Curso de técnico de emergência
Colares Cervicais Nas paginas seguintes apresento o que é um colar cervical, para o que serve, porque é que tem uma cor cada colar e como colocar
Colares Cervicais O colar cervical serve para imobilizar a zona da cervical, para que a cabeça da vitima fique imobilizada. Serve para quando há acidentes, grandes quedas e problemas de coluna.
Imobilização Temos vários tipos de colares cervicais cada colar tem uma cor. A medida do colar é tirada na vitima e o ponto de medição é por baixo da orelha até há zona do ombro.
Colar Cervical Tamanhos e cores Cor azul normalmente este colar serve para um adulto que seja um tanto largo e que tenha um pescoço grande
Colar cervical tamanhos e cor Cor amarela este colar serve é um dos mais utilizados em cada imobilização que se faça. Tem a utilização para pessoas que tenham o pescoço quase normal.
Colares cervicais cor e tamanhos laranja é o que se utiliza mais no dia a dia. É o indicado para pessoas que tenham um pescoço normal.
Colar cervical tamanhos e cores O cinza serve para pessoas que tenham pouco pescoço e também para adolescentes.
Colar cervical tamanhos e cor Vermelho este colar serve para crianças.
Colares Cervicais Todos os colares têm uma abertura na frente, serve para fazer um buraco na traqueia, para quando há obstrução das vias aéreas.
Nesta foto estávamos a efectuar uma manobra de alinhamento da coluna e colocação do colar cervical
Nesta posição podemos avaliar e ver como é feita a manobra
Aqui supostamente a vitima esta com o colar cervical e já tem também algumas talas de imobilização
Talas para fracturas dos membros Existem vários tipos de talas para fracturas as mais usadas são as de madeira, revestidas com algodão e ligaduras. Estas são mais práticas porque já tem o molde que precisamos e ã respectiva fita de vélcro.
Talas especiais Porém existem outras talas que são especiais, e são especiais porquê. Porque esta tala tem a particularidade de estabilizar a fractura e ao mesmo tempo de fazer tracção, que seriam precisos 2 homens para o fazer. Esta tala é para fracturas de colo fémur.
Talas de Tracção A seta esta a assinalar estas fitas de cor preta que são para abrir e o membro apoia na restante fita. Depois passa-se as fitas por cima da perna para fixar a tala
Tala de Tracção A seta está a indicar a roldana que vai fazer a tracção. Contem um gancho que engata na parte que se põe no pé e vamos rodando a roldana de forma a vitima se sentir aliviada.
Estamos neste momento a colocar os cintos de segurança na vitima para o transporte ser mais facilitado para todos
Esta a ser transportado com uma maca de levantamentos para passar para uma maca de vácuo ou cókil
Aqui nesta imagem os meus colegas estão a fazer tracção a um membro inferior e a colocar a respectiva tala
Aqui nesta imagem estamos perante uma vitima com possível traumatismo na cervical. Já tem o colar cervical posto e a maca de levantamento, para se fazer o levantamento para a ambulância
Nesta foto esta colocada a vitima que há pouco estava na outra maca. Aqui esta colocado numa maca cockil esta maca tem uma particularidade que lhe é retirado o ar
Reparem como a vitima fica completamente imobilizada dentro da maca
Quase que não se vê a vitima imobilizada Esta maca é própria para a vitima ficar imobilizada assim.
Aqui é mais uma manobra, que se chama extracção de capacete. A manobra é sempre efectuada por dois elementos
Aqui a vitima já não tem o capacete e já lhe estão a colocar o colar cervical. Recordo que esta manobra deve ser efectuada por dois socorristas
Esta maca é dividida em dois e para a colocar-mos por debaixo da vitima temos que fazer uma rotação e colocar a maca em cunha por debaixo do doente.
Plano Duro de Extracção Este plano serve para extrair e efectuar um transporte de pequenas distancias
Aqui estamos a realizar uma extracção de vitima de uma viatura acidentada Esta manobra chama-se extracção a 3/4
A vitima aqui já esta colocada sobre o plano duro, e estávamos a proceder há imobilização da vitima
Modos e métodos de extrair vitimas Colete de Extracção O colete de extracção serve para extrair uma vitima de dentro da viatura sinistrada
Aqui nesta imagem é outra forma de extracção de vitima de uma viatura acidentada Que é com um colete de extração
Aqui nesta fase já esta colocado o colete e estamos a colocar os cintos respectivos Reparem que os cintos têm cores defenidas. Os cintos são colocados ordenados
Material de Reanimação e Rescucitação Insufladores Manuais
Insuflador Manual Estes pequenos artefactos têm a função de ajudarmos a vitima a respirar. Dando duas insuflações pausadamente.
Insuflador Manual Este insuflador manual é pediátrico, como podem ver ele é muito mais pequeno, esta feito e estudado para a quantidade de ar que uma criança respira.
Insuflador Manual Este insuflador manual é de adulto, como podem ver o saco é muito maior e a quantidade de ar que entra é muito maior em relação ao pediátrico.
Insuflador Manual Constituição do insuflador Insuflador, que ao apertar ele deita o ar que esta dentro dele para a vitima. Mascara que se mete na cara da vitima com a parte mais estreita voltada para o lado do nariz e comprimindo contra o rosto da vitima.
Outros modos de ventilação Bala de oxigénio portátil a que está na imagem é portátil.
Outros meios de ventilação Óculos nasais são colocados nas narinas da vitima. Tem duas saidas de ar que são colocadas no nariz e depois são ajustados a trás da cabeça.
Outros meios de ventilação Mascara de oxigénio como podem ver é diferente dos óculos, apanham toda a parte do rosto tem uma armação em metal que se ajusta há cara.
Outros Meios de Ventilação Este aparelho tem o nome de Ventilador. Serve para auxiliar a vitima a respirar quando estão incoscientes e que não respiram por eles proprios.
Aparelhos de suporte Este aparelho chama-se monitor cardíaco. Serve para ver a frequência cardíaca.