EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO EPI / EPC Equipamento de Proteção Individual - EPI Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importada, só poderá ser autorizado à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, Para atender a situações de emergência. Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Nas empresas abdicadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador. Atendidas as características de cada atividade profissional, o empregador deve fornecer aos trabalhadores os EPI adequados. E da parte do corpo que se pretende proteger, tais como:
1 Proteção da cabeça Capacete protege de impacto de objeto, que cai ou é projetado e de impacto contra o objeto imóvel e somente estará completo e em condições adequadas de uso se composto de: Casco é o capacete propriamente dito; Carneira armação plástica, semi-elástica, que separa o casco do couro cabeludo e tem a finalidade de absorver a energia de impacto; Jugular presta-se à fixação de capacete à cabeça. O capacete de celeron se presta também, à proteção contra radiação térmica. 2 Proteção dos olhos Óculos de Segurança Protegem os olhos de impacto de materiais projetados e de impactos contra objetos imóveis. Os óculos de segurança utilizados na empresa são, comprovadamente, muito eficazes quanto à produção contra impactos. 3 Proteção facial Proteção facial Protege todo o rosto de impacto de materiais projetados e de calor radiante, podendo ser acoplado ao capacete. É articulado com perfil côncavo de tamanho e altura que permitem cobrir todo o rosto, sem toca-lo, sendo construído em acrílico, alumínio ou tela de aço inox. 4 Proteção das laterais e parte posterior da cabeça Capuz: Protege as laterais e a parte posterior da cabeça (nuca) de proteção das fagulhas, poeiras e similares. Para uso em ambientes de alta temperatura, o capuz é equipado com filtros de luz, permitindo proteção também contra queimaduras.
5 - Proteção respiratória Respiradores e Máscaras: Protegem as vias respiratórias contra gases tóxicos, asfixiantes e contra aerodispersóides (poeiras). Protegem não somente de envenenamento e asfixias, mas, também, de inalação de substâncias que provocam doenças ocupacionais (silicose, siderose, etc...) Há vários tipos de máscaras para aplicação específicas, com ou sem alimentação de ar respirável. 6 - Proteção de membros superiores Protetor de Punho, Mangas e Mangotes: Protegem o braço, inclusive o punho, contra impacto cortantes e perfurantes, queimaduras, choques elétricos, abrasão e radiações ionizantes e não ionizantes. Luvas: Protegem os dedos e as mãos de ferimentos cortantes e perfurantes, de calor, choques elétricos, abrasão e radiações ionizantes. 7 - Proteção Auditiva Protetor Auricular: Diminui a intensidade da pressão sonora exercida pelo ruído contra o aparelho auditivo. Existem em dois tipos básicos: Tipo PLUG (de borracha macia ou espuma de poliuretano), que é introduzido no canal auditivo. Tipo CONCHA, que cobre todo o aparelho auditivo, e protege também o sistema auxiliar de audição (óssea). O PROTETOR AURICULAR, não anula o som, mas reduz o RUÍDO (que é o som indesejável) a níveis compatíveis com a saúde auditiva. Isso significa que, mesmo usando o protetor auricular, ouve-se o som mais o ruído, sem que este afete o usuário.
8 - Proteção do Tronco Paletó: Protege troncos e braços de queimaduras, perfurações, projeções de materiais particulados e de abrasão, calor radiante e frio. Avental: Protege o tronco frontalmente e a parte dos membros inferiores alguns modelos (tipo barbeiro) protegem também os membros superiores contra queimaduras, calor radiante, perfurações, projeção de materiais particulados, ambos permitindo uma boa modalidade ao usuário. 9 - Proteção da Pele Luva Química: Creme que protege a pele, especialmente do rosto e dos membros superiores contra a ação dos solventes, lubrificantes e outros produtos agressivos. 10 Proteção dos Membros Inferiores Calçados de Segurança: Protege os pés contra impactos de objetos que caem ou são projetados, impacto contra objetos imóveis e contra perfurações. Perneiras: Protegem as pernas contra projeções de aparas, fagulhas, limalhas, etc., principalmente de materiais quentes. 11 - Proteção Global contra Quedas Cinto de Segurança: Cinturões anti-quedas que protegem o homem nas atividades exercidas em locais com altura igual ou superior a três metros, composto de cinturão, propriamente dito, e de talabarte, extensão de corda (polietileno, nylon, aço, etc.) com que se fixa o cinturão à estrutura firme.
Figura 1 - Equipamentos de Proteção Individual
Equipamento de Proteção Coletiva Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade. Esses equipamentos não são necessariamente de proteção de um coletivo, muitas vezes, são apenas de uso coletivo, como por exemplo, uma máscara de solda ou um cinto de segurança para alturas. Como o próprio nome diz, os equipamentos de proteção coletiva (EPC) dizem respeito ao coletivo, devendo proteger todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Poderá ser um dispositivo, um sistema, ou um meio, fixo ou móvel, diferente do EPI, que serve para proteger somente quem está usando, como por exemplo, luvas, capacete, óculos etc. O Equipamento de Proteção Coletiva deve ser usado prioritariamente ao uso do Equipamento de Proteção Individual, por exemplo: um equipamento de enclausuramento acústico deve ser a primeira alternativa a ser indicada em uma situação onde houver risco físico de ruído, por proteger um coletivo. E somente quando esta condição não for possível, deve ser pensado o uso de protetores auditivos como Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) para proteção dos trabalhadores, pois são de uso apenas individual. O equipamento de proteção coletiva protege todos ao mesmo tempo, pois todos observam, usam ou são beneficiados. São exemplos de equipamentos de proteção coletiva: Enclausuramento acústico de fontes de ruído; Ventilação dos locais de trabalho; Proteção de partes móveis de máquinas; Exaustores para gases e vapores; Tela / grade para proteção de polias, peças ou engrenagens móveis; Ar-condicionado/aquecedor para locais frios; Placas sinalizadoras;
Avisos, Sinalizações; Sensores de máquinas; Corrimão; Fitas antiderrapantes de degrau de escada; Ventiladores; Iluminação; Piso antiderrapante. Barreiras de proteção contra luminosidade e radiação; Guarda-corpos; Protetores de maquinas; Sirene de alarme incêndio; Cabines para pintura; Purificadores de ar/água; Chuveiro e lava olhos de emergência. Figura 2 - Equipamentos de Proteção Coletiva
MODELO DE FICHA DE EPI S: (Retirar este item ao imprimir Retirar Modelo e as marcas d águas ao imprimir) INCLUIR NOME DA EMPRESA OU LOGOTIPO (Retirar este item ao imprimir) CONTROLE DE ENTREGA DE EPI S EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Eu - Registro No - Função declaro para todos os efeitos legais que recebi da (nome da empresa), os equipamentos de proteção individual (EPI) relacionados abaixo, bem como as instruções para sua correta utilização, obrigando-me: 1) usar o EPI e uniforme indicado, apenas às finalidades a que se destina; 2) comunicar o setor de obras /segurança do trabalho, qualquer alteração no EPI que o torne parcialmente ou totalmente danificado; 3) responsabilizar-me pelos danos do EPI, quando usado de modo inadequado ou fora das atividades a que se destina, bem como pelo seu extravio; 4) devolvê-lo quando da troca por outro ou no meu desligamento da empresa. Quant. EPI S Data de entrega DESCREVER ITENS DATA EXATAMENTE IGUAIS POR ITEM A ORDEM SERVIÇO C.A CÓDIGO DO EQUIPAMENTO Data de devolução Declaro para todos os efeitos legais que recebi todos os Equipamentos de Proteção Individual constantes da lista acima, novos e em perfeitas condições de uso, e que estou ciente das obrigações descritas na NR 06, baixada pela Portaria MTB 3214/78, sub-item 6.7.1, a saber: a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; e d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado. Declaro, também, que estou ciente das disposições do Art. 462 e 1º da CLT, e autorizo o desconto salarial proporcional ao custo de reparação do dano que os EPI s aos meus cuidados venham apresentar. Declaro ainda estar ciente de que o uso é obrigatório, sob pena de ser punido conforme Lei nº 6.514, de 27/12/77, artigo 158. Declaro, ainda, que recebi treinamento referente ao uso do E.P.I. e as Normas de Segurança do Trabalho. Data: Local: ASSINATURA: (assinatura do Colaborador)
REFERÊNCIAS Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/36201/equipament os-de-protecao-coletiva-epc#ixzz3l1252rca Normas Regulamentadoras Segurança e Saúde do Trabalhador NR6.