PRIORIDADES FAMILIARES
As famílias vivem hoje num mundo desafiador. Nosso potencial para a felicidade nunca foi tão grande No entanto, as ameaças a essa felicidade nunca foram tão perigosas.
AS FAMÍLIAS DE HOJE SÃO MAIS MÓVEIS. Podemos viajar para lugares distantes utilizando aviões, carro ou outros meios de transportes. Todavia, a nossa mobilidade também nos leva a afastar-nos facilmente, deixando de ver um ao outro por vários dias.
Numa família onde cada cônjuge tem um carro e os filhos mais velhos também dirigem e possuem automóvel, o lar parece um posto de abastecimento, uma parada, na corrida da vida. Porém, o fato de ficarmos em casa não garante que as pessoas passem algum tempo juntas.
As pessoas da família passam horas na internet ou assistindo tv, com isso, não conseguem perceber o que está acontecendo na vida de cada um. Internet, tv e jornais podem fornecer-nos informações a respeito do que vai pelo mundo, mas não nos dá qualquer informação sobre as pessoas que estão próximas de nós.
O CELULAR TEM SE MOSTRADO UMA BENÇÃO MISTA PARA AS FAMÍLIAS O celular interrompe uma agradável refeição em família, uma conversa entre marido e mulher, pais e filhos.
OS MOMENTOS QUE O CELULAR ROUBA, JAMAIS PODERÃO SER RECUPERADOS.
Smartphones, computadores, tablets e tv podem ditar nossas vidas e roubar momentos de comunhão e adoração familiar. A ausência do pai e da mãe por trabalharem fora o dia todo, tem impedido o tempo de celebração em família. Estamos perdendo muitos laços afetivos que costumavam unir as famílias em alegre celebração.
CELEBRAÇÃO ATRAVÉS DO COMPANHEIRISMO. Nos dias antigos, em que a maior parte das pessoas vivia em fazendas e sítios, o pai e filho trabalhavam juntos o dia inteiro no campo.
A Mãe e a filha trabalhavam o dia todo em casa. O rapaz aprendia a cultivar a terra, porém, o mais importante que isso é que ele aprendia sobre a arte de viver, o respeito aos valores, sobre a fé. O pai era o referencial para o filho.
A menina aprendia com a mãe a respeito do papel da mulher na sociedade. A menina, não apenas aprendia a trabalhar, mas, se alimentava do coração da mãe.
Quando a família pós-moderna encontra tempo para cultivar esse tipo de comunhão? Como e onde o rapaz descobre o significado de ser um homem? Quando o rapaz descobre, quem seu pai realmente é e quais os compromissos ele assumiu como pessoa? Quando a menina passa muito tempo com sua mãe hoje em dia, aprendendo como ser mulher?
OS PAIS AUSENTES GANHAM O SUSTENTO, PORÉM, PERDEM SEUS FILHOS.
É desesperadamente necessário que as famílias passem tempos juntas. Nesse mundo caótico, como fazer para encontrar tempo para celebrar juntos como família?
ESTABELECENDO UM SISTEMA DE PRIORIDADES. Um padrão para nos ajudar a medir a importância de cada uma de nossas atividades. As famílias que não estabelecem padrões, tendem a sacrificar o que realmente tem valor.
PRIMEIRA PRIORIDADE
DEUS.
Um relacionamento rico, pessoal e vital com o Todo Poderoso Sem isso, não existe valor real a ser partilhado e nenhuma base sólida para a vida familiar.
Orientações práticas para dar praticidade a essa prioridade. 1 - Estudo bíblico diário 2 - Comunhão na oração. 3 - Períodos silenciosos com Deus. Esta prioridade não inclui trabalhar para Deus. O mais importante é alimentar o espírito em adoração diária.
NÃO EXISTE CRESCIMENTO ESPIRITUAL SEM ALIMENTO ESPIRITUAL DIÁRIO. JÓ 23.12.
SEGUNDA PRIORIDADE
DEUS/MARIDO-ESPOSA.
Para os casais, a segunda prioridade é o relacionamento maridomulher. É necessário paciência para fazer crescer um casamento, experiência para descobrir as necessidades sempre mutáveis de outro ser humano, coragem para comunicar-se e sabedoria para conhecer realmente a outra pessoa. Quem não deseja investir tempo para cultivar o casamento, deve manter-se solteiro.
OS CASAIS DEVEM INVESTIR: Tempo (de qualidade) Dinheiro (Com sabedoria) Energia (Sem economia) Atenção (Sem economia) Carinho (Sem economia). Comunicação (para o homem sem economia, para as mulheres, com moderação). Lembrando que diálogo é um canal de duas vias, onde os dois tem direito de falar e obrigação de ouvir. Amizade (sem economia para ambos)
TERCEIRA PRIORIDADE.
DEUS/MARIDO-MULHER/FILHOS PARA OS QUE SÃO PAIS, OS FILHOS SÃO A TERCEIRA PRIORIDADE. SALMOS 127.3
Uma das maneiras mais satisfatórias de investir o nosso tempo é fazer coisas com os filhos, ouvir e partilhar com eles. Quando trazemos filhos ao mundo, colocamos uma alma a caminho da eternidade. Ser pai e mãe é conduzir uma alma através da vida em direção a eternidade. Os pais são abençoados quando educam seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor. Ef 6.4
Porém, os filhos não podem tornar-se o centro da família, mas os filhos precisam crescer e desenvolver suas próprias identidades independentes. Quando o relacionamento marido-mulher constitui o centro da vida familiar, os filhos desfrutam da segurança do amor dos pais, até que possam assumir seus lugares na sociedade como adultos responsáveis. Quando os filhos saírem de debaixo da autoridade dos pais, o relacionamento marido-mulher continua intacto, ao mesmo tempo em que terá crescido, junto com o crescimento dos filhos.
QUARTA PRIORIDADE
DEUS/MARIDO-MULHER/FILHOS/TRABALHO.
NOSSO MEIO DE SUSTENTO. As prioridades apropriadas nos ajudam a refletir as coisas a que damos maior valor. Toda família sofre a pressão pela busca do sustento. Existem muitas necessidades que são emergenciais e que podem interferir no equilíbrio familiar. As palavras de Josué nos fazem refletir, (Josué 24.15) Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Juízes 2.10 Deuteronômio 6.4-9
Adoração em família Definição de amor Dr. Olavo Feijó. Amar é dar o melhor do que tem e o melhor do que é, em benefício da pessoa amada. Quem ama se importa. Quem ama doa. Quem ama renuncia.
JESUS POSICIONA O AMOR DENTRO DO PRINCÍPIO DA LEI. (MATEUS 22.34-40).
A NATUREZA DO AMOR. O amor é o maior princípio de vida que leva um ser moral a desejar e alegrar-se em outro. A forma mais elevada do amor é o relacionamento pessoal em que cada um participa da vida do outro e o seu prazer é dar de si mesmo para outrem e ser o alvo da afeição dele. Amar é basicamente um ato da vontade e uma emoção como se crê.
Nem sempre o amor acompanha o curso natural das inclinações humanas, nem se expressa apenas para com aqueles por quem temos alguma afinidade. A melhor definição é a que encontramos em I Cor 13.4-8.
A ADORAÇÃO É O AMOR COM QUE CORRESPONDEMOS AO AMOR DE DEUS. Logo, sem amor, não existe adoração. Podemos servir a Deus sem amor. Porém, é impossível adorar a Deus sem amor. Não se ama sem Amor. l João 4.8,16. Deus é amor.
O amor não é aquilo que Deus sente ou produz, o amor é aquilo que Deus é. Na adoração, nós damos a Deus o que somos e recebemos um pouco do que Ele é.
O VERDADEIRO ADORADOR É... Benigno......não se ensoberbece......não se porta inconvenientemente......não busca seus próprios interesses... O verdadeiro adorador, interessa-se em primeiro lugar pelo bem-estar do amado e está pronto a fazer o que for preciso para realizar os anseios daquele a quem ama.
Assim também o adorador deseja primeiramente realizar os anseios de Deus. O amor expresso em adoração não é mero sentimento; é mais que isso. É o ato de dobrar nossa vontade para fazermos a vontade de Deus. É tomar a decisão de amar. Jesus nos ensinou que tal amor não pode ser superficial.
ESSE AMOR É EXERCITADO POR TODO NOSSO SER:
CORAÇÃO
ALMA
MENTE
FORÇA.
Jesus pode exigir isso de nós, porque o amor de Deus já foi derramado em todas essas áreas de nossa personalidade. (Romanos 5.5). Embora, por vezes, o amor se expresse com explosões emocionais. Segundo Cristo, o que prova que alguém a ama, não é o tempo que passa prostrado diante Dele, nem o volume dos brados de louvor. João 14.21; João 15.10.
DEUS PROCURA FAMÍLIAS DE ADORADORES. JOÃO 4.23.
O QUE SIGNIFICA ADORAR? Num sentido mais restrito seria atribuir honra e glória a quem o adorador considera de valor supremo. Qualquer tentativa de definir adoração será incompleta. Adoração é o transbordar de um coração grato, impulsionado pelo sentimento do favor divino.
ADORAÇÃO É A RESPOSTA DE CELEBRAÇÃO A TUDO QUE DEUS TEM FEITO, ESTÁ FAZENDO E PROMETE FAZER.
Adorar. Render-se Proskuneo Beijar Entre os gregos era um termo técnico que significava adorar os deuses. Dobrar os joelhos os joelhos. Prostrar-se no chão. Beijar o chão Beijar a imagem em sinal de adoração. Curvar-se diante de alguém e ir até o ponto de beijar seus pés.
Outro termo que pode denotar adoração é hish ta hawáh, que significa curvar-se ou render homenagem. Hish ta hawáh denota tanto o curvar-se um ato de respeito ou cortesia, mas, pode denotar um ato de adoração.
ESSA ADORAÇÃO DEVE SER UMA PRÁTICA FAMILIAR. (II CRÔNICAS 20.13; NEEMIAS 12.43).