BANCO DE SANGUE COLETA E TESTES SOROLÓGICOS Resolução da Diretoria Colegiada RDC no 57, de 16 de dezembro de 2010. Determina o Regulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades relacionadas ao ciclo produtivo do sangue humano e componentes e procedimentos transfusionais Resolução - RDC nº 56, de 16 de dezembro de 2010 Dispõe sobre o regulamento técnico para o funcionamento dos laboratórios de processamento de células progenitoras hematopoéticas (CPH) provenientes de medula óssea e sangue periférico e bancos de sangue de cordão umbilical e placentário, para finalidade de transplante convencional e dá outras providências Portaria MS nº 1.353, de 13.06.2011 - DOU 1 de 14.06.2011 Aprova o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos Princípios Gerais Toda transfusão apresenta riscos Sempre que possível indicar a transfusão autóloga Responsabilidade: médico especialista em hemoterapia e ou hematologia. Cada serviço de hemoterapia deve manter um manual de procedimentos operacionais padrões (POP), técnicos e administrativos. Doação deve ser voluntária, anônima e altruísta Pode ser: autóloga, voluntária, dirigida e de reposição. Sigilo das informações prestadas pelo doador Todo candidato à doação de sangue deve assinar um termo de consentimento livre e esclarecido Freqüência e intervalo entre as doações Homens: máximo de quatro doações anuais Intervalo mínimo de 2 meses Mulheres: máximo de três doações anuais Intervalo mínimo de 3 meses IDADE: maiores de 16 anos até 65 anos Exclusão definitiva Doenças: Chagas, HIV Positivo, Hepatite viral após os 10 anos de idade, Malária, Tuberculose extra pulmonar, Diabetes tipo I Exclusão definitiva Alcoolismo crônico Pessoas que usaram hormônio do crescimento de origem humana. Pessoas que apresentam ou apresentaram: Doenças cardiopulmonares graves, Câncer (com algumas exceções), Asma grave, Hemorragias freqüentes, Reação adversa grave em doação anterior, Doença renal crônica.
Exclusão temporária A concentração de hemoglobina não deve ser inferior a 12,5 g/dl para as mulheres e o hematócrito não deve ser menor que 38%. Para os homens, estes limites são de 13,0 g/dl e 39%, respectivamente Peso inferior a 50 quilos. Ter recebido transfusão a menos de 1 (um) ano. Gravidez e até 3 meses após o parto. Sintomas de gripe nos 7 dias anteriores à doação. Acupuntura ou Piercing realizados sem condições de avaliação, exclusão por 12 meses. Diarréia, 1 semana após a cura. Uso excessivo de bebida alcoólica, exclusão por 12 horas. Ter feito cirurgia de grande porte há menos de 6 meses. Falta de documento de identificação com foto Extração dentaria há menos de 72 horas. Tatuagem há menos de 1 ano. Pessoas que estiveram detidas por mais de 24 horas Auto-exclusão Seleção dos doadores aptos Boa doação: não prejudica o doador nem o receptor Peso igual ou superior a 50 Kg Idade 16 a 65 anos Hematócrito: masc. maior ou igual a 39 % fem. maior ou igual a 38 % Hemoglobina: masc. maior ou igual a 13 g/dl fem. maior ou igual a 12,5 g/dl Freqüência cardíaca: 60 a 100 bpm Alimentação pré e pós doação Temperatura menor que 37 o C Preenchimento da ficha de doação (assinada) Uso de medicamentos Doenças de exclusão permanente Pressão arterial: máxima de 90 a 180 mmhg mínima de 60 a 100 mmhg Coleta de sangue Equipe treinada para emergências Retirada de aproximad. 450 ml de sg. total e amostras para sorologia Tempo de doação: 5 a 15 minutos (ideal) Preenchimento de ficha de auto exclusão Tipos de doação Autóloga Voluntária Específica ( dirigida ) Reposição Art. 39. Após a coleta, o sangue total deve ser estocado em temperatura entre 2º e 6º C, exceto quando destinado à preparação de concentrado de plaquetas.
Para esse propósito, deve ser mantido entre 20º e 24ºC até o momento da separação das plaquetas, observado preferencialmente o tempo máximo de 6 (seis) horas, não excedendo 18 (dezoito) horas, contadas a partir do fim da coleta. Parágrafo único. O serviço deve ter procedimentos para que o sangue total seja mantido e transportado da coleta até o processamento de forma a manter sua integridade, as características do produto e garantir segurança das pessoas envolvidas. Aférese Procedimento através do qual coleta-se seletivamente um hemocomponente específico que deve ser separado por equipamento próprio, devolvendo os componentes não utilizados ao corpo de origem. Poder ser : Terapêutica Não terapêutica ou transfusional Plasmaférese Realizado por médico hemoterapeuta Doação de plasma Duração média de 150 minutos Intervalo mínimo de 48 hrs Não exceder 4 doações num período de 2 meses Não exceder, anualmente, 12 doações Plaquetaférese Doação de plaquetas Duração média de 90 minutos Deve ser realizado contagem de plaquetas acima de 150x10 9 L/sangue Sem uso de AAS nos últimos 5 dias Intervalo mínimo de 48 horas Doação máxima de 4 vezes /mês ou 24 vezes por ano. Leucaférese Doação de leucócitos Utilização de agentes mobilizadores de granulócitos G-CSF Agentes hemossedimentantes Leucócitos superiores a 5.000/µL Eritrocitaférese Doação de hemácias Utilizada para : Síndromes falciformes Hiperparasitemia Reação hemolítica grave, etc EXAMES DE QUALIFICAÇÃO NO SANGUE DO DOADOR Setor de Imunohematologia Tipagem ABO/Rh de doadores e receptores Pesquisa e identificação de anticorpos irregulares
SENSIBILIDADE: é a probabilidade de que um resultado seja positivo( anormal) na presença de doença. ESPECIFICIDADE: é a probabilidade de o resultado ser negativo (normal) na ausência de doença. EXAMES DE QUALIFICAÇÃO NO SANGUE DO DOADOR Testes obrigatórios para: Hepatite B (HBV): 1 (um) teste para detecção do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg) e 1(um) teste para detecção de anticorpo contra o capsídeo do vírus da hepatite B (anti-hbc total- IgG); Hepatite C: 1 (um) teste para detecção de anticorpo anti-hcv ou para detecção combinada de antígeno/anticorpo; Sífilis: 1(um) teste para detecção de anticorpo anti-treponêmico ou nãotreponêmico; Doença de Chagas: 1 (um) teste para detecção de anticorpo anti-t Cruzi; SIDA / AIDS (HIV-1 e HIV-2) : 2(dois) testes em paralelo, sendo 1(um) teste para detecção de anticorpo anti-hiv-1 e 2 (que inclua a detecção do grupo O) e 1(um) teste para detecção combinada de antígeno/anticorpo. Hemoglobinas anormais (S, C) HTLV I / II CMV (casos específicos) Malária ( regiões endêmicas)
Os testes laboratoriais para detecção de marcadores para doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue devem ser realizados em amostra colhida em tubo primário, desde a coleta até a fase de pipetagem no equipamento, incluindo os recebidos de outros serviços. LER ARTIGOS 96 E 101 RDC 57 Banco de células progenitoras hematopoéticas RDC 56 O doador tem o direito de desistir da doação de CPH nas diversas fases do processo, entretanto, deve ser conscientizado de que esta desistência deve ocorrer antes do condicionamento do receptor. O doador deve ser informado que após o condicionamento do receptor, a desistência da doação pode implicar em provável morte do receptor.
LER ARTIGOS 95, 107 112 E 113 Coleta: Sistema fechado Quantidade igual ou superior a 70 ml, excluído o anticoagulante Número total de células nucleadas superior a 5 x 10 8. O tempo entre a coleta e o início de processamento não deve exceder 48 horas. Criopreservação à temperatura de 135 negativos