CONCEITOS TERRITORIAIS Prof. Rogério
CONCEITOS TERRITORIAIS ORIGEM E FORMAÇÃO HISTÓRICA DO TERRITÓRIO: Final do século XV expansão marítima; Extração de recursos naturais; AMÉRICA PORTUGUESA: Domínio desde 1494 (Tratado de Tordesilhas); 1480: Tratado de Toledo posse das terras ao sul das ilhas Canárias aos portugueses;
Exploração do Pau-Brasil; 1530: exploração formal da colônia; 1534: expedição de Martim Afonso de Sousa ocupar terras (sesmarias) na colônia distribuição para exploração Cana-de-açúcar: grandes propriedades; mão de obra escrava; Século XVII: ocorrência de ouro no Planalto Central; 1750: Tratado de Madri anulou o Tratado de Tordesilhas
1761: anulação do Tratado de Madri; TRATADO DE SANTO ILDEFONSO: Portugal ficaria com as terras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; 1763: Coroa Portuguesa transferiu a sede do governo para o Rio de Janeiro; Economias de arquipélagos; 1808: Abertura dos portos estabelecimento da Corte no Rio de Janeiro
Mapa econômico do Brasil Séc. XVIII
HORA DE FAZER EXERCÍCIOS! PÁGINA 377 APOSTILA 1
QUESTÃO 1 PÁGINA 377 APOSTILA 1 A história da ocupação do território brasileiro caracterizou-se pela existência de um conjunto de atividades produtivas primário-exportadoras distribuídas em regiões distintas. Cite dois desses produtos e as regiões onde eram produzidos. - CANA DE AÇÚCAR ZONA DA MATA NORDESTINA - DROGAS DO SERTÃO (cacau, canela, baunilha, cravo, castanha-do-pará e guaraná) REGIÃO AMAZÔNICA
QUESTÃO 2 PÁGINA 377 APOSTILA 1 A viagem terminou num lugar que seria exagero chamar de cidade. Por convenção ou comodidade, seus habitantes teimavam em situálo no Brasil; ali, nos confins da Amazônia, três ou quatro países ainda insistem em nomear fronteira um horizonte infinito de árvores; naquele lugar nebuloso e desconhecido para quase todos os brasileiros, um tio meu, Hanna, combateu pelo Brasão da República Brasileira.
QUESTÃO 2 PÁGINA 377 APOSTILA 1 No trecho de Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum, a referência à fronteira associa-se ao(à): A) perspectiva de considerar o oriente um espaço bem delimitado geograficamente. B) preocupação de caráter ecológico, denunciada pela precária marcação de limites. C) confinamento de imigrantes, particularmente siriolibaneses, praticado pelo Brasil naquela época. D) percepção de um espaço flutuante com limites imprecisos. E) legislação de que os limites são demarcados pelos próprios habitantes, no caso, indígenas e seringueiros.
Regionalização e desenvolvimento territorial Prof. Rogério
REGIONALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL A expansão do território brasileiro a partir do Brasil República A regionalização (importância para o Estado) A regionalização segundo o IBGE
HORA DE FAZER EXERCÍCIOS! PÁGINA 378 APOSTILA 1
QUESTÃO 1 PÁGINA 378 APOSTILA 1 Fronteira é um espaço ainda não estruturado, gerador de realidades novas e dotado de elevado potencial político. O dado fundamental da fronteira é sua potencialidade: dependendo da forma de apropriação das terras livres, das relações sociais e dos tipos e interesses dos agentes sociais aí constituídos ter-se-á a formação de projetos políticos distintos. Utilize o texto para caracterizar a evolução da fronteira e do território brasileiro. As fronteiras brasileiras foram estabelecidas mediante o grau de interesse econômico ao longo da história. A expansão para o oeste ocorreu, muitas vezes, através de arbitragens internacionais em áreas de litígio com os países recém-formados na América do Sul.
QUESTÃO 2 PÁGINA 379 APOSTILA 1 Sobre o processo de regionalização no Brasil, afirmase: I. A região Sudeste exerce um poder imperialista sobre as demais regiões brasileiras, impossibilitando um desenvolvimento homogêneo do país. II. As cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) foram definidas pelo IBGE como correspondentes a regiões inteiramente homogêneas. III. O processo de divisão social do trabalho, que implica divisão territorial do trabalho, tem como uma de suas resultantes a formação de regiões diferenciadas entre si.
AS DIFERENTES REGIONALIZAÇÕES BRASILEIRAS MÓDULO 7
1913: Primeira sugestão de regionalização; Outras propostas: adaptar a divisão regional às novas realidades econômicas e sociais do país. A regionalização atual é de 1970; Adaptada em 1990 - alterações da constituição de 1988.
OS COMPLEXOS REGIONAIS
OS QUATRO BRASÍS
HORA DE FAZER EXERCÍCIOS! PÁGINA 381 APOSTILA 1
QUESTÃO 1 PÁGINA 381 APOSTILA 1 OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO: Diga quais as regionalizações empregadas nos mapas A e B e apresente seus critérios.
QUESTÃO 1 PÁGINA 381 APOSTILA 1 Mapa A: divisão em macrorregiões geográficas definidas pelo IBGE, tendo como critério o conceito de região homogênea e os limites estabelecidos pelas fronteiras político-administrativas. Mapa B: divisão em complexos regionais, tendo como critério as regiões geoeconômicas do país. Não respeita os limites territoriais entre as unidades federativas.
QUESTÃO 2 PÁGINA 381 APOSTILA 1 Segundo a divisão territorial brasileira em complexos regionais, qual das afirmações abaixo não pode ser considerada verdadeira? A) Explica melhor o processo de formação histórico-territorial. B) Permite observar as relações do espaço cada vez mais integrado física e economicamente. C) Despreza os limites estaduais, acompanhando os aspectos mais marcantes das áreas. D) Possibilita determinar áreas deprimidas e é fundada no conceito de regiões naturais. E) Expressa a divisão territorial do trabalho, vinculada à dinâmica da acumulação capitalista.