O SONHO QUE VIROU REALIDADE
O SONHO QUE VIROU REALIDADE
O SONHO QUE VIROU REALIDADE Andréa Mara Danielle Fernanda Pâmela Machado Rosemery Melo Graduandas do 6º Período do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Agradecimento Agradeço este trabalho imensamente a Pedagoga Luana Soares Ducci por ter contato um pouco de sua história para nós.
Prefácio Este livro é dirigido a todos os alunos do 6º Período do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A intenção foi contar um pouco da história da Pedagoga Luana Sores Ducci.
A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. Paulo Freire (2009 p. 142)
CAPÍTULO 1 A EDUCAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE
Ainda criança Luana Soares Ducci, brincava de dar aulas para sua irmã mais nova, seus primos e vizinhos. Repetia as falas e os jeitos de sua professora da 1ª série. Na casa de sua "nona" havia uma grande sala com uma parede pintada de verde claro, e ela como uma boa avó, presentou Luana com a possibilidade de transformar a parede em um quadro negro. Então ali virou a sala de aula de Luana, onde passava as tarefas, montava as atividades nos cadernos e as corrigia. Estes momentos sustentavam a decisão de Luana em finalizar a 8ª série e ingressar no Magistério. A alegria que ela sentia em ensinar, mesmo quando ainda era uma pequena professora, lhe fez acreditar que está seria sua profissão. Assim começou, novamente, só que agora de forma acadêmica, o caminho para ser professora. Tinha consigo todos os sonhos de um mundo e queria interagir com os alunos e poder acrescentar algo positivo na formação de cada um deles.
No Magistério, Luana teve professoras brilhantes, nos quais se inspira até hoje. Aprendeu de fato dar aula. Tinha uma carga horária bastante expressiva, horas e horas de estágio obrigatório, planos de aula para elaborar e aplicar; hoje ela agradece por estes momentos, pois neles que ela realmente vivenciou a docência. A paixão pela profissão apareceu no decorrer dos primeiros anos. Ao completar 16 anos, foi contratada como Professora Auxiliar para atuar no Maternal da instituição em que estudava. Para ela foi uma grande conquista e realização poer trabalhar. Na época, o salário dela era convertido para a mensalidade do Magistério, e seu pai ainda precisava adicionar R$30,00 para completar o valor. Ao finalizar o Magistério, já entrou no curso de Pedagogia da Universidade Católica do Parará. Um novo espaço de aprender, cercado de professores competentes, com quem pode ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos.
No primeiro ano, seguiu trabalhando como Professora auxiliar e no ano seguinte, assumiu a regência de uma turma de Jardim II. Durante o período da graduação, descobriu um interesse na área psicopedagógica. Aprofundou seus estudos e leituras nesse universo, em entender os diversos processos da aprendizagem e construção do conhecimento. Em meio a isso, casou-se, engravidou e se tornou mãe. Para priorizar a necessidade do filho, parou a faculdade durante um ano. Também precisou sair do colégio, e começou a dar aulas particulares em horários adequados a sua realidade. Retornou para a faculdade e se formou pedagoga. Retornou para uma turma de Educação Infantil, em outra instituição de ensino e segui durante 4 anos sendo professora regente. Nesta instituição recebeu a proposta para atuar na Orientação Pedagógica; nunca tinha pensado nesta possibilidade.
A paixão pela sala de aula sempre esteve nela. Mas acreditando neste olhar que lhe foi lançado, aceitou a proposta e assumiu a Orientação Pedagógica da Educação Infantil. No ano seguinte, foi encaminhada para a Orientação Pedagógica do Ensino Fundamental I (1º e 2º anos e Período Integral). Hoje, atua como Orientadora dos 1º, 2º e 3º anos e Período Integral. Muitos ão os desafios da Orientação. Acredita-se que comprometimento determina o sucesso e procura se colocar no lugar dos outros para mediar as situações. Ainda se tem todos os sonhos do mundo! Acredita que todos os dias tem em suas mãos a grande responsabilidade de fazer a diferença na vida de cada criança e de estar sempre dentro de cada ser humano de fazer parte da sua história.