CORRIDA DE OBSTÁCULOS 1. DO OBJETIVO GERAL 1.1 O objetivo geral da modalidade Corrida de Obstáculos é estimular a inserção de novos alunos em competições de robótica a partir da utilização de conceitos de básicos da eletrônica e componentes de baixo custo, bem como promover a troca de ideias inovadoras entre os participantes. 2. DO DESAFIO 2.1 O controle remoto do robô deverá ser feito localmente via Rádio Frequência (RF), Bluetooth, Wifi, Infravermelho etc. 2.2 Durante a competição, na modalidade local, o operador deverá estar posicionado fora dos limites físicos da pista da competição. 2.3 O robô deverá ser capaz de realizar as seguintes ações: a. Navegar por dentro de um tunel; b. Resgatar um objeto para a área de resgate; c. Subir e descer uma rampa com inclinação com cerca de 30 graus; e. Demonstrar velocidade na reta final da pista; 2.4. Cada equipe, através de seu robô, terá uma janela de tempo de 15 minutos para realizar sua apresentação, sendo 5 minutos para testes, sendo o competidor responsável por avisar ao Juiz quando iniciará sua apresentação, e 10 minutos para a execução do desafio. Quando o competidor informar que iniciará a apresentação o juiz começara a contar o tempo da volta, bem como as penalidades. A apresentação terá que ser feita dentro da janela de tempo de 10 minutos, caso o tempo acabe o robô não tenha terminado sua apresentação (completado a volta) o competidor terá que parar a volta e não terá tempo computado. 2.4.1 Dentro da janela de 10 minutos, cada equipe poderá dar até 3 voltas, sendo computado na classificação geral da modalidade a melhor volta. 2.5 As equipes devem ser compostas por no máximo quatro(04) integrantes e um (01) responsável pela equipe, sendo este Docente ou Técnico Administrativo da instituição da equipe. 3. DA PONTUAÇÃO 3.1 Cada equipe poderá obter a pontuação máxima de 100 pontos. A pontuação será calculada da seguinte forma:
Pontuação Tempo da menor volta entre todos os competidores = Tempo da volta do competidor em questão x 100 4. DO TEMPO DA VOLTA 4.1 O tempo da volta será cronometrado a partir do momento que o competidor avisar ao juiz que começará sua apresentação, ou seja, sua volta. Durante a volta, caso o robô não cumpra algum dos desafios, sofrerá uma penalidade, ou seja, terá um acréscimo no seu tempo total de volta na próxima volta ser executada. 5. DAS PENALIDADES 5.1 Uma vez avisado que o competidor iniciará sua volta poderão ocorrer as penalidades descritas na Tabela I. Tabela I N Tipo Acréscimo (Porcentagem) Descrição 1 Tocar o robô 15% Quando o competidor tocar o robô durante a volta 2 O robô tocar em qualquer borda da pista 3 Não passar por dentro do túnel 4 Quando o robô não conseguir subir a rampa de 30 graus. 5 Quando o robô não conseguir descer a rampa de 30 graus 10% Quando o robo tocar em qualquer borda da pista (em caso de toque contínuom a penalidade aumenta conforme entedimento do Juiz) 25% Nesse caso,deverá ser posicionado imediatamente após este obstáculo. 30% Não subir a rampa Neste caso, deverá ser posicionado imediatamente após a rampa de subida. 30% Quando o robô não conseguir descer a rampa de 30 graus. Nesse caso, deverá ser posicionado imediatamente após a rampa de descida. 7 Não resgatar o 40% Quando não conseguir
objeto 8 Robô virar de lado de ou de ponta cabeça resgatar completamente, ou seja, não depositar o objeto em qualquer furo da área de resgate 50% Quando o robô virar de lado ou de ponta-cabeça. Caso o competidor coloque o robô na posição correta, adiciona-se a esta penalidade a penalidade 1. 5.2 As penalidade serão somadas e ao final, o montante será adicionado ao tempo total da volta. 6. DO ROBÔ 6.1 O robô deve caber dentro de uma caixa de dimensões máximas de 30 cm (altura), 45 cm (largura) e 45 cm (comprimento), sendo permitido ao robô expandir-se uma vez iniciada a corrida; 7. DA PISTA A pista possui vários desafios a serem cumpridos: o caminho a ser seguido, a zona de captura e depósito, três obstáculos e uma demonstração de velocidade. A descrição geral de cada desafio é encontrada nas próximas seções. As dimensões e desenho de cada desafio podem ser encontrados nesse link. Figura 1 - Visão geral da pista.
2.1. O caminho a ser seguido O caminho possui 61 centímetros de largura e é delimitado, de ambos os lados, por paredes com até 8 centímetros de altura. Essa parede será construída a partir de placas de madeira, plásticos e/ou isopor com até 0,5 cm de espessura. O piso da pista será liso e sem deformações. 2.2. Zona de Captura Essa zona é delimitada por um quadrado com 61 centímetros de lado. Essa zona é uma área sem saída e terá o objeto que verá ser capturado pelo robô. O robô e o objeto a ser capturado são as únicas coisas permitidas na zona de captura durante as voltas. 2.3. Zona de Depósito Essa zona é composta por um objeto posicionado após as paredes da pista, e é o local onde o objeto capturado deve ser depositado. Esse objeto será colocado, aproximadamente, no local indicado pela Figura 1. O objeto da zona de depósito possui três orifícios com dois formatos diferentes: dois quadrados e um círculo. As dimensões desses orifícios podem ser encontradas nesse link. 2.4. Obstáculos Embora nessa edição a pista não possua nenhum caminho para desviar do obstáculo (caso o Operador não queira realizá-lo), o time pode escolher por pular qualquer um, ou todos, os obstáculos durante a rodada. Na seção 3.4 são encontrados mais detalhes. 2.4.1. Túnel O túnel é uma estrutura de madeira em formato de L, com 31 centímetros de altura e 46 centímetros de largura. O interior do túnel será escuro. Esse obstáculo testa a manobrabilidade do robô em um espaço confinado e com visão limitada. 2.4.2. Ponte A ponte possui 61 centímetro de largura, com superfície de madeira lisa e sem paredes de segurança. São 30 centímetros de subida com 30 graus de inclinação, seguidos por um percurso sem inclinação e logo após a descida, também com 30 graus de
inclinação. Esse obstáculo testar a habilidade do controle dos robôs eu um superfícies de baixa fricção e inclinadas. 2.4.3. Zigue-Zague Para ganhar pontos nesse desafio o robô deverá passar por um caminho, delimitado por paredes, em formato de zigue-zague, com o menor contato possível com as paredes. 2.4.4. Arrancada A seção final da pista é um caminho reto de 12 metros, com sensores de tempo em sua extremidade. Essa área da pista vai testar a velocidade e o controle em linha reta dos robôs. Os pontos obtidos nessa seção serão um múltiplo para o total de pontos adquiridos pelo robô durante sua volta. 3. Rodadas A ordem em que os robôs irão realizar as voltas será definida por meio de sorteio, e pode haver alterações na ordem de acordo com o critérios dos organizadores do evento. 3.1. Objetivo O objetivo das rodadas, nesta edição, é a captura e depósito de um dos dois objetos a serem capturados. A pontuação dos times é baseada na performance dos seus robôs realizando o objetivo e completando os outros desafios da pista. 3.1.1. Objeto a ser capturado Esse objeto será feito de madeira, de acordo com as dimensões da figura 2. Os times irão selecionar e colocar esse objeto na área de captura antes da cada volta. E esses objetos podem ser diferentes entre uma rodada e outra. Figura 2: Objetos de captura, circular e quadrado.
3.2. Tempo das Rodadas Cada time terá o tempo máximo de 15 minutos para operar o seu robô durante a competição. Esses 15 minutos são divididos em duas seções: 5 minutos para o setup e 10 minutos para a corrida. O tempo de Setup termina quando o robô começar a operar. Caso o time utilize mais de 5 minutos para o setup, será descontado dos 10 minutos restantes o tempo excedido. Os times podem realizar até três voltas durante os 10 minutos. A qualquer momento durante os 10 minutos de volta, o time pode escolher por terminar uma volta e reiniciar a pista. O time não poderá reiniciar a pista na terceira, e última, volta. A execução de uma volta é iniciada dentro dos 10 minutos e deve ser finalizada antes dos 10 minutos acabarem. Se uma volta estiver em andamento e a marca dos 10 minutos foi encerrada, a pontuação dessa volta será registrada no momento do término dos 10 minutos. Se um robô não pode completar a pista durante o tempo alocado, ou se estourar os 10 minutos durante sua voltas, será gravado um Não Concluiu (DNF - Did not Finish) junto com a pontuação da volta. Uma pontuação DNF não será considerada para decisão do campeão. Se um robô não conseguir começar a rodada, dentro dos 15 minutos, será gravado um Não começou (DNS - Did nos Start) em sua pontuação. No caso da comunicação local falhar, o relógio será interrompido ou reiniciado, de acordo com o critério dos juízes. 8. DO VENCEDOR 8.1 Será o campeão a equipe que obtiver a maior pontuação. 8.2. Em caso de empate no item 1, o desempate será dado pelo tempo da volta. 8.3. Em caso de novo empate, o desempate será dado pela menor porcentagem de penalidades. 8.4. Se ainda persistir o empate, uma nova rodada será realizada até que um desempate ocorra.