Professora Leonilda Brandão da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professora Leonilda Brandão da Silva"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 CAPÍTULO 11 p. 155

3 PROBLEMATIZAÇÃO Você sabe como um fóssil se forma? Qual a importância desse material para o estudo da vida na Terra? O que o DNA pode nos informar sobre a evolução das espécies?

4 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Para estudar a história evolutiva dos seres vivos, os cientistas analisam: os fósseis e as semelhanças anatômicas, embriológicas, fisiológicas e moleculares entre os organismos atuais.

5 1 Chamamos de fósseis, os restos de seres vivos de épocas passadas ou qualquer vestígio deixado por eles: pegadas, túneis, etc. Os fósseis só se formam em condições muito especiais. Eles podem se formar com mais facilidade quando um animal é soterrado por sedimentos (areia e argila) no fundo de lagos e mares ou no leito de rios. Com o tempo o sedimentos se compactam e formam rochas.

6 São raros os casos em que um organismo fica intacto, como aconteceu com os mamutes (ancetrais dos elefantes) que tiveram a carne e a pele preservadas soterrados nas geleiras da Sibéria, ou com insetos presos em resina (âmbar) de pinheiros. A probabilidade de se formarem fósseis é muito baixa. Tudo isso faz com que o registro fóssil de evolução de uma sp seja muito falho e incompleto. Lyuba, o fóssil de mamute mais bem preservado do mundo. É um filhote de mamute que morreu há 42 mil anos atrás.

7 Importância dos fósseis para o estudo da evolução A paleontologia fornece importantes dados sobre a história evolutiva de uma sp, sobre sua filogenia ou filogênese. Estudando fósseis de ossos das pernas de um animal, podemos ter uma ideia de sua altura e peso. Os dentes podem indicar tipo de alimentação, etc. De particular interesse, são os fósseis com características intermediárias entre dois grupos, o que indica o grau de parentesco entre eles fósseis de transição.

8 Inúmeros fósseis intermediários entre baleias e mamíferos terrrestres mostram uma progressiva adaptação ao ambiente aquático.

9 Fósseis de dinossauros com penas e aves com dentes, mostram o parentesco entre dinossauros e aves.

10 Os dados obtidos pelo estudo dos fósseis são confrontados com outras evidências, obtidas, pelo estudo comparado da anatomia, embriologia, proteínas e ácidos nucleicos. Esses estudos indicam que os peixes devem ter surgido antes dos anfíbios; estes antes dos répteis, que surgiram antes das aves e dos mamíferos.

11 2 Comparando o desenvolvimento embrionário e a anatomia de diversos organismos é possível determinar o grau de parentesco entre eles. Estudando os detalhes da anatomia do braço humano, da nadadeira da baleia e da asa do morcego, vemos que apesar de terem funções s, esses órgãos apresentam o mesmo padrão de construção, a formação e o arranjo dos ossos são semelhantes. Essas semelhanças podem ser explicadas pelo fato de que esses órgãos evoluíram de um órgão presente num ancestral comum, que se adaptou a s funções.

12 DIVERGÊNCIA EVOLUTIVA

13 ESTRUTURAS HOMÓLOGAS Estruturas originadas de um ancestral comum exclusivo, que podem ou não desempenhar a mesma função, são chamadas de estruturas homólogas. A diferença de função entre tais estruturas, quando presente, deve-se a uma divergência evolutiva, ou seja, a adaptações surgidas pela vida em ambientes diferentes. O conceito de homologia pode ser aplicado não apenas a órgãos, mas a várias características: anatômicas, embriológicas, comportamentais e moleculares. É com base nesse conjunto de semelhanças entre 2 ou + grupos que podemos supor ancestralidade comum.

14 Irradiação adaptativa em mamíferos

15 No caso dos mamíferos, de um ancestral exclusivo, surgiu grande n o de ssp adaptadas a condições de vida diferentes Chamamos esse fenômeno de irradiação adaptativa. Como resultado dessa evolução os ossos dos membros dianteiros dos mamíferos sofreram modificações que os adaptaram a diferentes atividades: correr (cavalo); manipular objetos (ser humano); nadar (baleia); cavar (tatu); voar (morcego), etc

16 ESTRUTURAS ANÁLOGAS A embriologia e a anatomia comparadas mostram tb que as asas dos insetos e as das aves têm origem embrionária e estrutura anatômica s, embora exerçam a mesma função. Trata-se de estruturas análogas.

17 Nesse caso, aves e insetos adaptaram-se de forma semelhante ao mesmo tipo de ambiente. Esse fenômeno é chamado convergência evolutiva (adaptativa) ou evolução convergente. Este processo ocorre em espécies diferentes, sem parentesco. Outro exemplo de convergência está na forma hidrodinâmica do corpo e das nadadeiras de peixes, como o tubarão e mamíferos como a baleia e o golfinho.

18 ÓRGÃOS ANÁLOGOS CONVERGÊNCIA EVOLUTIVA Ex. Nadadeiras de baleia e golfinho, tubarão e ictiossauro(fóssil). Baleia Tubarão Golfinho Ictiossauro(fóssil).

19 Existem, no entanto, estruturas homólogas adaptadas a mesma função. Ex. nadadeiras baleias e golfinhos.

20 Outra evidência da evolução são os órgãos vestigiais, órgãos atrofiados, que não exercem mais sua função original, como: o apêndice vermiforme humano; e ossos vestigiais de membros posteriores de baleias e serpentes que indicam relações evolutivas entre as ssp. O apêndice vermiforme humano corresponde a uma projeção do intestino q é bem desenvolvido em herbívoros não ruminantes (coelho, cavalo,etc), pois abriga microrganismos para a digestão da celulose. Na sp humana, essa função original foi perdida. Estudos recentes sugere que ele pode colaborar na imunidade e reservatório de bactérias.

21

22

23 A presença de ossos vestigiais de membros posteriores em baleias e serpentes indica que esses animais descendem de ssp com pernas. Nas baleias, a perda da pernas diminuiu o atrito com a água, tornando mais eficiente o deslocamento no meio aquático. Nas serpentes, essa perda pode ter facilitado o deslizamento delas por fendas estreitas entre pedras e sua entrada em buracos no solo.

24 Outro exemplo é o cóccix humano. Localizado na parte inferior da coluna vertebral, é um órgão vestigial remanescente da cauda. Há pessoas que inclusive, possuem um pequeno músculo ligado ao cóccix. Idêntico ao que movimenta a cauda em outros mamíferos.

25 A embriologia comparada tb fornece boas informações a respeito do parentesco entre os grupos. Há muita semelhança entre os embriões dos vertebrados. A semelhança entre os embriões (morcego, rato e cavalo) é um indício do parentesco entre as espécies.

26 Evolução de alguns embriões dos cordados

27 3 Em termos bioquímicos, qto maior a diferença entre os ácidos nucleicos e as proteínas de duas ssp, maior a distância evolutiva. Assim, as semelhanças na sequência dos aa. de uma proteína ou do DNA podem indicar o grau de parentesco entre as duas ssp. Exemplo: comparação entre a hemoglobina humana e a de outros mamíferos. A humana é igual a do chimpanzé (mesma sequência de aa.) e difere da de animais cada vez + afastados evolutivamente.

28

29 As técnicas atuais de análise de ácidos nucleicos permitiram sequenciar o genoma de várias espécies, mostrando, por exemplo, que o genoma humano apresenta maior grau de semelhança com o genoma do chimpazé do que com o de outros animais. Essas técnicas permitem construir árvores filogenéticas dos grupos de organismos. Como vimos, a teoria da evolução permite explicar grande nº de fenômenos que aparentemente, não teriam relação entre si, os fósseis, as adaptações, as semelhanças anatômicas, fisiológicas e moleculares entre os seres vivos, os órgão vestigiais, etc. Fica claro, portanto, o título do artigo de Theodosius Dobzhanansky: Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução.

30 Aplique seus conhecimentos 1, 3, 5 a 13, 15, 16, p.162 a 164

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

- É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra;

- É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra; - É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra; - A fossilização é um processo raro e ocorre principalmente com as partes duras dos organismos

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

Evidências da Evolução

Evidências da Evolução Evidências da Evolução Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Introdução Pesquisas em diferentes áreas da Biologia fornecem evidências da evolução biológica; São elas: O documentário fóssil; A adaptação

Leia mais

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia Argumentos a favor da Evolução Prof. Ana Rita Rainho Dados da embriologia Quanto mais aparentados são os seres entre si, mais tardiamente surgem as diferenças no desenvolvimento embrionário www.biogeolearning.com

Leia mais

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO Conceitos mais importantes: Tema Paleontologia Paleontologia: é uma das ciências que estuda a evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico; Fóssil: são restos

Leia mais

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas:

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Explicações para Biodiversidade: Creacionismo Ato sobrenatural fixismo Geração espontânea Vida matéria bruta Transmutação de Espécies. Uma espécie da origem

Leia mais

Argumentos do evolucionismo:

Argumentos do evolucionismo: Argumentos do evolucionismo: 1- Argumentos paleontológicos 2-Argumentos de anatomia comparada 3- Argumentos embriológicos 4- Argumentos bioquímicos 5- Argumentos da citologia 6- Argumentos biogeográficos

Leia mais

Bio. Semana 8. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 8. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 8 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Nosso último ancestral comum com os chimpanzés e gorilas viveu há menos de cinco milhões de anos. Fixação 1) (CESGRANRIO) Com relação à figura

Leia mais

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Leia mais

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II CIÊNCIAS 5 DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II 1 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado que foram preservados em materiais como rochas ou resinas de plantas a) Analise as fotos de fósseis a seguir

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

a) convergência adaptativa. b) isolamento reprodutivo. c) irradiação adaptativa. d) isolamento geográfico. e) alopatria.

a) convergência adaptativa. b) isolamento reprodutivo. c) irradiação adaptativa. d) isolamento geográfico. e) alopatria. LISTA 01 1) (Fuvest) - Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas? a) Asa de morcego e asa de borboleta. b) Carapaça de tatu e concha de caramujo. c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta.

Leia mais

Biologia. Evolução e Teorias Evolutivas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Evolução e Teorias Evolutivas. Professor Enrico Blota. Biologia Evolução e Teorias Evolutivas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia EVOLUÇÃO E TEORIAS EVOLUTIVAS O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Evolução e teorias evolutivas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Evolução e teorias evolutivas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Evolução e teorias evolutivas Prof. Enrico Blota Biologia Origem e evolução da vida Evolução e teorias evolutivas O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE BIOLOGIA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 10

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 10 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 10 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

Equinodermas e Protocordados 2ª parte

Equinodermas e Protocordados 2ª parte COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Equinodermas e Protocordados 2ª parte Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com O que significa o termo Cordados?

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

Prof. Heitor de Assis Jr.

Prof. Heitor de Assis Jr. Prof. Heitor de Assis Jr. Lamarck Lei do uso e desuso Herança dos caracteres adquiridos Darwin Variabilidade Seleção Natural Adaptações Para que a evolução ocorra deverá haver uma mudança no meio ambiente.

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

Evolução. Descobrindo o passado. O registro da evolução

Evolução. Descobrindo o passado. O registro da evolução Evolução 5 O registro da evolução Descobrindo o passado Falar sobre evolução é falar sobre a história da vida em nosso planeta, como essa vida surgiu (o que vimos na semana 2), se desenvolveu e mudou ao

Leia mais

Argumentos paleontológicos

Argumentos paleontológicos Argumentos paleontológicos - a descoberta de formas fósseis contraria a ideia da imutabilidade das espécies; - Fósseis de síntese ou de formas intermédias - com características de dois grupos actuais.

Leia mais

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução

Leia mais

BIOLOGIA. Evolução I. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Evolução I. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Evolução I Professora: Brenda Braga Evolução (primeira parte) Origem da Vida Abiogênese ou Geração Espontânea: Proposição: Não vivo Vivo + = Negação: Experimento de Francesco Redi (século XVIII).

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO:

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: REJANE FURRIEL DOS SANTOS COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 1ª ENSINO MÉDIO 3º BIMESTRE /ANO:

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução?

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução? EVOLUÇÃO Prof. André Maia O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias,

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Anotações para memorizar Teste do final da aula (individual, sem consulta)

Anotações para memorizar Teste do final da aula (individual, sem consulta) Missão Educar para a cidadania plena por meio da construção do conhecimento, produção e difusão dos saberes e para a prática da inovação, proporcionando síntese e interação entre ciência e fé, tendo em

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida (1859)

A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida (1859) A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida (1859) Fez 6 edições em vida realizando pequenas correções e até abrandou seus argumentos (sofreu

Leia mais

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História da Terra Ciências Naturais 7º ano Onde está escrita a História da Terra? A história da Terra está escrita nas rochas!!! O que são fósseis?

Leia mais

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história Aula 1 Evolução Biologia Evolutiva x Evolução Biológica O termo Evolução biológica refere-se ao processo de modificação e surgimento das espécies na Terra Biologia Evolutiva refere-se à disciplina que

Leia mais

Criando Cladogramas. Introdução. Objetivos: Construir e analisar um cladograma. Procedimento

Criando Cladogramas. Introdução. Objetivos: Construir e analisar um cladograma. Procedimento Criando Cladogramas Introdução Uma forma de descobrir o grau de parentesco de seres vivos (filogenia) é comparar as estruturas anatômicas de vários organismos diferentes. Órgãos e estruturas que são parecidos

Leia mais

PAULO EDUARDO BRANDÃO, PhD DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE ANIMAL FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNIVERSIDADE

PAULO EDUARDO BRANDÃO, PhD DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE ANIMAL FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNIVERSIDADE CONCEITOS EM EPIDEMIOLOGIA E FILOGENIA MOLECULARES PAULO EDUARDO BRANDÃO, PhD DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE ANIMAL FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNIVERSIDADE DE

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Schollmeier

Bio. Bio. Monitor: Sarah Schollmeier Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Sarah Schollmeier Evolução 06 nov EXERCÍCIOS 1. O Neodarwinismo é a teoria evolutiva atualmente aceita por toda a comunidade científica. O início do século XX é inaugurado

Leia mais

Lousa e pilot Televisão/ aparelho de DVD ou Datashow/computador Filme "A Criação", disponível em https://www.youtube.com/watch?

Lousa e pilot Televisão/ aparelho de DVD ou Datashow/computador Filme A Criação, disponível em https://www.youtube.com/watch? FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: CINTHIA MUNIZ DOS SANTOS COLÉGIO: COLÉGIO ESTADUAL MINISTRO JOSÉ DE MOURA E SILVA TUTOR

Leia mais

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 A Origem da Vida Dos procariontes aos eucariontes A célula procariótica Sem membrana nuclear Sem organitos membranares

Leia mais

ESPECIAÇÃO. Professor Júlio César Arrué dos Santos

ESPECIAÇÃO. Professor Júlio César Arrué dos Santos ESPECIAÇÃO Professor Júlio César Arrué dos Santos Espécie Conceito: Conjunto de indivíduos que podem se intercruzar, livremente, produzindo descendentes férteis. Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.

Leia mais

O caso das mariposas de Manchester:

O caso das mariposas de Manchester: O caso das mariposas de Manchester: Imagem: Gilles San Martin / Traça o Apimentado Biston betularia (Lepidoptera, Geometridae) sobre a casca de uma bétula Localidade (Betula pendula): Jalhay, Bélgica /

Leia mais

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo Teorias Evolucionistas Lamarck Darwin Neodarwinismo Origem da Vida pode ser explicada pela Teoria Fixista defende que as espécies são imutáveis Teoria Evolucionista defende que os primeiros seres eram

Leia mais

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Plano de aula Zoo EF: Bolsistas de IC Chaiana Fernandez da Costa e Caroline Resende profª Lavínia Schwantes. Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Aula destinada para: Ensino Fundamental 1 Objetivo:

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO ICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 1. (Unicamp/2017) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO

INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO Definição: INTRODUÇÃO A EVOLUÇÃO Evolução biológica, em termos simples, é descendência com modificação. Essa definição engloba evolução em pequena escala (mudanças em frequência gênica em uma população

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com VÍDEO: Planeta Terra: a casa que eu te aluguei Duração: 10 min. Capítulo

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com p. 172 O que significa o termo Cordados? Quais os grupos que fazem parte

Leia mais

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a principal característica que distingue os mamíferos dos demais seres vivos? Questão 2 Qual é a diferença entre

Leia mais

18/09/2009. Os animais diferem uns dos outros em seus modos de subsistência, em suas ações, em seus hábitos e em suas partes (Aristóteles)

18/09/2009. Os animais diferem uns dos outros em seus modos de subsistência, em suas ações, em seus hábitos e em suas partes (Aristóteles) Os animais diferem uns dos outros em seus modos de subsistência, em suas ações, em seus hábitos e em suas partes (Aristóteles) 1 Homologia Relação entre estruturas em indivíduos ou espécies distintos,

Leia mais

Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita;

Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita; 1. Surgimento das idéias ias Evolutivas Acreditava-se que as espécies eram imutáveis Fixismo; No século XX a evolução passou a ser mais aceita; Fixismo começou a ser quebrado por Jean Baptiste Lamarck

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

Biologia 1 aulas 1 a 3

Biologia 1 aulas 1 a 3 Biologia 1 aulas 1 a 3 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA 1. A ação do cloranfenicol sob a síntese proteica nas mitocôndrias e nos procariontes indica que há uma semelhança entre esta organela e os organismos

Leia mais

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui Cadeia Alimentar Cadeia Alimentar ou Teia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da História da Terra.

Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da História da Terra. Conhecer o conceito de Fóssil. Compreender o conceito de Fossilização. Distinguir os diferentes tipos de Fossilização. Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Explicar os princípios

Leia mais

Módulo 6: ESPECIAÇÃO. Profa. Ângela Dauch

Módulo 6: ESPECIAÇÃO. Profa. Ângela Dauch Módulo 6: ESPECIAÇÃO Profa. Ângela Dauch Ao longo dos tempos novas espécies têm surgido, enquanto outras se têm extinguido. Como se formam as novas espécies? Dois mecanismos fundamentais conduzem à especiação:

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02 Processo Seletivo/UNIFAL - julho 2008-2ª Prova Comum TIPO 1 BIOLOGIA QUESTÃO 01 Os braços humanos, as nadadeiras das baleias e as asas dos morcegos têm estruturas ósseas muito parecidas, sugerindo uma

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMÁTICA

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMÁTICA MATRÍCULA: Lista de Exercícios: Introdução à Biologia Evolutiva Código 125806 SOBRE SISTEMÁTICA 1) Analise a seguinte matriz de dados sobre características de cinco gêneros de dinossauros e construa um

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 17 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 17 p.

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Leitura do texto introdutório

Leia mais

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos).

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos). TAXONOMIA A sistemática é considerada uma ciência que tem por objetivo inventariar e descrever a biodiversidade, também busca compreender as relações filogenéticas entre os diferentes seres vivos. TAXONOMIA

Leia mais

Inferências evolutivas através de árvores

Inferências evolutivas através de árvores Universidade Federal do Paraná Departamento de Genética Setor Ciências Biológicas Inferências evolutivas através de árvores danielpachecobruschi@gmail.com / danielbruschi@ufpr.br Prof. Dr. Daniel Pacheco

Leia mais

Lista de Recuperação Biologia 3ª série/ 2º Bimestre Professor Jander

Lista de Recuperação Biologia 3ª série/ 2º Bimestre Professor Jander Exercícios: 1. (Uerj 2017) Segundo estudos, a evolução de todos os eucariotos é o resultado da incorporação, em um passado remoto, de bactérias aeróbias de vida livre no interior de uma célula, em uma

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMÁTICA

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE SISTEMÁTICA MATRÍCULA: Lista de Exercícios: Introdução à Biologia Evolutiva Código 125806 SOBRE SISTEMÁTICA 1) Analise a seguinte matriz de dados sobre características de cinco gêneros de dinossauros e construa um

Leia mais

Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo:

Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: TEORIAS EVOLUTIVAS gustavosimas@gmail.com FIXISMO (CRIACIONISMO) X EVOLUCIONISMO Hipótese Fixista, Fixismo ou Criacionismo: Criadas por Ato Divino. O número de espécies é fixo e foi determinado por Deus

Leia mais

Especiação e filogenia

Especiação e filogenia Especiação e filogenia Especiação Cladogênese Especiação alopátrica Anagênese Especiação simpátrica Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2012. Especiação simpátrica

Leia mais

Contexto e histórico. Árvores filogenéticas. Leitura de Cladograma. Construção de cladograma

Contexto e histórico. Árvores filogenéticas. Leitura de Cladograma. Construção de cladograma Contexto e histórico Árvores filogenéticas Leitura de Cladograma Construção de cladograma Classificação biológica A taxonomia diz respeito às regras de nomenclatura, tais como: dar nomes às espécies, gêneros

Leia mais

Filo Chordata (Cordados)

Filo Chordata (Cordados) Filo com animais mais complexos: inclui a espécie humana; Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (mais evidente na fase embrionária); Característica exclusivas

Leia mais

Departamento de Biodiversidade Evolução e Meio Ambiente Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Biodiversidade Evolução e Meio Ambiente Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Biodiversidade Evolução e Meio Ambiente Universidade Federal de Ouro Preto Prof. Dr. Roberth Fagundes roberthfagundes@gmail.com cladograma Como descobrir a filogenia de uma grupo? relações

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês.

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. Este engenheiro inglês verificou que rochas com localizações geográficas distintas

Leia mais

Ordenar o mundo natural incrivelmente complexo. Facilitar o estudo dos organismos, ordenando-os em grupos de acordo com certos critérios

Ordenar o mundo natural incrivelmente complexo. Facilitar o estudo dos organismos, ordenando-os em grupos de acordo com certos critérios Ordenar o mundo natural incrivelmente complexo Facilitar o estudo dos organismos, ordenando-os em grupos de acordo com certos critérios Profª Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br Os

Leia mais

Reconstruindo o passado: a história evolutiva das baleias Ter, 26 de Maio de :10

Reconstruindo o passado: a história evolutiva das baleias Ter, 26 de Maio de :10 No encontro do Adote um Cientista do dia 16 de abril, o paleontólogo Dr. Estevan Eltink, do Laboratório de Paleontologia de Ribeirão Preto (LPRP) contou aos alunos uma história de mais de 50 milhões de

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 9 Problematização

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A deslocação dos animais pode fazer-se por diferentes processos e em diferentes meios. O canguru e o coelho deslocam-se aos saltos porque têm os

Leia mais

CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA

CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA Título: EVOLUÇÃO ORIGEM DA VIDA Conteúdo: Origem da Vida, Teoria da Célula Eucarionte, Teoria da Endossimbiose, Historia da Evolução, Evolução humana CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA ABIOGÊNESE REDI

Leia mais

CRIACIONISMO E FIXISMO

CRIACIONISMO E FIXISMO Wellerson Britto INTRODUÇÃO As variedades de seres vivos em nosso planeta têm fascinado a humanidade ao longo da história. De acordo com as explicações científicas, essa enorme variedade de espécie é resultado

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Conteúdo Recuperação do 3 Bimestre disciplina: Ciências - Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Diferenças entre esses seres vivos e importâncias

Leia mais

Disciplina Evolução Módulo II. Prof. Carolina Voloch. Filogenia

Disciplina Evolução Módulo II. Prof. Carolina Voloch. Filogenia Disciplina Evolução Módulo II Prof. arolina Voloch Filogenia A sistemática é a ciência que une a taxonomia, ou seja, a ciência da classificação dos organismos, com a filogenia, a ciência que traça a história

Leia mais

COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Gameleira. Nome: Introdução ao Reino Animal

COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Gameleira. Nome: Introdução ao Reino Animal 1 COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Gameleira Atividade em sala de aula Disciplina: Ciências Nome: Professora: Andrea Lima Alves Ruislan 7º ano Turma: Ensino Fundamental (II) Turno: Tarde Data: Introdução ao

Leia mais

Evolução e diversidade biológica

Evolução e diversidade biológica Evolução e diversidade biológica Charles Darwin (1809-1882) - Mecanismo da seleção natural - Mundo dinâmico - Separação: mundo físico e biológico - Adequação de representações gráficas para relações entre

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS 1

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS 1 CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS 1 A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Como você acha

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Inglês 1 Livro Diálogo em gêneros : Realizar os exercícios das páginas 131 a 133 referentes ao texto

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

00. Os liquens representam uma relação simbiótica entre bactérias e fungos.

00. Os liquens representam uma relação simbiótica entre bactérias e fungos. LISTA DE EXERCÍCIOS - Revisão 1 Ano Biologia Prof. Feresin e Prof. Lilian Questão 01 - Os organismos se relacionam de várias formas. Algumas dessas relações são harmônicas, e outras, desarmônicas. Quanto

Leia mais