Laboratório Multimédia I 2º semestre 1º ano Workshop Média Streaming Streaming servers- fazem o live broadcast e download de ficheiros a pedido para os players. Streaming media players- fazem os pedidosaos servidores, recebem, descodificam e apresentam os conteúdos ao utilizador. Os diferenyes componentes comunicam entre si usando diferentes protocolos, trocam ficheiros usando diferentes formatos específicos e usam codecs para comprimir e descomprimir os ficheiros. O processo de media streaming tem 4 estágios: creation, enconding, authotning, serving. -Streaming é diferente de downloading. -A largura de banda do lado doutilzador limita a qualidade dos ficheiros que lhe são disponibilizados. -Os servidores web apenas disponibilizam ficheiros para download, não oferecendo qualquer controlo ao utilizador. -Os servidores de media streaming oferecem controlo do tipo leitores de DVD aos utilizadores. -Os sistemas de média streaming possuem 3 componentes principais: encoders, servers, players. -Encoders- convertem dados em bruto formato que pode ser streamed.
PROTOCOLOS -o nível mais baixo. -possibilitam: -o envio de streaming media através da internet; -a comunicação entre os players e os codificadores e os servidores; -HTTP não é adequado. -outros protocolos:.real time streaming protocolo- RTSP (QuicktTime e RealPlayer);.Microsoft Media Service-MMS -problemas:.unificação/estandardização;. do lado do servidor - suporte de múltiplo formatos para chegar à maior audiência possível requer tempo e dinheiro;. do lado do utilizador - múltiplos players em competição. O que é Media streaming? -1993- a possibulidade de intregar diferentes media numa página web (mossaic); -World Wide Wait: duas horas de espera para ouvir um minuto de música com qualidade de CD..esperar que toda a música fosse escrita no disco;.não era possível ouvir música enquanto era feito o download;.os browsers não estavam preparados (aplicações diferentes). -Não havia uma mecanismo simples para afzezr live broadcast (1995-mulyicast backbone- MBONE). -Fluxo continuo de informação multimédia recebida no cliente à medida que o servidor a vais enviando:. o termo refere-se ao método de entrega e não ao meio de entrega;.refere-se a conteúdos geralmente distribuídos em redes de telecomunicações (internet);.rádio, televisão, sistemas inerentemente streaming s;.livros, DVD, CD-áudio: sistemas inerentemente não streaming s. O PROCESO DE MEDIA STREAMING -o processo de media streaming pode ser descomposto em quatro partes principais:
1 creation/criação- Produção dos conteúdos. 2 enconding/codificação- Conversão dos dados/conteúdos. 3 authoring/piblicação- Design do mostruário. 4 serving/serviço- Disponibilizar os conteúdos ao mundo. SISTEMA TÍPICO PARA MÉDIA STREAMING Estes componentes: -comunicam entre si usando diferentes protocolos (regras de como a informação é trocada entre componentes); -e trocam ficheiros em formatos específicos (a forma estandardizada na qual os dados são trocados); -os ficheiros contêm, dados que foram codificados para um codec particular (usados para codificar e descodificar a informação contida nos ficheiros). Um sistema típico para media streaming possui três componentes:.player: a aplicação usada pelos utilizador espera ver ou ouvir a stream(sabe comunicar com o servidor e fazer o rendering dos dados, stand-alone/plug-in....server: que inclui a aplicação para a entrega da stream à audiência( semelhantes ao servidores web, a ligação mantém-se até ao final em simultâneo codificação em tempo-real de eventos para broadcasting..encoder: a aplicação que converte os dados em bruto na cadeia de bits obedecendo a um formato especifico (reduzir o tamanho do ficheiro, manter a qualidade original, robustez dos dados). Streaming vs download Media streaming: -acontece em tempo real, -possiblita live broadcast (imposs vel em download de ficheiros), -oferece alguma proteção de copyright(a stream é deitada fora), -os dados nunca tocam no disco do utilizador. Os servidores media streaming oferecem controlo sobre a stream: -tocar;
-pausa; -inicio; -fim; -ect. O download de ficheiros: -por definição não acontecem tempo real; -o utilizador tem que esperar que todo o ficheiro seja transferido; -os ficheiros ficam no disco do utilizador; -podem ser facilmente copiados a menos que usem sistemas de proteção (segurança e criptografia) LARGURA DE BANDA -por natureza, a largura de banda na internet não é constante; -recorre-se à utilização de um buffer (frigorifico) -os ficheiros-a-pedido sofrem do mesmo mal, mas não são tocados enquanto descarregados. FICHEIROS A PEDIDO A partir do momento em que: -os ficheiros tenham sido codificados um formato apropriado para streaming; -colocados num servidor; -poder ser vistos:.em qualquer momento;.por qualquer pessoa;.em qualquer lugar. De facto: -o mesmo ficheiro pode ser visto por várias pessoas; -cada pessoa tem controlo sobre a sua apresentação; DOWNLOAD PROGRESSIVO Possibilita a visualização do ficheiro durante o download:
-utilização de buffer; -poderá ser todo o ficheiro colocado em biffer; -playback pode acontecer desde o inicio; -usado em ficheiros pequenos; -qualidade mais alta do que em media streaming (largura de banda); -controlo limitado do utilizador sobre a stream; -livre broadcasts só usando media streaming. LIVE BROADCAST Implica: -codificação de evento durante o seu acontecimento(tempo-real); -publicação no servidor; -o servidor faz o broadcast do evento para o mundo. Geralmente requer: -muito mais largura de banda(muitos espetadores); -múltiplos servidores (distribuir a carga, aumentar a redundância/back-up servers-