CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA



Documentos relacionados
Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR-

Tecnologia para a regulação dos nascimentos? gravidez indesejada.

M t é o t d o os o Contraceptivos

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II

MÉTODOS HORMONAIS. São comprimidos que contêm estrogênio e progestogênio associados.

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

APROVADO EM INFARMED

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

METODOS CONTRACEPTIVOS ENF. MARIANA P. JUSTINO

Tipos de Anticoncepcionais

Planeamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Trabalho realizado por: Ana Filipa Sobral Diliana Rosa

Métodos contraceptivos

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS. Professora Daiana Escola La Salle Águas Claras 8º ano

Métodos contracetivos

Sandoz Uma decisão saudável A pílula do dia seguinte

B. FOLHETO INFORMATIVO

Unidade 1 - REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

< Maria Inês; nº 17; 9ºB > < Ricardo Santos; nº18; 9ºB >

Contracepção Resumo de diretriz NHG M02 (dezembro 2011)

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EVRA

Métodos contraceptivos

Nome: Mónica Algares. Ano: 9º Turma: B Nº 17

Métodos Contraceptivos A prática da anticoncepção é um ato a ser praticado sob supervisão médica

Bem Explicado - Centro de Explicações Lda. C.N. 9º Ano Reprodução humana

MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 42 APARELHO REPRODUTOR FEMININO

Guia do Professor Atividade - Regulação neuro-endócrina do ciclo menstrual

Mas por que só pode entrar um espermatozóide no óvulo???

Informe Público - Out/2010 Santa Maria / RS. SEXUALIDADE E CONTRACEPÇÃO

Programa de Prevenção de Gravidez de Erivedge :

ALTERAÇÕES A INCLUIR NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM NIMESULIDA (FORMULAÇÕES SISTÉMICAS)

Gravidez Semana a Semana com Bruna Galdeano

Informação para o paciente

b re s so

Saúde da Mulher. Ana Cristina Pinheiro. Saúde da Mulher

Para compreender como os cistos se formam nos ovários é preciso conhecer um pouco sobre o ciclo menstrual da mulher.

( Com relação às alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, é correto afirmar que

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273)

Cefaleia crónica diária

Exercícios de Reprodução Comparada

Sexualidades e Afectos

Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Saúde Área Técnica de Saúde da Mulher

Preservativo Feminino

brometo de pinavério Comprimido revestido 50mg

Eu e a minha sexualidade. 2 de Fevereiro de 2009

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

TESTE DE AVALIAÇÃO ESCRITA º 2 MÓDULO 2. Prova Escrita de Consulta da Disciplina de Saúde Infantil

Estudo quantitativo. Fevereiro Em parceria com

ESF Dr. MAURO NETO REALIZAÇÃO: Kamila Paula Lopes Acadêmica do 8º Período- Curso de Bacharel em Enfermagem Estagio Supervisionado II

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO

Transcrição:

CONTRACEPÇÃO HORMONAL PÍLULA A Pílula é o método contraceptivo hormonal mais utilizado, pelas mulheres em todo o mundo. O QUE É? Um método contraceptivo que contém hormonas sintéticas que são semelhantes às hormonas produzidas pelo organismo humano (progesterona e/ou estrogénio). PÍLULA, O QUE FAZ?! A pílula previne a gravidez, não as infecções sexualmente transmissíveis, inibe a produção habitual de hormonas e impede a ovulação (libertação mensal do óvulo). Sem óvulos, não há fecundação (óvulo + espermatozóide). DE QUE FORMA AFECTA O CICLO MENSTRUAL? Não existe período fértil, pois não há ovulação; É uma falsa menstruação (hemorragia por privação de hormonas durante o período de pausa dos comprimidos).

TIPOS DE PÍLULAS. Pílula composta/combinada que tem dois tipos de hormonas (estrogéneo e progesterona); Pílula progestativa (contém apenas uma hormona, a progesterona). Está indicada quando a mulher está a amamentar ou quando há contra indicação de utilização de estrogéneos). E ainda a pílula do dia seguinte, que não é um método contraceptivo e só deve ser utilizado em caso de urgência, daí a importância da dupla protecção (preservativo + pílula)! No caso de o preservativo romper ou a relação sexual ser desprotegida consulta imediatamente o profissional de saúde!! COMO TOMAR.! 1º Consultar profissional de saúde de referência; 2º Tomar o primeiro comprimido no 1º dia da menstruação (cada blister contém 21 comprimidos); 3º Após toma dos 21 comprimidos fazer pausa de 7 dias (durante esta pausa surge a hemorragia). Tomar preferencialmente à mesma hora!! Porque pode perder eficácia quando se toma a horas diferentes.

EXEMPLO DE COMO TOMAR A PÍLULA

VANTAGENS 99 % de eficácia contra uma gravidez; Melhora o acne; Melhora a dismenorreia (dor menstrual); Controlo hormonal de todo o organismo (por exemplo: regulação dos ciclos menstruais, ou seja, tens sempre ciclos regulares); Diminuição do fluxo menstrual (da quantidade de sangue); Diminuição de ocorrência de doenças a nível do útero e ovários. DESVANTAGENS Toma diária, que poderá levar a situações de esquecimentos; Não aconselhável para mulheres que fumam ou têm tensão arterial alta ou doenças do coração; A eficácia pode ser afectada por vómitos e diarreia; A sua eficácia poderá ser afectada por alguns medicamentos, como os antibióticos; Durante os três primeiros meses é frequente ocorrerem pequenas perdas de sangue fora dos dias do período (chamado spotting ). Se o spotting continuar além dos 3 primeiros meses recorre a um profissional de saúde.

ESQUECI ME DE TOMAR A PÍLULA E AGORA?! Atraso INFERIOR a 12 horas Toma o comprimido assim que te lembrares e continua a tomar os outros comprimidos normalmente. Atraso SUPERIOR a 12 horas A eficácia da pílula poderá estar comprometida, deves consultar o folheto informativo. Deverás tomar a pílula do próprio dia, à hora correcta (desperdiça a do dia anterior). Se tiveres relações utiliza o preservativo durante os 7 dias seguintes. Se te esqueceres de tomar mais do que um comprimido consulta o profissional de saúde imediatamente.

INTERFERÊNCIAS. Ingestão excessiva de álcool pode interferir com a eficácia da pílula devido ao esquecimento ou se houver vómito; Toma de alguns medicamentos (deves perguntar ao teu profissional de saúde ou ligar para a Sexualidade em Linha 808 222 003 para saberes se o medicamento que estás a tomar interfere com a acção da pílula); Vómitos; Diarreia. VÓMITOS/DIARREIA, O QUE FAÇO? A eficácia poderá ficar comprometida Recorre ao profissional de saúde e pede orientação. ESTÁ ERRADO PENSAR A pílula protege contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST s); A pílula engorda; A pílula só serve para prevenir gravidez; A pílula afecta a fertilidade de uma mulher (a possibilidade de poder vir a ter filhos futuramente); Deves interromper a pílula de vez em quando (pois não há qualquer vantagem para o organismo e corres o risco de engravidar).

NÃO TE ESQUEÇAS APENAS O PRESERVATIVO PROTEGE CONTRA AS IST S!!! Para mais informações poderás consultar: O Portal da saúde sexual e reprodutiva em www.apf.com A Equipa de saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade de Torres Vedras (A. Enf. Carina Lopes e A Enf. Susana d Oliveira)