PERFIL OCUPACIONAL 2012 ADMINISTRADOR Código CBO: 2521-05 Função anterior: Administrador a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Administração de Empresas ou Administração Pública. b) Registro no Conselho Regional de Administração CRA. Norma Regulamentadora: Lei nº 4.769, de 09/09/1965 que dispõe sobre o exercício profissional de Técnico de Administração e dá outras providências. Lei nº 7.321, de 13/06/85 altera denominação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração e dá outras providências. Decreto nº 61.934, de 22/12/67 dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico de Administração e a constituição dos Conselhos Federal e Regional de Técnico de Administração, de acordo com a Lei nº 4.769/65 e dá outras providências. (*) A Lei 4.769/65 sofreu alterações pelas Leis nº s 6.642/79 e 8.873/94. Planejar, organizar, implantar e desenvolver trabalhos técnicos e administrativos. Elaborar e implementar projetos que visem o aperfeiçoamento, racionalização e padronização dos procedimentos administrativos. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ADVOGADO Código CBO: 2410-05 Função anterior: Advogado a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Direito. b) Registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Norma Regulamentadora: Lei nº 8.906, de 04/07/1994 dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Representar a Universidade em juízo, ou fora dele, a parte de que é mandatário nas ações em que forem autores, réus ou interessados, acompanhando o andamento dos processos e atos; avaliar provas documentais e orais; realizar audiências trabalhistas e penais comuns, instruindo a parte e atuando no tribunal de júri; extra-judicialmente. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais e estagiários sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
AGENTE DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Código CBO: 3714-10 Amplitude anterior: 27/31 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Agente de Desenvolvimento Infantil a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Pedagogia com Habilitação ou Complementação ou Especialização em Educação Infantil. Planejar e desenvolver ações integradas, acompanhando, registrando e avaliando o desenvolvimento integral da criança. Promover atividades lúdicas e estimulantes à participação, cuidando e educando na busca de seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.organizar atividades; pesquisar. Interagir com a família e a comunidade. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. AGENTE DE TELEFONIA E RECEPÇÃO Código CBO: 4221-05 Amplitude anterior: 12/16 Amplitude atual: 15/19 Função anterior: Agente de Telefonia e Recepção (*) a) Ensino Fundamental completo Efetuar serviços de ligação e transmissão telefônica, assegurando a eficiente operacionalização do sistema. Executar serviços de recepção, identificação e atendimento ao público, bem como recebimento e entrega de documentos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância AGENTE DE VIGILÂNCIA E RECEPÇÃO Código CBO: 5174-20 Amplitude anterior: 12/16 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Agente de Vigilância e Recepção a) Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação na categoria "A" e "B". b) Atestado de antecedentes expedido por órgão oficial. c) Conhecimentos específicos adquiridos por meio de cursos de formação de vigilantes. Executar atividades de recepção, identificação e vigilância nas dependências da instituição. Zelar pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos. Atender ao público, transportar documentos e volumes, operar equipamentos de comunicação, entre outras, conforme estabelecido em rotina de trabalho na área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ANALISTA CONSULTOR EM INFORMÁTICA Código CBO: 3172-05 Amplitude anterior: nihil Amplitude atual: nihil Função anterior: Analista Consultor em Informática a) Diploma de Graduação de Nível Superior. Analisar e estabelecer a utilização de sistemas de processamentos, desenvolver e implantar sistemas, participar da administração de bases de dados e de redes, prestar assistência e suporte em questões relativas à informática. Capacitar e orientar os usuários. Capacitar e coordenar os profissionais de informática no atendimento das demandas necessárias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância ANALISTA DE INFORMÁTICA I Código CBO: 2124-05 Função anterior: Analista de Informática I Programador(*) a) Diploma de Graduação de Nível Superior. Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades, especificando sua arquitetura e utilizando as ferramentas de desenvolvimento adequadas. Codificar programas de computador. Administrar ambientes informatizados. Auxiliar na administração de base de dados e redes. Prestar suporte técnico. Capacitar e orientar ususários Elaborar documentação técnica. Propor soluções para ambientes informatizados. Pesquisar tecnologias em informática. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. Observação(*) tendo apresentado os requisitos necessários de conformidade com o artigo 22-A das Disposições Transitórias Resolução Unesp nº32/2011 alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012.) ANALISTA DE INFORMÁTICA II Código CBO: 3172-05 Amplitude anterior: 39/43 Amplitude atual: 41/45 Função anterior: Analista de Informática II a) Diploma de Graduação de Nível Superior. Desenvolver análises, estudos, ações e recomendações técnicas para melhoria de processos e sistemas. Elaborar planos de trabalho especificando as ações necessárias para a implementação de projetos. Analisar e estabelecer a utilização de sistemas informatizados. Analisar, desenvolver, produzir a documentação necessária e implantar sistemas. Participar de atividades de modelagem de dados. Participar da administração de bases de dados e de redes. Acompanhar o processo de desenvolvimento e produção de sistemas visando garantir a qualidade e os cronogramas estabelecidos. Prestar assistência e suporte em questões relativas à informática. Capacitar e orientar os usuários. Capacitar e coordenar os profissionais de informática no atendimento das demandas necessárias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Pesquisar tecnologias em informática. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ANALISTA DE O&M CONSULTOR Código CBO: 3172-05 Amplitude anterior: nihil Amplitude atual: nihil Função anterior: Analista de O&M Consultor a) Diploma de Graduação de Nível Superior. Analisar e estabelecer a utilização de sistemas de processamento, desenvolver e implantar sistemas, participar da administração de bases de dados e de redes, prestar assistência e suporte em questões relativas à informática. Capacitar e orientar os usuários. Capacitar e coordenar os profissionais de informática no atendimento das demandas necessárias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância ARQUITETO Código CBO: 2141-05 Função anterior: Arquiteto a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Arquitetura e Urbanismo. b) Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.194, de 24/12/1966 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo e dá outras providências. Lei nº 8.195, de 26/06/1991 altera a Lei nº 5.194/66. Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações. Fiscalizar e executar obras e serviços. Desenvolver estudos de viabilidade financeira, econômica e ambiental. Prestar assessoria e consultoria interna na área de atuação. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE ADMINISTRATIVO I Código CBO: 4110-10 Amplitude anterior: 12/16 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Assistente Administrativo I Agente de Telefonia e Recepção (*) a) Ensino Médio completo Observação: (*) apenas aos optantes pelo encarreiramento na área administrativa e pela jornada de 40 horas semanais de trabalho de conformidade com o artigo 22-A das Disposições Transitórias da Resolução Unesp nº 32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012. Executar atividades administrativas compatíveis com a área de atuação, visando atendimento às rotinas e sistemas estabelecidos, bem como o atendimento ao público e operação de equipamentos e sistemas de comunicação, entrega e distribuição de documentos e pequnos volumes. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II Código CBO: 4110-10 Amplitude anterior: 24/28 Amplitude atual:27/31 Função anterior: Assistente Administrativo III Assistente Administrativo I (para os ocupantes cuja função está de conformidade com o artigo 21-A das Disposições Transitórias da Resolução Unesp nº 32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012. a) Ensino Médio completo b) Conhecimentos de informática a serem definidos pela área de atuação. Participar do planejamento, organização, controle e análise das atividades administrativas. Desenvolver atividades administrativas, compatíveis com a área de atuação, visando o atendimento às rotinas e sistemas estabelecidos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE DE INFORMÁTICA I Código CBO: 3172-05 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Assistente de Informática I a) Ensino Médio completo. Executar atividades relativas à informática. Prestar apoio técnico de informática ao ensino, pesquisa e extensão à comunidade, bem como às necessidades da área administrativa, utilizando-se de equipamentos, técnicas e procedimentos adequados, sob orientação e acompanhamento. Prestar suporte e atendimento em software e hardware a usuários. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE DE INFORMÁTICA II Código CBO: 3172-05 Amplitude anterior: 27/31 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Assistente de Informática II a) Ensino Médio completo ou equivalente, suplementado por conhecimentos específicos adquiridos por meio de cursos e/ou prática de serviços. Participar do desenvolvimento e implantação de projetos. Participar da elaboração, implantação, manutenção, documentação de sistemas de software e hardware. Elaborar projetos, visando a racionalização, padronização e aperfeiçoamento de processos de trabalho. Prestar suporte e atendimento em software e hardware a usuários. Capacitar e orientar os usuários para a utilização de programas e equipamentos de informática. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ASSISTENTE DE SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO, INFORMAÇÃO E PESQUISA Código CBO: 3711-05 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Assistente de Serviços de Documentação, Informação e Pesquisa a) Ensino Médio completo. Desenvolver atividades relacionadas ao manuseio e guarda de materiais bibliográficos e documentais em qualquer suporte. Realizar o tratamento técnico do documento, sob orientação de Bibliotecário. Realizar o atendimento ao público, controles de empréstimos e devoluções, mantendo o acervo organizado, realizando higienização e pequenos reparos do material bibliográfico. Auxiliar no serviço de intercâmbio com unidades de informação governamentais e não governamentais para troca de informações, empréstimos de obras, etc. Atuar em programas específicos e projetos institucionais. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE DE SUPORTE ACADÊMICO I Código CBO: 5152-15 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Assistente de Suporte Acadêmico I Auxiliar de Atividades Esportivas Auxiliar Técnico de Medicina Veterinária Auxiliar Técnico Sanitarista Instrumentador Cirúrgico (*) Observação: (*) apenas aos ocupantes cuja função está lotada nos hospitais veterinários. a) Ensino Médio completo. Executar atividades de suporte ao ensino, pesquisa e extensão, relacionadas as áreas biológicas, exatas e humanas, realizadas em laboratórios, clinicas, campo e biotérios. Manuseio de materiais, produtos e resíduos em geral. Outras atividades conforme rotina de trabalho estabelecida na área de atuação, bem como o manuseio e a manutenção preventiva dos equipamentos necessários ao desempenho dessas rotinas. Atuar em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de biossegurança. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ASSISTENTE DE SUPORTE ACADÊMICO II Código CBO: 5151-05 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Assistente de Suporte Acadêmico II Assistente de Suporte Acadêmico III Observador Meteorológico Norma Regulamentadora: Lei nº 5.524, de 05/11/1968. a) Ensino Médio completo ou equivalente, suplementado por conhecimentos específicos adquiridos por meio de cursos e/ou prática de serviços. Desenvolver atividades de suporte especializado ao ensino, pesquisa e extensão, inclusive editoriais, de imagem, som e fotográficos relacionadas as áreas biológicas, exatas e humanas em laboratórios, clínicas, museus, biotérios e áreas diversas. Analisar resultados de ensaios. Auxiliar no desenvolvimento de métodos, processos e produtos. Atuar em programas específicos e projetos institucionais. Prestar orientação técnica a outros profissionais. Auxiliar profissional de nível superior na implementação de projetos. Manusear e prestar a manutenção preventiva dos equipamentos necessários ao desempenho das rotinas. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE DE SUPORTE ACADÊMICO III Código CBO:3951-05 Função anterior: Assistente de Suporte Acadêmico IV a) Diploma de Graduação em Nível Superior compatível com a área de atuação b) Registro no Conselho Regional, quando for o caso Desenvolver ou atuar em atividades técnico acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão de alta complexidade e especialização relacionadas as áreas biológicas, exatas e humanas. Prestar orientação técnica a outros profissionais. Analisar resultados de ensaios. Atuar no desenvolvimento de métodos, processos e produtos. Orientar o desenvolvimento das atividades. Ministrar treinamentos e palestras. Atuar em projetos institucionais e interinstitucionais. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ASSISTENTE DE SUPORTE ACADÊMICO IV Código CBO: 3951-05 Amplitude anterior: 39/43 Amplitude atual: 41/45 Função anterior: Assistente de Suporte Acadêmico V a) Diploma de Graduação de Nível Superior compatível com a área de atuação. b) Curso de Especialização ou Mestrado, conforme exigência da área de atuação. c) Registro em Conselho Regional competente, quando for o caso. Desenvolver ou atuar em atividades técnico acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão de alta complexidade e especialização relacionadas as areas biológicas, exatas e humanas. Prestar orientação técnica a outros profissionais. Analisar resultados de ensaios. Desenvolver métodos, processos e produtos. Supervisionar o desenvolvimento das atividades. Desenvolver e ministrar treinamentos e palestras. Atuar no desenvolvimento de projetos institucionais e interinstitucionais. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE DE TELEFONIA Código CBO: 3133-15 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Assistente de Telefonia a) Ensino Médio completo, suplementado por cursos e treinamentos na área. Desenvolver tarefas de caráter técnico, relativas ao planejamento, avaliação, manutenção e controle dos equipamentos de telefonia e instalações. Executar projetos e instalar equipamentos de telefonia e comunicações. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE OPERACIONAL I Código CBO: 5143-10 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 15/19 Função anterior: Assistente Operacional I a) Ensino Fundamental completo Executar serviços de limpeza e conservação em geral bem como atividades de atendimento, entrega, recebimento e confecção. Executar atividades de rouparia, copa, acondicionamento, carga e descarga de volumes. Executar tarefas básicas de tratos de animais. Conhecer rotinas de higienização de ambientes. Manusear equipamentos de proteção, ferramentas e outros necessários ao desempenho dessas rotinas. Desempenhar outras atividades operacionais correlatas e afins que exijam conhecimentos básicos.
ASSISTENTE OPERACIONAL II Código CBO: 3142-10 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 19/23 Função anterior: Assistente Operacional I (para os ocupantes cuja função está de conformidade com o artigo 21-A das Disposições Transitórias da Resolução Unesp nº32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº Açougueiro Barbeiro Costureiro Cozinheiro Eletricista Garagista Jardineiro Mecânico Serralheiro Soldador Torneiro Mecânico a) Ensino Fundamental completo Executar tarefas operacionais mecânica, jardinagem, hidráulica, refrigeração, caldeiraria, marcenaria, carpintaria, eletricidade, alvenaria, pintura, dentre outras, voltadas à conservação, manutenção e reparos na área de atuação. Executar controle e manuseio de veículos e máquinas. Executar tarefas de cozinha e manuseio de alimentos. Manusear equipamentos de proteção, ferramentas e outros necessários conforme rotina de trabalho, bem como realizar a proteção e limpeza dos mesmos. Manter a ordem e a higiene no ambiente de trabalho. Realizar atividades relacionadas ao recebimento, controle e manuseio de produtos. Executar serviços diversos de costura. Realizar atividades relacionadas ao corte de cabelos, barba e tricotomia. ASSISTENTE OPERACIONAL III Código CBO: 3121-05 Amplitude anterior: nihil Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Nihil a) Ensino Médio completo ou equivalente c) Conhecimentos específicos adquiridos por meio de cursos e/ou treinamentos. Prestar assistência nos trabalhos de construção e reformas, nas operações de montagem, regulagem, consertos gerais e conservação de máquinas, aparelhos, equipamentos e instalações. Orientar e acompanhar os aprendizes no desempenho de suas tarefas. Executar tarefas de caráter técnico, relativas ao planejamento, avaliação e controle de projetos de instalações, aparelhos e equipamentos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros.
ASSISTENTE SOCIAL Código CBO: 2516-05 Função anterior: Assistente Social Jornada de trabalho: 30 horas a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Serviço Social. b) Registro no Conselho Regional de Serviço Social CRESS. Normas Regulamentadoras: Lei nº 8.662, de 07/06/1993 dispõe sobre a profissão de Assistente Prestar assistência social orientando indivíduos, famílias, comunidade e a própria Instituição sobre os direitos e deveres, serviços e recursos sociais e programas de educação. Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional tais como: economia doméstica, desenvolvimento humano, alimentação e saúde, administração de recursos humanos. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO I Código CBO: 4110-10 Amplitude anterior: 30/34 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Assistente Técnico Administrativo I Oficial de Administração Universitária(*) a) Diploma de Graduação de Nível Superior compatível com a área de atuação. b) Registro no Conselho Regional, quando for o caso. c) Conhecimentos de Informática a serem definidos pela área de atuação. Observação(*) tendo apresentado os requisitos necessários de conformidade o artigo 22-A das Disposições Transitórias da Resolução Unesp nº 32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012. Desenvolver atividades administrativas, pesquisas e estudos específicos da área de atuação. Efetuar análises técnicas. Desenvolver e implementar projetos ou sistemas que exijam conhecimentos técnicos especializados visando o aperfeiçoamento, racionalização e a inovação do processo de trabalho. Participar do planejamento, organização, controle das atividades administrativas. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO II Código CBO: 4110-10 Amplitude anterior: 36/40 Amplitude atual: 41/45 Função anterior: Assistente Técnico Administrativo II a) Diploma de Graduação de Nível Superior compatível com a área de atuação. b) Registro no Conselho Regional, quando for o caso. c) Conhecimentos de Informática a serem definidos pela área de atuação. Desenvolver atividades administrativas, pesquisas e estudos específicos da área de atuação. Efetuar análises técnicas. Desenvolver e implementar projetos ou sistemas que exijam conhecimentos técnicos especializados. Responsabilizar-se pela capacitação, orientação e acompanhamento de outros profissionais da Universidade. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ATENDENTE DE ENFERMAGEM Código CBO: 5151-10 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 15/19 Função anterior: Atendente de Enfermagem a) Ensino Fundamental completo. Atender pacientes hospitalizados, prestando-lhes cuidados simples de enfermagem, sob orientação dos profissionais da área. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância ATENDENTE HOSPITALAR Código CBO: 5151-10 Amplitude anterior: 12/16 Amplitude atual: 15/19 Função anterior: Atendente Hospitalar a) Ensino Fundamental completo. Atender as necessidades básicas de higiene do ambiente hospitalar e prestar apoio aos profissionais de enfermagem/odontologia, para o bem estar do paciente. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância
AUXILIAR AGROPECUÁRIO Código CBO: 3211-10 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 19/23 Função anterior: Auxiliar Agropecuário a) Ensino Fundamental completo. Auxiliar nos trabalhos próprios de criação e tratamento de animais e da cultura agrícola, empregando processos e equipamentos manuais ou mecanizados. Auxiliar no trabalho de inseminação artificial. Manusear resíduos em geral e executar outras atividades conforme rotina de trabalho estabelecida na área de atuação, bem como manusear e executar a manutenção preventiva dos equipamentos necessários ao desempenho dessas rotinas. Auxiliar nas tarefas de manutenção e conservação de cercas, alambrados, tanques, aquários, equipamentos de irrigação, capinas, limpeza de estradas e carreadores, soldagem e outros, quando necessário. Auxiliar em serviços de cargas e descargas. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. AUXILIAR DE CAMPO Código CBO:5143-20 Amplitude anterior: 9/13 Amplitude atual: 15/19 Função anterior: Auxiliar de Campo a) Ensino Fundamental completo Executar atividades operacionais, principalmente voltadas à limpeza, conservação e manutenção de áreas e instalações agrícolas e agropecuárias, que exijam apenas conhecimentos básicos, conforme estabelecido em rotina de trabalho na área de atuação. Executar tarefas básicas de trato de animais, conservação e limpeza de áreas cultivadas ou a serem cultivadas. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. AUXILIAR DE ENFERMAGEM Código CBO: 3222-05 Amplitude anterior: 18/22 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Auxiliar de Enfermagem a) Ensino Médio completo. b) Conhecimentos específicos adquiridos por meio de curso de qualificação profissional de Auxiliar de Enfermagem, com um mínimo de 1.110 horas/aula. c) Registro no Conselho Regional de Enfermagem COREN. Norma Regulamentadora: Lei nº 7.498, de 25/06/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. Decreto nº 94.406, de 08/06/1987, que Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. Desempenhar atividades auxiliares de enfermagem, em hospitais, clínicas, Centros de Convivência Infantil e em outras áreas de assistência médica da universidade. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL Código CBO: 3224-15 Amplitude anterior:18/22 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Auxiliar de Odontologia Atendente Hospitalar(*) Atendente de Enfermagem(*) Observação(*) tendo apresentado os requisitos necessários de conformidade com o artigo 22-A das Disposições Transitóias da Resolução Unesp nº 32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012.) a) Ensino Médio completo. b) Registro no Conselho Regional de Odontologia CRO. Norma Regulamentadora: Resolução CFO nº 113/2011, de 08/12/2011. Desenvolver atividades auxiliares de apoio à atividade odontológica em consultórios e clínicas, conforme estabelecido em rotina na área de atuação. Participar de projetos educativos e de orientação de higiene bucal. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. BIBLIOTECÁRIO Código CBO: 2612-05 Amplitude anterior: 33/37 Amplitude atual:37/41 Função anterior: Bibliotecário a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Biblioteconomia. b) Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia CRB. Norma Regulamentadora: Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário. Decreto nº 56.725, de 16 de agosto de 1965, que regulamenta a Lei nº 4.084/62. Lei nº 9.674, de 26 de junho de 1998, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário. Planejar, organizar, orientar e desenvolver trabalhos técnicos relativos às atividades de disponibilização da informação em qualquer suporte. Gerenciar bibliotecas, centros de informações e correlatos, além de redes de informação. Selecionar, adquirir, tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais. Orientar e acompanhar a execução do tratamento técnico do documento. Disseminar a informação. Manter serviço de intercâmbio com unidades de informação governamentais e não governamentais para troca de informações, empréstimo de obras, etc. Desenvolver estudos e pesquisas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar projetos, treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
BIOLOGISTA Código CBO: 2211-05 Função anterior: Biologista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Ciências Biológicas, modalidade médica, com especialização em análises clínicas ou com habilitação em Biologia. b) Registro no Conselho Regional de Biologia CRB. Norma Regulamentadora: Lei nº 6.684, de 03/09/1979, que regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico. Decreto n 88.438, de 28 de junho de 1.983, que dis põe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biólogo. Decreto nº 88.439, de 28 de junho de 1.983, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico. Desenvolver investigação biológica no laboratório ou no campo para assegurar a prevenção, redução ou eliminação de enfermidades e moléstias transmissíveis, bem como a conservação e melhoria da saúde de organismos vegetais e animais. Realizar a classificação, análise dos organismos vivos e do meio em que vivem contribuindo para incrementar os conhecimentos científicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância BIÓLOGO Código CBO: 2211-05 Amplitude anterior: 33/37 Amplitude atual:37/41 Função anterior: Biólogo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Ciências Biológicas ou com habilitação em Biologia. b) Registro no Conselho Regional de Biologia CRB. Norma Regulamentadora: Lei nº 6.684, de 03/09/1979, que regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico. Decreto n 88.438, de 28 de junho de 1.983, que dis põe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biólogo. Decreto nº 88.439, de 28 de junho de 1.983, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico. Investigar e estudar a vida orgânica dos seres vivos, por meio de pesquisa em laboratório ou no campo, classificando os organismos vivos, vegetais e animais, analisando o meio em que vivem, contribuindo para incrementar os conhecimentos científicos. Realizar pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia. Realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais. Realizar análises e exames laboratoriais, realizando estudos e pesquisas sobre bactérias e microorganismos, seus efeitos e sua utilização. Realizar análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
BIOMÉDICO Código CBO: 2211-05 Função anterior: Biomédico a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Ciências Biológicas, modalidade médica. b) Registro no Conselho Regional de Biomedicina CRBM. Norma Regulamentadora: Lei nº 6.684, de 03/09/1979 regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina e dá outras providências. Realizar pesquisas sobre todas as formas de vida, efetuando estudos e experiências com espécimes biológicos para incrementar os conhecimentos científicos e desenvolver suas aplicações. Prestar atendimento ambulatorial. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. CIRURGIÃO DENTISTA Código CBO: 2232-08 Função anterior: Cirurgião Dentista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Odontologia. b) Registro no Conselho Regional de Odontologia CRO. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.081, de 24/08/1966, regula o exercício da Odontologia. Lei nº 4.324, de 14/04/1964, que institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências. Decreto nº 68.704, de 03/06/1971, que regulamenta a Lei nº 4.324, de 14/04/1964. Diagnosticar e tratar afecções da boca, dentes e região maxilofacial, utilizando processos clínicos ou cirúrgicos, para promover a recuperação da saúde bucal em geral. Realizar auditorias e perícias odontológicas. Administrar o local e as condições de trabalho, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
CONTADOR Código CBO: 2522-10 Função anterior: Contador a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Ciências Contábeis. b) Registro no Conselho Regional de Contabilidade CRC. Norma Regulamentadora: Decreto-Lei nº 9.295, de 27/05/1946 cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do contador e do Guarda-Livros e dá outras providências. Decreto- Lei nº 9.710, de 03/09/1946 dá nova redação aos dispositivos do Decreto-Lei nº 9.295/46. Lei nº 570, de 22/12/1948 altera dispositivos do Decreto-Lei nº 9.295/46. Lei nº 4.695, de 22/06/1965 dispõe sobre a composição do Conselho Federal de Contabilidade e dá outras providências. Decreto- Lei nº 1.040, de 21/10/1969 dispõe sobre os Conselhos Federal e Regional de Contabilidade. Lei nº 5.730, de 08/11/1971 altera o Decreto-Lei nº 1.040/69. Planejar, organizar, orientar e desenvolver as atividades contábeis. Registrar atos e fatos contábeis. Administrar os tributos e obrigações fiscais e previdenciárias da Instituição; participar do gerenciamento de custos; atender aos órgãos fiscalizadores, preparando a documentação solicitada e prestando as informações necessárias; realizar auditoria interna e realizar perícia. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. DESENHISTA Código CBO: 3180-05 Amplitude anterior 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Desenhista I Desenhista II a) Ensino Médio completo. Planejar impressos de criação de desenhos, logotipos, logomarcas, fotografia trabalhada com recorte de textos ou aplicação de recursos gráficos, utilizando-se de recursos informatizados e softwares específicos ou não. Executar desenhos em branco e preto ou em cores, guiando-se por modelos ou originais. Reproduzir manualmente desenhos policrômicos. Criar e executar trabalhos de ilustração para capas de livros, cartazes, folders, etc. Executar produção de layout e artes finais.executar desenhos com auxílio de instrumentos e equipamentos apropriados ou a mão livre, a fim de subsidiar trabalhos técnicos, científicos e de ilustrações. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância
DISCOTECÁRIO PROGRAMADOR Código CBO: 2621-15 Função anterior: Discotecário Programador a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Radialismo. b) Registro de Radialista Profissional. Norma Regulamentadora: Decreto nº 84.134/79 que regulamenta a Lei nº 6.615, de 16/12/1978 (Radialista) Elaborar e organizar roteiros e planilhas com a programação musical, bem como manter atualizados e disponíveis os arquivos de músicas e registros. Articular-se com entidades e profissionais especializados, intercambiando informações a fim de obter subsídios e/ou parcerias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e outros eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ECONOMISTA Código CBO: 2512-05 Função anterior: Economista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Ciências Econômicas. b) Registro no Conselho Regional de Economia CORECON. Norma Regulamentadora: Lei nº 1.411, de 13/08/1951, que dispõe sobre a profissão de Economista. Decreto nº 31.794, de 17/11/1952, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Economista, regida pela Lei nº 1.411, e dá outras providências. Leis nºs: 6.021, de 03/01/1974 e 6.537, de 19/06/1978, que alteram dispositivos da Lei nº 1.411/51. Realizar planejamentos, estudos, análises e previsões de natureza econômica, financeira e administrativa, aplicando os princípios e teorias da economia, a fim de formular soluções e diretrizes para os problemas econômicos da instituição. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ENFERMEIRO Código CBO: 2235-05 Função anterior: Enfermeiro a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Enfermagem. b) Registro no Conselho Regional de Enfermagem COREN. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.905, de 12/07/1973 dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e dá outras providências. Lei nº 7.498, de 25/06/1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Decreto nº 94.406, de 08/06/1987 regulamenta a Lei nº 7.498/86. Planejar, organizar e executar atividades de enfermagem para prestar assistência ao paciente em clínicas, hospitais, ambulatórios, postos de saúde e em domicílio, dentre outros; no seu campo de atuação. Prever e realizar ações, de acordo com os programas instituídos pela UNESP. Coordenar e auditar serviços de enfermagem. Implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ENGENHEIRO Código CBO: 2142-05 Função anterior: Engenheiro a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Engenharia. b) Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.194, de 24/12/1966 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo e dá outras providências. Lei nº 8.195, de 26/06/1991 altera a Lei nº 5.194/66. Planejar, elaborar, executar, dirigir e fiscalizar a execução de projetos e obras de engenharia, bem como coordenar a operação e manutenção dos mesmos. Controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre a sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
ENGENHEIRO AGRÔNOMO Código CBO: 2221-10 Função anterior: Engenheiro Agrônomo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Agronomia. b) Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.194, de 24/12/1966 regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo e dá outras providências. Lei nº 8.195, de 26/06/1991 altera a Lei nº 5.194/66. Planejar, coordenar e executar atividades agrossilvipecuárias e do uso de recursos naturais renováveis e ambientais, orientando produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuária e emitindo pareceres técnicos. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. FARMACÊUTICO Código CBO: 2234-05 Função anterior: Farmacêutico a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Farmácia. b) Registro no Conselho Regional de Farmácia CRF. Norma Regulamentadora: Lei nº 3.820, de 11/11/1960 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia e dá outras providências. Decreto nº 85.878, de 09/04/1981 regulamenta a Lei nº 3.820/60. Alterações: Lei nº 9.120/95, Lei nº 4.817/71 e 5.724/71. Planejar e executar atividades relacionadas à manipulação e análise de drogas e produtos farmacêuticos em geral e de materiais de origem animal e vegetal, aplicando técnicas e equipamentos especiais, para auxiliar no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
FÍSICO Código CBO: 2131-05 Função anterior: Físico a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Física. Aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas; aplicar técnicas de radiação ionizante e não ionizante em ciências da vida, radiação na agricultura e conservação de alimentos. Operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação. Desenvolver fontes alternativas de energia, projetar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos. Realizar medidas de grandezas físicas. Desenvolver programas e rotinas computacionais. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. FISIOTERAPEUTA Código CBO: 2236-05 Função anterior: Fisioterapeuta Jornada de trabalho: 30 horas a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Fisioterapia. b) Registro no Conselho Regional de Fisioterapia CREFITO. Norma Regulamentadora: Decreto-Lei nº 938, de 13/10/1969 prevê sobre a profissão de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e dá outras providências. Lei nº 6.316, de 17/12/1975 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e dá outras providências. Alteração: Lei nº 9.098/95. Planejar, coordenar, orientar e executar atividades fisioterápicas, elaborando diagnóstico e indicando recursos adequados a cada caso, utilizando procedimentos próprios para a reabilitação física do indivíduo. Desenvolver programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
FONOAUDIÓLOGO Código CBO: 2236-10 Função anterior: Fonoaudiólogo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Fonoaudiologia. b) Registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia CRF. Norma Regulamentadora: Lei nº 6.965, de 09/12/1981 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo e determina outras providências. Decreto nº 87.218, de 31/05/1982, que regulamenta a Lei nº 6.965, de 09/12/1981. Identificar, avaliar e tratar problemas ou deficiências ligadas à comunicação, prevenção e intervenção nos distúrbio da voz, fala, audição e linguagem oral e escrita, para estabelecer um plano de orientação e/ou terapêutico. Orientar pacientes, clientes, familiares e responsáveis. Desenvolver programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância HISTORIÓGRAFO Código CBO: 2035-20 Função anterior: Historiógrafo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em História. Pesquisar, coletar, selecionar, analisar e organizar documentos e objetos de natureza histórica, científica, literária e de outra natureza, classificando-os por meio de tratamento técnico sistematizado, a fim de facilitar a consulta e assegurar sua preservação. Disseminar resultados de pesquisas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. INSTRUMENTADOR CIRÚRGICO Código CBO: 3222-25 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Instrumentador Cirúrgico a) Ensino Médio completo Desempenhar atividades relacionadas a intervenções cirúrgicas, posicionando de forma adequada o instrumental, passando-o ao cirurgião e realizando outros trabalhos de apoio, para facilitar o desenvolvimento do ato operatório. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância
JORNALISTA Código CBO: 2611-40 Amplitude anterior: 33/37 Amplitude atual:37/41 Função anterior: Jornalista Observação: (*) para os que forem portadores do curso de Comunicação Social - Jornalismo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Jornalismo. b) Registro no Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora: Decreto-Lei nº 972, de 17/10/1969 dispõe sobre o exercício da profissão de Jornalista. Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979 dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972, de 17/10/1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de Jornalista, em decorrência das alterações introduzidas pela Lei nº 6.612, de 07/12/1978. Obs: o artigo 11 do Decreto nº 82.285/78 estabelece que as funções desempenhadas pelos Jornalistas, como empregados, serão assim classificadas: redator, noticiarista, repórter, repórter de setor, rádio repórter, arquivista-pesquisador, revisor, ilustrador, repórter fotográfico, repórter cinematográfico e diagramador. Recolher, redigir, registrar através de imagens e sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, Internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público interno e externo. Apresentar programas de rádio e televisão. Articular-se com entidades e profissionais especializados, intercambiando informações a fim de obter subsídios e/ou parcerias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e outros eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. LOCUTOR Código CBO: 2617-15 Amplitude anterior: 24/28 Amplitude atual: 24/28 Função anterior: Locutor a) Ensino Médio completo b) Registro Profissional em Locução. Apresentar programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam fatos, lêem textos no ar, redigem a notícia, narram eventos esportivos e culturais, tecem comentários sobre os mesmos e fazem a locução de anúncios publicitários. Entrevistar pessoas; anunciar programação; preparar conteúdo para apresentação, pautando o texto, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público alvo. Atuar em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias alternativas como cinema e internet. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
MÉDICO Código CBO: 2251-25 Amplitude anterior: 36/40 Amplitude atual: 39/43 Função anterior: Médico a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Medicina e residência médica compatível com sua área de atuação. b) Registro no Conselho Regional de Medicina CRM. Norma Regulamentadora: Lei nº 3.268, de 30/09/1957 dispõe sobre os conselhos de medicina e dá outras providências. Decreto nº 44.045, de 19/07/1958 - aprova regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei nº 3.268/57. Lei nº 6.932, de 07/07/1981 dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Atendimento médico em nível ambulatorial e hospitalar. Avaliar clínica e laboratorialmente os pacientes. Estabelecer e emitir diagnósticos, prescrever medicamentos ou outras formas de tratamento e acompanhar os pacientes. Propor medidas de promoção e prevenção de saúde. Trabalhar conjuntamente com outros profissionais, coordenar programas e serviços de saúde, inclusive Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida. Realizar perícias, juntas, auditorias e sindicâncias médicas. Emitir laudos e pareceres técnicos. Prestar assessoria e supervisão a outros profissionais. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos na área da saúde. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. MÉDICO HOSPITAL DAS CLÍNICAS Código CBO: 2231-15 Amplitude anterior: 36/40 Amplitude atual: 39/43 Função anterior: Médico a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Medicina e residência médica compatível com sua área de atuação. b) Registro no Conselho Regional de Medicina CRM. Norma Regulamentadora: Lei nº 3.268, de 30/09/1957 dispõe sobre os conselhos de medicina e dá outras providências. Decreto nº 44.045, de 19/07/1958 - aprova regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei nº 3.268/57. Lei nº 6.932, de 07/07/1981 dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Atendimento médico-hospitalar. Avaliar clínica e laboratorialmente os pacientes de acordo com a especialidade, emitindo diagnósticos e prescrevendo medicamentos ou outras formas de tratamento conforme o tipo de enfermidade, bem como propor medidas preventivas de saúde. Coordenar programas e serviços em saúde. Efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância
MÉDICO SANITARISTA Código CBO: 2251-40 Amplitude anterior: 36/40 Amplitude atual: 39/43 Função anterior: Médico Sanitarista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Medicina e residência médica compatível com sua área de atuação. b) Registro no Conselho Regional de Medicina CRM. Norma Regulamentadora: Lei nº 3.268, de 30/09/1957 dispõe sobre os conselhos de medicina e dá outras providências. Decreto nº 44.045, de 19/07/1958 - aprova regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei nº 3.268/57. Lei nº 6.932, de 07/07/1981 dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Avaliar clínica e laboratorialmente os pacientes de acordo com a especialidade, emitindo diagnósticos e prescrevendo medicamentos ou outras formas de tratamento conforme o tipo de enfermidade, bem como propor medidas de promoção da saúde. Coordenar programas e serviços em saúde. Efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. MÉDICO VETERINÁRIO Código CBO: 2233-05 Função anterior: Médico Veterinário a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Medicina Veterinária. b) Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia CRMVZ. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.517, de 23/10/1968 dispõe sobre o exercício profissional do Médico Veterinário e cria os Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária. Decreto nº 67.704, de 17/06/1969 aprova o regulamento do exercício da profissão de Médico Veterinário e dos Conselhos de Medicina Veterinária. Decreto-Lei nº 818, de 05/09/1969 dispõe sobre a aceitação, pelo Ministério da Agricultura, para fins relacionados à defesa sanitária animal, de atestados firmados por médicos veterinários sem vínculo com o serviço público e dá outras providências. Praticar clínica médica veterinária em todas as suas especialidades. Planejar, organizar, supervisionar e executar programas de defesa sanitária animal; proteção, aprimoramento e desenvolvimento de animais, contribuindo para o bem estar dos mesmos, assegurando a sua sanidade, a produção racional e econômica de alimentos e a saúde da comunidade. Desenvolver atividades de extensão. Elaborar laudos, pareceres e atestados. Fomentar a produção animal. Atuar no controle de qualidade de produtos, bem como nas áreas: agropecuária, biotecnologia e preservação ambiental. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos sobre sua especialização. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
METEOROLOGISTA Código CBO: 2133-15 Função anterior: Meteorologista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Meteorologia. b) Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. Norma Regulamentadora: Lei nº 6.835, de 14/10/1980, que dispõe sobre o exercício da profissão de Meteorologista, e dá outras providências. Realizar pesquisas científicas para prognosticar fenômenos meteorológicos, astronômicos e de geofísica espacial. Obter e tratar os dados e disseminar informações. Desenvolver sistemas computacionais e instrumentação científica. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. MOTORISTA Código CBO: 7823-05 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Motorista a) Ensino Médio completo e Carteira Nacional de Habilitação na categoria exigida pela área de atuação. b) Experiência de 06 (seis) meses na função, com prática de serviço comprovada por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Dirigir veículos oficiais, verificando as condições dos mesmos, tomando providências para assegurar o funcionamento regular e segurança. Auxiliar no carregamento e descarregamento de cargas. Efetuar pequenas compras e entregas de documentos e correspondências. Limpar os veículos e zelar pela conservação dos mesmos. Executar outras atividades similares estabelecidas em rotina de trabalho da área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
NUTRICIONISTA Código CBO: 2237-10 Função anterior: Nutricionista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Nutrição. b) Registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN. Norma Regulamentadora: Lei nº 8.234, de 17/09/91, que regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências. Lei nº 6.583, de 20/10/78, que cria os Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas, regula o seu funcionamento e dá outras providências. Resolução CFN nº 200, de 08/03/1998, que dispõe sobre o cumprimento das normas de definição de atribuições principal e específica dos Nutricionistas conforme área de atuação. Resolução CFN nº 380/2005. Prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos). Planejar, organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição. Planejar, orientar e supervisionar a execução das atividades relacionadas à área de alimentação e nutrição, sob sua responsabilidade. Efetuar controle higiênico-sanitário. Participar de programas de educação nutricional. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OFICIAL DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA Código CBO: 4110-10 Amplitude anterior: 27/31 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Oficial de Administração Universitária a) Ensino Médio completo. Participar do planejamento, organização, execução, distribuição, controle e orientação das atividades desenvolvidas na área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância OPERADOR DE FORNO INCINERADOR Código CBO: 8623-10 Amplitude anterior: 18/22 Amplitude atual: 18/22 Função anterior: Operador de Forno Incinerador a) Ensino Fundamental Completo Operar fornos de incineração e equipamentos afins para queima de lixos, carcaças de animais e outros resíduos químicos e orgânicos, coletar lixo químico e orgânico para fins de incineração. Executar outras atividades conforme estabelecido em rotina de trabalho da área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
OFICIAL EM APARELHOS DE PRECISÃO Código CBO: 9151-05 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Técnico em Aparelhos de Precisão a) Ensino Médio completo ou equivalente. Executar tarefas de caráter técnico, relacionadas com ajustes, reparos e manutenção de instalações e instrumentos de precisão (de laboratórios médicos e odontológicos), orientando-se por esquemas, instruções e especificação técnica, utilizando instrumentos apropriados para garantir o perfeito funcionamento dos mesmos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OFICIAL DE SERVIÇOS GRÁFICOS Código CBO: 7686-05 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Oficial de Serviços Gráficos a) Ensino Médio completo. b) Conhecimentos de Informática Executar atividades ligadas à composição e impressão gráfica, fotolitografia, tipografia, acabamento e outras técnicas, utilizando materiais e equipamentos próprios para imprimir, plastificar, encadernar e reencadernar. Operar microcomputadores e softwares adequados aos serviços de composição gráfica. Zelar pela segurança individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteção apropriados, quando na execução dos serviços. Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados. Executar outros serviços similares, conforme estabelecido em rotina de trabalho da área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OPERADOR DE MÁQUINAS Código CBO: 6410-10 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 19/23 Função anterior: Operador de Máquinas I a) Ensino Fundamental completo e Habilitação Legal (CNH), quando for o caso, obedecendo as exigências previstas na legislação específica. Operar, ajustar e preparar caldeiras, máquinas de refrigeração e ar-condicionado, moto-bomba, bombas hidráulicas, máquinas de torrefação, moinho, máquinas de empacotamento, máquinas agrícolas de pequeno, médio e grande porte e outras máquinas similares, controlando-as em diversas fases de operação. Utlizar equipamentos específicos para garantir os resultados esperados.efetuar controle e manutenção preventiva das máquinas e equipamentos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
OPERADOR DE RÁDIO Código CBO: 3731-05 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Operador de Rádio a) Ensino Médio completo. Norma Regulamentadora: Lei nº 6.615, de 16/12/1978 dispõe sobre a profissão de Radialista. Decreto nº 84.134/1979 regulamenta a Lei nº 6615/78. Operar equipamentos de emissora de rádio. Executar a programação da emissora. Editar áudio (trilhas sonoras, músicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais e programas) e mixar áudio. No exercício das atividades, mobilizar capacidades de administrar o tempo e de improvisar, além de capacidades comunicativas para interagir com a equipe técnica, de programação e comercial. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. PEDAGOGO Código CBO: 2394-15 Amplitude anterior: 33/37 Amplitude atual:37/41 Função anterior: Pedagogo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Pedagogia. b) Registro no MEC. Realizar pesquisas e trabalhos de natureza técnico-pedagógica, relacionados ao sistema de ensino e processo de aprendizagem, de crianças e adultos, considerando a necessidade da área de atuação. Viabilizar o processo de intervenção pedagógica na formação e desenvolvimento profissional. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais de assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. PRODUTOR Código CBO: 2621-15 Amplitude anterior: 30/34 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Produtor a) Diploma de Graduação de Nível Superior de Radialismo. b) Registro de Radialista Profissional. Norma Regulamentadora: Rádio e TV = Lei nº 6.661/78 e Decreto nº 84.134/79 e vinculação ao Sindicato dos Radialistas; Cinema e teatro = Lei nº 6.533, de 24/05/78 e vinculação ao Sindicato dos Artistas e Sindicine Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica. Planejar, coordenar e gerar recursos humanos, materiais, técnicos e financeiros para assegurar a realização de espetáculos cênicos (teatro, dança, ópera e outros) e audiovisuais (cinema, vídeo, televisão e rádio). Elaborar campanhas educativas e institucionais. Articular-se com entidades e profissionais especializados, intercambiando informações a fim de obter subsídios e/ou parcerias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.
PROGRAMADOR Código CBO: 3172-05 Amplitude anterior: 27/31 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Programador a) Diploma de Graduação de Nível Superior. Participar do planejamento, organização, execução, distribuição, controle e orientação das atividades desenvolvidas na área de atuação.desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância PSICÓLOGO Código CBO: 2515-10 Função anterior: Psicólogo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Psicologia. b) Registro no Conselho Regional de Psicologia CRP. Norma Regulamentadora: Lei nº 4.119, de agosto de 1962. Decreto nº 53.464, de 21/01/1964 regulamenta a Lei nº 4.119/62 que dispõe sobre a profissão de psicólogo. Lei nº 5.766, de 20/12/1971, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências. Atuar nas áreas clínica, educacional e do trabalho, com a finalidade de estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituição. Desenvolver atividades de diagnósticos e intervenção organizacional, voltadas para a relação homemtrabalho. Diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o paciente durante o processo de tratamento ou cura. Investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes. Desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais de assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. QUÍMICO Código CBO: 2132-05
Função anterior: Químico a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Química. b) Registro no Conselho Regional de Química CRQ. Norma Regulamentadora: Lei nº 2.800, de 18 de junho de 1956, que dispõe sobre a profissão de químico e dá outras providências. Decreto nº 85.877, de 7 de abril de 1981, que estabelece normas para a execução da Lei nº 2800/56. Realizar pesquisas no campo da química em geral, efetuando estudos, experiências e ensaios para determinar a composição, as propriedades e as possíveis transformações de substâncias químicas. Planejar e executar atividades relacionadas à manipulação e análise de produtos químicos em geral. Coordenar atividades laboratoriais. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. RECREACIONISTA Código CBO: 3714-10 Amplitude anterior: 18/22 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Recreacionista a) Ensino Médio completo. Desenvolver atividades de recreação, artístico-culturais e lúdicas, objetivando o desenvolvimento integral de crianças, conforme estabelecido em rotina de trabalho na área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância REGENTE DE CORAL Código CBO: 2626-15 Função anterior: Regente de Coral a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Composição e Regência ou Música. Compor e arranjar obras musicais; reger e dirigir grupos vocais, instrumentais e eventos musicais; editorar partituras, elaborar textos referentes à área de atuação e prestar consultoria interna na área musical. Articular-se com entidades e profissionais especializados, intercambiando informações a fim de obter subsídios e/ou parcerias. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. RELAÇÕES PÚBLICAS Código CBO: 2531-05
Amplitude anterior: 30/34 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Relações Públicas a) Diploma de Graduação de Nível Superior na área de atuação ou pós-graduação em Relações Públicas. b) Registro no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas CRPRP. c) Domínio oral e escrito de línguas estrangeiras (mínimo de inglês). Norma Regulamentadora: Lei nº 5.377, de 11/12/1967 disciplina a profissão de Relações Públicas e dá outras providências. Decreto nº 63.283, de 26/09/1968 regulamenta a Lei nº 5377/67. Decreto-Lei nº 860, de 11/09/1969 dispõe sobre a constituição do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Profissionais de Relação Pública e dá outras providências. Planejar, organizar e dirigir os programas de relações públicas da Instituição, objetivando a divulgação, preparando o material publicitário, selecionando os veículos de comunicação, controlando e avaliando os resultados. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. REVISOR Código CBO: 2611-40 Amplitude anterior: 30/34 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Revisor a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Comunicação Social ou Letras b) Registro de Radialista Profissional. Norma Regulamentadora: Decreto Lei nº 972, de 17/10/1969, que dispõe sobre o exercício da profissão de Jornalista. Decreto nº 83.284, de 13/03/1979, que dá nova regulamentação ao Decreto Lei nº 972, de 17/10/1969, que dispõe sobre a profissão de Jornalista, em decorrência das alterações introduzidas pela Lei nº 6.612, de 07/12/1978. Revisar textos a fim de assegurar-lhe clareza, concisão e harmonia. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. SALVA VIDAS Código CBO: 5171-15 Amplitude anterior: 15/19 Amplitude atual: 19/23 Função anterior: Salva Vidas a) Ensino Fundamental completo. Exercer tarefas próprias de vigilância e salvamento, observando os banhistas, no sentido de prevenir o afogamento e salvar a vida de pessoas em perigo. Prestar assistência, providenciando socorro médico ou remoção de acidentado, quando necessário. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO AGROPECUÁRIO Código CBO: 3211-10 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31
Função anterior: Técnico Agropecuário a) Ensino Médio completo Curso Profissionalizante (curso Técnico Agrícola ou em Agropecuária) Executar atividades técnicas relativas à programação, organização, assistência, controle e fiscalização dos trabalhos agropecuários. Fazer a coleta e análise de amostras de terra, realizando testes de laboratórios e outros. Estudar as causas que originam os surtos epidêmicos em animais. Dedicar-se ao melhoramento da produção e da exploração de espécies animais, selecionando reprodutores e procedendo a inseminação artificial. Controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem animal e vegetal. Participar na execução de projetos e programas de extensão rural. Orientar e treinar outros profissionais a respeito de técnicas de plantio, manejo de máquinas, equipamentos, uso de defensivos e similares, colheita e beneficiamento das espécies vegetais e manejo animal. Estudar os parasitas, doenças e outras pragas que afetam a produção agrícola, realizando testes, análises de laboratório e experiência, para indicar os meios mais adequados de combate a essas pragas. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO DE CONTABILIDADE Código CBO: 3511-05 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Técnico de Contabilidade a) Ensino Médio completo em Técnico de Contabilidade. b) Registro no Conselho Regional de Contabilidade CRC. Desenvolver atividades relativas aos sistemas contábeis. Auxiliar nos trabalhos de execução orçamentária e financeira, bem como nas prestações de contas, identificar documentos e informações. Atender à fiscalização. Acompanhar a legislação contábil, fiscal e tributária e orientar a Administração quanto ao atendimento às normas legais pertinentes. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO DE ENFERMAGEM Código CBO: 3222-25 Amplitude anterior: 21/25 Amplitude atual: 23/27 Função anterior: Técnico de Enfermagem
Auxiliar de Enfermagem (*) Atendente Hospitalar (**) Atendente de Enfermagem(**) Instrumentador Cirúrgico (**) Observação(*) tendo apresentado os requisitos necessários de acordo o artigo 22 das Disposições Transitórias da Resolução Unesp 32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012. Observação(**) para o servidor lotado na área médica e tendo apresentado os requisitos necessários de conformidade com o artigo 22-A das Disposições transitórias da Resolução Unesp nº 32/2011, alterada pela Resolução Unesp nº 42/2012.. a) Ensino Médio completo. b) Conhecimentos específicos adquiridos por meio de curso de qualificação profissional de Técnico de Enfermagem, com um mínimo de 1.800 horas/aula. c) Registro no Conselho Regional de Enfermagem COREN. Norma Regulamentadora: Lei nº 7498, de 25/06/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. Decreto nº 94.406, de 08/06/1987, que Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas, Centros de Convivência Infantil e em outras áreas de assistência médica da Universidade. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO DE NECRÓPSIA Código CBO: 3281-05 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Técnico de Necropsia a) Ensino Médio completo ou equivalente. Efetuar necropsia em seres humanos e animais, fazendo a preparação e manutenção do material colhido. Preparar o cadáver fazendo tamponamento e limpeza. Preparar peças anatômicas e órgãos para o desenvolvimento de aulas práticas retirando-os dos arquivos e colocando à disposição dos usuários. Responsabilizar-se pela manutenção e conservação de peças anatômicas e órgãos, bem como dos ambientes de trabalho. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO DESPORTIVO Código CBO: 2241-25 Amplitude anterior: 30/34 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Técnico Desportivo
a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Educação Física b) Registro no Conselho Regional de Educação Física - CREF Norma Regulamentadora: Lei nº 9.696, de 01/09/1. 998, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Promover e desenvolver atividades físicas com membros da comunidade da UNESP (e outros), ensinando técnicas desportivas e exercícios físicos. Realizar treinamentos com atletas de diferentes esportes, avaliando, acompanhando e supervisionando o preparo físico de cada um e as práticas esportivas. Elaborar informes técnicos na área de atividades físicas e do desporto. Colaborar na elaboração de projetos para construção, manutenção e utilização das instalações desportivas. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar certames desportivos e outros eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância TÉCNICO EM ELETRÔNICA Código CBO: 3131-15 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Técnico em Eletrônica a) Ensino Médio completo de Técnico em Eletrônica. b) Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA. Desenvolver atividades técnicas de montagem, ajustamento, instalação, reparação e manutenção de sistemas e equipamentos elétricos e eletrônicos, atuando em programas específicos e projetos institucionais. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO EM RADIOLOGIA Código CBO: 3241-15 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Técnico em Radiologia
a) Ensino Médio completo de Técnico em Operação de Equipamentos Médicos e Odontológicos. b) Registro no Conselho Regional de Técnico em Radiologia CRTR. Norma Regulamentadora: Lei nº 7.394, de 29/10/1985, que regula o exercício da profissão de Técnico de Radiologia. Decreto nº 92.790, de 17/06/1986, que regulamenta a Lei nº 7.394/85. Lei nº 10.508, de 10/07/2002, que altera o inciso I do art. 2º da Lei nº 7.394, de 29/10/1985. Preparar material e equipamentos para exames e radioterapia. Operar aparelhos médicos e odontológicos para produzir imagens e gráficos funcionais como recurso auxiliar ao diagnóstico e terapia. Preparar pacientes e realizar terapia e exames radiológicos, inclusive dento-maxilo-faciais, de radioterapia, de radioscopia, de radioisótopos, de medicina nuclear, de tomografia computadorizada e ressonância magnética, dentre outros. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Código CBO: 3516-05 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Técnico em Segurança do Trabalho a) Ensino Médio completo b) O exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho depende de registro no Norma Regulamentadora: Decreto 92.530, de 09 de abril de 1986. Regulamenta a Lei nº 7.410, de 27 Elaborar e participar da implementação política de saúde e segurança no trabalho (SST); realizar Participar do planejamento, organização, execução, distribuição, controle e orientação das atividades desenvolvidas na área de atuação. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. OBS: Função destinada ao não provimento na vacância TECNÓLOGO Código CBO: 2143-60 Amplitude anterior: 30/34 Amplitude atual: 37/41 Função anterior: Tecnólogo a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Tecnologia. b) Registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA.
Norma Regulamentadora: Resolução CONFEA nº 313, de 26/09/1986, que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas submetidas à regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei nº 5.194, de 24/12/1966, e dá outras providências. Desenvolver serviços elétricos, mecânicos e civis, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos. Executar testes e ensaios. Projetar, planejar e especificar sistemas e equipamentos elétricos, mecânicos e civis, elaborando sua documentação. Verificar, corrigir e executar projetos de edificações, manutenção de redes de distribuição de energia e sistemas mecânicos, elaborando a respectiva documentação. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TERAPEUTA OCUPACIONAL Código CBO: 2236-20 Função anterior: Terapeuta Ocupacional Jornada de trabalho: 30 horas a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Terapia Ocupacional. b) Registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional CREFITO. Norma Regulamentadora: Decreto-Lei nº 938, de 13/10/1969 prevê sobre a profissão de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e dá outras providências. Lei nº 6.316, de 17/12/1975 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e dá outras providências. Alteração: Lei nº 9.098/95. Planejar e desenvolver a reabilitação de pacientes portadores de deficiência física e/ou psíquica, promovendo atividades com fins específicos para ajudá-los na sua recuperação e integração social. Orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis. Desenvolver programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. TOPÓGRAFO Código CBO: 3123-20 Amplitude anterior: 23/27 Amplitude atual: 27/31 Função anterior: Topógrafo a) Ensino Médio completo de Técnico em Agrimensura ou em Topografia.
Executar levantamentos plani-altimétricos geodésicos e topo-hidrográficos. Implantar no campo pontos de projeto, locando obras e delimitações. Analisar e interpretar documentos, informações cartográficas, foto terrestres, aéreas, imagens orbitais, identificando acidentes geométricos e pontos de apoio para georeferenciamento e amarração. Efetuar cálculos e desenhos cartográficos elaborando documentos e escalas. Desempenhar outras atividades correlatas e afins. ZOOTECNISTA Código CBO: 2233-10 Função anterior: Zootecnista a) Diploma de Graduação de Nível Superior em Zootecnia. b) Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia CRMVZ. Norma Regulamentadora: Lei nº 5.517, de 23/10/1968 dispõe sobre o exercício profissional de Médico Veterinário e cria os Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária. Decreto nº 67.704, de 17/06/1969 aprova o regulamento do exercício da profissão de Médico Veterinário e dos Conselhos de Medicina Veterinária. Decreto-Lei nº 818, de 05/09/1969 dispõe sobre a aceitação, pelo Ministério da Agricultura, para fins relacionados à defesa sanitária animal, de atestados firmados por Médicos Veterinários sem vínculo com o serviço público e dá outras providências. Lei nº 5.550, de 04/12/1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Zootecnista. Realizar pesquisas sobre a produção animal, métodos aperfeiçoados de criação e outros tópicos conexos, aplicando conhecimentos científicos de melhoria dos animais e ambientes, com vistas a obter maior rendimento de produtos de origem animal. Prestar assessoria, orientação e supervisão a outros profissionais sobre assuntos de sua especialização. Planejar, desenvolver e acompanhar treinamentos, palestras e eventos. Emitir laudos e/ou pareceres técnicos. Desempenhar outras atividades correlatas e afins.