Quem se ama Usa EPI!
|
|
|
- Sarah Arruda Rocha
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Uso de EPIs
2 Quem se ama Usa EPI!
3
4 - Definição Mas o queepi é EPI? De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção Individual EPI: Todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
5 EPI O que diz a legislação A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, de forma gratuita, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: a) Sempre que medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; c) Para atender situações de emergência.
6 OBRIGAÇÕES DA EMPRESA: EPI Adquirir o EPI adequado ao risco da atividade; Exigir seu uso; Fornecer somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente; Orientar e treinar o trabalhador quanto a seu uso, guarda e conservação; Substituir imediatamente quando extraviado ou danificado; Responsabilizar-se por sua manutenção e higienização.
7 OBRIGAÇÕES DO EMPREGADO: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre seu uso adequado. EPI
8 EPI AS VIAS DE EXPOSIÇÃO SÃO QUATRO:
9 EPI RISCOS AMBIENTAIS Dentro das indústrias alimentares e Serviços de Alimentação, temos classificados alguns dos riscos como: Riscos Físicos: o calor de fornos, caldeiras, o ruído de máquinas, temperaturas baixas nas câmaras frigoríficas, umidade, a questão da eletricidade e riscos perfuro-cortantes. Riscos químicos: provenientes de produtos tóxicos, inflamáveis e irritantes; Riscos ergonômicos: as cargas que são transportadas ao longo do dia e a postura inadequada.
10 PPRA Programa de Prevenção O que é e para que serve? de Riscos Ambientais O PPRA é um estudo realizado por um Técnico de Segurança do trabalho, Engenheiro do Trabalho ou Médico do trabalho, que visa basicamente: Identificar os riscos presentes em cada ambiente de trabalho Implantar medidas que eliminem ou reduzam esses riscos. Entre essas medidas, está a determinação de quais tipos de EPIs devem ser usados pelos colaboradores, a fim de proteger sua saúde e integridade.
11 EPIs e Boas Práticas Para fins de aplicação considera-se obrigatório os seguintes dispositivos para o trabalho no interior das produções: Touca para proteção de cabelo (descartável); Blusa e calça de cor clara; Luvas e máscaras específicos para áreas diferentes; Avental; Calçado fechado.
12 EPIs - Face PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE Óculos: Proteção contra respingos de produtos químicos. Utilizar o óculos de proteção: ao retirar alimentos de fontes de vapor (como fornos); realizar atividades de limpeza que possam respingar na face/ olhos.
13 EPIs - Mãos PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES Proteção de mãos, dedos e braços de riscos mecânicos, térmicos e químicos: Luvas de proteção Mangas Mangotes Dedeiras Luvas nitrílicas (para limpeza) Luvas de látex/vinil (para manipulação) Luva malha de aço (para uso de objetos perfurocortantes) Luva térmica (para uso em fornos ou outras fontes de calor)
14 LÁTEX NATURAL O látex natural está no anexo da RDC 26 de 2015 da Anvisa como um dos itens alergênicos.
15 Luvas de malha de aço nunca podem ser utilizadas em equipamentos como serras lisas e nem dentadas.
16 EPIs - Calçados PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES Proteção de pés, dedos dos pés e pernas contra riscos de origem térmica, umidade, produtos químicos, quedas: Calçados de segurança Botas e botinas Botas com bico de ferro (usadas onde há risco objetos muito pesados caírem nos pés) Botas de borracha antiderrapantes (resistentes ao calor e ideais para ambientes de piso molhado)
17 Atenção O uso correto das botas pode evitar acidentes graves!
18 EPIs - Respiradores PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Proteção do sistema respiratório contra gases, vapores, névoas, poeiras. Máscaras de proteção respiratória: - Descartáveis - Convencionais Nas Fichas de Informação e Segurança dos Produtos Químicos (FISPQs) de saneantes e outros produtos é possível verificar se é necessário o uso de máscara durante a sua manipulação; e qual o tipo de máscara adequado.
19 EPIs Protetor Auricular RUÍDO: É considerado ruído todo som desagradável ou incompreensível a nossos ouvidos. A intensidade do ruído é medida em Decibel abreviado normalmente por Db. O limite legal do ruído ocupacional segundo a NR 15 é de 85 Decibéis. Exemplo prático: Um trabalhador exposto a 85 decibéis, só pode permanecer sem o uso do protetor auricular no local por apenas 8 horas, e considerando que uma simples máquina de cortar grama gera em torno de 90 decibéis, podemos constatar que 85 decibéis não é lá muita coisa.
20 A INTENSIDADE SONORA:
21 EPIs Protetor Auricular Protetor auricular tipo plug Mais usado nos locais de trabalho atualmente preço acessível e alta durabilidade. Normalmente feito de silicone. É aconselhável dar um nó na cordinha para evitar que use o mesmo em uma orelha e depois na outra. Isso evitar que caso tenha um infecção passe de uma orelha para outra. Protetor auricular tipo concha Ao final de cada uso o protetor deve ser inspecionado.observe atentamente os detalhes, se estiver gasto ou folgado providencie a substituição. As almofadas externas e as espumas internas podem ser substituídas sempre que estiverem inflexíveis, rasgadas ou danificadas. Protetor auricular de espuma Menos utilizado. Possuem a vantagem de serem descartáveis.
22 EPIs Protetor Auricular EFEITOS DOS SONS INTENSOS NO ORGANISMO: Dependem: do tempo de exposição da intensidade sonora da susceptibilidade individual. O efeito mais conhecido da exposição a sons intensos é a perda de audição temporária (a princípio) ou definitiva. Mas, outros sintomas podem ocorrer com ou sem instalação da perda auditiva: zumbido intolerância a sons (hiperacusia) nervosismo, ansiedade, dores de cabeça, tonturas Taquicardia dilatação da pupila alterações do apetite e do sono alterações hormonais, etc
23 EPIs - Proteção para o corpo Proteção contra calor, frio, produtos químicos, umidade, intempéries. Cinto ergonômico; Conjuntos de calça e blusão; Aventais; Capas.
24 Aventais plásticos nunca devem ser utilizados próximo a fontes de calor! Próximo a fogões e fornos use sempre o avental térmico!
25 Sempre que houver risco de derramamento de água fervente ou produtos químicos, usar a calça por fora da bota.
26 Funcionário INTELIGENTE PREVINE acidente
27 Funcionário INTELIGENTE PREVINE acidente
28 Funcionário INTELIGENTE PREVINE acidente
29 Ergonomia - Como levantar cargas manualmente O trabalhador deve se posicionar junto à carga, mantendo os pés afastados por distância equivalente à que existe entre os ombros. Abaixar o tronco dobrando o joelho, mantendo pescoço e costas retas. Segurar a carga firmemente e levantá-la gradualmente, com os braços estendidos. Não girar o tronco. Ao caminhar deve aproximar a carga ao corpo e mantêla centralizada entre as pernas. Repetir o processo inverso para colocá-la no chão.
30 Equipamentos Caso aconteça algum incidente lembre-se de acionar o botão vermelho do equipamento para parar a máquina. Ou desligue da tomada. Teste com frequência se o botão vermelho está funcionando. O equipamento deve parar em 3 segundos).
31 Equipamentos Quando for limpar equipamentos certifique-se de que estejam desligados;
32 EPI Lavagem e manutenção As vestimentas devem ser secas à sombra. Atenção: somente use máquinas de lavar ou secar, quando houver recomendações do fabricante. As botas e as luvas devem ser enxaguadas com água abundante após cada uso.
33 EPI Lavagem e manutenção A lavagem deve ser feita de forma cuidadosa, preferencialmente com sabão neutro (sabão de coco). As vestimentas não devem ficar de molho. Em seguida, as peças devem ser bem enxaguadas para remover todo o sabão. O uso de alvejantes não é recomendado, pois vai danificar o tratamento do tecido.
34
35 Quem se cuida vive mais!
36 DÚVIDAS
37 Obrigada! Prevenir é um ato de amor... com você, com seu corpo e com todos que te amam.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Higiene e Segurança no Trabalho Capítulo IV EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (NR-6), D.Sc. 1/29 Equipamento de Proteção Individual (EPI) 6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora NR,
15/03/2015 GP III 1. Tópicos
Tópicos pg 1. Equipamento de Proteção Individual 2 2. Obrigatoriedade 3 3. Legalidade 4 4. Responsabilidade do Empregador 5 5. Responsabilidade do Empregado 6 6. Responsabilidade da DRTE 7 7. EPI Conjugado
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho
EPC e EPI Medidas de Proteção EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva 1 São aqueles que neutralizam a fonte do risco no lugar em que ele se manifesta. É todo dispositivo,
Aula 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
Aula 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Minimizar contaminação no local de trabalho Minimizar riscos ao trabalhador Norma Regulamentadora 6 (NR-6) Adquirir
Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR- 6 EPI. Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira
Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR- 6 EPI Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira NR-6: EPI De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de
Norma Regulamentadora 06. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.
Norma Regulamentadora 06 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora
(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs. (Equipamentos de Proteção Individual)
(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) Treinamento: EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) O que são EPIs? EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,
Equipamentos De Proteção Individual.
Equipamentos De Proteção Individual. O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo profissional, destinado à proteção de riscos que podem ameaçar
Informativos. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs
Informativos EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL- EPIs São todos os dispositivos de uso individual destinados a proteger a integridade física e saúde do trabalhador Obrigações da Empresa quanto aos EPIs:
VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Orientador Empresarial LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NR 06 - EPI-Equipamento de Proteção Individual - Alterações PORTARIA SIT/DSST
O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos
O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Externas: A principal norma brasileira que regulamenta os dispositivos sobre EPI é a NR 06, do MTE. Internas: Existe, na Panasonic, uma I.A.
Introdução Por que você está aqui? Legislação Modo de usar Conclusão Por que você está aqui? Em inspeções rotineiras de segurança, vários funcionários apresentaram dúvidas relativas aos EPI s utilizados
ANEXO AO COMUNICADO: NORMA TÉCNICA APLICÁVEL AOS EPI S DE PROTEÇÃO CONTRA FRIO
ANEXO AO COMUNICADO: NORMA TÉCNICA APLICÁVEL AOS EPI S DE PROTEÇÃO CONTRA FRIO Abrangência: empresas obrigadas a fornecer EPI aos trabalhadores. Conteúdo: normas técnicas aplicáveis aos EPI. Vigência:
SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Tecnólogo Mecatônica
SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio [email protected] Curso: Tecnólogo Mecatônica - Aula 02 NR 6 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Procedimento para EPI - Equipamento de Proteção Individual
Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Identificação: PROSHISET 16 Revisão: 00 Folha: 1 de 10 1. Definição -EPI, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DE SAÚDE NO TRABALHO
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DE SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA N.º 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2013 (D.O.U. de 18/11/2013 Seção 1 Págs. 102 a
c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos.
c) vestimenta condutiva para proteção de todo o corpo contra choques elétricos. I - EPI PARA PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS COM DIFERENÇA DE NÍVEL (Alterado pela Portaria SIT n.º 292, de 08 de dezembro de 2011)
SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE Altera a Portaria SIT n.º 121/2009. ANEXO II
SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 407, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2013 Altera a Portaria SIT n.º 121/2009. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, no uso das atribuições conferidas pelo art. 14, inciso
2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Aprovado ' Elaborado por Rodolfo Ferreira/BRA/VERITAS em 20/10/2015 Verificado por Cintia Kikuchi em 20/10/2015 Aprovado por Ricardo Fontenele/BRA/VERITAS em 20/10/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional
SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores
SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTEÚDO 13: Saúde e Segurança dos Trabalhadores O TEMPLO DA SAÚDE Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas exige manutenção Saúde enquanto patrimônio do trabalhador
Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves
Noções Gerais de Biossegurança Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Conceito Conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização eliminação de RISCOS inerentes às atividades de pesquisa, produção,
AFT-MTE. Segurança do Trabalho Normativa 6. Prof. Anjor Mujica
NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI Publicação D.O.U. Portaria GM n.º 3.14, de 08 de junho de 1978 06/07/78 Alterações/Atualizações D.O.U. Portaria SSMT n.º 05, de 07 de maio de 198 17/05/8 Portaria
Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego.
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA Procedimentos de avaliação audiológica conforme Portaria 19 de 09 de abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego. Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e
INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
INFORMATIVO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE 1 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES. Segundo a Portaria Ministerial número 3214 de 08 de junho de 1978, na sua Norma Regulamentadora de número
Equipamento de Proteção Individual - EPI
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO EPI / EPC Equipamento de Proteção Individual - EPI Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo
Aula 6 Elevação e transporte de materiais 125
Aula 6 Elevação e transporte de materiais Meta da aula Apresentar os procedimentos corretos para armazenamento, manuseio e transporte de materiais. Objetivos da aula Ao final desta aula, você deverá ser
Portaria 194 de 07/12/2010 altera a NR 06
Portaria 194 de 07/12/2010 altera a NR 06 A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO e a DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso das atribuições conferidas pelos arts. 14, inciso II,
SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL
PROCEDIMENTO EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Nº PE-SMS-011 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A 29/03/07 02/02/08 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social
2. NR 06. Comentário: Letra B. Observe que essa questão cobrou simplesmente saber qual NR aborda o tema EPI.
0 1 1. INTRODUÇÃO Olá Pessoal, Como estão os estudos? Continue firme na luta diária, vença as dificuldades imposta pelo cansaço, pois o resultado final vale a pena. Hoje vamos estudar sobre a NR 06 que
Cartilha Ergonômica. para micro e pequenas facções
Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções 2017 Cartilha Ergonômica para micro e pequenas facções Autores: Maurélio José Witkoski Victor R. L. Aguiar www.univille.br/mestrados www.sebrae.com.br
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) servem para garantir o bom
EPI s Os equipamentos de proteção individual (EPIs) servem para garantir o bom andamento na Comunidade Terapêutica, evitar acidentes e assegurar boas condições de trabalho aos residentes envolvidos com
Segurança na Construção
UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual EPI Equipamento de Protecção Individual (EPI) é a última barreira contra a lesão.
PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_13
PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_13 Titulo do Procedimento: LAVAGEM DE EPI S DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS Data de Versão: Autor: 18/01/2010 00 Alan Rígolo Geovana Timpani Elves Pinheiro Observações:
NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. . Texto desta NR integralmente dado pela Portaria SIT nº 25, de 15/10/01.
NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Texto desta NR integralmente dado pela Portaria SIT nº 25, de 15/10/01. 6.1 - Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento
A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho. Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria
A Implantação de Programas de Prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho Engª Jane Belém e Drª Gilda Maria Agentes Físicos Conceito - São diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores,
A SEGURANÇA ESTÁ EM SUAS MÃOS
A SEGURANÇA ESTÁ EM SUAS MÃOS OBJETIVO Ao final, esperamos ajudá-lo a identificar e avaliar de forma mais criteriosa os riscos, em função dos níveis de exposição ao produto fitossanitário PROGRAMA EPI
As mãos são o nosso principal instrumento de trabalho e não só imaginem o que deixariam de poder fazer se não tivéssemos mãos
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL Depois de termos visto os deveres e direitos quer de empregadores quer de trabalhadores em relação ao Equipamentos de Protecção Individual, vamos agora ver os EPI s
Anexo II. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Anexo II Laudo Técnico Ambiental Oficina Mecânica CAMPUS AVANÇADO DE POÇOS DE CALDAS Instituto de Ciência e Tecnologia Diretor do Instituto Prof. Cláudio Antônio
Psso Programa de Saúde e Segurança Ocupacional. Instrutor Trainee. Departamento Regional do Maranhão Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Departamento Regional do Maranhão Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Instrutor Trainee Psso Programa de Saúde e Segurança Ocupacional Nome do candidato: 2017 PSSO PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA
FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS
Página: 1/9 Nome comercial: Sulfato de Estanho 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome químico do principal componente: Sulfato de Estanho Código interno de identificação do produto: Fabricante:
C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a
C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a É o conjunto de ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a obtenção
DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual:
UNIVERSIDADE DO ALGARVE INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual DL 441/91 Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a
e Desbaste Manual de Instruções Leia antes de usar Imagens ilustrativas
Discos de Corte e Desbaste Imagens ilustrativas Manual de Instruções Leia antes de usar Manual de instruções 1. Orientações Gerais ATENÇÃO: LEIA TODOS OS AVISOS DE SEGURANÇA E TODAS AS INSTRUÇÕES. Guarde
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE SUMÁRIO 1. Conceitos...3 2. Embasamento legal e agentes...4 3. Equipamentos de Proteção Individual...8 4. Normas Regulamentadoras...9 5. Sinopse...10 2 1. CONCEITOS ADICIONAL
EQUIPAMENTO DE PROTEÇAO INDIVIDUAL - EPI PROTEÇÃO DA CABEÇA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE PROTEÇÃO AUDITIVA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PROTEÇÃO DOS MEMBROS
EQUIPAMENTO DE PROTEÇAO INDIVIDUAL - EPI PROTEÇÃO DA CABEÇA PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACE PROTEÇÃO AUDITIVA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES VESTIMENTAS
Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual
Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual Formadora - Magda Sousa É necessário dar prioridade a protecção colectiva sobre a individual!
Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725
Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente
Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA
LIMPEZA PESADA 01/05 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: REMOVEDOR DE CERA Aplicação: Telefone de emergência: CEATOX 0800 722 6001 Endereço Eletrônico: [email protected] Produto
TS Cursos e Serviços de Segurança do Trabalho Ltda Tabela de valores EPIs
LUVAS COURO / VAQUETA 101 Luva de Raspa P.7 xxxxx R$ 5,90 102 Luva vaqueta mista xxxxx R$ 9,90 103 Luva vaqueta pura - modelo petroleiro xxxxx R$ 13,90 LUVA MALHA 104 Luva de malha pigmentada - preta Super
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. Autor: Nicolau Bello -
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Denominação dada a um equipamento ou conjunto de equipamentos, destinados a dar garantia a integridade física do trabalhador, através da redução do grau de exposição.
MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014
Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44
Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil
Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade
Engenheiro Eletricista Edson Martinho Diretor Executivo da ABRACOPEL Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade [email protected] 11-99688-1148 PROXIMIDADE COM A
ML-1600 SECADOR DE PAREDE
ML-1600 SECADOR DE PAREDE Antes de utilizar pela primeira vez o produto, leia as recomendações e instruções de uso. Delas dependem o perfeito funcionamento do produto e sua segurança, assim como a de terceiros.
FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)
Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES
FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS
Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)
Diretrizes para Aplicação de Herbicida na Suzano Papel e Celulose
Diretrizes para Aplicação de Herbicida na Suzano Papel e Celulose Abril 2011 Naiara C. Carvalho Diálogo Florestal APLICAÇÃO DE HERBICIDA COM PULVERIZADOR COSTAL MANUAL A legislação NR 31 prevê que: Todo
Mapa de Risco da Empresa :
Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da
Parceria. Visite nossos sites!
Parceria http://www.as-solucoes.com.br http://www.allservice.com.br Visite nossos sites! Parceria AS x All Service Visando as alterações de mercado, verificamos a necessidade de muitos clientes que não
EPI. Índice a a 273. Botas e Calçados Luvas Óculos Segurança e Proteção
Índice Botas e Calçados Óculos Segurança e Proteção 266 267 a 269 270 271 a 273 Químicos e Impermeabilizantes Ferramentas Elétricas Ferramentas Ferragem Agronegócio Hidráulica Pag 19 Pag 43 Pag 133 Pag
FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL
Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão de Coco Pastoso Limpol Códigos internos: 15602 (500g) / 15605 (200g) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação:
Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) SUPER MALTEX
01/05 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:. Aplicação: Limpa, desengordura e desinfeta superfícies laváveis, como fogões, coifas, azulejos, pisos, e similares. Telefone de emergência:
Aula 3. Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho
Aula 3 Normas Regulamentadoras de Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho São normas que definem os parâmetros legais de atuação da sociedade sobre as condições de trabalho. Fiscalização Penalidades
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARANA
EFEITURA MICIPAL DE ITARANA PLANILHA DE FORMAÇÃO DE EÇOS 00001 - BOTA DE BORRACHA CANO LONGO N 39 00026 00018312 BOTA DE BORRACHA CANO LONGO N 39 Na cor 00002 - BOTA DE BORRACHA CANO LONGO N 40 00027 00018313
FORNO ELÉTRICO EPV-8009
Manual de Instruções FORNO ELÉTRICO EPV-8009 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: 1. Antes de utilizar o
PEDROSA DISTRIBUIDORA LTDA
PEDROSA DISTRIBUIDORA LTDA Elaboração: Reginaldo Beserra Alves Engº de Seg. do Trabalho CREA 5.907 D/PB Outubro / 2012 Manaus Amazonas 1 de 20 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: PEDROSA DISTRIBUIDORA
Arco Elétrico: Causas, Efeitos, Medidas de Proteção e Cálculo de Energia Incidente
Arco Elétrico: Causas, Efeitos, Medidas de Proteção e Cálculo de Energia Incidente 1 Riscos em Eletricidade Os dois maiores riscos em eletricidade são choques elétricos e queimaduras: Proteção contra choques
Segurança do Trabalho na Construção Civil. Enga. Civil Olivia O. da Costa
Segurança do Trabalho na Construção Civil Enga. Civil Olivia O. da Costa Qual a importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil? A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes
01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES (AS) DA EMPRESA. 03 EPI s EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
STICM DE - Avenida Mauro Mori, n.º 323, Centro - Goioerê/PR - CEP. 87.360-000 01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA NOME: CNPJ: ENDEREÇO: MUNICÍPIO: CEP: FONE / FAX: PROPRIETÁRIO: ENCARREGADO: 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES
Apostila do curso de Nr6 Básica
Apostila do curso de Nr6 Básica 1- Introdução ao Tema 2- Apresentação da NR 6 3- O que é Equipamento de Proteção Individual 4- Responsabilidade dos Fabricantes e Importadores 5- Da Competência do Ministério
NR 6 - Equipamento de Proteção Individual ( /I0)
NR 6 - Equipamento de Proteção Individual (206.000-0/I0) 6.1 - Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto,
Apresentação O que são os EPIs? O SESMT e a CIPA Responsabilidades do trabalhador e do empregador... 10
Índice Apresentação... 07 O que são os EPIs?... 08 O SESMT e a CIPA... 09 Responsabilidades do trabalhador e do empregador... 10 Conheça os principais EPIs... 11 A importância do uso do EPI... 13 Como
CURSO ONLINE: NR 6 BÁSICO
CURSO ONLINE: NR 6 BÁSICO 1 A obrigatoriedade das empresas no cumprimento das leis relativas à Segurança e Medicina no Trabalho, trouxe consigo uma preocupação em se evitar acidentes ou doenças ocupacionais.
Segurança Química em Laboratórios. Profa. Dra. Mary Santiago Silva Instituto de Química - UNESP
Segurança Química em Laboratórios Profa. Dra. Mary Santiago Silva Instituto de Química - UNESP Parte I : Equipamentos de Proteção Individual 06/ Junho / 2002 Equipamentos de proteção individual - EPI Avental
5. Medidas de combate a incêndio : Extinguir com pó químico seco, espuma de álcool ou dióxido de carbono, esfriar os recipientes expostos, com água.
Nonilfenol Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Nonilfenol Código do produto : 002.137 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 2. Composição e informações
CATÁLOGO DE ITENS EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA - EPI CREME DE PROTECAO PARA AS MAOS POTE 200 GR LUVEX UNIDADE R$ 6,10
CATÁLOGO DE ITENS EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA - EPI CÓDIGO ISCM CÓDIGO APC ITEM MARCA UND 5.01.006.0001 1.06.0001.0001 ADESIVO DE EXTINTOR DE INCENDIO QUADRADO COM CANTOS ARREDONDADOS 5.01.006.0002 1.06.0001.0002
SEGURANÇA PARA TERCEIROS
1 de 8 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de revisão e Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial J.S.C 1 Objetivo Este protocolo fixa os requisitos a serem observados quando
2. Composição e informações sobre os ingredientes
Página: 1/5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Cleusa Marques Malheiros EPP Endereço: Rua Papa Pio XII- Bairro:Industrial II Telefone: 19-33041002 Fax: 19-33041002
INDÍCE: 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARAS MANUAIS DEFINIÇÃO OBJETIVO 5 3.
1 INDÍCE: 1. QUANDO SURGIU A ERGONOMIA. 2 1.1 DEFINIÇÃO 2 1.2 A ERGONOMIA ESTUDA A SITUAÇÃO DE TRABALHO 2 1.3 ONDE PODEMOS APLICAR UM ESTUDO ERGÔNOMICO 2 2. TIPOS DE ERGONOMIA 3 3. DESLOCAR, LEVANTAR E
Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL
1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /
Produtos Químicos Ltda. Rua:Castro Alves, 278/280 Diadema SP Fone: (11) Fax:(11)
pág.:1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: - Código interno de identificação do produto: 000019 - Nome da empresa: Casquimica Produtos Químicos Ltda - Endereço: Rua Castro Alves,
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico
1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CASEÍNA LÁCTEA Fornecedor: Multichemie Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. R. Howard Archibald Acheson Jr., 652 Jd. da Glória
SEGURANÇA DO TRABALHO. Riscos Ambientais
SEGURANÇA DO TRABALHO Riscos Ambientais Riscos Profissionais Os riscos profissionais são decorrentes de condições inseguras, ou seja, das condições precárias de trabalho, capazes de afetar a segurança
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química Unicamp Telefone 3521-3015 Bloco B Sala 126 contato: [email protected] ou [email protected]
1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: SELATON SUPER Código do produto: 14000 Nome da empresa: Maxton Brasil Endereço: Rua Ivo lucchi,
Produto: DEO SCREEN TELA ODORIZANTE DE AMBIENTES FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO
FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: DEO SCREEN TELA ODORIZANTE DE AMBIENTES - MORANGO, LIMÃO, TUTTI-FRUTI, CEREJA Processo
Normas Regulamentadoras
Normas Regulamentadoras NORMAS REGULAMENTADORAS O Ministro de Estado do Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no Art. 200 da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ
PRODUTO: ÓXIDO DE ZINCO BR 500 1/5 1. IDENTIFICACÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Telefone de emergência: e-mail: ÓXIDO DE ZINCO Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos
Produto: MIC SCREEN TELA ODORIZANTE DE AMBIENTES FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO
FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: MIC SCREEN TELA ODORIZANTE DE AMBIENTES - MORANGO, LIMÃO, TUTTI-FRUTI, CANELA Processo
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Formador: Rui Pereira
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Formador: Rui Pereira Proteção Coletiva/ Proteção Individual EPCs As medidas de proteção coletiva, através dos equipamentos de proteção coletiva (EPC),
DESENGRAXANTE SANDOMIS Limpador de Uso Geral
Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DESENGRAXANTE SANDOMIS Limpador de Uso Geral 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial: Empresa: Desengraxante
- FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLORO (PÓ) Elaboração: P&D Solange Hernandes
Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Sapólio Radium Cloro (Pó) Código Interno: 14003 / 14016 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE
FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)
Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE
Manual de Segurança do Trabalho
23 Manual de Segurança do Trabalho PROCEDIMENTOS JANEIRO/23 Segurança e saúde do trabalho Segurança do trabalho é o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças
INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO Ref.: IT 001/Seg
Página 1 de 5 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba, e a promoção da saúde e segurança dos
