SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br
Aula 3 Racionamento de energia RECAPITULANDO... Racionamento de energia; Crise de racionamento de 2001; Bandeira Tarifárias;
PLANO DE AULA Objetivos CCEE; Agentes do CCEE; Mercado de comercialização de energia;
A CCEE A Câmara de Comercialização atua como operadora do mercado brasileiro de energia elétrica, voltada à viabilização de um ambiente de negociação competitivo, sustentável e seguro. A CCEE promove discussões e propõe soluções para o desenvolvimento do setor elétrico nacional, fazendo a interlocução entre os agentes e as instâncias de formulação de políticas e regulação. https://www.youtube.com/watch?v=izrywvkdwkg
OS AGENTES NA CCEE Ao se tornar agente na CCEE, a empresa deve comercializar energia de acordo com as regras vigentes no mercado, seja participando dos leilões promovidos pela CCEE por delegação da Aneel, com a formalização de contratos do Ambiente de Contratação Regulada (ACR). seja no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com a liquidação das diferenças (sobras e déficits) no Mercado de Curto Prazo. https://www.youtube.com/watch?v=izrywvkdwkg
QUEM SÃO OS AGENTES DE MERCADO? São agentes da CCEE as empresas que atuam no setor de energia elétrica nas áreas de geração, distribuição e comercialização. Há ainda os consumidores livres e consumidores especiais, conceitos associados à demanda e também à fonte de geração de energia.
OS AGENTES NA CCEE
OS AGENTES NA CCEE
DIFERENÇA DOS MERCADOS
GERAÇÃO Todas as etapas para a construção de uma usina são autorizadas e/ou fiscalizadas pela Aneel; A geração é uma atividade aberta à competição, não regulada economicamente; Os geradores têm livre acesso aos sistemas de transporte de energia (transmissão e distribuição). A comercialização pode ser feita no ACR ou no ACL; Os montantes de energia são negociados pelo ONS.
GERAÇÃO Na atividade de geração, todos os agentes podem vender energia tanto no Ambiente de Contratação Regulada - ACR como no Ambiente de Contratação Livre - ACL. Os agentes da categoria Geração são organizados por classes:
TRANSMISSÃO Constitui toda a rede que liga as usinas às companhias distribuidoras; Sua grande extensão é explicada pela configuração do sistema de geração (hidrelétricas distantes dos pontos de consumo); Se divide em SIN e sistemas isolados. Constituem vias de uso aberto, podendo ser utilizadas por qualquer agente com um custo de uso do sistema de transmissão; Tal custo é determinado pela Aneel e administrado pelo ONS.
COMERCIALIZAÇÃO Fazem parte da categoria de Comercialização os agentes importadores, exportadores e comercializadores de energia elétrica, além dos consumidores livres e dos consumidores especiais, segundo as definições a seguir:
CONSUMIDORES A energia elétrica, sob o ponto de vista legal, e considerada um produto. Dessa maneira, existem consumidores para energia. Há três tipos principais: Consumidores cativos (sob contratação regulada); Consumidores livres (sob contração livre para qualquer fonte); Consumidores especiais (sob contratação livre para fontes incentivadas).
CONSUMIDORES
CONSUMIDORES
DISTRIBUIÇÃO Os agentes da categoria Distribuição são as empresas concessionárias distribuidoras de energia elétrica, que realizam o atendimento da demanda de energia aos consumidores com tarifas e condições de fornecimento reguladas pela Aneel. Pela regulamentação vigente, todos os distribuidores têm participação obrigatória no Ambiente de Contratação Regulada - ACR, celebrando contratos de energia com preços resultantes de leilões.
DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
LEILÃO DE ENERGIA O Leilão de energia elétrica é um processo licitatório, ou seja, é uma concorrência promovida pelo poder público com vistas a se obter energia elétrica em um prazo futuro (pré-determinado nos termos de um edital), seja pela construção de novas usinas de geração elétrica, linhas de transmissão até os centros consumidores ou mesmo a energia que é gerada em usinas em funcionamento e com seus investimentos já pagos, conhecida no setor como energia velha".
LEILÃO DE ENERGIA Os leilões de energia elétrica, ao definirem os preços dos contratos, definem, também, a participação das fontes de energia utilizadas na geração, o que impacta na qualidade da matriz elétrica de nosso país em termos ambientais (mais ou menos energia hidrelétrica, nuclear, eólica, queima de combustíveis, biomassa, etc.), bem como no valor das tarifas pagas pelos consumidores.
EXERCÍCIOS EM DUPLA PARA FIXAÇÃO 1)Quais são as áreas de atuação dos agentes da CCEE? 2) Quais os tipos de ambiente de contratação existentes para os agentes de mercado? 3) Qual a principal diferença entre o mercado livre e o mercado cativo de energia? 4) Como são classificados os agentes da categoria de geração de energia? 5) Como são classificados os agentes da categoria de comercialização de energia? 6) Quais são os três tipos principais de consumidores? Explique cada um deles. 7) O que é necessário para se tornar um consumidor especial? Quais são as fontes de energia incentivadas para redução de tarifas? 8) O que é necessário para se tornar um consumidor livre? 9) Como pode ser definido um leilão de energia elétrica? Quais os principais tipos de contrato?
BIBLIOGRAFIA https://www.ccee.org.br/portal. Acesso em: 12/02/2017 www.osetoreletrico.com.br. Acesso em: 10/02/2017. https://www.youtube.com/watch?v=izrywvkdwkg. Acesso em: 10/02/2017.