Conheça o Programa Autonomy Eurovale O Programa Autonomy permite que pessoas com capacidades motoras reduzidas dirijam por meio de adaptações especiais feitas nos modelos da linha Fiat, exceto Fiorino, Strada e Ducato. O programa oferece uma política de vendas que inclui descontos especiais exclusivos (além das isenções de impostos). Adaptações Para adaptação do veículo, o interessado deve obter no Detran, ou no Ciretran da cidade onde vive, um laudo médico que ateste a deficiência física e a incapacidade para conduzir veículos comuns. O documento indicará o tipo de carro e suas características ideais, que auxiliarão nas adaptações necessárias. Acelerador de aro e freio manual O acelerador é um grande aro localizado sob o volante original, sendo possível acelerar sem retirar as mãos do mesmo. O freio é uma alavanca também colocada sob o volante. A frenagem é proporcional à força aplicada sobre ela. O lampejador e o bloqueio de movimentação em subida, colocados junto à empunhadura, são acionados pela mesma mão que freia. Acelerador e freio por alavanca Puxando a alavanca contra o corpo, o veículo acelera gradualmente e, empurrando-a para frente, os freios são acionados progressivamente. Embreagem automática A mudança de marcha é feita quando a mão toca a alavanca do câmbio, onde existe um sensor. Assim, eletroválvulas apropriadas ativam o sistema de atuação pneumática que desengata a embreagem e, sucessivamente, a engata com a devida gradualidade. Inversão do pedal acelerador Com este dispositivo, o papel do acelerador é deslocado da direita para a esquerda, mantendo a mesma funcionalidade do acelerador original. E, com um prático sistema à baioneta, pode ser recolocado na posição anterior.
Informe-se sobre como tirar carteira de habilitação e quais os documentos necessários para conseguir as isenções fiscais Carteira de Habilitação Para tirar a Carteira de Habilitação, o portador de deficiência deve: Matricular-se numa auto-escola Qualquer auto-escola pode habilitar um portador de deficiência. Porém, existem escolas especializadas, com carros automáticos e adaptados. Fazer o exame médico e psicotécnico A lei exige que somente o Detran faça os exames, que são bem simples. O médico irá apenas fazer perguntas a respeito da deficiência e, em casos mais graves, examinar o membro defeituoso. Fazer o exame de legislação e cursar a auto-escola A legislação para o exame teórico é igual para todos os aspirantes a motoristas. O dia e horário do teste teórico serão marcados pelo Detran. Aprovada no exame de legislação, a pessoa portadora de deficiência está apta a começar as aulas de direção. Dois tipos de carros suprem as necessidades dos portadores de deficiência: os equipados com câmbio automático e os adaptados. O exame médico irá demonstrar quais dessas adaptações são necessárias para cada tipo de deficiência. Fazer o exame prático no Detran Assim como o exame de legislação, o teste de direção não apresenta diferença em relação ao exame feito pelos demais candidatos à CNH. Se esta etapa for efetuada com sucesso pelo candidato, ele estará habilitado para dirigir veículos, de acordo com o tipo de carteira solicitada.
Isenções Fiscais As pessoas portadoras de deficiência física impossibilitadas de dirigir automóveis comuns têm isenção de alguns impostos na compra de qualquer veículo, tanto de passageiro quanto de uso misto, desde que seja de produção nacional ou trazidos de países do Mercosul. Isenções Fiscais de Impostos Federais Isenção / Suspensão de IPI As pessoas portadoras de deficiência física (aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membro com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções) visual, mental, severa ou profunda, ou autistas, diretamente ou por intermédio de seu representante legal (os automóveis de passageiros, se for o caso, serão adquiridos diretamente pelas pessoas que tenham plena capacidade jurídica e, no caso dos interditos, pelos curadores) podem adquirir automóveis de passageiros de fabricação nacional isentos de IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, nos termos da legislação em vigor, e o Ministério da Saúde, definirão, em ato conjunto os conceitos de pessoas portadoras de deficiência mental severa ou profunda, os autistas, e estabelecerão as normas e requisitos para emissão de laudos de avaliação delas. A instrução normativa da Receita Federal, n 367 de 12/11/2003, publicada no DOU de 17/11/2003, dispõe sobre os procedimentos necessários para a obtenção da isenção do IPI. Para a concessão do benefício previsto aos deficientes visuais, é considerada pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual a 20", ou ocorrência simultânea de ambas as situações. A vigência da Lei no 8.989, de 24 Fevereiro de 1995, alterada pelo art. 29 da Lei no 9.317, de 5 de Dezembro de 1996, e pelo art. 2º da Lei no 10.182, de 12 de Fevereiro de 2001, é prorrogada até 31 de Dezembro de 2006, com as
alterações previstas na Lei no 10.690, de 16 de Junho de 2003 e na Lei no 10.754 de 31 de Outubro de 2003. Como requerer isenção de IPI Entregar os seguintes documentos em uma delegacia regional da Receita Federal: - Duas cópias autenticadas do laudo médico; - Cópia autenticada do CIC, RG, comprovante de residência e carteira de habilitação; - Certidão negativa de tributos e contribuições federais, obtida na delegacia regional da Receita; - Cópia das duas últimas declarações de IR e dos recibos de entrega. Isenções Fiscais de Impostos Estaduais Isenção/Suspensão de ICMS O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é instituído de acordo com cada Estado. Quando destinado ao uso exclusivo do portador de deficiência física, impossibilitado de utilizar veículo comum, é aplicado em veículos nacionais ou importados, com até 127 cv, nos termos estabelecidos na legislação estadual. Como requerer isenção de ICMS em Minas Gerais Entregar os seguintes documentos em um posto da Secretaria da Fazenda: - Requerimento de isenção para ICMS obtido no próprio posto fiscal da Secretaria da Fazenda ou ainda na concessionária. Vale somente para carros até 127 cv; - Cópia autenticada e original do laudo médico; - Cópia autenticada do CIC, RG, comprovante de residência e carteira de habilitação; - Carta de Repasse de Tributos da Montadora fornecida pela concessionária em que será feita a compra; - Certidão negativa de débitos com o Estado. Para veículos destinados ao uso exclusivo do adquirente portador de paraplegia, o prazo de validade é indeterminado.
Válida para pedidos protocolados na Receita Estadual até 30/04/2004, conforme Convênio ICMS nº 21/2002 que altera os prazos estabelecidos na cláusula sexta do Convênio ICMS nº 35/99. A saída do veículo (faturamento) deverá ocorrer até 30/06/2004.