Prof. Msc. Vitor Sousa Cunha Nery
Educação no Séc. XVI: - Renascimento
Contexto Histórico A Renascença foi um despertar cultural e ideológico, surge na Itália e se expande pela Europa. Movimento artístico de caráter burguês que anula e despreza a cultura medieval.
Monalisa (Leonardo da Vinci)
Capela Cistina (Michelangelo)
ITÁLIA Séc XV e XVI Atividade Mercantil Burguesia Forte Urbanismo Mecenato
O Renascimento surge como resposta as transformações ocorridas no final da Idade Média. Fatores antes aceitos sem questionamentos passam a ser estudados e criticados. A prática da usura, fortaleceu a burguesia e comércio dando origem aos Estados Modernos e ao Mercantilismo.
Transformações Aumento de relações comerciais entre os povos. Surgimento de novas ideias e produtos que se refletiram sobre a sociedade européia da época. Surgimento da imprensa, criada no século XV por Johannes Gutenberg.
Formas de Renascimento Literário Artes Plásticas Cientifico
Novos valores formulados pela burguesia HUMANISMO: visão de mundo centrada no HOMEM (antropocentrismo). RACIONALISMO: explicação do mundo pelo conhecimento racional. INDIVIDUALISMO: ênfase na individualidade dos homens livres. NACIONALISMO: mundo marcado pelas diferenças regionais entre os Estados.
Educação Renascentista HUMANISMO RENASCIMENTO Retomada da herança Greco-Romana Visão Do mundo ANTROPOCÊNTRICA Valorização da RAZÃO e NATUREZA ESPÍRITO CRÍTICO
Nascimento do Colégio Enquanto os mais ricos continuavam a ser educados por preceptores em seus próprios castelos; A pequena nobreza e a burguesia também queriam educar seus filhos os encaminhavam para as escolas, com o objetivo de preparalos para a liderança e administração da política e dos negócios.
Principais educadores Renascentistas VITORINO DA FELTRE: Considerado o primeiro grande educador Renascentista. Convidado para ser o preceptor dos filhos de um Marquês, em Mântua na Itália, fundou uma escola. Escola Giocosa: significa alegre vem do latim Jocus divertimento, jogo.
Principais educadores Renascentistas VITORINO DA FELTRE: Quero ensinar o jovem a pensar, não a delirar. Vinde, crianças, aqui se instrui, não se tortura. Oferecia cursos de equitação, natação, esgrima, música, canto, pintura e jogos em geral
Principais educadores Renascentistas VITORINO DA FELTRE: Cuidava não só da recreação e exercicio físico, mas o desenvolvimento da sociabilidade e autodomínio. Defendia uma educação individualizada, o autogoverno do aluno e a competição.
Erasmo de Roterdã Principais educadores Renascentistas Ninguém pode escolher os pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação. Holandês, lutou pelo fim da predominância religiosa na educação. Defendeu a leitura dos clássicos e o desenvolvimento do homem integral.
Principais educadores Renascentistas Fraçois Rabelais Frade e médico francês, levou uma vida cheio de percalços e perseguições. Embora fosse cristão também não desprezava os prazeres da vida. Ao escrever a obra Gargantua, o preceptor deu-lhe de beber um líquido de uma planta, para que esquecesse tudo o que havia aprendido.
Principais educadores Renascentistas Fraçois Rabelais Ciência sem consciência é ruína da alma. Contrário à educação formalista e livresca, defendia o ensino lúdico e programado. Formação integral, críticas ao ensino memorístico e desenvolvimento do senso crítico.
Principais educadores Renascentistas Michel de Montaigne Pertencia a uma família burguesa da França. Teve uma educação cuidadosa, acompanhada por preceptor desde o berço. Ao descrever si próprio traça um individuo que tem interrogações, dúvidas e contradições Ceticismo.
Michel de Montaigne Principais educadores Renascentistas acreditava que as crianças devem aprender o que farão quando adultos. Exercitar a inteligência, fortalece a alma e desenvolve os músculos.