DICAS PARA OPERAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.
Nosso dia a dia é feito de escolhas e o resultado delas é o que vai definir o quanto somos bem-sucedidos nas nossas ações. Como você sabe, a venda de combustíveis é uma atividade arriscada e exige alguns cuidados especiais. Falhas operacionais podem trazer diversos transtornos e custos extras. Confira nesta cartilha algumas rotinas simples que vão ajudá-lo a manter uma operação segura e sustentável.
INSTALAÇÃO BÁSICA DE POSTO DE COMBUSTÍVEL BOMBAS SUMP DE BOMBAS Respiro Filtro de Diesel CANALETAS Descarga CAIXA SEPARADORA Sistema de monitoramento Boca visita RESERVATÓRIO DE CONTENÇÃO Tanque subterráneo
Áreas de Descarga As tampas dos compartimentos dos tanques devem estar corretamente identificadas e trancadas com cadeado. Reservatórios de contenção das descargas devem estar sempre limpos, secos de restos de combustível e água. Verifique se o volume disponível no tanque é suficiente para acomodar todo o produto a ser descarregado. Um representante do posto deverá acompanhar a descarga de produto orientando em qual tanque o produto deve ser descarregado. Preenchimento do Certificado de Descarga Segura - CDS evita a descarga errada e eventuais transbordamentos. TABELA DE CORES - REDE SHELL COR NOME DO PRODUTO PANTONE Gasolina Comun Gasolina Shell V-Power Etanol Etanol Shell V-Power Diesel Comun Shell Evolux Diesel Shell Evolux Diesel S-10 485C 3025C 348C 116C Preto 877C 175C Para regiões Metropolitanas: Recife, Belem e Fortaleza somente S10. Portanto, S10 Comum é preto e Aditivado é cinza.
Reservatório de Contenção Falhas operacionais são as principais causas dos problemas ambientais. E uma das áreas mais sensíveis é o reservatório de contenção. Por isso teste e verifique periodicamente o funcionamento do seu equipamento. 1. Certifique-se de que a boca de enchimento está totalmente vedada. 2. Com um regador, encha de água até cobrir as borrachas inferiores. 3. Marque bem a altura da água. Aguarde por 2 horas e verifique se houve alteração do nível. 4. Em caso de alteração do nível de água, chame imediatamente uma empresa de manutenção para fazer uma avaliação. DESCARTE A ÁGUA UTILIZADA NO TESTE NA CANALETA ATENÇÃO: A boca de enchimento não deve permitir a entrada de água do teste para dentro do tanque. O ressecamento das borrachas pode provocar rachaduras e fissuras, permitindo a passagem do combustível. O reservatório de contenção serve apenas para conter pequenos vazamentos. O contato prolongado com o produto pode causar o ressecamento do material, tornando permeável a passagem de combustível e ocasionando a contaminação do meio ambiente.
Bombas, filtros e sumps A embalagem do nosso produto é a bomba do posto, por isso é fundamental manter a boa aparência do equipamento. Realize a manutenção preventiva de todos os itens para uma operação segura. Ações simples que podem evitar problemas ambientais: As bombas devem manter aparência nova e moderna. Limpe! Se as mangueiras estiverem ressecadas. Substitua! Verifique os Bicos automáticos, se houver problemas. Troque! Sempre que houver produto nos sumps. Seque! Se o filtro de diesel funcionar sem ninguém abastecendo. Chame a manutenção! Em caso de derrame na pista. Colete com areia ou material absorvente! ATENÇÃO: Filtro funcionando sozinho é sinal de vazamento. Não utilize água para limpar pequenos derrames de combustível. Descarte material contaminado com empresas aprovadas pelos órgãos ambientais.
Caixa separadora de água e óleo A caixa separadora é um importante equipamento que visa a proteção do meio ambiente. Ela tem a função de separar a mistura de óleo e água proveniente das áreas de bombas e de outras áreas sujeitas a vazamentos de derivados de petróleo ou de resíduos oleosos. Após a separação, a água utilizada neste processo pode ser descarregada diretamente na rede de esgoto, atendendo às normas ambientais. Você sabe como operar bem sua caixa separadora? A caixa separadora deve estar com água até o nível recomendado pelo fabricante durante toda sua operação; Semanalmente, abra a caixa e verifique se tem sujeira, combustível ou óleo, em caso positivo. Retire! Todo resíduo retirado da caixa deve ser acondicionado para descarte com empresa autorizada; A cada 3 meses (ou quando necessário) solicite a limpeza da caixa por parte de uma empresa especializada e autorizada. ATENÇÃO: A verificação visual deve ser semanal, com uma manutenção preventiva trimestral realizada por uma empresa credenciada ao órgao ambiental. Para atender à legislação de cada Estado e comprovar a manutenção, mantenha a Nota Fiscal da empresa arquivada.
Tabela de manutenção preventiva DIÁRIO EQUIPAMENTO Bombas, Mangueiras e Bicos Reservatório de Contenção - Spil Container Canaletas Filtro de Diesel AÇÃO Limpar bombas, mangueiras e testar o funcionamento do bico automático. Limpar possíveis restos de combustível ou água no reservatório. Manter as canaletas sempre limpas de combustível, óleos, graxas, papel, folhas e terra. Limpar o equipamento, verificar possíveis vazamentos em conecções. Caixa Separadora de Água e óleo Qualquer combustível ou óleo deve ser retirado e direcionado para a caixa de acúmulo. SEMANAL Sumps de Bombas Verificação visual no fundo do sump garante a inexistência de vazamento em conexões das bombas. Aferição de Bombas Aferir todas as bombas para evitar multas do INMETRO. MENSAL Identificação das tampas dos compartimentos de descarga de combustível Manter atualizada a pintura nas cores padrão para evitar descarga de combustível em compartimento errado. Instalações Eletricas Quadro eletrico deve ser verificado evitando gambiarras que podem comprometer o projeto eletrico original. TRIMESTRAL Caixa Separadora de Água e Óleo Realizar limpeza por empresa credenciada no órgão ambiental com emissão de nota fiscal e certificado de destino para os resíduos gerados nessa operação.