Os desafios das soluções de sistemas prediais em edifícios altos: o caso do Eldorado Business Tower Engº.Luis Fernando Ciniello Bueno Gerente Geral de Obras
Requisitos do Projeto > Ser Conectável > Ser Flexível > Ser Ecologicamente Correto > Ter baixo custo de utilização
Características do Edifício > Altura Total 161 m > Número de Pavimentos Tipo: 32 andares > Área do Pavimento: 2.100 m 2 útil 1.830 m2 > Consumo Diário de Água Potável: 400 m 3 > Reserva de Incêndio: 240 m 3. Soluções atendendo a NFPA com equipamentos UL/FM.
Ligação com o Shopping Eldorado Através de passarela ligando o edifício ao shopping
2.800m² de área de convívio com projeto de paisagismo de Benedito Abbud Térreo elevado (4.00m do nível da rua) Todas as áreas comuns abastecidas por água de reuso
Energia Eletrica > Demanda prevista de 5400 kw. > Fornecimento Eletropaulo com dois circuitos automáticos de 34,5 kv 10 MVA. > Usina mista Diesel e Gas Natural, para geração de ponta e backup de 6500 kva. > Gerador de segurança (Life Safety) de 468 kva.
Energia Eletrica > Altos índices de disponibilidade e confiabilidade. > Subestações duplas redundantes, com permissão para manutenção sem interrupção dos serviços. > Alimentadores das unidades privativas com opção para alimentação dupla redundante. > Gerenciamento 24 horas x 7 dias
Sistema de Ar Condicionado > Sistema de rápida instalação com poucos componentes de um único fabricante. > Flexibilidade na utilização valor da TR igual a qualquer hora e a qualquer volume utilizada. > Medição individualizado do consumo. > Flexibilidade e individualização do controle de temperatura 1 zona a cada 65 m2.
Sistema de Ar Condicionado > Baixo consumo de energia e não utiliza água. > Equipamentos independentes distribuídos por pavimento com boa qualidade de ar e controle setorizado. > Distribuição do ar otimizada e com facilidade de aumento de capacidade com a instalação de mais evaporadoras e condensadoras.
Elevadores > 29 Elevadores com 2,5 / 5,0 / 6,0 m/s > Sistema ADC. > Redução do tempo de viagens e percurso. > Sistema de recuperação de energia > Equipamentos sem engrenagem e VVF > Redução de consumo de energia elétrica
Controle e otimização de consumo. Medições independentes para: > Consumo de energia elétricas das áreas privativas (iluminação e tomadas). > Consumo de energia do sistema de ar condicionado individual. > Consumo de água potável dos sanitários dos pavimentos.
Controle e otimização de consumo. Controle de consumo de energia de equipamentos e áreas comuns: > Elevadores e escadas rolantes. > Bombas e equipamentos hidráulicos. > Iluminação interna e externa. > Ar condicionado, ventilação e exaustão.
Certificações. > Eficiência Energética: Projeto compatível com o Programa Procel Edifica Grau A Equipamentos de alta eficiência. Iluminação de alto rendimento. Sistemas de controle automático (BMS). > Green Building Council (LEED CS) Água / reuso etc. Ar condicionado de alto desempenho sem consumo de água.
Capacidade do layout: 229 pessoas
Soluções para os sistemas hidráulicos em edifícios altos.
Solução Tradicional Reservatório Inferior (cisterna) > Bombas de Recalque com controle de nível liga-desliga e bombas com operação em velocidade constante. Problemas: Consumo elevado de energia, grandes volumes recalcados a grande altura. Pressões elevadas no recalque e fenômenos transitórios (golpes de aríete)
Solução Tradicional Reservatório Superior > Distribuição com cinco zonas e estações redutoras de pressão. Problemas: Necessidade de criação de varias colunas de abastecimento. Pressões elevadas a montante das válvulas redutoras de pressão. Riscos nas tubulações, conexões e manutenção com pressões muito elevadas (> 100 mca).
Objetivos do projeto Redução do consumo de energia. Evitar pressões elevadas, mesmo que a montante das válvulas redutoras de pressão. Eliminar riscos de operação e golpes de aríete. Simplificar o desenho das instalações, eliminando linhas e prumadas.
Tecnologia empregada Utilização de sistemas de recalque com bombas de alto desempenho (in-line) acionadas por drives de freqüência variável com controle por pressão constante. Redes em materiais não metálicos de elevada longevidade (PPR), não emissores da gases tóxicos montados com barreiras corta fogo. Redes distribuição redundantes.
Vantagens obtidas Economia de energia. Os volumes são bombeados de acordo com a demanda em cada pavimento e a potencia absorvida pelas bombas é controlada pelos inversores de freqüência. Redução do volume de material, válvulas e mão de obra. Eliminação das válvulas redutoras de pressão e facilidade de manutenção, com redução de trechos de alta pressão.
Segurança no abastecimento Sistemas de pressurização redundantes. Prumadas redundantes. Controles duplos e independentes por sistema ou zona de pressão. Controle on-line de consumo e rápida detecção e identificação de vazamentos.
RESULTADOS > Alto índice de qualidade e confiabilidade > Redução de 50% do valor condominial (R$ 7,60 / m2) > Certificação Platinum do LEED
Agradeço a Atenção de Todos. E-mail para contato: lbueno@gafisa.com.br