GUIA DO PROFESSOR Faça seus próprios fósseis PÁGINA 1 DE 5 CIÊNCIAS GEOLOGIA GEOGRAFIA QUÍMICA Há milhares de anos os fósseis são um aspecto fascinante da história natural. No século XI, o médico e estudioso Persa Ibn Sena (Avicenna) desenvolveu a idéia de fluidos petrificantes para explicar a formação de fósseis. Essa idéia foi retomada por Alberto da Saxônia no século XIV. O estudo e coleção de fósseis era uma ocupação popular na Europa. No século XVII, aceitava-se de modo geral que os fósseis eram restos de organismos que viveram anteriormente. A vasta diversidade de organismos fossilizados, incluindo muitos que não existiam mais, fez crescer o pensamento sobre a natureza da vida na terra e como ela mudou ao longo do tempo. As evidências fósseis foram estudadas por indivíduos como Robert Chambers em Edimburgo, que publicou (anonimamente) seu livro Vestiges of the Natural History of Creation em 1844, avançando uma abordagem evolutiva sobre o desenvolvimento da vida. O livro de Chambers e outras discussões alimentaram o pensamento de Charles Darwin sobre a evolução e as evidências fósseis foram um dos aspectos mais significativos de sobre a Origem das Espécies através da Seleção Natural. Darwin coletou muitos fósseis na sua viagem no HMS Beagle, incluindo preguiças gigantes, tatus gigantes e o que achou ser um mastodonte, uma espécie de elefante pré-histórico (na verdade, um Macrauchenia, um parente gigante da llama e do camelo). (esquerda): Recuperando um fóssil de peixe John Said (direita): Um fóssil antigo de uma tartaruga marinha Michael Brake Materiais um pequeno recipiente de plástico no qual fazer o fóssil, como um pote de iogurte ou algo similar uma esponja, natural ou sintética, mas as esponjas com mais buracos funcionam melhor um pouco de areia fina: o suficiente para encher a metade do seu recipiente sais de banho (sulfato de magnésio); como alternativa, misture sal de mesa com fermento em pó um pires ou pequena bandeja Além de fornecer evidências para a evolução, os registros fósseis também foram fonte de controvérsia em especial a falta de formas intermediárias (algumas vezes chamadas de elos perdidos ). Os últimos anos viram o ressurgimento da paleontologia, pois inúmeras áreas (como a China) se abriram e puderam ser estudadas. Várias formas intermediárias foram descobertas como o Tiktaalik, que se acredita ser uma forma de transição entre os organismos aquáticos e os terrestres. Nesta experiência, os alunos podem realizar um experimento que imita as primeiras fases da fossilização.
PÁGINA 2 DE 5 Conceitos Os fósseis são os restos petrificados de organismos que viveram no passado. A fossilização é um processo gradual no qual material vivo é substituído por minerais. As evidências fósseis foram importantes para estabelecer a idéia de que a vida na terra não era como é hoje, e assim deve ter mudado (ou evoluído) ao longo do tempo. O registro fóssil foi uma parte importante da evidência sobre a qual Darwin se apoiou para formular a sua teoria da evolução pela seleção natural. O registro fóssil era incompleto na época de Darwin; muitas novas espécies de fósseis foram descobertas, incluindo inúmeras formas intermediárias. Fossil raro de pássaro dinossauro (Archaeopteryx lithographica), a primeira e mais primitiva forma de pássaro conhecida. Em 1868, Thomas Huxley, Darwin s Bulldog, foi o primeiro a sugerir que pássaros evoluíram de dinossauros. Museu de História Natural, Londres.
PÁGINA 3 DE 5 Pontos para Discussão alunos mais velhos dentro dessa faixa etária Dente de tubarão fossilizado Arpad Benedek 1 2 3 Os fósseis produzidos pelos alunos 4 serão bastante frágeis. Isso pode apresentar uma oportunidade de discutir o verdadeiro processo de fossilização e porque ele acontece tão raramente. Darwin reconhecia que a ausência de formas intermediárias (lacuna no registro fóssil) apresentava um desafio à sua teoria da evolução especificamente que uma espécie podia evoluir e se transformar em outra. Ele achava provável que o registro geológico estivesse incompleto, pois poucas criaturas vivas se fossilizavam. Desde aquela época, muitas novas espécies de fósseis foram descobertas, incluindo várias que podem ser consideradas formas intermediárias. Se a sua classe tem acesso a uma biblioteca ou à internet, peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre as formas de transição-chave descobertas desde a publicação de Sobre a Origem das Espécies em 1859. Eles podem incluir: Archaeopteryx Tiktaalik Ambulocetus (e a evolução da baleia) Microfósseis Heteronectes (peixes chatos) Outra explicação para as lacunas no registro fóssil punctuated equilibria foi desenvolvida por Niles Eldridge e Stephen Jay Gould nos anos 70. Eles sugeriram que, em vez de ser um processo gradual, a evolução ocorre em repentinos saltos separados por longos períodos sem mudanças. Essa teoria é um refinamento e não uma alternativa da teoria darwiniana da seleção natural. Ela não é aceita amplamente, mas ilustra que inúmeros detalhes dos processos evolutivos ainda não foram solucionados e permanecem sendo ativamente pesquisados.
PÁGINA 4 DE 5 Pontos para Discussão (continuação) 5 6 O uso de fósseis na morfologia comparativa que avalia em detalhes como espécies diferentes se assemelham fisicamente forneceu evidências para a evolução pela seleção natural. Também salientou as relações familiares entre animais mesmo aqueles que superficialmente são muito diferentes e pode esclarecer os estágios intermediários nos quais um conjunto de características evoluiu e se transformou em outras. À medida que novos fósseis são descobertos, eles podem ser posicionados em árvores genealógicas e fornecer um retrato mais detalhado da mudança evolucionária. Embora os fósseis tenham ajudado os pesquisadores e fazer árvores genealógicas de organismos extintos, métodos de DNA são usados atualmente para estabelecer as relações familiares de espécies vivas. Em vez de olhar como as características anatômicas mudaram, os cientistas podem analisar as sequências de DNA e definir como elas se relacionam.
PÁGINA 5 DE 5 Trabalho Adicional Descubra mais sobre os fósseis e a fossilização 1 2 3 Se você tem acesso a uma biblioteca ou à internet, peça aos alunos para descobrirem mais sobre o verdadeiro processo de fossilização em (a) animais com ossos, (b) animais de corpo mole, e (c) plantas. Peça-lhes para desenharem uma série de diagramas rotulados sobre as fases. Também podem tentar descobrir se sua região é conhecida por tipos particulares de organismos fósseis. Estimule sua classe a saber mais sobre Burgess Shale. Por que é tão importante? Um peixe fossilizado Mark Higgins