Formação no Mercado Financeiro Aula 02 Modelo institucional e organizacional da BM&FBOVESPA e a estrutura do mercado de capitais
Sistema Financeiro O sistema financeiro é parte integrante e importante de qualquer sociedade econômica moderna. Para suprir a demanda do mercado surgiram e desenvolveram-se instituições especializadas em intermediar operações. Inicialmente, sua função básica era pegar emprestado daqueles que poupam, pagando uma remuneração representada pelos juros, e emprestar para os demais, naturalmente a uma taxa mais alta, ganhando com a diferença. Essas instituições concentram a poupança e a distribuem aos tomadores de recursos, atendendo, ao mesmo tempo, as necessidades de volume financeiro e prazo de cada um.
Com o passar do tempo, essas instituições foram se especializando e oferecendo outros serviços. Da mesma forma desenvolveram-se novos instrumentos, sistemas e produtos para organizar, controlar e desenvolver esse mercado. Chamamos este sistema, como um todo, de Sistema Financeiro.
Conjunto de instituições e instrumentos que viabilizam o fluxo financeiro entre os poupadores e os tomadores na economia. O Banco Central do Brasil propõe uma subdivisão do sistema financeiro nacional em três níveis: órgãos normativos entidades supervisoras operadores
Os órgãos normativos são os responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem funções executivas. São entidades governamentais colegiadas, criadas por lei, com atribuições específicas. Em geral, apoiam-se em estruturas técnicas de apoio para a tomada das decisões, que são regulamentadas e fiscalizadas pelas entidades supervisoras.
Atualmente, no Brasil, funcionam como órgãos normativos: Conselho Monetário Nacional (CMN) Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)
As entidades supervisoras assumem diversas funções executivas, como a fiscalização das instituições sob sua responsabilidade, assim como funções normativas, com o intuito de regulamentar dispositivos legais ou normas editadas pelos órgãos normativos. As entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional são: Banco Central do Brasil (BCB ou BACEN); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC);
Banco Central do Brasil (BCB ou BACEN) é uma autarquia federal que tem como principais missões institucionais: Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e Solidez e eficiência do Sistema Financeiro Nacional. Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma entidade autárquica, criada com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
Os operadores, por outro lado, incluem as demais instituições, públicas ou privadas, envolvidas diretamente, ou como instituições auxiliares, nas atividades de captação, intermediação e aplicação de recursos no sistema financeiro nacional.
BM&FBOVESPA A BM&FBOVESPA S.A. Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros está entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e é líder na América Latina. Como principal instituição brasileira de intermediação para operações no mercado de capitais; a companhia desenvolve, implanta e provê sistemas para negociação de ações, derivativos de ações, derivativos financeiros, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas à vista e commodities agropecuárias.
Instrução CVM 461/2007 Por meio de suas plataformas, realiza o registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários negociados em seus ambientes, assim como a listagem de ações e de outros ativos. Atua também como depositária central dos ativos negociados em seus pregões, além de licenciar softwares e índices. Fiscaliza o cumprimento, pelos participantes dos mercados, das regras que disciplinam as operações da Bolsa. Disponibiliza os recursos técnicos necessários para imediata, segura e eficiente realização e liquidação das operações efetuadas. Fornece os meios e o ambiente para as negociações. Dá ampla e imediata divulgação às operações efetuadas em seu pregão e assegura aos investidores completa garantia pelos títulos e valores negociados.
Faz também o controle e o gerenciamento de riscos das operações no plano do investidor final e possui uma robusta estrutura de clearings, de maneira a assegurar o funcionamento eficiente e seguro de seus mercados. Única bolsa de valores, mercadorias e futuros em operação no Brasil, a BM&FBOVESPA exerce o papel de fomentar o mercado de capitais brasileiro por intermédio de inovações e desenvolvimento de produtos, além de programas de educação para a população. Também gerencia investimentos sociais, com foco no desenvolvimento de comunidades que se relacionam com seu universo.
Criada em 2008 com a fusão da BM&F e da BOVESPA, é uma sociedade de capital aberto, cujas ações (BVMF3) são negociadas no Novo Mercado segmento em que as empresas assumem compromissos de melhores práticas de governança corporativa e integra os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX e Itag, entre outros. Sediada na cidade de São Paulo, a BM&FBOVESPA possui escritório de representação nos Estados Unidos (Nova York), no Reino Unido (Londres) e na China (Xangai), para oferecer suporte aos participantes daqueles mercados nas atividades com os clientes estrangeiros e no relacionamento com os órgãos reguladores, além de divulgar seus produtos e práticas de governança a potenciais investidores.
BM&FBOVESPA e os órgãos reguladores Criada em 2007, a BSM é uma instituição independente do grupo BM&FBOVESPA responsável pelo papel de AUTORREGULAÇÃO, atuando na fiscalização do mercado de valores mobiliários. Responsabilidades da BSM: 1. Fiscalizar e supervisionar os participantes do mercado e a própria BM&FBOVESPA; 2. Identificar violações à legislação e à regulamentação vigentes, condições anormais de negociação ou comportamentos que possam colocar em risco a regularidade de funcionamento, a transparência e a credibilidade do mercado; 3. Instaurar e conduzir processos administrativos disciplinares; 4. Penalizar os que cometem irregularidades; 5. Administrar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP). Instrução CVM 461/2007
Estrutura Atividades exercidas pela Bolsa: Administração de mercados organizados de títulos e valores mobiliários; Manutenção de ambientes ou sistemas de negócios; Prestação de serviços de registro, compensação e liquidação, física e financeira; Prestação de serviços de depositária central e de custódia de mercadorias, de títulos e valores mobiliários e de quaisquer outros ativos físicos e financeiros; Prestação de serviços de padronização; Prestação de suporte técnico, administrativo e gerencial para o desenvolvimento de mercado
Ciclos de negociação e pós-negociação A BM&FBOVESPA tem como principais objetivos administrar mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar o serviço de registro, compensação, liquidação e depositária, atuando nas três etapas: pré-negociação (pré-trading) negociação (trading) pós-negociação (pós-trading)
Ciclos de negociação e pós-negociação PRÉ- NEGOCIAÇÃO NEGOCIAÇÃO PÓS-NEGOCIAÇÃO Serviço de informação Venda de sinal de cotação Sistema de negociação Infra-estrutura Conexões para negociação Infraestrutura de negociação Contraparte Central (CCP) Sistema de liquidação de títulos Central Depositária de Ativos (CSD) Clearing
Segmentos de atuação da BM&FBOVESPA: Os mercados administrados pela BM&FBOVESPA podem ser divididos em segmentos de atuação do mercado. Os dois principais segmentos de receita mais significativa para a companhia são: BOVESPA, no qual as empresas captam recursos para seus investimentos BM&F, no qual elas fazem a gestão de seus riscos. Investidores em geral buscam oportunidades de investimentos para rentabilizar seus ativos também nesses mercados. Além desses segmentos, podemos listar: Câmbio, Mercado de Carbono, leilões, entre outros.
Modelo integrado de negócio Serviços para Emissores e Negociação de Mercadorias Listagem (ações, fundos, títulos corporativos, securitização, entre outros) Classificação de Mercadorias Negociação, Clearing e Depositária Negociação (ações, derivativos, títulos públicos e corporativos, Fundos, dólar pronto, entre outros) Clearing (Compensação) Contraparte Central (CCP) (para todos os produtos de bolsa) Liquidação (para todos os produtos de bolsa) Central Depositária (ações e títulos corporativos) Empréstimos de Títulos (ações e títulos corporativos) Outros Serviços Custódia (serviços prestado para Fundos e outros participantes) Vendors Licenciamento de Índices Licenciamento de Software (utilizado por corretoras e outros participantes do mercado) Derivativos de Balcão Registro e Gerenciam. de garantias
Canal BM&FBOVESPA: https://www.youtube.com/watch?v=4gayekfcfxy&list=pld9 2BC0FC0AB86A63 Dicas de site: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/ sites/portaldoinvestidor/publicacao/livro/livrotop-cvm.pdf