Manual do formando CET-FAESA
2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES 5. FICHA TÉCNICA DAS COLAÇÕES DE GRAU OFERTADAS PELO CET-FAESA 6. BECAS 7. O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU 8. COMPETÊNCIA DA COMISSÃO DE FORMATURA 9. IMPORTÂNCIA DO ENSAIO 10. MÚSICAS 11. HOMENAGENS 12. ENSAIOS DE COLAÇÕES DE GRAU 13. REQUERIMENTO DE GRAU 14. JURAMENTOS DOS CURSOS 15. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
3 PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA CERIMONIA DE COLAÇÃO DE GRAU DA FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA 1. APRESENTAÇÃO Este manual pretende servir de instrumento informativo e orientador das cerimônias de Colação de Grau da Faculdade de Tecnologia FAESA. Por meio deste guia, a Comissão de Formatura / Formando terá a possibilidade de conhecer e planejar as atividades que compõem a Colação de Grau, bem como suas responsabilidades e competências. A cerimônia de Colação de Grau é de responsabilidade da Faculdade de Tecnologia FAESA, por meio do Núcleo de Comunicação CET-FAESA. Este é o organizador do evento e fonte primária de informação e ligação com as Comissões de Formatura / Formandos e a Diretoria. 2. A FORMATURA A Formatura é um evento caracterizado pela cerimônia de Colação de Grau. Consiste na comemoração e apresentação à sociedade dos novos Tecnólogos que ingressam no mercado. Este evento tem cerimonial específico, com rígido protocolo e constitui ato público de grande importância, pois confere publicamente o Grau de determinada especialidade ao formando. O traje obrigatório para os formandos é a beca completa. A responsabilidade financeira da cerimônia de Colação de Grau é totalmente da Faculdade. Os outros eventos são de responsabilidade dos formandos. 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU Composição da mesa de honra (Diretor Geral, Diretor Acadêmico, Coordenador de Curso, Coordenador de Turno, Paraninfo, Patrono).
4 Entrada dos formandos, em dupla, em fila organizada por ordem alfabética (neste momento não é pronunciado o nome dos formandos). Acomodação dos formandos em lugar reservado. Abertura da Solenidade (Diretor). Hino Nacional. Pronunciamentos (orador, requerente de grau, juramentista e paraninfo). Entrega dos canudos em ordem alfabética (neste momento é pronunciado o nome dos formandos). Encerramento da Solenidade (Diretor). 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES Aluno (a) Orador (a): escolhido pelos formandos é o representante da turma que fará uso da palavra para expressar os anos vividos durante a realização dos estudos para obtenção do grau de tecnólogo. A duração do discurso deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) minutos. Cada TURMA deve escolher UM aluno orador. Professor (a) Paraninfo (a): é quem faz o discurso na cerimônia de Colação de Grau. Atua como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade. A duração do discurso deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) minutos. Cada CURSO poderá escolher UM professor paraninfo, que os representará na tribuna, mesmo que haja mais de uma turma. Patrono / Patronesse: profissional, professor ou não, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Ele não terá fala, somente comporá mesa. Cada TURMA deverá escolher UM patrono. Aluno (a) Juramentista: é o aluno que representará os demais formandos e proferirá o juramento específico de cada curso. O Juramento utilizado é o Juramento Oficial de cada curso. Cada CURSO deverá escolher UM aluno juramentista, mesmo que haja mais de uma turma. Aluno (a) Requerente de Grau: é o aluno que representará os demais formandos perante a autoridade acadêmica (Diretor Geral ou representante) e receberá o Grau
5 em nome dos formandos. Cada CURSO deverá escolher UM aluno requerente de grau, mesmo que haja mais de uma turma. 5. FICHA TÉCNICA DAS COLAÇÕES DE GRAU OFERTADAS PELO CET-FAESA Data e hora: a data fica disponível no Núcleo de Comunicação do CET-FAESA e na Secretaria de Assuntos Acadêmicos. Já o horário é oficial, sempre às 20h. Local: conforme indicação da Faculdade. 6. BECAS O CET-FAESA NÃO fornece a beca ao formando. O formando deve alugar a beca, que será utilizada no dia da Colação de Grau, com empresas de fotografia ou de formatura. 7. O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU Estar em dia com as obrigações acadêmicas. Para obter informações sobre documentações e saber se o aluno formando está apto (ou não) a colar grau, o mesmo deve procurar a Secretaria de Assuntos Acadêmicos. Comparecer ao local, na data e horário estabelecidos no calendário da Colação de Grau para receber o grau em determinada especialidade, devidamente trajado com a beca indicada pela comissão de formatura e com duas horas de antecedência. Não é permitida, em hipótese alguma, a participação de alunos com pendência acadêmica na cerimônia oficial de Colação de Grau. NÃO EXISTE COLAÇÃO DE GRAU SIMBÓLICA. 8. COMPETÊNCIA DA COMISSÃO DE FORMATURA Representar os alunos juntamente ao órgão superior. Participar de todas as reuniões realizadas pelo Núcleo de Comunicação do CET- FAESA.
6 Providenciar e entregar os canudos de todos os formandos na Secretaria de Assuntos Acadêmicos no mínimo 30 (trinta) dias antes da data da Colação de Grau. Eleger 1 (um) representante de cada comissão de formatura para atuar conjuntamente com o Núcleo de Comunicação do CET-FAESA. Entregar a FICHA DE INTEGRANTES DA COLAÇÃO DE GRAU (ver pág. 10), devidamente preenchida, conforma data estabelecida pelo Núcleo de Comunicação do CET-FAESA. Avisar e confirmar presença dos demais alunos formandos no ensaio geral da Colação de Grau em data a ser definida. Contribuir para o bom andamento da Colação de Grau em todas as suas fases: pré, durante e pós-evento. 9. IMPORTÂNCIA DO ENSAIO DE FORMATURA No Ensaio de Colação de Grau são passadas informações sobre todo protocolo do evento, sendo importante que todos os formandos participem do ensaio e é obrigatória a presença do JURAMENTISTA, REQUERENTE DE GRAU e ORADOR de cada curso, porque é o momento de treinarem cada fala. No caso de ausência será eleito um novo representante no momento do ensaio. 10. MÚSICAS Os momentos musicais na Colação de grau são: entrada dos formandos, entrega dos diplomas e encerramento. Cada turma tem direito de escolher duas músicas - uma para a entrada dos formandos e outra para a entrega dos canudos. É proibida a utilização de música individual na Colação de Grau.
7 11. HOMENAGENS Na cerimônia de Colação de Grau não serão permitidos: realizar homenagens, entregar presentes ou placas, ou qualquer outro tipo de ato que interfira no protocolo do evento. As homenagens podem ser efetuadas na Aula da Saudade ou no Culto Ecumênico. 12. ENSAIOS DE COLAÇÕES DE GRAU Os ensaios são realizados, com agendamento prévio, no Auditório da Faculdade de Tecnologia FAESA. O Núcleo de Comunicação da Faculdade de Tecnologia FAESA entrará em contato com as comissões para o agendamento do ensaio de Colação de Grau. A comissão de formatura é responsável pela comunicação com os outros formandos sobre data e horário do ensaio de Colação de Grau. 13. REQUERIMENTO DE GRAU O texto do requerente de grau é o mesmo para todos os cursos, substitui-se apenas o nome de cada um. DIRETOR ADMINISTRATIVO DO CET-FAESA JAMES ALEXANDRE ZUMERLE THEODORO, EM CONFORMIDADE COM O REGIMENTO INTERNO DESSA FACULDADE, REQUEIRO A VOSSA SENHORIA, CONCEDER-ME O TÍTULO DE TECNÓLOGO EM nome do curso, BEM COMO AOS MEUS COLEGAS FORMANDOS.
8 14. JURAMENTO DE CADA CURSO SUPERIOR - COMÉRCIO EXTERIOR JURO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO//, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS//, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA//, OBJETIVANDO// O APERFEIÇOAMENTO DO MESMO//, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES,// A GRANDEZA DO HOMEM// E DA PÁTRIA// EU JURO. - GESTÃO AMBIENTAL JURO// NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO// E CONSCIENTE DA RESPONSABILIDADE// SOCIAL E AMBIENTAL QUE ME É CONFIADA// ATUAR COM DIGNIDADE// AGINDO EM PROL DA PRESERVAÇÃO// E DO USO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE // EU JURO. - GESTÃO COMERCIAL JURO// NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO// DE TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL,// DIGNIFICAR COM MINHAS AÇÕES,// MINHA PROFISSÃO,// E CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES// ÉTICAS E LEGAIS,// CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO// DE UMA NAÇÃO MAIS JUSTA// DE UM PAÍS MAIS RICO// E DE UMA SOCIEDADE MAIS DESENVOLVIDA E IGUALITÁRIA. // EU JURO. - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS JURO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO//, CONSCIENTE// DE MINHAS RESPONSABILIDADES// ÉTICAS E LEGAIS// PARA COM O SER HUMANO//, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO// DA GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS//, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO// E DO DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES// DE RESPEITO À DIVERSIDADE// E ENGRANDECIMENTO DO HOMEM // EU JURO. - GESTÃO FINANCEIRA JURO//, NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DE MEU GRAU//, SER FIEL NA OBSERVÂNCIA// DOS PRINCÍPIOS DA HONESTIDADE// E DA ÉTICA PROFISSIONAL//, SERVINDO A TODO O SER HUMANO//, SEM DISTINÇÃO DE CLASSE SOCIAL// OU PODER AQUISITIVO//, JAMAIS ATENTANDO// CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA//, BUSCANDO O JUSTO E A PAZ// COMO RESULTADO FINAL//. E, ACIMA DE TUDO,// PROMETO DEFENDER A LIBERDADE//, POIS SEM ELA// NÃO HÁ PROFISSÃO QUE SOBREVIVA//, JUSTIÇA QUE SE FORTALEÇA// E NEM PAZ QUE SE CONCRETIZE// EU JURO.
9 - LOGÍSTICA JURO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, // CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, // OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, // OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO// DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, // O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES // E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA// EU JURO. - MARKETING "JURO// DIANTE DE DEUS E DA SOCIEDADE// QUE FAREI USO DO MEU TRABALHO,// QUE CONDUZIREI// MEUS ESFORÇOS PROFISSIONAIS// COM A MÁXIMA RESPONSABILIDADE,// UTILIZANDO MEUS CONHECIMENTOS// PARA O DESENVOLVIMENTO,// LEMBRANDO E RESPEITANDO// OS POSTULADOS DA ÉTICA PROFISSIONAL// EU JURO. - PETRÓLEO E GÁS JURO// APLICAR E DESENVOLVER// OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS// NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA// EM PETRÓLEO E GÁS// E ASSIM// HONRAR O TÍTULO DE TECNÓLOGO,// COLOCANDO-ME// COMO AUXILIAR E INCENTIVADOR// DO DESENVOLVIMENTO DE NOSSO PAÍS.// COMPROMETO-ME, PERANTE A COMUNIDADE,// A ACEITAR OS DESAFIOS LANÇADOS// PELA CARREIRA QUE HOJE ABRAÇO,// SEM JAMAIS FALTAR COM OS DITAMES// DA HONRA,// DA JUSTIÇA,// DA ÉTICA PROFISSIONAL// E DO MEIO AMBIENTE// EU JURO. 15. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Não é permitida bebida alcoólica, confete, apito ou outro instrumento sonoro que atrapalhe a organização das filas e o andamento da solenidade. O Núcleo de Comunicação do CET-FAESA não se responsabiliza por objetos de terceiros esquecidos no local do evento. É necessário informar ao Núcleo de Comunicação o nome da empresa contratada para o serviço fotográfico, juntamente com o nome da pessoa responsável e contatos, para serem passadas as informações sobre o espaço destinado à montagem de estúdio, entre outras informações.
10 FICHA DE INTEGRANTES DA COLAÇÃO DE GRAU CURSO: TURMA: REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE FORMATURA (nome, telefones e e-mail): ALUNO(A) ORADOR(A): CONTATO: Quantidade: 1 (um) por TURMA Tempo de discurso: Máximo 5 (cinco) MINUTOS ALUNO(A) REQUERENTE DE GRAU: CONTATO: Quantidade: 1 (um) por CURSO (Texto da cerimônia está no manual do formando). ALUNO(A) JURAMENTISTA: CONTATO: Quantidade: 1 (um) por CURSO (Texto da cerimônia está no manual do formando). PROFESSOR(A) PARANINFO(A): CONTATO: Quantidade: 1 (um) por CURSO Tempo de discurso: até 5(cinco) MINUTOS
11 PROFESSOR(A) PATRONO / PATRONESSE: CONTATO: Quantidade: 1 (um) por TURMA EMPRESA DE FOTOGRAFIA: CONTATO: MÚSICAS ENTRADA: ENTREGA CANUDOS: Entregar essas informações à representante do Núcleo de Comunicação no dia da reunião com a Comissão de Formatura. O não cumprimento do prazo influenciará diretamente na qualidade da Colação de Grau de cada curso. Contatos do Núcleo de Comunicação do CET-FAESA: Responsáveis: Ranielle Plácido e Wanessa Eustachio Contato: (27) 3132-4077 ou comunicacao@cetfaesa.com.br Atenciosamente, A Direção.