O enigma das cenouras Personagens: Narrador Cão Alpha Cão Omega Coelho 1 - Beta Coelho 2 - Delta Coelho 3 - Etá Coelho 4 - Tehta Coelho 5 - Zeta NARRADOR: Era uma vez um agricultor que se chamava Jorge e que vivia na linda aldeia de Fiães. O Sr. Jorge tinha uma enorme quinta onde cultivava deliciosas cenouras, consideradas como as melhores da região! Como eram muito cobiçadas, o Sr. Jorge resolveu proteger as suas cenouras com a ajuda dos seus fiéis amigos ALPHA e OMEGA, dois corajosos cães, para vigiarem a sua quinta. ACTO I CENA 1 NARRADOR: Perto da quinta do senhor Jorge existia uma toca habitada por cinco coelhinhos órfãos. COELHO 1: Estou cheia de fome! COELHO 2: Também eu! COELHO 3: Até já me dói a barriga! (aperta a barriga)
COELHO 4: Já não comemos há uma semana. COELHO 5: Que tal irmos espreitar as cenouras da quinta do Sr. Jorge? Vamos apenas provar uma cenourinha COELHO 3: Mas é muito perigoso, o Sr. Jorge tem dois cães a vigiar o terreno. (Com um ar muito assustado) COELHO 5: Se tivermos muito cuidado não vai haver problema! COELHO 2: Acho que não devíamos arriscar! COELHO 4: Mas não temos comida, e só vamos espreitar, certo?! (com um ar malicioso) COELHO 5: Então arriscamos?! COELHOS: Sim, vamos a isso! (todos ansiosos e esfomeados) ACTO II CENA 1 NARRADOR: Entretanto, na quinta do Sr. Jorge, o ALPHA e OMEGA faziam o seu trabalho de vigia. ALPHA: (com um ar de preguiçoso e contente) Depois deste grande almoço o que me apetecia mesmo era uma soneca aqui à sombrinha. OMEGA: Tens toda a razão, mas temos de obedecer ao nosso dono! ALPHA: (com um ar de preguiçoso) Então eu fico aqui a vigiar as cenouras durante esta tarde.
OMEGA: Está bem, eu vou vigiar o terreno do outro lado da quinta. NARRADOR: Como era de esperar, o ALPHA, que estava muito cansado, acabou por adormecer. CENA 2 (Os coelhos aparecem à entrada da quinta) COELHO 3: (segredando e apontando na direção do ALPHA) Olha, ele está a dormir, vamos aproveitar agora! COELHO 2: Então vai um de cada vez e os outros ficam a vigiar! COELHO 4: (Virando-se para o coelho 1) Vai tu primeiro que nós ficamos aqui! NARRADOR: O coelho 1 ao olhar para aquelas saborosas cenouras, entusiasmou-se e tirou mais do que era suposto. (O coelho 1 volta para junto dos restantes coelhos. De seguida avança o coelho 2 que retira novamente mais cenouras do que era suposto e volta para junto dos restantes coelhos. Depois vem o coelho 3 e o coelho 4 que repetem o mesmo processo que os coelhos anteriores. Chega a vez do coelho 5.) COELHO 5: (furioso) Não acredito! Os meus irmãos levaram as cenouras todas! (O Coelho 5 vai ter com os seus irmãos e muito chateado entram em discussão / balbúrdia) CENA 3
NARRADOR: O Omega, que por ali passava aquando da sua ronda, avistou os coelhos em grande balbúrdia, e foi rapidamente chamar o seu companheiro Alpha para descobrir o que se passava. OMEGA: (Omega vira-se exaltado para o Alpha, que por sua vez estava a dormir.) ALPHA o que estás tu a fazer aí? Não devias estar a vigiar a quinta? ALPHA: (confuso e ensonado) Ahh??? O que se passa? OMEGA: Anda depressa que uns coelhos matreiros roubaram as cenouras! (Alpha e Omega correm imediatamente atrás dos coelhos) CENA 4 NARRADOR: Após uma exaustiva caça apanharam todos os coelhos. (enquanto o narrador fala, é mostrada a imagem dos cães a correr atrás dos coelhos) OMEGA: (agarrando pelo pescoço do coelho 1) Tu, seu coelho matreiro, quantas cenouras roubaste? COELHO 1: (cheio de medo) Eu roubei metade das cenouras que lá havia mais uma cenourinha e fui embora. ALPHA: (agarrando pelo pescoço do coelho 2) E tu quantas cenouras roubaste? COELHO 2: (cheio de medo) Eu roubei metade do que lá ficou, depois de o meu irmão 1 lá ter ido, mais uma cenourinha e depois fui logo embora. OMEGA: (indo ao encontro do coelho 3 pragueja) Quantas cenouras tiraste da nossa quinta?
COELHO 3: (cheio de medo) Depois de o meu irmão 2 lá ter ido eu tirei metade do que lá ficou mais uma cenoura e depois fugi. ALPHA: (indo ao encontro do coelho 4 pragueja) E tu seu malandro quantas cenouras tiraste? COELHO 4: (cheio de medo) Depois de o meu irmão 3 lá ter ido eu tirei metade do que lá ficou mais uma cenoura e depois fugi. OMEGA: (virando-se para o coelho 5) E por fim, tu aí, (em tom sarcástico) deixa-me adivinhar também roubaste metade das cenouras que lá havia mais uma, não foi? COELHO 5: (chateado, desiludido e triste) Não, quando eu lá cheguei já não havia nenhuma cenoura para mim. ALPHA e OMEGA: (em coro) Mas afinal quantas cenouras tiraram vocês? NARRADOR: Como viram foram roubadas todas as cenouras da Quinta do Sr. Jorge. Conseguem adivinhar quantas cenouras havia no terreno? Trabalho realizado por: Andreas Näjock Carla Rentes Eliana Silveira Liete Inácio Luís Cardoso Tânia Lopes Tatiana Salvador Maio 2012