REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.



Documentos relacionados
REGULAMENTO. 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH.

TROFÉU CALL CENTER 2014

REGULAMENTO GERAL ORGANIZAÇÃO: PARCEIROS:

REGULAMENTO GERAL ORGANIZAÇÃO: PARCEIROS:

TROFÉU CALL CENTER 2013

REGULAMENTO DA INICIATIVA PONTES PARA O FUTURO 2015 PREÂMBULO

REGULAMENTO DA INICIATIVA PONTES PARA O FUTURO PREÂMBULO

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento

PROGRAMA ESCOLA + Voluntária

Regulamento PAPSummer 2015

Prémio EDP Novos Artistas. Regulamento DO PRÉMIO

Artigo 4º - Categorias de Prémios

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

Ninho de Empresas de Mortágua

REGULAMENTO -- DEFINIÇÃO --

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS

REGULAMENTO PROJETO 80. Introdução

Escola de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) Regulamento do Programa


Concurso de Ideias de Empreendedorismo Social Hurry Up!

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio

REGULAMENTO. 1) Indústria 2) Comércio 3) Serviços 4) Agronegócio DO OBJETIVO

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DA HORTA CLUBE DE JORNALISMO REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO. Eu Conto

Bolsa de Inovação da Secção Regional de Lisboa DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS REGRAS DE ATRIBUIÇÃO

Escola de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC)

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15

II Edição 2014/ REGULAMENTO -

Regulamento. Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2015

incorporação de um novo colaborador

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO ECONOMIA VERDE REGULAMENTO

REGULAMENTO. Selo de Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar Zero

1º Prêmio de Comunicação - Grupo SMS 2014

REGULAMENTO DE CONCURSO Liga-te aos Outros

REGULAMENTO Prêmio IEL de Estágio 2014

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

REGULAMENTO DE PRÉMIO Linka-te aos Outros

Regulamento de Participação no concurso de Edição HelpoframesII

REGULAMENTO DOS DIPLOMAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Concurso: Uma perspectiva de voluntariado. Regulamento

Regulamento e datas importantes da Categoria JÚNIOR 9º ano

Regulamento do Concurso de Ideias

REGULAMENTO DO PRÉMIO ULISBOA UNIVERSIDADE DE LISBOA

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE

Prémio Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Grupo Educacional UNIS - MG Núcleo de Empreendedorismo do UNIS - NEUNIS

Artigo 1.º (Âmbito) Artigo 2.º (Empresas e Pró-Empresas) Artigo 3.º (Serviços Base) Artigo 4.º (Serviços Extra)

PRÉMIO A SUA ENERGIA LIMPA O MELHOR TRABALHO DE FIM DE CURSO

Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ciclo de Estudos Conducentes ao Grau de Licenciado

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora

CAPÍTULO VII (Disposições Finais e Transitórias)

Enquadramento e critérios de Candidatura

Regulamento de Estágios

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Departamento de Gestão e Economia

REGULAMENTO. Objetivos Estratégicos do Concurso SITESTAR.PT:

«CIÊNCIA NA ESCOLA» REGULAMENTO DO PRÉMIO. 9ª Edição 2010/11

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS GRADUADA EM ENGENHARIA INFORMÁTICA APLICADA À SAÚDE EDIÇÃO 2011/2012

Guia Informativo. 8ª Edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa (2015)

Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos.

INSTITUTO SUPERIOR DOM AFONSO III. Regulamento do Mestrado em Marketing Comunicação Multimédia. Artigo 1º

Concurso Todos Contam

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

CONVOCATÓRIA PRÉMIO CGC CENTRO GENÉTICA CLÍNICA

Aviso. O concurso comum é válido até um ano, a contar da data da publicação da lista classificativa final.

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia Diário da República, 2 série N.º de Setembro de Resolução n.

Regulamento de acesso à Startup Braga

Modalidade Franqueado

Regulamento do concurso para criação do logotipo para projecto ri(age)

Concurso. Regulamento

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE

INSTALAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES. Prémio à Primeira Instalação

Balanced Scorecard e a Gestão por Competências

Transcrição:

18 de Março de 2015 Centro de Congressos do Estoril REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS 1) Os Masters do Capital Humano são uma iniciativa do Grupo IFE e do Salão Profissional de Recursos Humanos - EXPO RH. 2) O objectivo é premiar e valorizar anualmente as iniciativas inovadoras levadas a cabo pelos profissionais e reconhecer as empresas que se distinguem pelos resultados obtidos na gestão estratégica das pessoas no desempenho das suas tarefas. 3) Na edição deste ano serão atribuídos 7 prémios nas duas seguintes categorias: Empresas Melhor política de recrutamento e retenção de talentos Melhor estratégia de monitorização e gestão de performance Melhor estratégia de formação e desenvolvimento pessoal e profissional Melhor política de integração e promoção do bem-estar Melhor estratégia de motivação e engagement dos colaboradores Pessoas Nova Geração Personalidade do Ano 4) As candidaturas são gratuitas e estão abertas a todas as empresas com sede em Portugal e a todos os profissionais, nacionais ou estrangeiros, desde que a desempenhar funções numa organização com sede em Portugal. 5) Serão consideradas apenas candidaturas de estratégias implementadas e políticas seguidas nos últimos dois anos. 6) As candidaturas aos prémios da categoria Empresas serão avaliadas tendo em conta 2 escalões: até 250 colaboradores + de 250 colaboradores Para cada escalão será atribuído um vencedor. 7) A cerimónia de entrega dos Masters do Capital Humano 2015 será realizada no decorrer da ExpoRH 2015, no dia 18 de Março, no Centro de Congressos do Estoril.

PROCESSO DE CANDIDATURA CATEGORIA EMPRESAS Todas as empresas, com sede em Portugal, poderão candidatar-se e deverão ter em conta as seguintes condições: Cada empresa só poderá candidatar-se a 2 prémios (não inclui a categoria Pessoas/ Jovem talento) Data limite para o envio do formulário: dia 18 de Fevereiro de 2015 Preenchimento obrigatório dos respectivos formulários de candidatura disponíveis em: www.mastersdocapitalhumano.ife.pt sendo o processo de envio automático, ficando concluído ao carregar em Terminar no final do mesmo. CATEGORIA PESSOAS Jovem Talento As candidaturas deverão ser remetidas pela entidade empregadora e deverão cumprir os seguintes requisitos: Director/ gestor de RH com experiência na mesma função até 5 anos Idade limite 35 anos Preenchimento obrigatório do formulário de candidatura disponível em: www.mastersdocapitalhumano.ife.pt sendo o processo de envio automático, ficando concluído ao carregar em Terminar no final do mesmo. Personalidade do Ano Será elaborada uma shortlist, em conjunto com alguns parceiros do sector, com nomes de personalidades cujas ideias e práticas tenham vindo a contribuir para modelar a gestão de recursos humanos em Portugal e serão esses os nomes nomeados para esta categoria. Os finalistas que vão a votação serão definidos pela organização. O processo será da seguinte forma: Será colocada a lista com os nomes dos finalistas no site www.exporh.ife.pt A votação estará aberta a todos os profissionais que poderão votar uma única vez O vencedor será o nomeado que reúna o maior número de votos Notas: - A não entrega do formulário dentro do prazo definido não será aceite - A Organização reserva-se o direito de admissão e poderá recusar as nomeações que, no seu critério, não se integrem no conceito dos Masters. - Confirmação da recepção da candidatura para o seguinte email: asousa@ife.pt ou através do telefone: 21 0033 818

PROCESSO DE AVALIAÇÃO O Júri O júri vai avaliar e pontuar de 1 a 5 as candidaturas referentes à categoria Empresas e ao prémio Jovem Talento. Ana Lourenço Training Manager - Grupo IFE Conceição Zagalo Filomena Cunha - Human Resources and General Administration Manager - Partex Luís Mota - HR Manager da Merck Patrícia Valente - Human Resources Director Alliance Healthcare O júri deverá informar previamente a organização sobre qualquer relação comercial ou profissional com qualquer das empresas candidatas. Todos os membros do júri terão de assumir junto da organização o compromisso de não existir nenhuma incompatibilidade com as empresas candidatas aos Masters, ficando inibidos de realizar qualquer tipo de acção comercial junto das mesmas a partir do momento em que tomem conhecimento da lista de finalistas.

CATEGORIA EMPRESAS 1) PRÉMIO MELHOR POLÍTICA DE RECRUTAMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS 1.1) Atribuído à empresa que mais se tenha destacado no desenvolvimento de uma política activa e inovadora de atracção e retenção de talentos, que tenha contribuído para a transformar numa organização onde as pessoas querem trabalhar. 1.2) Os critérios de avaliação são os seguintes: Utilização de técnicas inovadoras de recrutamento Utilização de diferentes instrumentos de selecção Recurso a soluções tecnológicas de análise de currículos e candidaturas Contratação de serviços de recrutamento e selecção especializados Articulação entre o departamento de RH e as outras áreas funcionais Recurso a estágios para atrair talentos para a organização Programa de acolhimento e integração de novos colaboradores Política activa de desenvolvimento e retenção de talentos Especial atenção às aspirações dos colaboradores Recrutamento de talentos internos Desenvolvimento de oportunidades para permitir aos colaboradores fazer carreira dentro da organização: mobilidade funcional, mobilidade internacional, etc. Criação de oportunidades que permitam aos colaboradores usar o seu talento, skills e conhecimentos em prol de melhores resultados Implementação de práticas inovadoras 2) PRÉMIO MELHOR ESTRATÉGIA DE MONITORIZAÇÃO E GESTÃO DE PERFORMANCE 2.1) Atribuído à empresa que tenha implementado a estratégia mais inovadora de monitorização e gestão de performance e que demonstre um claro e mensurável retorno do investimento efectuado. 2.2) Os critérios de avaliação são os seguintes: Definição de metas claras e objectivas para cada colaborador Monitorização do desempenho em toda a organização Utilização dos métodos de assessment e feedback 360º Aplicação dos resultados obtidos na promoção do crescimento pessoal e profissional do colaborador Utilização dos resultados no apoio à tomada de decisão no que diz respeito a sistemas de reconhecimento e incentivo, progressão de carreira e estratégias de desenvolvimento. Implementação de práticas inovadoras

3) PRÉMIO MELHOR ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL 3.1) Atribuído à empresa que mais se tenha destacado no investimento em programas de formação e desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, que tenham efectivamente contribuído para o desenvolvimento do negócio da empresa e paralelamente para o aumento do grau de empregabilidade das pessoas envolvidas. 3.2) Os critérios de avaliação são os seguintes: Grau de inovação do programa nomeadamente ao nível de novas estratégias de desenvolvimento pessoal, utilização de novos canais e tecnologias de suporte, programas de coaching e team building, gestão de talentos, etc. Relação custo-benefício do programa Definição da duração do plano de formação adequada aos objectivos da organização Alinhamento do plano com os objectivos da empresa Cumprimento dos requisitos legais Processo de monitorização e medição do retorno Aposta no desenvolvimento de soft skills Implementação de políticas de formação que assegurem a empregabilidade futura dos colaboradores Implementação de práticas inovadoras 4) PRÉMIO MELHOR POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO E PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR 4.1) Atribuído à empresa que demonstre que o desenvolvimento de uma política de promoção de integração social e promoção do bem-estar dos colaboradores teve um claro impacto na performance da organização, quer ao nível da motivação, quer ao nível da retenção dos colaboradores. 4.2) Os critérios de avaliação são os seguintes: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional Ética empresarial Não discriminação de raça, género, idade e preferências sexuais Política de integração de pessoas portadoras de deficiência Sistemas de segurança e medicina no trabalho Investimento na promoção do bem-estar dos colaboradores (apoio à família, equipamentos de apoio, serviços, espaço de trabalho, etc.) Políticas de outplacement e de phasing-out da carreira Políticas de responsabilidade social Implementação de práticas inovadoras

5) PRÉMIO MELHOR ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E ENGAGEMENT DOS COLABORADORES 5.1) Atribuído à empresa que mais se tenha destacado no desenvolvimento de práticas com impacto na motivação intrínseca dos seus colaboradores e consequente aumento do desempenho e rentabilidade das empresas 5.2) Os critérios de avaliação são os seguintes: Descrição dos aspectos inovadores Descrição dos métodos na promoção do espirito de iniciativa Definição da estratégia para estimular o envolvimento dos colaboradores Descrição dos programas e actividades CATEGORIA PESSOAS PRÉMIO JOVEM TALENTO Atribuído ao director/ gestor de RH com menos de 5 anos de experiência profissional na mesma função que se tenha destacado no exercício das mesmas e com a idade máxima de 35 anos Os candidatos serão nomeados pela entidade empregadora. Os critérios de avaliação são os seguintes: Introdução de ideias inovadoras Aplicação de técnicas de gestão pioneiras com evidência de resultados obtidos Capacidade de liderança demonstrada na persecução dos objectivos estabelecidos pela organização Apresentação de soluções pragmáticas para a resolução de problemas e/ou promoção de excelência PRÉMIO PERSONALIDADE DO ANO Atribuído à personalidade que reúna o maior nº de votos após votação no site www.exporh.ife.pt

DISPOSIÇÕES DIVERSAS 1) As empresas vencedoras têm o direito de utilizar a marca Master do Capital Humano 2015 (a fornecer pela IFE). A duração desta utilização é limitada ao período que se inicia na data em que são anunciados publicamente os vencedores desta edição até à data de anúncio público dos vencedores da edição de 2015. 2) Todos os candidatos aceitam as condições deste regulamento. 3) Só serão aceites candidaturas e restante informação de suporte em português 4) Todos os dados disponibilizados à Organização serão tratados com o maior rigor e sigilo. 5) As respostas devem ser fundamentadas, detalhadas e ponderadas 6) Ao candidatarem-se as empresas aceitam submeter-se a todas as decisões tomadas pelo júri no âmbito do regulamento, das quais não cabe recurso. 7) As decisões são tomadas por maioria simples e, em caso de empate, a Organização goza de voto de qualidade e reserva-se o direito de identificar o vencedor. 8) Todas as situações omissas serão analisadas e resolvidas pela organização. 9) O Prémio consiste num troféu e num diploma a serem entregues na cerimónia de entrega dos prémios.