ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Data: 22/07/2016 ETE.ET.001.16 Revisão: 00 Total de páginas: 6 TÍTULO: Contenção e abertura do acesso da torre 544 LT 440 KV Assis Sumaré. CONCESSÃO: ETEO PROJETO: Nome Elaborado Revisão Aprovado Fernando Cezar do Nascimento Daniel Geraldo Abel Meneses Gomes Augusto e Ewandro Henrique Schmidt Felix de Souza Função Supervisor de LT e Técnico de Meio Ambiente Engenheiro de LT e Técnico Meio Ambiente Coordenador de Manutenção Assinatura
Pág. 2 de 6 CONTROLE DE REVISÕES Revisão Descrição Data 0 Emissão Inicial 15/05/2013 INDICE 1. Objetivo... 3 2. Escopo da contratação e caracteristicas... 3 3. Localização... 3 4. Execução das atividades... 3 5. Segurança e higiene do trabalho... 3 6. Meio ambiente... Erro! Indicador não definido. 7. Pagamento... 5 8. Proposta técnica... 5 9. Normas de referência... 5 10. Resenha fotográfica... 6
Pág. 3 de 6 1. Objetivo Esta especificação tem como objetivo, estabelecer critérios mínimos para contratação de serviço de implantação de sistema de contenção e correção de processo erosivo da estrada de acesso da torre 544, do trecho Assis-Sumaré da LT 440 KV, concessão ETEO. 2. Escopo da contratação A contratação visa a manutenção e correção da estrada de acesso supracitado, e consiste no controle e correção de focos erosivos por meio de serviços de reafeiçoamento de solo, implantação de sistema de proteção contra erosão e revegetação da área, com o objetivo de manter a estabilidade do acesso e garantir a integridade da área que é utilizada para inspeção e manutenção da Linha de Transmissão. A recuperação da estrada de acesso será realizada através da correção do processo erosivo do seu leito carroçável com a reposição do solo perdido por meio de carreamento e empedramento da estrada com extensão de 20 metros de comprimento por 3 m de largura deste mesmo acesso através da colocação de brita, juntamente com a implantação de sistema de drenagem e dispositivos de dissipação de energia para escoamento e/ou drenagem da água com a construção de duas linhas de tubos e/ou manilhas de concreto armado com diâmetro de 0,61m PA1, com 5,0m de comprimento, com ala de alvenaria á montante e execução de dissipação á jusante. 3. Localização O serviço de contenção e correção de processo erosivo acesso pela estrada Samuel de Castro Neves SP-147, no Município de Anhembi/SP. 4. Execução das atividades A CONTRATADA deve fornecer toda a infraestrutura necessária para a realização dos serviços: abastecimento dos veículos, manutenção dos equipamentos e ferramentas, apoio logístico de transporte, hospedagem, alimentação de seus empregados, recursos de comunicação e demais custos decorrentes da prestação dos serviços previstos nesta especificação técnica. Os custos provenientes do fornecimento de toda a infraestrutura são de inteira responsabilidade da CONTRATADA. 5. Segurança e higiene do trabalho A CONTRATADA será responsável pela segurança durante a execução dos serviços, devendo conduzir seu trabalho de maneira a salvaguardar seu próprio pessoal e de terceiros, de acidentes pessoais ou materiais. A CONTRATADA deverá tomar todas as providências cabíveis no sentido de serem cumpridas, rigorosamente, por parte de seus empregados, as normas de higiene, ambiental e de prevenção de acidentes.
Pág. 4 de 6 A TAESA designará um profissional responsável pela fiscalização dos serviços. As atividades somente poderão ser iniciadas após autorização do fiscal da TAESA no local de trabalho. A TAESA poderá vetar qualquer método de trabalho que, a seu critério, apresente riscos ou condições inseguras para pessoas, equipamentos ou instalações. Os trabalhadores devem apresentar-se uniformizados, munidos de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) necessários à prestação dos serviços. Antes do início da atividade deverá ser realizada diariamente uma reunião (denominada Análise Preliminar de Riscos APR) com a equipe sobre detalhes do serviço, verificação dos riscos do local e as medidas de segurança necessárias. Cada reunião deverá ser registrada com assinaturas dos executores dos serviços e a cópia deverá ser entregue ao fiscal da TAESA. O transporte dos trabalhadores e equipamentos de trabalho deve ser feito através de meios de transportes normalizados pelas entidades competentes e adequados às características do percurso. O responsável pela condução do veículo deve cumprir o que determina o Código de Trânsito Brasileiro. Não é permitido o acampamento de pessoal da CONTRATADA, na Faixa de Servidão e nas proximidades das mesmas. Antes do início das atividades deverá ser realizada uma Reunião entre a CONTRATADA e o fiscal da TAESA. Nesta reunião serão verificadas todas as documentações, recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade. Os EPIs, EPC s, equipamentos, ferramentas e veículos serão inspecionados. 6. Meio Ambiente A CONTRATADA deverá manter o local de trabalho livre de entulho, restos de materiais e lixo. Qualquer sobra de materiais deverá ser regularmente coletado e removida. A CONTRATADA deverá se responsabilizar pela correta destinação das sobras de materiais. Não será admitida a disposição de embalagens de alimentos (alumínio) no campo. Tal procedimento tem por objetivo evitar que, em caso eventual de animais silvestres se alimentarem com os restos de alimentos e também ingerir o alumínio da embalagem. Não deverão ser dispostas as sobras de refeições no campo, pois, além de não serem apropriadas para alimento da fauna silvestre, poderá acontecer de o animal se alimentar destes restos de alimento eventualmente putrefatos, com sérias conseqüências para estes; A caça e a pesca são totalmente proibidas nos empreendimentos da TAESA e áreas de entorno.
Pág. 5 de 6 7. Pagamento O pagamento deverá ser efetuado somente ao final dos serviços após ser realizada a inspeção e verificação final da conclusão da obra pela TAESA. Após a verificação da conclusão da obra de forma satisfatória e atendendo aos requisitos desta especificação, o fiscal, designado pela TAESA deverá declarar concluído o serviço à área responsável para realização do pagamento. NOTA: O pagamento do serviço executado, somente será liberado para faturamento, mediante prévia aprovação da qualidade de execução do serviço e poderá sofrer retenção do pagamento, até que sejam corrigidas eventuais discrepâncias relativas a esta especificação técnica e projeto para execução das atividades. 8. Proposta técnica O Proponente deverá executar visita técnica ao local antes da formulação da proposta. A proposta técnica deve garantir o atendimento aos termos da presente especificação técnica e no mínimo as seguintes informações: Descrição técnica completa; Cronograma de execução; Recursos humanos e materiais previstos; Tempo de garantia dos serviços de no mínimo três anos. O proponente poderá apresentar qualquer informação adicional que julgar necessário ao atendimento dos requisitos solicitados. Todas as discordâncias e desvios técnicos devem ser apresentados na proposta, juntamente com suas justificativas. A proposta técnica será submetida à aprovação da TAESA e sujeita a revisões. 9. Normas de referência Normas Regulamentadoras: Leis: o NR 06 Equipamentos de Proteção Individual (EPI); o NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; o NR 12 Máquinas e Equipamentos; o NR 17 Ergonomia; o NR 18 Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção o Lei nº 9.503 de 1997 Código de Trânsito Brasileiro. o Lei nº 9.605 de 1998 Leis de Crimes Ambientais.
Pág. 6 de 6 10. Resenha fotográfica Foto 01 Local onde devem ser instalados os tubos de concreto armado. Foto 02: Acesso onde deve ser instalado brita Foto 03: Local onde devem ser instalados os tubos de concreto armado. Foto 04: vista de longe da repressa estourou.