente à última carga colocada, após 10 segundos completos. A contagem dos segundos será feita por um cronômetro visível a todo o público e aos participantes. Após seu colapso, a Comissão Organizadora fiscalizará os restos da ponte para verificar se ela realmente foi
construída utilizando-se somente os materiais cedidos e permitidos. Em caso de empate de cargas suportadas, será considerada vencedora a ponte que for mais leve. Qualquer problema, dúvida ou ocorrência não contemplada neste Regulamento deverá ser analisada e sanada pela Comissão Organizadora. IV) PREMIAÇÃO Serão premiados os grupos classificados nos três primeiros lugares, com a isenção do pagamento da taxa de inscrição para até três componentes do grupo, no X Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas.