Desvendando os Fósseis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desvendando os Fósseis"

Transcrição

1 Desvendando os Fósseis Guia Básico para a Análise de Fósseis Gabriel Santos da Mota

2 O que são fósseis? Fósseis são o registro dos restos de animais, plantas e outros seres vivos que são preservados em rochas. Vestígios ou marcas deixadas por estes organismos enquanto vivos, como rastros e pegadas, também são considerados fósseis. A ciência que faz o estudo dos fósseis é a Paleontologia. Existe uma comum comparação entre a Paleontologia e a Arqueologia, porém são ciências que apresentam muitas características diferentes entre si. Enquanto a Paleontologia estuda os restos preservados de animais e plantas desde o início da vida no planeta há cerca de 3,8 bilhões de anos, a Arqueologia estuda os restos, marcas e objetos preservados que estão relacionados com os seres humanos e sua sociedade, portanto com no máximo 6000 anos de idade. Dessa forma ao estudarmos os organismos do passado, que estão preservados na forma de fósseis, podemos compreender com detalhes a história da evolução dos seres vivos e até mesmo do nosso planeta como um todo. Para isso, a Paleontologia tem como base duas ciências: a Biologia e a Geologia. Na primeira temos o estudo detalhado das características dos fósseis, que servem para a comparação dos organismos do passado com as formas de vida do presente, ajudando a compreender a evolução das espécies e determinar antigos ecossistemas. A geologia utiliza os fósseis para datação e ordenação de camadas de rocha. Para os geólogos, a análise de fósseis é muito importante para a interpretação de antigos ambientes e mudanças geológicas do passado. Além da sua importância na compreensão da história da Terra, a Paleontologia possui grande destaque na sociedade atual, sendo uma ferramenta indispensável na localização e exploração de combustíveis fósseis, como o petróleo.

3 Como um fóssil é formado? Quando um organismo morre, ele deposita-se sobre uma superfície qualquer e sofre ação de um conjunto de processos físicos, biológicos e químicos. Para que ocorra a preservação do organismo na forma de fóssil, deve ocorrer um soterramento dos seus restos, compactando tanto a sua matéria orgânica quanto os fragmentos de rocha e solo depositados sobre ele. A preservação final dos restos do organismo na rocha ocorre na presença de um cimento que une todos estes restos juntamente com os fragmentos de minerais à sua volta, originando uma rocha com conteúdo fossilífero.

4 Organismos que possuem partes mais resistentes como conchas e ossos, por exemplo, formadas por minerais ou materiais orgânicos com alta resistência, têm maiores chances de serem preservados. Por sua vez, as partes moles (articulações e órgãos) são decompostas pela ação de bactérias, sendo de difícil preservação. Dessa forma são vários os fatores determinantes para a formação de um fóssil bem preservado: - Decomposição por bactérias: as bactérias atuam na decomposição de órgãos, músculos e articulações, e a ausência desse tipo de decomposição possibilita uma boa preservação do organismo. - Soterramento: ocorre quando os restos do organismo que já morreu são encobertos por minerais e fragmentos de rocha, sendo um processo importante na formação dos fósseis; Se o organismo após a sua morte for soterrado rapidamente, o seu corpo tende a permanecer unido, não havendo grandes desarticulações do mesmo e assim melhor preservado; Se o soterramento for lento, os restos ficam durante muito tempo vulneráveis à ação do ambiente, podendo ocorrer uma separação das partes do seu corpo. - Composição química do esqueleto: se o esqueleto do animal for composto por elementos químicos que dêem a ele a característica de alta resistência, a chance dos seus restos serem preservados são muito maiores. - Composição química do ambiente: a presença de diferentes tipos de elementos químicos em um ambiente, como ácidos, oxigênio e mesmo a quantidade de água, irão influenciar diretamente na formação do fóssil. Entretanto a fossilização pode preservar de diferentes formas os organismos, podendo ser dividida em dois grandes grupos: restos e vestígios.

5 Os restos são caracterizados por partes preservadas dos seres vivos, podendo ser partes duras (esqueleto e conchas) ou partes moles (órgãos e articulações). Por sua vez os vestígios são marcas da atividade destes seres enquanto vivos, não existindo restos destes organismos. Preservação de restos Preservação de partes moles: este tipo de preservação é mais rara que as demais, já que dependendo do ambiente de deposição, os processos de decomposição por bactérias ocorrem de maneira muito rápida e intensa; um exemplo são as regiões de florestas tropicais úmidas, onde a presença elevada de oxigênio e água contribui para a decomposição dos organismos.um dos modos de preservação de tecidos moles ocorre quando temos nódulos de âmbar (resina fóssil secretada por plantas) contendo animais de pequeno porte, como anfíbios e insetos. O congelamento de um organismo após a sua morte e a desidratação ocorrida em locais extremamente secos (processo natural de mumificação) também podem ser maneiras de se preservar de forma excelente os seus restos. Inseto preservado em âmbar (Palmer, 1999) Mamute preservado por congelamento (Dima Luzern, Wikipedia - Suiça)

6 Preservação de partes duras: é um processo comum de fossilização, no qual as partes mais resistentes do corpo de animais são preservados, comumente partes do esqueleto e conchas. Esta preservação pode ocorrer de vários modos diferentes, como os citados abaixo. Incrustação: acontece o revestimento por completo do organismo por minerais trazidos pela água. Permineralização: ocorre quando um mineral preenche os poros ou cavidades existentes no organismo, dando uma característica de inchaço ao fóssil. Carbonificação: é caracterizado pela perda dos elementos orgânicos voláteis presentes no organismo, restando apenas o carbono das partes duras. Concreção: agregação de partículas de minerais de calcita ou pirita ao redor da carcaça do organismo. Recristalização: consiste em uma modificação na estrutura cristalina do mineral que constitui as partes duras, porém sem modificação na composição química. Substituição: consiste na substituição do mineral original formador do organismo por um outro provindo do ambiente de fossilização. Concha original (esquerda) e concha preservada por incrustação (direita) Fragmento de osso com inchaço típico de permineralização Concha de língula preservada por carbonificação Peixe preservado por concreção, preservação comum na Bacia do Araripe,Ceará Fotos: Cristina Vega (acervo da Universidade Federal do Paraná)

7 Vestígios Denominados icnofósseis, são marcas da atividade dos organismos fósseis, como pegadas e rastros, entretanto os animais e vegetais que deixaram as suas marcas não se preservaram. Podem ser impressos nas rochas como moldes externos, internos ou contramoldes. O grupo também inclui produtos de atividade biológica de animais, como gastrólitos (fragmentos de rocha utilizados na digestão), coprólitos (fezes fossilizadas) e também ovos. Pegadas de Tetrápode (foto: Cristina Vega, acervo da Universidade de Tübingen - Alemanha) Coprólito (fezes) de réptil ou mamífero (

8 Experiência de Confecção de moldes (fonte: Livro virtual de Paleontologia no prelo) Materiais: Água Pó de argila Argila úmida Filme de PVC Uma concha ou uma folha de árvore Recipiente do tamanho do objeto Procedimentos: 1) Espalhe o pó de argila nas paredes do recipiente. Coloque cerca de dois dedos desse pó no fundo do pote. 2) Faça uma espécie de bolacha com 3 cm de espessura com a argila úmida e coloque no fundo do pote. Aperte até ficar firme. 3) Depois, cubra com o pó de argila. 4) Coloque no recipiente o objeto que será fossilizado. Cubra-o com o pó de argila e pressione bem. 5) Coloque uma grande quantidade de pó de argila, até que todo o objeto fique recoberto. 6) Faça outra bolacha de argila úmida, colocando por cima de tudo, e aperte firmemente. 7) Feche o recipiente com um filme de PVC, e deixe secar por cerca de 3 dias. 8) Vire o recipiente ao contrário, batendo de leve no fundo, até que a amostra desgrude. 9) Separe as duas porções de argila, onde o fóssil se encontra bem no meio.

9 Imagens de cada um dos estágios da experiência Como decifrar um fóssil? A Tafonomia é o ramo da Paleontologia que estuda todo o processo de fossilização de um organismo, ou seja, desde o momento da sua morte até a formação da rocha que apresenta o fóssil. Logo, através dos aspectos adquiridos por esse fóssil durante a sua formação é possível determinar as características das espécies do passado e do ambiente de formação da rocha. Para um melhor entendimento de como é realizado este trabalho, vamos analisar dois exemplos. Os trilobitas eram artrópodes exclusivamente marinhos que viveram entre 560 e 250 milhões de anos atrás, portanto já extintos, e que são atualmente um importante registro fóssil.

10 Se ao observarmos um fóssil de trilobita este apresentar-se totalmente quebrado, com as partes do seu corpo separadas e com marcas intensas de atrito, podemos constatar que: 1) O animal morreu em ambiente marinho, já que todos os trilobitas são marinhos. 2) Houve um grande intervalo de tempo entre a morte do animal e seu soterramento (soterramento lento). Este fato pode ser observado pelo fato do fóssil estar quebrado, desarticulado e com marcas geradas pelo atrito, sendo todas essas características causadas por um intenso transporte do corpo do animal após a sua morte antes de ocorrer a fossilização. O intenso transporte acaba destruindo o animal e dificultando a nossa visualização dele. 3) A rocha que possui o fóssil apresenta estruturas que mostram que esta, no passado, formou-se em águas agitadas, com fortes influências de ondas e correntes marinhas, fato que explica o intenso transporte sofrido pelo animal após a sua morte. Por sua vez se observarmos um segundo fóssil de trilobita que desta vez não possui marcas de atrito, totalmente articulado e com poucas porções quebradas, pode-se definir que: 1) O animal morreu em ambiente marinho, já que todos os trilobitas são marinhos.

11 2) Houve um pequeno intervalo de tempo entre a morte do animal e seu soterramento (soterramento rápido). Essa afirmação pode ser facilmente compreendida observando as características do fóssil que está totalmente articulado e com poucas marcas de atrito, indicando que o animal após a sua morte foi pouco transportado. Assim concluímos que o animal foi soterrado logo após a sua morte e por este motivo está bem preservado. Fragmentos da porção posterior do corpo de trilobita, pouco preservado e desarticulado (Holz & Simões, 2002) Trilobita bem preservado e articulado (foto: Cristina Vega, Universidade Federal do Paraná) Ilustração de um trilobita. O círculo indica a porção posterior, desarticulada, vista na figura acima (Carvalho et al. In Carvalho, 2004) Além das características já observadas nos fósseis acima, existem muitas outras que também irão nos auxiliar no entendimento dos ambientes de fossilização. Como por exemplo: Fósseis preservados em uma mesma amostra, orientados em um sentido preferencial: evidência de correntes marinhas no passado, em uma determinada direção.

12 Fósseis preservados em uma mesma amostra, orientados 50% para um lado e 50% para o lado oposto: evidência de movimento de ondas em um ambiente de fossilização litorâneo. Além de auxiliar na designação de antigos ambientes, alguns fósseis são importantes ferramentas na compreensão da evolução dos organismos do planeta. Fósseis-vivos são organismos que sofreram pequenas modificações evolutivas durante toda a sua história na Terra, sendo muito parecidos com seus ancestrais do passado. Exemplos: os escorpiões, alguns peixes como o celacanto e a planta Ginkgo biloba. Contrariamente, fósseis-guia são o registro de organismos que tiveram evolução rápida, muito diferentes dos seus ancestrais, sendo importantes na datação de rochas e na sua correlação com rochas de outras partes do mundo, pois estes organismos só ocorreram no planeta em um determinado intervalo de tempo geológico, e normalmente estão registrados em diversos lugares do mundo. O seu estudo é de grande importância na localização e exploração de carvão e petróleo, por exemplo, comparando-se a idade dos fósseis presentes na rocha com a idade da formação dos combustíveis fósseis. Um exemplo de fóssil-guia são os mesossauros que habitaram apenas a África do Sul e a região Sul e Sudeste do Brasil durante o Permiano Superior.

13 TABELA DO TEMPO GEOLÓGICO em milhões de anos (modificado de Gradstein & Ogg, 1996 in Decifrando a Terra) Esqueleto de Mesosaurus, animal que viveu durante o Permiano Superior (Benton, 2005) Com isso podemos concluir que o estudo dos fósseis é essencial para compreendermos como era o planeta no passado e as suas eventuais formas de vida, possibilitando o nosso entendimento a respeito da evolução da Terra e dos organismos aqui presentes. Dessa forma podemos aproveitar da melhor maneira possível os recursos da natureza, buscando sempre causar o mínimo de interferência na saúde do planeta.

14 Referências Carvalho, I.S. (ed.) Paleontologia. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Interciência. 861p p. Trata de conceitos gerais de paleontologia, além da descrição de diversos fósseis microfósseis, animais e vegetais. Cita exemplos de fósseis brasileiros. No segundo volume, são apresentadas técnicas de curadoria e preparo de fósseis, além de uma lista de jazigos fossilíferos brasileiros. Holz, M. & Simões, M. G Elementos fundamentais de tafonomia. Porto Alegre: UFRGS. 232p. Trata de aspectos tafonômicos, ou seja, todos os processos pelo qual passam os organismos, desde que este morreu até ser encontrado por paleontólogos. Lima, M. R Fósseis do Brasil. São Paulo: USP. 118p. Catálogo ilustrado de diversos fósseis encontrados no Brasil. Bizzo, N Evolução dos seres vivos a vida em transformação. SP: Editora Ática. 48p. Dal Sasso, C Origem e evolução: os animais. SP: Editora Moderna. 39p. Facchini, F Origem e evolução: o homem. SP: Editora Moderna. 40p. Garassino, A Origem e evolução: as plantas. SP: Editora Moderna. 39p. Gewandsznajder, F Dinossauros. SP: Editora Ática. 64p. Gewandsznajder, F. & Capozoli, U Origem e história da vida. SP: Editora Ática. 48p. Stern, I Sobrevivendo à grande extinção: dinossauros. SP: Editora Saraiva. 96p. Palmer, D Atlas of the prehistoric world. United States: Marshall Editions Developments Limited. 224p.

15 Agradecimentos Primeiramente gostaria de agradecer a toda a equipe PET Geologia, sem a qual o Projeto Sala da Terra não teria existido e por conseqüência esse livreto também não. Também é de absoluta importância neste feito o trabalho da Professora Dra. Cristina Vega que me orientou durante a pesquisa e desenvolvimento deste trabalho. Por fim, mas não menos importante, gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão lendo esta mensagem nesse momento, já que o maior feito deste guia é justamente divulgar as geociências, neste caso mais exatamente a Paleontologia, logo sem a participação dos leitores que acompanharam o trabalho e que também devem opinar a respeito dele, nada teria acontecido. A todos os mencionados acima, e também a todos os outros que indiretamente podem ter contribuído para este trabalho, gostaria de deixar essa última frase: Muito Obrigado! PET Geologia Projeto Sala da Terra Orientador: Profª. Drª. Cristina Vega Texto, edição e desenhos de: Gabriel Santos da Mota

16 Desvendando os Fósseis é um livreto que tem como objetivo divulgar o estudo da Paleontologia, ciência que possui grande importância para a nossa sociedade, tanto economicamente quanto para a compreensão dos organismos e fenômenos naturais que ocorreram em nosso planeta. Através de exemplos práticos e ilustrações, o leitor irá compreender alguns conceitos básicos sobre formação e análise de amostras fósseis, assim possibilitando ao mesmo fazer análises básicas de fósseis que venham a ser observados em alguma situação como em visitas a museus, por exemplo. Sendo assim, este livreto busca ser um guia prático para a análise básica e entendimento de amostras fósseis, podendo ser utilizado em qualquer lugar, por pessoas de praticamente todas as idades interessadas pelo estudo da Paleontologia. Por isso se você sempre teve vontade de compreender o que são os fósseis e como eles são formados, essa é a sua chance! 2008

Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da História da Terra.

Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Compreender a importância dos fósseis na reconstituição da História da Terra. Conhecer o conceito de Fóssil. Compreender o conceito de Fossilização. Distinguir os diferentes tipos de Fossilização. Reconhecer fósseis como indicadores de idade e de ambientes. Explicar os princípios

Leia mais

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês.

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. Este engenheiro inglês verificou que rochas com localizações geográficas distintas

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

Uso da tafonomia em reconstruções paleoambientais. Antonio Liccardo

Uso da tafonomia em reconstruções paleoambientais. Antonio Liccardo Uso da tafonomia em reconstruções paleoambientais Antonio Liccardo Abordagem Definições e processos Análise Tafonômica Básica Obtenção, descrição e interpretação de dados Estudo sistemático da evolução

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO ICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

Jornal da Ciência. A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos. Jornal da Ciência Tema do mês: Paleontologia Maio / Junho, 2018 Curiosidades: A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis (do Gr. palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, tratado). Os fósseis são restos

Leia mais

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História da Terra Ciências Naturais 7º ano Onde está escrita a História da Terra? A história da Terra está escrita nas rochas!!! O que são fósseis?

Leia mais

23/11/2017. # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener ( ):

23/11/2017. # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener ( ): Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # Movimentos da Crosta Terrestre: # Erupções vulcânicas; # Terremotos; # Falhas geológicas. # Alfred Wegener (1880-1930): # América do Sul e África aparentemente se encaixavam.

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA

A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA 1 A TERRA CONTA A SUA HISTÓRIA Ciências Sétimo Ano Terra em Transformação 2 Dos biliões de organismos que existiram na Terra em épocas passadas, apenas uma pequena parte ficou preservada sob a forma de

Leia mais

Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem?

Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem? Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem? Qual foi a evolução dos fósseis ao longo da história da Terra? A Paleontologia é o ramo da Geologia

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA - A VIDA COMO ELA ERA

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA - A VIDA COMO ELA ERA 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM INTRODUÇÃO À PALEONTOLOGIA - A VIDA COMO ELA ERA Thays Zigante Furlan 1 Lucas Cesar Frediane Sant' Ana 2 Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre 3 Delimitado como fóssil,

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Evidências da Evolução

Evidências da Evolução Evidências da Evolução Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Introdução Pesquisas em diferentes áreas da Biologia fornecem evidências da evolução biológica; São elas: O documentário fóssil; A adaptação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI Tempo Geológico Histórico Gregos: cosmovisão; Renascimento: Revolução Científica x fatos bíblicos; Leonardo da Vinci: fósseis e sedimentação;

Leia mais

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Ciências Naturais 7º ano TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 1. A Terra conta a sua História 2. Dinâmica interna da Terra 3. Consequências da dinâmica interna da Terra 4. Estrutura interna da Terra 5. Dinâmica externa

Leia mais

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. E1 Os fósseis Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. Os fósseis são estudados por uma ciência chamada Paleontologia.

Leia mais

Geologia, problemas e materiais do quotidiano

Geologia, problemas e materiais do quotidiano Biologia e Geologia 11º ano Tema 4 Geologia, problemas e materiais do quotidiano 4.2. Processos e materiais importantes em ambientes terrestres 2016 (Princípio das causas actuais) Estudar Rochas sedimentares

Leia mais

- É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra;

- É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra; - É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra; - A fossilização é um processo raro e ocorre principalmente com as partes duras dos organismos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-3º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de solo e sua formação; Identificar as

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 p. 155 PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Minerais e Rochas. A crosta terrestre é formada principalmente por rochas.

Minerais e Rochas. A crosta terrestre é formada principalmente por rochas. UNIDADE 3 AS ROCHAS Minerais e Rochas A crosta terrestre é formada principalmente por rochas. Como é a estrutura de uma rocha? Do que elas são formadas? As rochas são sólidas e podem ser formadas por

Leia mais

20/04/2011 USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO

20/04/2011 USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO 1 A GEOLOGIA HISTÓRICA Definição: Ramo da Geologia dedicado a reconstrução da história evolutiva da Terra, com foco nas mudanças continuas do planeta

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Nome: Data: / / 1. Observa, atentamente, a figura. I Deposição dos estratos f, e, d, e c. II Erosão do estrato c.

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Minerais e Rochas sedimentares Professora Ana Cristina Andrade Página 1 de 10 As rochas sedimentares

Leia mais

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação Ø Inclui a formação de materiais a partir de rochas preexistentes, ou de restos de seres vivos, o seu transporte e a sua deposição. Meteorização + Erosão + Etapas da Sedimentogénese Transporte + Sedimentação

Leia mais

1. Conceitos básicos. Rocha sedimentar

1. Conceitos básicos. Rocha sedimentar 1. Conceitos básicos Rocha sedimentar Rocha sedimentar é a que se forma à superfície terrestre por acumulação de materiais provenientes de outras rochas, de restos de organismos e de produtos resultantes

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

Congress o Ambienta l

Congress o Ambienta l Congress o Ambienta l Resgate Paleontológico: aspectos e considerações Ricardo da Costa Ribeiro, Coordenador Substituto AESA-SE/MME Fóssil Resto, vestígio ou resultado da atividade de organismo que tenha

Leia mais

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085

NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH1085 Processos de formação dos solos e Perfil do solo Profª. Drª Mariana Soares Domingues 1 A pedosfera como uma interface ambiental Na escala de quilômetros (a), o solo faz

Leia mais

Escola Secundária de S. João da Talha

Escola Secundária de S. João da Talha Escola Secundária de S. João da Talha Ficha de Avaliação Formativa Outubro 2009 Biologia/Geologia 10º Ano Nome: Nº Classificação: Professora: I O El Niño (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal

Leia mais

O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO

O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO VI Seminário - A Filosofia das Origens Campina Grande, PB - Outubro de 2008 O REGISTRO FÓSSIL E O NEODARWINISMO Marcos Natal de Souza Costa UNASP-SP Pressupostos básicos do Neodarwinismo A evolução é um

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br SOLOS Solo é o substrato onde os seres humanos constroem suas vidas, por sobre a astenosfera (Crosta), abaixo da atmosfera. O solo é produto da intemperização

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear

QUÍMICA. Energias Químicas no Cotidiano. Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear QUÍMICA Energias Químicas no Cotidiano Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Prof a. Giselle Blois PETRÓLEO: é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos associados

Leia mais

TAXONOMIA Prof. Élyka Fernanda Pereira de Melo

TAXONOMIA Prof. Élyka Fernanda Pereira de Melo TAXONOMIA Prof. Élyka Fernanda Pereira de Melo Mestranda em Ensino de Biologia - UnB Pós graduada em Microbiologia, fundamentos e biotecnologia - UFT Pós graduada em Metodologia da Biologia e Química -

Leia mais

Cada nova camada que se forma sobrepõe-se e comprime as camadas mais antigas, situadas por baixo dela

Cada nova camada que se forma sobrepõe-se e comprime as camadas mais antigas, situadas por baixo dela - são testemunhos dos processos geológicos que ocorreram no passado; - são habitualmente estratificadas e fossilíferas Reflectem as alterações ambientais que ocorreram na Terra Contam a história evolutiva

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 2º BIM P2 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno:... Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão

Leia mais

As Rochas Um registro da história do planeta

As Rochas Um registro da história do planeta Rocha Sedimentar As Rochas Um registro da história do planeta CAPÍTULO 7 SISTEMA POLIEDRO DE ENSINO PROFESSORA GISELLE CHERUTTI GEOLOGIA ROCHAS formadas por um conjunto de diversos minerais, sedimentados

Leia mais

Dinâmica externa da Terra

Dinâmica externa da Terra Dinâmica externa da Terra Formação das rochas sedimentares: - Como atuam os agentes geológicos externos nas rochas sedimentares? - Quais são as fases de formação das rochas sedimentares detríticas? - Como

Leia mais

Você sabia que os corais

Você sabia que os corais PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Os Seres Vivos Além dos animais e das plantas,

Leia mais

1- Quais são as características comuns a todos os seres vivos?

1- Quais são as características comuns a todos os seres vivos? Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Quais são as características comuns a todos os seres vivos? 2- Complete as frases com o grupo de seres vivos correspondente. a) Assim como as plantas, as

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Arquivos históricos da Terra

ROCHAS SEDIMENTARES. Arquivos históricos da Terra ROCHAS SEDIMENTARES Arquivos históricos da Terra Reconstituir o passado do nosso planeta implica: Compreender como se formaram as diferentes rochas; Conhecer as alterações que ocorreram nas rochas desde

Leia mais

GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO

GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO Quaternário: corresponde ao período mais recente da história da Terra, também conhecido como Idade do Gelo pela influência sobre o meio ambiente das diversas glaciações

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para

Leia mais

18/01/2019 TÍTULOS. Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Jornal Os Doze Público. cm-pombal.pt

18/01/2019 TÍTULOS. Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Jornal Os Doze Público. cm-pombal.pt cm-pombal.pt 18/01/2019 TÍTULOS Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Jornal Os Doze Público 1 de 7 PALEONTOLOGIA Margarida Coutinho 17 de Janeiro de 2019, 6:15 A história da descoberta

Leia mais

UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES

UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES UNIDADE I - SOLOS, ORIGEM, FORMAÇÃO E MINERAIS CONSTITUINTES 1.1 - Origem e formação dos solos O solo é um típico material composto por uma combinação de partículas sólidas, líquidas e gasosas, representadas

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S.

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S. ROCHAS SEDIMENTARES METEORIZAÇÃO Ò Conjunto de processos que leva à alteração das características iniciais das rochas, por acção de processos físicos e químicos, que ocorrem na superfície da Terra. Ò Ajuda

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN281 História Natural da Terra e Paleontologia

Programa Analítico de Disciplina BAN281 História Natural da Terra e Paleontologia 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos

Leia mais

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12

AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 AS ROCHAS E OS SOLOS MÓDULO 12 COMO AS ROCHAS SE FORMAM? A litosfera é a camada de rocha que existe sobre o manto, ou seja, a nossa crosta terrestre, que se transforme e se cria por meio do vulcanismo

Leia mais

2ª Parte Formação dos solos 3 Componentes dos Horizontes do Solo

2ª Parte Formação dos solos 3 Componentes dos Horizontes do Solo Esquema da composição do horizonte A de um solo quando em boas condições para o crescimento das plantas. O conteúdo de ar e água dos poros é variável. No caso, metade está ocupada pela água Grãos de areia

Leia mais

ESTUDOS EM CIÊNCIA E RELIGIÃO Estudos Sobre Seres Fossilizados. Dr. Marcos Natal de Souza Costa UNASP/SP

ESTUDOS EM CIÊNCIA E RELIGIÃO Estudos Sobre Seres Fossilizados. Dr. Marcos Natal de Souza Costa UNASP/SP ESTUDOS EM CIÊNCIA E RELIGIÃO Estudos Sobre Seres Fossilizados Dr. Marcos Natal de Souza Costa UNASP/SP SUMÁRIO 1. O QUE SÃO FÓSSEIS? 2. PRINCIPAIS TIPOS DE FÓSSEIS 3. COMO SE FORMAM OS FÓSSEIS? 4. DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 6 Rochas Sedimentares Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Ciclo das Rochas Rochas Sedimentares Rochas

Leia mais

A. M. Galopim de Carvalho Fósseis 2014 FÓSSEIS

A. M. Galopim de Carvalho Fósseis 2014 FÓSSEIS FÓSSEIS Ramo essencial da geologia, a Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis. A palavra radica nos termos gregos páleos (antigo), ontós (ser, criatura) e lógos (estudo, conhecimento). No presente,

Leia mais

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características.

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características. Plantas e Ambiente Profª Carla Aquino Como sabemos, a Ecologia é um dos temas mais cobrados no Enem. Os biomas brasileiros estão entre os assuntos com mais chances de aparecer na prova, uma vez que o Brasil

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

20/04/2011 O USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS

20/04/2011 O USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS O USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS 1 O TEMPO GEOLÓGICO O Homem, ao longo dos séculos, tem procurado reconstituir a História da Terra e da Vida. No entanto, as referências temporais que nos são mais familiares

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DE GUARAPUAVA: UMA CONTRIBUIÇÃO E UM INCENTIVO AOS ESTUDANTES E VISITANTES AO INTERESSE À PESQUISA EM GEOLOGIA

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DE GUARAPUAVA: UMA CONTRIBUIÇÃO E UM INCENTIVO AOS ESTUDANTES E VISITANTES AO INTERESSE À PESQUISA EM GEOLOGIA MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DE GUARAPUAVA: UMA CONTRIBUIÇÃO E UM INCENTIVO AOS ESTUDANTES E VISITANTES AO INTERESSE À PESQUISA EM GEOLOGIA Geovane Ricardo Calixto (UNICENTRO), Rodrigo Antonio Martins de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Marita Raquel Paris Cavassani Curbani

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Marita Raquel Paris Cavassani Curbani UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA - 2011/2 Rochas Sedimentares Marita Raquel Paris Cavassani Curbani maritarpc@gmail.com Referência: Notas de aula (apostila) de Geotécnica,

Leia mais

Fatores de Formação de Solos

Fatores de Formação de Solos Fatores de Formação de Solos De onde vem o solo? O solo resulta da ação simultânea do clima e organismos que atuam sobre um material de origem (rocha), que ocupa determinada paisagem ou relevo, durante

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios no livro. Fazer as páginas 104 e 105, A linguagem. Fazer a página 106,

Leia mais

Evolução. Descobrindo o passado. O registro da evolução

Evolução. Descobrindo o passado. O registro da evolução Evolução 5 O registro da evolução Descobrindo o passado Falar sobre evolução é falar sobre a história da vida em nosso planeta, como essa vida surgiu (o que vimos na semana 2), se desenvolveu e mudou ao

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

Questões sobre rochas sedimentares

Questões sobre rochas sedimentares Questões sobre rochas sedimentares Questões sobre rochas sedimentares Questões sobre rochas sedimentares Fóssil Entende-se por fóssil como sendo os restos de um organismo, ou os vestígios da sua actividade

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

Feito pela Professora Elizabete Soares. Disponibilizado especialmente para Resumos.tk

Feito pela Professora Elizabete Soares. Disponibilizado especialmente para Resumos.tk Feito pela Professora Elizabete Soares Disponibilizado especialmente para Resumos.tk A geologia, os geólogos e os seus métodos Pré-teste O que estuda a Geologia? Qual a idade da Terra? À quanto tempo apareceu

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências Biológicas Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Flaviana Lima

Leia mais

Cabo Mondego, Pt Compsognathus 10º ANO - GEOLOGIA. Situação-Problema Parte 1

Cabo Mondego, Pt Compsognathus 10º ANO - GEOLOGIA. Situação-Problema Parte 1 Cabo Mondego, Pt Compsognathus 10º ANO - GEOLOGIA Situação-Problema Parte 1 A história da Terra encontra-se escrita nas rochas. É uma história feita de acontecimentos, ora rápidos e de extraordinária violência,

Leia mais

FACULDADE VÉRTICE CURSO AGRONOMIA MICROBIOLOGIA DO SOLO TEMAS: BIOTA E AGREGAÇÃO DO SOLO E OS PRINCIPAIS MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA

FACULDADE VÉRTICE CURSO AGRONOMIA MICROBIOLOGIA DO SOLO TEMAS: BIOTA E AGREGAÇÃO DO SOLO E OS PRINCIPAIS MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA FACULDADE VÉRTICE CURSO AGRONOMIA MICROBIOLOGIA DO SOLO TEMAS: BIOTA E AGREGAÇÃO DO SOLO E OS PRINCIPAIS MICROORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA AGRÍCOLA PROFESSORA: MARIA LITA P. CORREA EVOLUÇÃO DO SOLOS Cianob,

Leia mais

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina: Ciências Curso Professor: Marcel Série: 6º ano ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Número: 1 - Conteúdo: - Estrutura da Terra - Características da crosta terrestre, do manto

Leia mais

Ciências Naturais 7.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica

Ciências Naturais 7.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica Ciências Naturais 7.º ano Ficha de avaliação diagnóstica Grupo I 1. Faz corresponder cada conceito da coluna I (1 a 6) à sua descrição, que se encontra na coluna II (A a F). COLUNA I COLUNA II 1 Rocha

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais.

Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais. Serão as Rochas e os Minerais o mesmo? As rochas são constituídas por minerais. Substância natural e inorgânica, com propriedades físicas e químicas definidas. Por exemplo o Quartzo pode formar-se em diversas

Leia mais

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos APRESENTAÇÃO Atmosfera Primitiva. Formação de Organismos Heterotróficos. Fotossíntese. Clorofila. Produção, Preservação e Degradação da Matéria Orgânica. Condições de Deposição. Matéria Orgânica na Geosfera.

Leia mais

Mercado de Trabalho... 5

Mercado de Trabalho... 5 Introdução... 3 Geologia... 4 Mercado de Trabalho... 5 O curso... 7 O que você pode fazer... 8 Opiniões dos estudantes... 10 Bibliografia... 11 Durante esse trabalho, você irá ver um pouco sobre a faculdade

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Terrário miniatura do Planeta Terra 1

Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A TEORIA EM PRÁTICA. EXEMPLO DE ATIVIDADE Terrário miniatura do Planeta Terra 1 A montagem de um terrário é uma tarefa simples e um rico instrumento pedagógico. Sua confecção permite trabalhar o reaproveitamento

Leia mais

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um... EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...

Leia mais

A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE

A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE Biosfera: região do planeta que contém todo o conjunto de seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível ambiente capaz de satisfazer

Leia mais

As rochas sedimentares

As rochas sedimentares Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais

Leia mais

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia

RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO. Tema Paleontologia RESUMOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO Conceitos mais importantes: Tema Paleontologia Paleontologia: é uma das ciências que estuda a evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico; Fóssil: são restos

Leia mais

PRÁTICA Nº. 5.6 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO EM MASSA EM SISTEMAS FÍSICO E BIOLÓGICO INTRODUÇÃO

PRÁTICA Nº. 5.6 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO EM MASSA EM SISTEMAS FÍSICO E BIOLÓGICO INTRODUÇÃO Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Botânica - ICB PRÁTICA Nº. 5.6 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO EM MASSA EM SISTEMAS FÍSICO E BIOLÓGICO INTRODUÇÃO O fluxo de água no contínuo solo-planta-atmosfera

Leia mais