Embriologia A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e níveis evolutivos. Prof. César Lima
Desenvolvimento envolve diversos aspectos: multiplicação de células, através de mitoses sucessivas (clivagens); diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos.
EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos Embrionários
TIPOS DE ÓVULOS OLIGOLÉCITOS / ISOLÉCITOS / ALÉCITOS São aqueles que possuem pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuída pelo citoplasma. São próprios das espécies nas quais o embrião não obtém alimento do ovo, mas do corpo materno ou do meio ambiente. Aparecem em espongiários, celenterados, protocordados e mamíferos. HETEROLÉCITOS / MEDIOLÉCITOS Apresentam nítida polaridade, distinguindo-se o pólo animal com pequena quantidade de vitelo, e o pólo vegetativo com abundante quantidade de vitelo, permitindo a nutrição do embrião durante algum tempo. Aparecem em platelmintos, moluscos, anelídeos e anfíbio.
TELOLÉCITOS / MEGALÉCITOS Com grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos a uma pequena área, há a cicatrícula ou disco germinativo, situado no pólo animal. Ocorre em cefalópodes, peixes, répteis e aves. CENTROLÉCITOS O vitelo concentra-se no centro do óvulo e separa-se em duas zonas de protoplasma: uma central, contendo o núcleo, e a outra periférica, circundando o vitelo. São óvulos típicos dos artrópodes.
SEGMENTAÇÃO HOLOBLÁSTICA / TOTAL TOTAL IGUAL É próprio dos oligolécitos, onde a distribuição uniforme de vitelo permite a divisão em blastômeros de mesmo tamanho. Serve como exemplo a segmentação do ovo e do mamíferos. TOTAL DESIGUAL Ocorre em ovos heterolécitos e, devido à desigual distribuição do vitelo, produz blastômeros de tamanhos diferentes. Serve como exemplo a segmentação do ovo dos anfíbios.
SEGMENTAÇÃO MEROBLÁSTICA / PARCIAL MEROBLÁSTICA DISCOIDAL É típico dos ovos telolécitos e atinge apenas o disco germinativo. Pode ser observada na evolução do ovo das aves e répteis. MEROBLÁSTICA SUPERFICIAL Ocorre em ovos centrolécitos dos artrópodes.
Tipos de Óvulos e Segmentação
Fases do desenvolvimento MÓRULA Constitui a forma embrionária encontrada após sucessivas divisões celulares. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela forma esférica e por apresentar-se maciça, isto é, formada inteiramente por células embrionárias. Só ocorre no tipo de segmentação holoblástica igual.
Fases do desenvolvimento BLÁSTULA Caracteriza-se, de um modo geral, pela forma globosa e por apresentar uma única camada de células (blastoderma), delimitando uma cavidade completamente fechada (blastocele).
Fases do desenvolvimento GASTRULAÇÃO Processo de formação da gástrula. Caracteriza-se pela presença de duas camas celulares; pode ocorrer por embolia - formação da gástrula por invaginação de um dos pólos da blástula (como se vê o anfioxo) - ou por epibolia - formação da gástrula nos vertebrados a partir do recurvamento do disco embrionário.
Destino dos Folhetos Embrionários Folhetos Ectoderme Tecidos e órgãos do adulto Epiderme e seus anexos( pêlos, glândulas etc.) Sistema Nervoso ( cérebro, medula,nervos e gânglios) Mesoderme Endoderme Derme( camada interna da pele) Sistema Muscular ( músculos lisos e esqueléticos) Sistema circulatório ( coração e vasos) Esqueleto( crânio,coluna vertebral e ossos dos membros) Sistema urogenital ( rins e seus ductos, uretra,gônadas e ductos genitais) Epitélio e glândulas do tubo digestório Epitélio do sistema respiratório ( traquéia e pulmões) Epitélio e revestimento da bexiga urinária
EMBRIOGÊNESE Anfioxo (Branchiostoma lanceolatus) Protocordado Marinho 5 cm Desenvolvimento em três etapas:
EMBRIOGÊNESE SEGMENTAÇÃO Óvulo Oligolécito Clivagem Total e Igual
Arquêntero Blastóporo GASTRULAÇÃO 2 tecidos: Ectoderme emesentodermeesentoderme
NEURULAÇÃO
NEURULAÇÃO
NEURULAÇÃO
NEURULAÇÃO
EMBRIOGÊNESE Resumindo: Zigoto Mórula Blástula Gástrula Nêurula
ANEXOS Âmnion e Córion: protegem o embrião contra choques mecânicos Saco Vitelínico: armazena os nutrientes que alimentam o embrião Alantóide: respiração e excreção Placenta dos mamíferos (córion + endométrio): nutrição, respiração, excreção. Cordão umbilical: comunica a placenta ao feto.
Anexos Embrionários
Anexos Embrionários
Placenta
Classificação Embriológica Quanto ao blastóporo da Gástrula: - Animais protostômios - Animais deuterostômios forma a boca forma o ânus
Classificação Embriológica Quanto celoma ( cavidades onde ficarão os órgãos dos animais): Acelomados sem celoma pseudocelomado celoma incompleto ( falso) celoma celoma verdadeiro
Classificação Embriológica Quanto aos folhetos: Diblásticos dois folhetos ( ectoderme e endoderme) Triblásticos endoderme) três folhetos ( ectoderme, mesoderme e