COLORINDO SEUS SONHOS...
DICAS PARA PINTURA DE QUARTO DE SEU MAIOR TESOURO: UM FILHO...
Escolhendo a cor e a tinta certa para o quarto do bebê Prezar pelo bem-estar da criança é o ponto primordial na hora de montar o quarto do bebê e essa atenção deve ser dedicada também à escolha da tinta que cobrirá as paredes do cômodo. Para garantir que o ambiente esteja sempre limpo e que seu filho não corra nenhum risco de contaminação, recomenda-se o uso de tintas fabricadas a base de água e que sejam laváveis, como as acrílicas e as que não tenham acabamento totalmente fosco.
NO QUE DIZ RESPEITO AS CORES... No que diz respeito a cores, é consenso entre as designers que a tonalidade escolhida deve estar de acordo com o gosto da família e principalmente da mãe, que deve passar mais tempo no quarto com o bebê por conta da amamentação. O gosto da criança, em primeiro momento, não precisa ser levado em consideração, já que esse tipo de preferência é formado ao longo da vida, a partir das experiências pessoais de cada um e não está diretamente ligada a convenções sociais. Além disso a percepção visual do bebê ainda está em formação e, por isso, é muito diferente da visão dos adultos. A distinção de cores ainda é muito simples em suas primeiras semanas de vida, mas as tonalidades já são percebidas, principalmente as mais vibrantes, o que justifica sua agitação. É recomendado não abusar de cores quentes como o vermelho e amarelo em locais do campo de visão do bebê, como o teto ou parede frontal ao berço, pois podem trazer agitação em um momento que deve ser para descanso, amamentação e sono.
Transmitindo sensações para o quarto do bebê através das cores A agitação é apenas um exemplo dos efeitos que as cores podem causar sobre as pessoas. Por motivações psicológicas, as cores têm a capacidade de transmitir sensações afetivas, materiais e em alguns casos físicas também, como frio e calor. Portanto, para alinhar seus votos ao bebê com as características desejadas para o quarto, pode ser interessante pesquisar um pouco sobre teorias das cores que, apesar de serem várias e inexatas, estabelecem várias convergências.
Branco
A cor branca e suas tonalidades derivadas estão afetivamente associadas à paz, limpeza, pureza e infância. Já materialmente, suas principais associações são com neve e leite. Porém, seu uso isolado, sem combinações com outras cores ou tons, pode remeter à carência e, com o tempo, tornar-se também irritante, podendo até aumentar a tendência ao desenvolvimento de caracteres esquizoides. Em uma escala cromática mais avançada, aproximando-se dos tons de cinza, o branco ou off-white também se estabelece relações com a sabedoria, a maturidade e o passado.
Azul
Segundo estudiosos, o azul é a cor mais lembrada pela sociedade ocidental para fazer referências a valores como simpatia, harmonia e amizade. Além disso, suas associações materiais estão ligadas a elementos como céu, ar e água. Por ser uma cor fria e relacionada ao céu, as sensações afetivas transmitidas pelo azul são de verdade, paz, serenidade, fidelidade, sonhos e eternidade. Em tonalidades escuras, essa cor também é associada a sobriedade, nobreza e intelectualidade.
Rosa
Comumente considerada uma cor feminina, o rosa simboliza ternura, inocência e amabilidade. Cabe ressaltar que a origem da consideração de cor de menina se deve apenas ao nome da flor e aos nomes próprios Rosa, tradicionalmente femininos.
Amarelo
Vibrante, o amarelo é uma cor que provoca dinamismo aos ambientes. Materialmente, suas ligações são com o verão, o calor do sol e flores. Por ser uma cor quente, suas associações afetivas estão próximas às do vermelho, mas causam menos irritação. Conforto, esperança, espontaneidade e euforia são algumas das sensações causadas pelo amarelo, que, em tons mais fortes, pode também remeter ao ciúme, ao egoísmo e à inveja.
Verde
verde, de um modo geral, é uma das melhores cores para quartos, pois é considerado relaxante e estimulador do sono. Por estar relacionada à ecologia, a cor também transmite calma e frescor, além de sensações afetivas como serenidade, coragem, tolerância e saúde.
Roxo
Resultado da mistura do azul com o vermelho, o roxo e seus tons adjacentes, como o violeta e o lilás, estão afetivamente ligados ao autocontrole, à calma, à dignidade, à grandeza, à delicadeza e à fantasia, o que pode estimular a imaginação. As associações materiais dessa cor remetem à janelas, à noite, à aurora e ao mar profundo.
Tons terrosos
Mais próximos do marrom, os tons terrosos, por serem diretamente relacionados à terra, remetem a fecundidade. Afetivamente, suas associações são à resistência, vigor e melancolia.