Processos físicos de separação de misturas
Misturas heterogêneas sólido-sólido Catação Peneiração Flutuação Separação Magnética Dissolução Fracionada Sublimação
CATAÇÃO Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação dos mesmos separandoos manualmente. É o método utilizado na limpeza do feijão antes do cozimento.
PENEIRAÇÃO Usa-se quando os grãos dos sólidos têm diferentes tamanhos. Exemplo: em construções é comum o uso de peneiras para separar a areia fina da areia grossa, e de pedras e outros componentes. A peneira também é utilizada para separar a parte mais fina da farinha, quando se faz um bolo.
FLUTUAÇÃO Neste método usa-se a água ou outro líquido para separar sólidos de densidade diferentes; o mais denso afunda e o menos denso flutua. Exemplo: separar a serragem da areia utilizando água: a serragem flutua e a areia sedimenta.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA Usada quando um dos componentes pode ser atraído por um imã. Exemplo: separar limalha de ferro do pó de enxofre.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido (o líquido dissolve apenas um dos sólidos que compõem a mistura). Por exemplo: Na mistura sal de cozinha e areia, adiciona-se água à mistura, que dissolve o sal. A nova mistura apresenta agora duas fases: uma delas formada por sal dissolvido na água e a outra, pela areia.
A areia insolúvel, é separada da solução por filtração, e a substância dissolvida no líquido é separada por evaporação ou destilação do líquido.
Misturas Heterogêneas Sólido-Líquido Decantação ou Sedimentação
DECANTAÇÃO OU SEDIMENTAÇÃO Após um período de repouso, as partículas sólidas, por serem mais densas, depositam-se no fundo do frasco sob a ação da gravidade, isto é, sedimentam-se. Em seguida, deve-se inclinar o frasco com cuidado, de modo que somente o líquido escoe. O líquido também pode ser retirado com o uso de um sifão.
Centrifugação Em certos casos, para que a sedimentação seja acelerada, utiliza-se um aparelho chamado centrífuga. A mistura é dividida em tubos de vidro, os quais são colocados no interior do aparelho. Ao girar em alta velocidade, a fase mais densa é forçada a sedimentar.
Filtração É utilizada para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulada fica retido. Exemplo: coar um cafezinho (sólidolíquido); aspirador de pó (sólidogás)
Filtração à vácuo Quando a filtração comum é muito lenta, usa-se a filtração à vácuo. Nele, o papel de filtro é ajustado à superfície de um funil apropriado (funil de Buchner), que é conectado à boca de um frasco especial (kitassato) ligado a uma trompa d água com o auxílio de uma mangueira.
Misturas heterogêneas líquido-líquido Decantação
Decantação É utilizada para separar misturas de substâncias que não são solúveis uma na outra (imiscíveis). Basta colocar a mistura em um funil de decantação (ou funil de bromo) Os líquidos separam-se espontaneamente, de modo que o mais denso se acomoda por baixo e o menos denso, por cima. A torneira é aberta, o líquido mais denso escoa e é recolhido em um béquer posicionado logo abaixo da saída do funil. É preciso fechar a torneira antes que o líquido menos denso comece a escoar. Exemplo: óleo em água.
Separação de misturas homogêneas Destilação simples Destilação fracionada Liquefação
Misturas homogêneas sólido-líquido DESTILAÇÃO SIMPLES A técnica consiste na separação dos componentes que apresentam uma grande diferença nos seus pontos de ebulição. Por exemplo: mistura água e sal água (100 ºC) e sal (1420 ºC) Aquece-se a mistura: o líquido vaporiza-se e passa por um condensador, liquefazendo-se novamente.
Mistura homogêneas líquido-líquido DESTILAÇÃO FRACIONADA Os componentes a serem separados são líquidos e seus pontos de ebulição são próximos. Os líquidos entram em ebulição quase ao mesmo tempo, mas seus vapores são forçados a passar por um caminho difícil na coluna de fracionamento, de modo que só a substância de menor ponto de ebulição vence esses obstáculos e vai para o condensador, enquanto a de maior ponto de ebulição retorna ao balão.
Mistura homogênea gás-gás LIQUEFAÇÃO FRACIONADA Nitrogênio e oxigênio podem ser separados a partir do ar. Primeiramente o ar é liquefeito e, em seguida, é realizada a destilação fracionada dos seus componentes. A liquefação do ar é obtida pela grande diminuição da temperatura ou pelo aumento da pressão.