A ALIANÇA MATRIMONIAL
Introdução Mc 10.2-9 - A pergunta sobre divórcio recebe como resposta uma referência ao princípio. Jesus apontou o correto entendimento de Gênesis 2.23-24 como resposta à questão do casamento.
As respostas para a problemática do casamento, em todos os tempos, estão no projeto seu original determinado por Deus.
O que é o casamento? Sacramento, contrato ou aliança. Sacramento. Um meio de obter graça, baseado na Lei da igreja. Contrato. Um acordo bilateral de vantagem mútua, baseado na Lei Civil.
O que é o casamento? Aliança. Uma união pactual entre um homem e uma mulher, baseado na Lei Deus.
Proposição: O casamento é uma aliança de amor entre um homem e uma mulher. * Proposição é a afirmação de que algo é verdadeiro. Enunciado de uma verdade que se pretende demonstrar. Proposta.
I - Declaração de Adão expressa uma adequação e consequente aliança. Osso do osso, carne da carne. 2Sm 5:1-3 - Então todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebrom e disseram: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne! Além disso, outrora, quando Saul ainda reinava sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel, e tu serás chefe sobre Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e o rei Davi fez aliança com eles em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel.
I - Declaração de Adão expressa uma adequação e consequente aliança. Osso do osso, carne da carne. Rut 1:16-17 Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
II - A Bíblia afirma que o casamento é uma aliança. Prov 2:17 a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus. Mal 2:14 Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.
III - A Bíblia ilustra aliança de Deus com seu povo como casamento. No Antigo Testamento, Deus trata Israel como esposa. Eze 16:8 Então, passando eu por ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha. No Novo Testamento, A igreja é apresentada como noiva de Cristo e a união final entre eles é descrita como bodas.
IV O Casamento entre cristão deve refletir a Nova Aliança entre Cristo e a igreja. Efs 5:22-25 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Aliança que sustenta o amor e não o amor que sustenta a aliança
O entendimento moderno de amor tem atrapalhado o entendimento bíblico de casamento como aliança de amor. O amor romântico passou a ser um ideal inspirado nos romances do século XIX e nas produções de Hollywood do século XX. Amor baseado na maneira como o outro faz com que eu me sinta. O amor centrado nas qualidades do objeto do amor (o que ele/ela oferece). O melhor que esta ao meu alcance. (Como uma relação de consumo) Esta visão de amor é essencialmente egoísta.
O entendimento moderno de amor tem atrapalhado o entendimento bíblico de casamento como aliança de amor. O amor romântico justifica todos os atos e comportamentos do indivíduo. A beleza vale mais que o caráter. O salário mais que a lealdade. O costume mais que os valores. O desempenho sexual mais que a fidelidade.
O entendimento moderno de amor tem atrapalhado o entendimento bíblico de casamento como aliança de amor. O amor bíblico é sacrificial e baseado no processo de amar e não no objeto do amor. (O que eu devo fazer pelo outro em vez de o que outro merece que eu faça) Amor Bíblico é cortês e trata a esposa com dignidade ao passo que ela responde honrando seu marido.
O entendimento moderno de amor tem atrapalhado o entendimento bíblico de casamento como aliança de amor. Atos de amor baseados no compromisso da aliança feita, motivados pela santidade, caráter, lealdade, fidelidade. Ezequiel 36.22-32 Deus promete agir favoravelmente a Israel, não por causa de Israel, mas por causa de seu nome.
Conclusão O Casamento é uma aliança que deve expressar a imagem do Deus de Aliança no relacionamento de amor entre marido e esposa.