30.01.004 1/06 1. FINALIDADE Disciplinar procedimentos para a utilização e o controle de alojamentos da UFTM oferecidos aos médicos residentes. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Divisão de Serviços Gerais DSG, Departamento de Registro e Controle Acadêmico DRCA, e principalmente aos Médicos Residentes. 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL - nº 14, de 09 de novembro de 1992, da Congregação; - Lei nº 8.138, de 28 de dezembro de 1990. 4. CONCEITOS BÁSICOS - Alojamento Local destinado à moradia dos médicos residentes em exercício profissional no Hospital Escola. - Médico residente Profissional da área de saúde, formado em Medicina e que foi devidamente habilitado em processo seletivo realizado pela UFTM. - Vaga Espaço dentro do alojamento destinado à acomodação de cada médico residente. 5. NORMAS 5.1. DO DIREITO À UTILIZAÇÃO/ CONDIÇÕES a) Somente terão direito à moradia oferecida pela UFTM os médicos residentes regularmente matriculados no Programa de Residência Médica e que, comprovem não possuírem residência fixa no município de Uberaba. b) O imóvel está sujeito a vistorias periódicas não agendadas, a ser realizadas pela equipe da DSG.
30.01.004 2/06 c) O fornecimento do alojamento não implica a obrigatoriedade de disponibilização de quarto privativo, ocorrendo, quando necessário, o compartilhamento dos quartos. d) Qualquer mudança de alojamento e/ou quarto deverá ser, previamente, comunicada e aprovado pela DSG. e) Concluída a residência médica, o usuário terá o prazo máximo de 1 (uma) semana para desocupar a vaga e entregar a chave do quarto e/ou alojamento à DSG. 5.2. DAS VAGAS DOS ALOJAMENTOS a) O número de vagas (masculino e feminino) será fixado pelo Reitor da UFTM, para cada ano, de acordo com o quantitativo de vagas estabelecido para o Programa de Residência Médica, aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica. b) As vagas dos alojamentos deverão ser preenchidas, com base no critério de ordem de chegada solicitação recebida pela DSG de cada residente (segundo seu sexo). c) O quantitativo de vagas de cada alojamento será definido, anualmente, pela DSG, e de alojamentos pelo Reitor da UFTM. 5.3. DOS MÓVEIS E INSTALAÇÕES a) Cada residente terá direito a uma cama, um guarda roupa e uma mesa de estudos coletiva para cada quarto. b) Quando da entrega da vaga ao residente, ele deverá assinar o Termo de Responsabilidade dos bens que receber (inclusive, das chaves do quarto/ alojamento) e das condições gerais dos móveis e instalações. c) A utilização de móveis particulares, somente será permitida quando não houver comprometimento do espaço físico dos quartos e com a expressa autorização da DSG. d) Problemas verificados na rede elétrica, hidráulica, etc e reparos no mobiliário em geral devem ser comunicados à DSG, mediante o preenchimento de impresso próprio. e) Nos casos de mau uso dos bens e instalações do alojamento, os prejuízos deverão ser ressarcidos pelos ocupantes responsáveis. f) A UFTM oferece roupas de cama / banho para cada vaga se reservando no direito de lavar e passar somente estas.
30.01.004 3/06 5.4. DAS PROIBIÇÕES Ex.: Fixar pregos nas paredes, danificar o mobiliário, etc. a) Não é permitida a realização de festas ou comemorações, de qualquer natureza (com convidados), dentro da casa ou em suas dependências. b) É proibida a criação de animais domésticos / estimação. c) As chaves/ fechaduras não poderão ser trocadas sem a permissão da DSG, pois esta deverá possuir o seu controle, mesmo porque precisa processar a limpeza diária de cada alojamento. d) Fica definitivamente proibida a cessão de vaga nos alojamentos para estagiários, pós-graduados, acadêmicos, familiares de residentes e outras categorias que pertençam ou não à instituição. e) Deve ser obedecida a Lei do Silêncio, a partir das 22h. f) Havendo infração das normas, o Residente estará sujeito às penalidades previstas na nº 14 de 09 de novembro de 1992, da Congregação, que regulamenta a Residência Médica na UFTM. 1. PROCEDIMENTOS GERAIS 1.1. DO RESIDENTE O residente, devidamente habilitado no Programa de Residência Médica e que não residir na cidade de Uberaba, deverá solicitar vaga em alojamento por intermédio do preenchimento da Solicitação de Alojamento SA, em 2 vias, que se encontra no DRCA, e encaminhar a DSG. Obs.: O DRCA se encarregará de atestar a efetiva condição do médico residente, visando o SA. 6.2. DA DIVISÃO DE SERVIÇOS GERAIS DSG A DSG, ao receber a AS, deverá verificar o de acordo do DRCA e a disponibilidade de vaga no alojamento. a) Caso não haja vaga: - anotar em campo próprio da SA, avisando, em seguida, ao interessado. - arquivar a SA durante o período de curso do residente, informando-o quando a vaga estiver disponível, para verificar o seu interesse em ocupala.
30.01.004 4/06 b) Caso haja vaga: - anotar, em campo próprio da SA, o nome do alojamento, o quarto e o número da vaga. - comunicar / convocar o residente para receber a sua vaga. - mostrar o local, dar ciência das condições de utilização, entregar as chaves e colher assinatura no Termo de Responsabilidade TR. - entregar ao residente as 1ª s vias da SA e da TR e arquivar as 2ª s vias. 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta norma substitui a NP 30.01.005 CONTROLE DE ALOJAMENTOS, de 18.01.1996. 7.2. Esta norma entrará em vigor em 15 / 09 / 2006.
30.01.004 5/06 8. FORMULÁRIOS 8.1 SOLICITAÇÃO DE ALOJAMENTO - SA SOLICITAÇÃO DE ALOJAMENTO SA nº / RESIDENTE Nome completo Sexo Procedência (Cidade) UF - Masc. - Fem. Matrícula Telefone Residência (Período) ( ) Início: / / Término: / / DECLARAÇÃO Declaro, para os devidos fins, que não possuo residência fixa na cidade de Uberaba. / / ASSINATURA DRCA De acordo / / CARIMBO E ASSINATURA DSG Alojamento Quarto Vaga / / CARIMBO E ASSINATURA
30.01.004 6/06 8.2 TERMO DE RESPONSABILIDADE TR TERMO DE RESPONSABILIDADE Pelo presente instrumento e com respaldo na Norma Procedimental 30.01.009 (de meu conhecimento), que dispõe sobre a Hospedagem para Residentes, assumo toda e qualquer responsabilidade, individual e / ou coletiva, sobre os bens móveis e instalações diversas que se encontram ou venham a se encontrar no alojamento que ora passo a utilizar, em especial sobre a cama de solteiro(a), colchão e guarda-roupa. Na oportunidade, declaro ainda que, verificado o perfeito estado de conservação dos bens acima mencionados, recebi na presente data, a(s) competente(s) chave(s) do alojamento, as quais usarei estritamente para as finalidades constantes da Norma Procedimental citada. Por ser a expressão da verdade, firmo o presente em 2 (duas) vias, juntamente com as testemunhas abaixo nominadas e identificadas. Residente: Uberaba, de de 20. Nome: CPF: Assinatura: Testemunhas: Nome: CPF: Assinatura: Nome: CPF: Assinatura: