Linguagem fotográfica
Na fotografia, a linguagem está relacionada às características, ti aos modos, pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo técnico; e é esse processo a base da linguagem fotográfica. A base técnica da realização da fotografia determina os elementos da linguagem. g Cláudio Feijó
BRASSAI Paris Para entender o desafio de que a cada fotografia 1933 feita você esteja de fato criando uma imagem, além de sensibilidade e capacidade de criação é fundamental conhecer o que podemos chamar de estrutura básica da linguagem fotográfica. Assim como a pintura, o desenho, o cinema e o discurso verbal e escrito, ela também tem suas regras, ou melhor, sua gramática. Cristiano Mascaro
Hoje trataremos de dois elementos da linguagem visual: o plano e a iluminação
No entanto, para se trabalhar com os planos, é importante entender os tipos de objetivas das câmeras.
Objetivas A objetiva é um acessório da câmera fotográfica, formado por um conjunto de lentes. Ela é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade ótica da imagem.
Objetivas A objetiva é o olho da câmera. Controla a parte da imagem que aparecerá perfeitamente nítida Outra função importante é o ângulo de visão que permite o quanto do mundo em frente ao fotógrafo estará na foto.
Ângulo de visão
Ângulo de visão São divididas em 3 grandes grupos: Grande- Angulares Normal Tele-Objetiva
Determinando o tipo de objetiva Para determinarmos seu objetiva é grande-angular, normal ou teleobjetiva, devemos determinar a distância i focal considerando a diagonal do fotograma. Nas câmeras 35mm, a base para classificação é a objetiva normal, de
Uma vez conhecida a objetiva normal, todas aquelas que tiverem distância focal maior serão tele-objetivas; as de menor, grande-angulares.
Distância Focal Maior do que a diagonal do fotograma Denominação Teleobjetivas Igual à diagonal do fotograma Normais Menor do que a diagonal do fotograma Grande-angulares
Objetiva grande-angularangular
Lente Grande-Angular Considera-se uma lente como grandeangular quando a distância focal é menor que a diagonal da imagem do plano do filme.
Grandes angulares, normais ou teles
Lente Grande-Angular Problema frequente: forte redução no nível de iluminação do centro para as extremidades do campo. Modificação nas proporções dos objetos: os em primeiro plano são aparentemente maiores e os mais afastados sofrem aparente redução.
Objetiva tele conversor
Teleobjetivas Considera-se uma lente como grandeangular quando a distância focal é maior que a diagonal da imagem do plano do filme.
O tamanho dateleeo e recorte que ela produz
Teleobjetivas Aparente achatamento na imagem. Como são produzidas para fotografar objetos distantes, mais afastados, a distancia relativa entre os objetos é menos relevante 75 à 105 = curtas retratos perspectiva agradável, boa relação entre nariz e orelhas 135 à 300 = retratos esporte animais, bastante luminosas 400 à 1200 = supertele aplicações mais limitadas, pesadas, uso de tripé
A teleobjetiva provoca uma compressão na imagem
Planos
Planos diz respeito ao corte, enquadramento. Grande Plano Geral (GPG) Plano Geral (PG) Plano Médio (PM) Primeiro Plano (PP) Plano de Detalhe (PD)
Grande Plano Geral (GPG) BRASSAI Paris 1933 O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
Sebastião Salgado
Plano Geral (PG) BRASSAI Paris 1933 Neste enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro; divide, assim, o espaço com o sujeito.
Steve Mcurry
Steve Mcurry
Plano Médio (PM) BRASSAI Paris 1933 É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.
Richard Avedon
Annie Leibovitz
Primeiro Plano (PP) BRASSAI Paris 1933 Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante.
Primeiro Detalhe (PD) BRASSAI Paris 1933 O PD isola uma parte do rosto do sujeito
Iluminação
A fotografia tradicional necessita do elemento luz para produzir uma imagem. No entanto, há diversas maneiras de se utilizar esse elemento para estabelecer uma mensagem não verbal. A luz poderá ser dramática, aconchegante, sensual... Nos comunicamos através da luz.
Luz dura: caracteriza-se por uma iluminação com cores e sombras fortes. Luz suave: Produz uma iluminação mais uniforme com sombras menos marcantes.
Direção da Luz Luz Frontal Luz Lateral Contra-Luz
Luz Lateral
Sebastião Salgado
Luz Frontal
Contra-luz
BRASSAI Paris 1933
Retrato- Exercício prático Considerando o que foi discutido em aula, façam a produção de um auto-retrato de Estejam atentos t a linguagem fotográfica relacionada principalmente a luz e ao plano.