Fotojornalismo. Gêneros do Fotojornalismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fotojornalismo. Gêneros do Fotojornalismo"

Transcrição

1 Gêneros do

2 Classificação adotada por Jorge Pedro Sousa em : Introdução à História, às técnicas e à lingaugem de fotografia na imprensa

3 A identificação de um gênero passa pela intenção e pelo context de inserção de uma foto numa peça.

4 1. Notícias 2. Features 3. Retrato 4. Ilustrações fotográficas 5. Histórias em fotografia (fotorreportagem e ensaio fotográfico)

5 1. Notícias Spot News: Provém das Hard News são acontecimentos inesperados, momentos únicos que o fotográfo tem a agilidade em captar. Muitas vezes são obras do acaso. General News: Tipo de cobertura em que o fotojornalista pode se programar tanto para escolher quais equipamentos levar como para planejar as cenas que serão fotografadas. Entrevistas coletivas, reuniões políticas, atividades diplomáticas, congressos, cerimônicas, manifestações pacíficas, desfiles de moda, festas de sociedade, esporte, ciência e tecnologia, etc. Geralmente é uma única fotografia. Photo Opportunities: fotos posadas formalmente dificuldade em encontrar um ângulo diferente e criativo (foco nas expressões faciais, gestos, etc.

6 Exemplo de spot news

7 Exemplo de spot news

8 Exemplo de general news

9 Exemplo de general news

10 Exemplo de general news (criativo)

11 2. Features São imagens fotográficas que falam por si só (texto é apenas complementar, para informações básicas) O jornalista também ter que ter agilidade, assim como com as spot news, para captar o momento certo. Jornalista possui maior liberdade artística e criativa: o que interessa é uma imagem incomum, forte visualmente, frequentemente colorida. Foco no humor das situações, evocando momentos que fazem reparar na beleza do mundo, das pessoas e das coisas.

12 2. Features Desafio: saber quando e onde momentos assim vão ocorrer; capacidade de gerar significado ou sentido com a imagem. Depende da prontidão de um repórter (não existe pauta para essas fotos). Qualidade também depende da capacidade de exploração e observação do fotógrafo.

13 Feature de interesse humano

14 Feature de interesse humano

15 Feature de interesse pictográfico

16 Feature de interesse pictográfico

17 Feature de animais

18 Feature de animais

19 3. Retratos Não só mostrar a faceta da pessoa ou do grupo, mas evidenciar um traço da sua personalidade (indivual ou coletiva), por médio da Expressão facial ou pose (espontânea ou não) O retrato geralmente pressupõe um acordo entre fotógrafo e fotografado. Pode ser feito tanto individualmente como em grupo.

20 3. Retratos Dois tipos: Retrato não-ambiental (Mug Shots): Fotos de roso e ombros, mas como algum traço da personalidade). Preferência para teleobjetivas de 85mm e 105mm. Retrato ambiental (uso de grande angulares de 20 a 35mm, com grande profundidade de campo): utilizam os ambientes para reforçar aspectos da sua personalidade.

21 Exemplo retratos

22 Exemplo retratos

23 Exemplo retratos

24 Exemplo retratos (Phil Borges)

25 Técnicas e dicas para retratos ambientados Objetos e cenários que reforcem a personalidade do retratado (contanto que não distraiam a observação do espectador). Quando explorar o lugar, faça notas mentais sobre as roupas e as ferramentas que é usado (elementos que fazem parte do aspecto de vida da pessoa). Seja paciente para captar expressões (ex: concentração no trabalho). Experimente focar em detalhes que digam algo sobre o personagem (mãos do pianista, pés do corredor, etc.)

26 Exemplo retratos (Phil Borges)

27 Exemplo retratos (Pieter Hugo)

28 Exemplo retratos (Marta Iwanek)

29 Exemplo retratos (Marta Iwanek)

30 Exemplo retratos (Fernando Borges)

31 Retratos instantâneos Situações espontâneas, sem pose premeditada. Podem ser de conhecidos ou estranhos Requerem paciência: esperar que os elementos se juntem de maneira a criar a imagem Dicas: - Usar teleobjetivas (mais discretas) - Escolher o fundo e montar acampamento - Proteger-se em algum lugar onde não será visto (dentro de uma loja, sentando em um banco, multidão) - Se for percebido, seja simpático e respeito o desejo de deletar a foto se a pessoa pedir.

32 Exemplo retratos (Fernando Borges)

33 4. Ilustrações fotográficas (ou fotos ilustrativas) Pode ser uma fotografia única ou fotomontagem. Pode ser a base para a foto-opinião e foto-análise Todas são imagens fabricadas e planejadas para causar certo tipo de efeito Técnicas de estúdio (principalmente de iluminação) Concretização fotográfica de ideias, muitas vezes vagas (desafio de resolver problemas fotográficos )

34 Exemplo ilustração

35 Exemplo ilustração

36 Exemplo ilustração

37 5. Picture stories (histórias em fotografias) Quando uma série de imagens se integram num conjunto que constitui um relato compreensivo e desenvolvido de um tema. Devem mostrar diversas facetas do assunto Podem integrar diversos tipos de fotos isoladas: spot News, retrato, etc. Requerem tempo, planejamento e um grande número de fotografias.

38 5. Picture stories (histórias em fotografias) Geralmente contam com 5 tipos de fotografia: 1. Planos gerais globalizantes. 2. Planos médios e de conjunto das ações principais. 3. Planos de detalhamento de sujeitos e ações mais significativos 4. Retratos de sujeitos em close-up ou plano americano. 5. Fotografia de encerramento.

39 5. Picture stories (histórias em fotografias) Planificação envolve: - Pesquisa sobre o tema a ser abordado: estudo documental e entrevistas com diversos atores sociais envolvidos. - Pesquisa sobre reportagens fotográficas já realizadas sobre o assunto. - Escolha do material que será usado. - Roteiro básico para a história que será contada.

40 5.1. O ensaio fotográfico Sempre revela algo sobre o autor e sua forma de pensar presença mais clara do ponto de vista. Promove uma narrativa linear, com diagramação hierarquizada (no impresso). Deve haver uma unidade estética e coesão entre as fotos. Cada foto traz uma nova nuance para a história (sem redundâncias). Processo de produção: além da captura das imagens, envolve: - Reflexão sobre a conexão entre as imagens. - Edição que pode expressar melhor sua intenção no trabalho - Apresentação que seja eficiente para alcançar seu objetivo.

41 5.1. O ensaio fotográfico Sempre revela algo sobre o autor e sua forma de pensar presença mais clara do ponto de vista. Promove uma narrativa linear, com diagramação hierarquizada (no impresso). Deve haver uma unidade estética e coesão entre as fotos. Cada foto traz uma nova nuance para a história (sem redundâncias). Processo de produção: além da captura das imagens, envolve: - Reflexão sobre a conexão entre as imagens. - Edição que pode expressar melhor sua intenção no trabalho - Apresentação que seja eficiente para alcançar seu objetivo.

42 5.2. Foto-reportagem O objetivo essencial é documentar / registrar a evolução de um acontecimento real e das pessoas que o vivem. Diferente do ensaio, não visa marcar um ponto de vista. São menos extensas que os foto-ensaios. Precisa de textos: ou fotolegenda (uma para cada imagem) ou texto introdutório que servirá como guia para a leitura das imagens.

43 Foto-reportagem (Andy Colweel)

44 Foto-reportagem (Andy Colweel)

45 Foto-reportagem (Andy Colweel)

46 Foto-reportagem (Andy Colweel)

47 Foto-reportagem (Andy Colweel)

48 Foto-reportagem (Andy Colweel)

49 Foto-reportagem (Andy Colweel)

50 Foto-reportagem (Andy Colweel)

51 /03 Ver o filme do Sebastião Salgado Sal da Terra

52 /03 Enviar resumo de 1 página para Matheus.Siqueira@ unasp.edu.br

53 G. matheussiqueira.com /aulas

Dose de Alegria 1. Victor Hugo Sanches PEREIRA 2 Silvio da Costa PEREIRA 3. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Dose de Alegria 1. Victor Hugo Sanches PEREIRA 2 Silvio da Costa PEREIRA 3. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS Dose de Alegria 1 Victor Hugo Sanches PEREIRA 2 Silvio da Costa PEREIRA 3 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS RESUMO O presente trabalho visa tornar evidente a primeira etapa do

Leia mais

Gêneros do Fotojornalismo

Gêneros do Fotojornalismo O fotojornalismo é uma atividade singular que usa a fotografia como um veículo de observação, de informação, de análise e de opinião sobre a vida humana e as consequências que ela traz ao Planeta. A fotografia

Leia mais

Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia

Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia Gêneros jornalísticos: reportagem e notícia Os diferentes textos dos jornais Todo o jornal, seja ele impresso, digital ou televisivo, apresenta-nos uma série de informações. Para isso, é preciso que haja

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE CASAMENTO

CURSO INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE CASAMENTO CURSO INTENSIVO DE FOTOGRAFIA DE CASAMENTO INÍCIO: 12 de Fevereiro de 2018 FIM: 13 de Junho de 2018 HORÁRIO: Segunda e Quarta-feira, das 20h às 23h Pontualmente serão marcadas aulas ao sábado para realização

Leia mais

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA FUNDAMENTOS DO FOTOJORNALISMO

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA FUNDAMENTOS DO FOTOJORNALISMO FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA FUNDAMENTOS DO FOTOJORNALISMO KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 5 do curso de Fotografia. Joinville, SC Dezembro de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM260 Fotojornalismo

Programa Analítico de Disciplina COM260 Fotojornalismo 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

TENDÊNCIAS NA FOTOGRAFIA DE MODA

TENDÊNCIAS NA FOTOGRAFIA DE MODA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA TENDÊNCIAS NA FOTOGRAFIA DE MODA KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 3 do curso de Fotografia. Joinville, SC Agosto de

Leia mais

Workshop de Fotografia da Natureza

Workshop de Fotografia da Natureza Workshop de Fotografia da Natureza Professor: Yuri Fanchini Messas Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4421411t0 E-mail: contato@yurimessas.com.br Website: www.yurimessas.com.br

Leia mais

18/08/16. Produção de Moda II. Aula 01 Revisão de Conceitos. Aula TIPOS DE TRABALHO EM MODA

18/08/16. Produção de Moda II. Aula 01 Revisão de Conceitos. Aula TIPOS DE TRABALHO EM MODA Produção de Moda II Aula 01 Revisão de Conceitos Aula 01 TIPOS DE TRABALHO EM MODA 1 Aula 01 Aula 01 2 Aula 01 Aula 01 3 4 Aula 01 TIPOS DE PRODUÇÃO 5 TIPOS DE PRODUÇÃO DE MODA PRODUÇÃO DE MODA PRODUÇÃO

Leia mais

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através

Leia mais

Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal. Ensaio sensual, book new face e negócios

Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal. Ensaio sensual, book new face e negócios com Adriana Líbini Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal Ensaio sensual, book new face e negócios Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Prêmio Expocom 2014 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXI Prêmio Expocom 2014 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Silêncio : Outros olhares aliando a fotografia artística ao fotojornalismo 1 Maysa da Silva VILELA 2 Gerson de SOUSA 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG RESUMO Silêncio é uma fotografia

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Redação e Edição Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Código da Disciplina: ENEX01063

Leia mais

Dúvidas sobre como dirigir o casal em book de noivossão as primeiras da lista apontadas pelo especialista FOTOGRAFIA DE CASAMENTO 10

Dúvidas sobre como dirigir o casal em book de noivossão as primeiras da lista apontadas pelo especialista FOTOGRAFIA DE CASAMENTO 10 Dúvidas sobre como dirigir o casal em book de noivossão as primeiras da lista apontadas pelo especialista FOTOGRAFIA DE CASAMENTO 10 grandes dúvidas RESPONDIDAS POR UM ESPECIALISTA Confira as principais

Leia mais

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados

5 As entrevistas. 5.1 Sobre os entrevistados 5 As entrevistas 5.1 Sobre os entrevistados Para a presente dissertação de Mestrado foram entrevistados dez fotógrafos atuantes no mercado. A amostra foi composta por sete homens e três mulheres, cuja

Leia mais

Linguagem fotográfica

Linguagem fotográfica Linguagem fotográfica Na fotografia, a linguagem está relacionada às características, ti aos modos, pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo

Leia mais

Mossoró escondida: as caras que ninguém vê 1

Mossoró escondida: as caras que ninguém vê 1 Mossoró escondida: as caras que ninguém vê 1 José de Paiva REBOUÇAS 2 Francinaldo RAFAEL 3 Regy CARTE 4 Cleânia SILVA 5 Ramon FERNANDES 6 Marília FRANÇA 7 Rayane MEDEIROS 8 Rosalba MOREIRA 9 Ailton SILVEIRA

Leia mais

Cezar Augusto Gonçalves RODRIGUES 2 Cárlida Emerim Jacinto PEREIRA 3 Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS

Cezar Augusto Gonçalves RODRIGUES 2 Cárlida Emerim Jacinto PEREIRA 3 Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS O Retrato (Close): A Emoção na Fotografia Jornalística do Cantor Tradicionalista Mano Lima 1 RESUMO Cezar Augusto Gonçalves RODRIGUES 2 Cárlida Emerim Jacinto PEREIRA 3 Universidade Federal do Pampa, São

Leia mais

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA

POLITEIA EDIÇÃO MANUAL DE IMPRENSA POLITEIA EDIÇÃO 2018 MANUAL DE IMPRENSA APRESENTAÇÃO DA IMPRENSA Estar na imprensa significa realizar atividades relacionadas à Comunicação. Dentre essas tarefas, estão o jornalismo, maketing, audiovisual

Leia mais

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO

MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO MODELO A SER SEGUIDO PARA MONTAGEM DO PAPER PARA EXPOCOM PRIMEIRA IMPRESSÃO Renato Silvestre (1) Adelto Gonçalves (2) Universidade Santa Cecília Unisanta Santos (SP) 1. Resumo O Primeira Impressão é o

Leia mais

IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME. Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO

IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME. Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO Através de uma reflexão realizada a partir dos elementos fotográficos que,

Leia mais

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia

Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia A FOTOGRAFIA DE MODA Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do Módulo 3, Curso Fotografia de Moda - Focus Escola de Fotografia Um grande fotógrafo é capaz de enfatizar a individualidade da modelo Waris

Leia mais

Como tirar fotos incríveis do seu pet

Como tirar fotos incríveis do seu pet Como tirar fotos incríveis Seja para guardar como recordação ou para deixar o seu lar ainda mais alegre, um retrato pode se tornar uma boa lembrança, e até fazer a diferença na decoração do ambiente. Além

Leia mais

Não basta apenas entender de fotografia, hoje em dia, para vencer no mercado, é preciso saber sobre empreendedorismo. 10 passos essenciais para uma

Não basta apenas entender de fotografia, hoje em dia, para vencer no mercado, é preciso saber sobre empreendedorismo. 10 passos essenciais para uma negócios Não basta apenas entender de fotografia, hoje em dia, para vencer no mercado, é preciso saber sobre empreendedorismo Fotos: Shutterstock 10 passos essenciais para uma venda perfeita Os irmãos

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO Os formatos jornalísticos

Leia mais

A fotografia artística no jornal-mural O Expresso Jéssica SILVA 1 Laene MUCCI DANIEL 2 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

A fotografia artística no jornal-mural O Expresso Jéssica SILVA 1 Laene MUCCI DANIEL 2 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG A fotografia artística no jornal-mural O Expresso Jéssica SILVA 1 Laene MUCCI DANIEL 2 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG RESUMO: Este artigo apresenta a foto Avenida, presente na seção Da Janela,

Leia mais

JORNAL NOVOSVELHOS: UMA PUBLICAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS 1. Luiza Adorna OLIVEIRA 2 Hélio Afonso ETGES 3 Universidade de Santa Cruz do Sul, RS

JORNAL NOVOSVELHOS: UMA PUBLICAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS 1. Luiza Adorna OLIVEIRA 2 Hélio Afonso ETGES 3 Universidade de Santa Cruz do Sul, RS JORNAL NOVOSVELHOS: UMA PUBLICAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS 1 Luiza Adorna OLIVEIRA 2 Hélio Afonso ETGES 3 Universidade de Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal NovosVelhos teve sua segunda edição lançada em

Leia mais

Retratos: memória dos alunos e professores do curso de Jornalismo

Retratos: memória dos alunos e professores do curso de Jornalismo 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

TRADIÇÃO E FÉ: UMA NARRATIVA FOTOGRÁFICA NA PROCISSÃO DE SANTA TEREZA D ÁVILA 1

TRADIÇÃO E FÉ: UMA NARRATIVA FOTOGRÁFICA NA PROCISSÃO DE SANTA TEREZA D ÁVILA 1 TRADIÇÃO E FÉ: UMA NARRATIVA FOTOGRÁFICA NA PROCISSÃO DE SANTA TEREZA D ÁVILA 1 Rosana Ferreira BARROS 2 Marcus Túlio Borowiski LAVARDA 3 Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, MA RESUMO

Leia mais

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural

EQUIPAMENTOS BÁSICOS. Iluminação natural AULA 2 EQUIPAMENTOS BÁSICOS Celular, câmera fotográfica, tablet ou outro equipamento portátil para captação de imagens [e áudio, se não tiver gravador separado] Iluminação natural Equipamento portátil

Leia mais

Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual

Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual Hoje em dia muitas pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar várias fases da vida. É cada vez mais comum fazer ensaios de namorados,

Leia mais

Light Painting 1. Juliano SILL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC.

Light Painting 1. Juliano SILL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. Light Painting 1 Juliano SILL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. RESUMO O objetivo deste trabalho foi produzir uma imagem fotográfica menos convencional usando a técnica

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

Mulheres. Código ProAC: 24727

Mulheres. Código ProAC: 24727 Mulheres emfoco Código ProAC: 24727 CONCEITO Mulheres em Foco é um projeto de valorização do olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Por meio de oficinas de fotografia exclusivamente para

Leia mais

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva O B J E T I V A S Lentes e objetivas Chamamos de LENTE a um vidro polido com características específicas capazes de, ao transmitir os raios de luz que por ele passam, formar uma imagem qualquer sob determinadas

Leia mais

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo JORNAL IMPRESSÃO 1 Marcos Vinícius de Souza MENDES 2 Fabrício Marques de OLIVEIRA 3 Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte, MG Resumo O jornal-laboratório Impressão existe há 28

Leia mais

Gisllene Rodrigues FERREIRA 2 Gerson de SOUSA 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Gisllene Rodrigues FERREIRA 2 Gerson de SOUSA 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG FOTO OUTROS OLHARES SOBRE A LEITURA 1 Gisllene Rodrigues FERREIRA 2 Gerson de SOUSA 3 Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG RESUMO O paper apresenta uma produção fotográfica, desenvolvida

Leia mais

Oficina de Fotografia. Felipe Varanda

Oficina de Fotografia. Felipe Varanda Oficina de Fotografia Felipe Varanda No nosso visor: fotografia como umaferramenta profissional e de expressão. Ao fim do curso espera- se que o aluno tenha domínio sobre a câmera, tenha aumentado seu

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática.

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Ângulos e Planos Escrito por Francine de Mattos Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Matemática e fotografia,

Leia mais

1. Primeiros conceitos

1. Primeiros conceitos CORE CURRÍCULO - ARTES E SUAS LINGUAGENS (1) Profa. Maria Bernardete Toneto 1. Primeiros conceitos O que você pensa ao ver um por do sol? O que sente ao ouvir uma música como Bolero, de Maurice Ravel?

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

Dos Filhos Deste Sol 1. Ellem Cristina Vieira e Souza Cardoso 2 Fábio D Abadia de Sousa 3 Universidade Federal do Tocantins

Dos Filhos Deste Sol 1. Ellem Cristina Vieira e Souza Cardoso 2 Fábio D Abadia de Sousa 3 Universidade Federal do Tocantins Dos Filhos Deste Sol 1 Ellem Cristina Vieira e Souza Cardoso 2 Fábio D Abadia de Sousa 3 Universidade Federal do Tocantins RESUMO O trabalho fotográfico Dos Filhos Deste Solo aborda questões ligadas ao

Leia mais

FOTOGRAFIA NA U.PORTO

FOTOGRAFIA NA U.PORTO FOTOGRAFIA NA U.PORTO Data: entre fevereiro e abril de 2012 Concepção e monitorização dos workshops: Pedro Brum Composição dos grupos de participantes: Cada workshop deverá ter no mínimo 10 participantes.

Leia mais

Instrução VIP Personalizada

Instrução VIP Personalizada Instrução VIP Personalizada Professor: Yuri Fanchini Messas Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4421411t0 E-mail: contato@yurimessas.com.br Website: www.yurimessas.com.br

Leia mais

Conheça um pouco mais nosso trabalho Você pode ter certeza que estar no mercado a mais de 30 anos não é mera coincidência. Mais de 1.000 casamentos, mais de 2 milhões de clicks. O resultado são incontáveis

Leia mais

Orçamentação do Trabalho Fotográfico. Sofia Santos

Orçamentação do Trabalho Fotográfico. Sofia Santos Orçamentação do Trabalho Fotográfico Sofia Santos Abordagens à Orçamentação do Trabalho Fotográfico Custo Real/Total da Produção do Trabalho - QA Comercialização dos Direitos de Utilização de uma Imagem

Leia mais

HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA. por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer. Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida

HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA. por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer. Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida HAND COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA Historicamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES:

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: Ms. Tibério Mendonça de Lima Ms. Luciana Estevam da Silva FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL Muita gente hoje

Leia mais

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé Antes - Verificar materiais que são necessários Câmara de filmar/ Smartphone Tripé O tripé é muito importante, pois ajuda a manter a imagem estável. A iluminação é outro tipo de equipamento de grande utilidade,

Leia mais

Cada lance da Copa do Mundo vai render um clique

Cada lance da Copa do Mundo vai render um clique 1 de 5 02-06-2014 11:46 Cada lance da Copa do Mundo vai render um clique Fotografias de partidas de futebol podem ser um ótimo instrumento para estudar a imagem do corpo Anna Rachel Ferreira < < Página

Leia mais

A hora de soprar as velinhas é um momento crucial, e o fotógrafo deve estar preparado para não perder nenhuma expressão

A hora de soprar as velinhas é um momento crucial, e o fotógrafo deve estar preparado para não perder nenhuma expressão Dicas técnicas A hora de soprar as velinhas é um momento crucial, e o fotógrafo deve estar preparado para não perder nenhuma expressão Dicas essenciais para fotos de aniversário infantil Por Livia Capeli

Leia mais

Entrevista com Espedito Seleiro 1

Entrevista com Espedito Seleiro 1 Entrevista com Espedito Seleiro 1 Liana DODT 2 Amanda SOUTO MAIOR 3 Anna CAVALCANTI 4 Camila TORRES 5 Caroline CAVALCANTE 6 Cinara SÁ 7 Gabriela RAMOS 8 George PEDROSA 9 Livia PONTES 10 Raphaelle BATISTA

Leia mais

Kodak EasyShare Porque há lugares em que só você pode estar. 1

Kodak EasyShare Porque há lugares em que só você pode estar. 1 Kodak EasyShare Porque há lugares em que só você pode estar. 1 Elói GUIMARÃES 2 Ana Paula DALTO 3 André BIAGI 3 Douglas PEGOREL 3 Francielle RODRIGUES 3 Juliana BARROS 3 Michele NASCIMENTO 3 Priscilla

Leia mais

fotojornalismo Casamento com pitadas de As dicas de um especialista para não perder os instantes decisivos e obter fotos de emoção e espontaneidade

fotojornalismo Casamento com pitadas de As dicas de um especialista para não perder os instantes decisivos e obter fotos de emoção e espontaneidade Técnica&Prática Dica Profissional Casamento com pitadas de fotojornalismo As dicas de um especialista para não perder os instantes decisivos e obter fotos de emoção e espontaneidade Vinicius Matos O mineiro

Leia mais

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS O ângulo de onde olhamos os personagens em um filme pode ter significado narrativo, desde que ajude a descrever esse mesmo personagem, as suas relações com outros na mesma

Leia mais

MÍDIA KIT/2017

MÍDIA KIT/2017 www.universoretro.com.br MÍDIA KIT/2017 Nosso Universo Lançado em 2015, o Universo Retrô é um portal brasileiro vintage e retrô, focado em notícias e conteúdo sobre: Cultura Entretenimento Lifestyle No

Leia mais

Dança Com Arte 1. Rodrigo Vaz 2 Lúcio Érico 3 Tatiana Duarte 4 Débora Bravo 5 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG

Dança Com Arte 1. Rodrigo Vaz 2 Lúcio Érico 3 Tatiana Duarte 4 Débora Bravo 5 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG Dança Com Arte 1 Rodrigo Vaz 2 Lúcio Érico 3 Tatiana Duarte 4 Débora Bravo 5 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG RESUMO A fotografia é utilizada como auxílio a arte e por muito tempo ficou associada

Leia mais

Calvin Klein 1. Felipe PINHEIRO 2 Eric CHIEN 3 Hilton CASTELO 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR

Calvin Klein 1. Felipe PINHEIRO 2 Eric CHIEN 3 Hilton CASTELO 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR Calvin Klein 1 Felipe PINHEIRO 2 Eric CHIEN 3 Hilton CASTELO 4 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO A foto Calvin Klein é embasada no apelo pela magreza buscada atualmente por muitas modelos. Esse

Leia mais

mediakit NOtÍCiaS magazine V300315

mediakit NOtÍCiaS magazine V300315 mediakit V300315 01.apresentação apresentação Para tornar o seu domingo num dia único. É uma revista semanal de informação geral. Pretende dar ao leitor informação útil que o faça pensar sobre a realidade

Leia mais

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho A Exposição Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho Quadro Geral da Disciplina Museológica 1 Museologia Geral Teoria museológica (fato museológico) História dos museus Administração museológica Curadoria

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Fotojornalismo. Fotografia. Coleção Imagética. Foca Foto

PALAVRAS-CHAVE Fotojornalismo. Fotografia. Coleção Imagética. Foca Foto 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

Apresentação de imagens clássicas e atuais apresentados em loco, troca de experiências, leitura de textos indicados, documentários.

Apresentação de imagens clássicas e atuais apresentados em loco, troca de experiências, leitura de textos indicados, documentários. Programa de Disciplina Fotografia Professor(a):xxxxxxx Carga Horária: 4h/aula 2014-1 EMENTA Entendimento dos fatores que influenciaram e influenciam a composição fotográfica e a evolução da fotografia

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Reportagem em Jornalismo Audiovisual. Profa. Lívia Saggin

Reportagem em Jornalismo Audiovisual. Profa. Lívia Saggin Reportagem em Jornalismo Audiovisual Profa. Lívia Saggin Relembrando... um panorama contextual Jornalismo audiovisual é um dos formatos mais assistidos no mundo Faz parte do cotidiano das pessoas, mediando

Leia mais

fotografiadocumentaldefamília humbertobmartin

fotografiadocumentaldefamília humbertobmartin fotografiadocumentaldefamília humbertobmartin Olá, tudo bem? Depois de muitos anos como fotógrafo corporativo senti uma necessidade de contar histórias, mas histórias reais, sem poses, sem figurino, sem

Leia mais

Seja Belas Artes 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC

Seja Belas Artes 1. Centro Universitário Leonardo da Vinci, Indaial, SC Seja Belas Artes 1 Alef Junior Rodrigues da SILVA 2 Pedro Gabriel Campos de OLIVEIRA 3 Giovane Diego da CUNHA 4 Leonardo Henrique THEISS 5 Micheli Carolina VICENZI 6 Anderson SACHETTI 7 Deivi Eduardo OLIARI

Leia mais

Fotografias Gustavo Takatori Tiago Santana Marcos Sêmola Entrevista Tiago Santana.

Fotografias Gustavo Takatori   Tiago Santana Marcos Sêmola   Entrevista Tiago Santana. Revista Old Número 05 - Outubro de 2011 Equipe Editorial - Felipe Abreu e Paula Hayasaki Direção de Arte - Filipe Werner e Felipe Abreu Texto e Entrevista - Felipe Abreu Social Media - Pedro Testolino

Leia mais

Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos

Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos 38 Fotografe Melhor n o 255 A fotografia dirigida para editorial de beleza permite o uso de acessórios e roupas com mais

Leia mais

O uso de fotografias jornalísticas no caderno de variedades de jornais diários: comparação entre Correio do Estado e O Estado de S.

O uso de fotografias jornalísticas no caderno de variedades de jornais diários: comparação entre Correio do Estado e O Estado de S. O uso de fotografias jornalísticas no caderno de variedades de jornais diários: comparação entre Correio do Estado e O Estado de S. Paulo 1 Silvio da Costa PEREIRA 2 Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

Chico Albuquerque. Retrospectiva

Chico Albuquerque. Retrospectiva Chico Albuquerque Retrospectiva O mercado publicitário brasileiro conheceu, em 1948, o fotógrafo Chico Albuquerque, o primeiro a fotografar modelos e produtos para uma campanha publicitária. Um

Leia mais

Videoclipe Muitos Chocolates 1

Videoclipe Muitos Chocolates 1 Videoclipe Muitos Chocolates 1 Luara OLIVEIRA 2 Italo SANTANA 3 Paloma BARROS 4 Pablo OLIVEIRA 5 Raquel MELO 6 Maria Fernanda LEAL 7 Maria Carolina MONTEIRO 8 Universidade Católica de Pernambuco, Recife,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Disciplina: Pauta e Apuração Código da Disciplina: ENEX01026

Leia mais

SUSTENTO QUE SAI DO LIXO 1

SUSTENTO QUE SAI DO LIXO 1 SUSTENTO QUE SAI DO LIXO 1 Karita Souza CARVALHO 2 Dandara Palmares de MORAIS 3 Sckarleth Alves MARTINS 4 Leandro Eduardo Wick GOMES 5 Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Campus Universitário do

Leia mais

Laboratório da Notícia Lona, edição especial Maio de 68 1

Laboratório da Notícia Lona, edição especial Maio de 68 1 Laboratório da Notícia Lona, edição especial Maio de 68 1 Michel Oliveira do PRADO 2 Elza Aparecida de OLIVEIRA FILHA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO A produção de uma edição especial temática

Leia mais

Plano de aulas. Curso Referencial UM e DOIS

Plano de aulas. Curso Referencial UM e DOIS Plano de aulas. Curso Referencial UM e DOIS Abra os seus olhos. Descubra lugares e coisas que ama com cada foto que faz! Curso de Fotografia Referencial um Abra os seus olhos. Descubra lugares e coisas

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

WINTER. Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski; Gisele Secco; Michele Assis (coautoras)

WINTER. Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski; Gisele Secco; Michele Assis (coautoras) WINTER A Fotografia como eixo Template interdisciplinar: observações sobre uma experiência do PIBID Interdisciplinar UFRGS Campus do Vale no Seminário Integrado Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski;

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Pauta e Apuração Professor(es): Márcia Detoni (Teórica) Fernando Moraes José Alves Trigo Paulo Ranieri Vinícius

Leia mais

Breve amor. Michel da Silva GOMES² Dayane Silva BORGES³ Salvio Juliano FARIAS 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Breve amor. Michel da Silva GOMES² Dayane Silva BORGES³ Salvio Juliano FARIAS 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO 1 Breve amor Michel da Silva GOMES² Dayane Silva BORGES³ Salvio Juliano FARIAS 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO RESUMO Esse artigo apresenta uma fotonovela de caráter laboratorial, desenvolvida

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver competências práticas nas principais áreas profissionais da fotografia.

Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver competências práticas nas principais áreas profissionais da fotografia. DESIGNAÇÃO Nome: Fotografia Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa de curso

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa de curso INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1 2014 Programa de curso "A beleza pode ser vista em qualquer lugar. Compor a beleza é o que separa o instantãneo da fotografia." - Matt Hardy INSTITUTO

Leia mais

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração.

À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. À minha Mãe, por ser a minha maior inspiração. «Para mim a moda é divertida e deve fazer-nos sentir bem. Acho que é nisso que a maioria das mulheres deve concentrar-se: naquilo que as deixa felizes e

Leia mais

O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti

O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti O lugar da Fotoetnografia nas aulas de Jornalismo, segundo Luiz Achutti SILVA, Lawrenberg Advíncula da Mestre no programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de

Leia mais

Foto Publicitária Puc 1

Foto Publicitária Puc 1 Foto Publicitária Puc 1 Gabriela de Almeida FELICIO 2 Angélica FRANKENBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO A fotografia publicitária é

Leia mais

Processo criativo na fotografia

Processo criativo na fotografia Processo criativo na fotografia A fotografia é uma forma particular e enviesada de retratar a "realidade". Ansel Adams falava em construir uma foto, não em tirá-la. Processo de criação na fotografia: seleção

Leia mais

Marco Zero, o jornal do centro de Curitiba 1

Marco Zero, o jornal do centro de Curitiba 1 Marco Zero, o jornal do centro de Curitiba 1 Denise BECKER 2 Isabela COLLARES 3 Roberto NICOLATO 4 Centro Universitário Internacional Uninter RESUMO O presente artigo descreve a trajetória do jornal Marco

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Exercícios de escuta ativa. Interação verbal

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Exercícios de escuta ativa. Interação verbal ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: CEF ec01 ANO LETIVO 2013/2014

Leia mais

COBERTURA FOTOGRÁFICA DE CASAMENTO

COBERTURA FOTOGRÁFICA DE CASAMENTO COBERTURA FOTOGRÁFICA DE CASAMENTO 2017 O OLHAR Um espectador, uma testemunha, acompanhando atentamente tudo que acontece. Assim Wagner Perdigão se considera quando fotografa um casamento, sem interferir

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

Segredos do estilo lifestyle. Por Livia Capeli

Segredos do estilo lifestyle. Por Livia Capeli Retratos na cama do casal é uma das sequências iniciais feitas por Karim Scharf para a sessão lifestyle Fotos de família Segredos do estilo lifestyle Por Livia Capeli Fotografar o cotidiano das famílias

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): DEISI MERI MENZEN- Escola 1º de Maio 3º Ano. Portador de textos: Jornal (textos informativos). Competências Resgatar o valor do jornal, despertando

Leia mais

SEDE 1. Suellen Aline ZATELLI 2 Rafael Jose BONA 3 Márcia ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, SC

SEDE 1. Suellen Aline ZATELLI 2 Rafael Jose BONA 3 Márcia ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, SC SEDE 1 Suellen Aline ZATELLI 2 Rafael Jose BONA 3 Márcia ANNUSECK 4 Centro Universitário Leonardo Da Vinci, Indaial, SC RESUMO A fotografia jornalística é um grande recurso que podemos utilizar para retratar

Leia mais

BAURET, Gabriel. A fotografia: história, estilos, tendências, aplicações. Lisboa: Edições 70, 2010, 136p.

BAURET, Gabriel. A fotografia: história, estilos, tendências, aplicações. Lisboa: Edições 70, 2010, 136p. 227 BAURET, Gabriel. A fotografia: história, estilos, tendências, aplicações. Lisboa: Edições 70, 2010, 136p. 228 A fotografia: diversidade de abordagens em práticas diversas Photography: diversity of

Leia mais