Sistema neuro-hormonal
O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo corresponde a um Estímulo que provoca uma resposta do sistema neurohormonal.
Como funciona o sistema neuro-hormonal? + Os sistemas nervoso e hormonal/endócrino funcionam de forma articulada, controlando as funções vitais do organismo.
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormonas. Tiróide Produção de calor, crescimento dos ossos, metabolismo. Paratiróides Manutenção dos níveis de cálcio. Supra-renais Influenciam o metabolismo, respondem a estímulos de medo ou stress. Pâncreas Produz insulina, controla os níveis de glucose no sangue. Ovários Regulam o ciclo uterino, determinam as características femininas. Hipotálamo Faz a ligação com o sistema nervoso. Regula o sono e o apetite, controla os movimentos involuntários. Hipófise Regula as outras glândulas, interfere no funcionamento de alguns órgãos. Testículos Determinam as características masculinas.
O sistema hormonal/endócrino é responsável pelos processos mais lentos do organismo. Excreção Digestão Temperatura corporal Funcionamento dos órgãos sexuais Humor e disposição
Têm efeito específico sobre as células alvo às quais levam mensagens Glândula Célula Alvo Vaso Sanguíneo Hormona ESTIMULO Glândula Endócrina Hormona Plasma Sanguíneo Célula- Alvo
Como funcionam as hormonas? As hormonas são mensageiros químicos. Estimulam ou inibem a atividade de alguns órgãos. Hormonas Receptores Os recetores podem localizar-se em órgãos ou estar dispersos no corpo. Cada hormona afeta apenas os tecidos programados para a receber.
Como funcionam as hormonas? Hipófise e hipotálamo Regulam os níveis de hormonas no sangue. Quando há hormonas em excesso inibem as Glândulas Mecanismo de retroacção ou feedback.
O excesso ou a carência de uma hormona pode afetar o equilíbrio do organismo. Glândula endócrina Hiperfunção Hipofunção Acromegalia Quando há produção em excesso da hormona do crescimento, após a adolescência. Nanismo Quando há deficiente produção da hormona do crescimento, na infância.
O sistema hormonal e o sistema nervoso interagem entre si através do eixo hipotálamo-hipófise. Hipotálamo O hipotálamo é a região do cérebro capaz de transformar impulsos nervosos recebidos de várias regiões do S.N.C. em sinais hormonais, enviados para a hipófise. Eixo hipotálamo-hipófise
Hipotálamo Regula a secreção da hipófise, a temperatura, a fome, sede e o apetite. O hipotálamo e a hipófise estão intimamente ligados e constituem o principal ponto de interação dos sistemas nervoso e endócrino.
Hipófise glândula pituitária Considerada a glândula-mestra, o cérebro endócrino, porque, através das estimulinas, intervém não apenas na regulação de importantes processos fisiológicos e órgãos, como controla a atividade da tiróide, das supra-renais, dos testículos e dos ovários. GLANDULA ENDÓCRINA Hipófise HORMONA - Hormona do crescimento; - Estimulinas; AÇÃO - Ativa o crescimento; - Estimula a actividade das outras glândulas;
Tiróide A tiróide é uma pequena glândula localizada no pescoço, sob a pele. Produz duas hormonas (tiroxina e calcitonina), uma que estimula o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento e outra que regula a concentração de cálcio no sangue.
Supra-Renais As glândulas supra-renais situam-se sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. - Estimulam a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras. - Produz catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina e noradrenalina. importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo diante condições de emergência - emoções fortes, stress, choque;
PÂNCREAS É uma glândula dos sistemas digestivo e endócrino. Produz duas hormonas (insulina e glucagon) que regulam a concentração de glicose (açúcar) no sangue Insulina - interfere no nível da taxa de açúcar no sangue, baixando-o. A hipofunção do pâncreas provoca diabetes.
Glândulas Sexuais Glândulas sexuais - têm um papel fundamental no desenvolvimento e no comportamento humanos. É durante a puberdade que as glândulas sexuais ou gónadas provocam grandes transformações.
Na mulher são os ovários que produzem: Estrogénios - hormonas sexuais femininas que provocam as mudanças pubertárias (menstruação) e a capacidade de reprodução. Desencadeiam, também, o aparecimento dos caracteres sexuais secundários: alargamento das ancas, o desenvolvimento dos seios, o crescimento dos pêlos axilares e púbicos. Progesterona - estimula o desenvolvimento dos órgãos sexuais e permite o prosseguimento da gravidez.
No homem são os testículos que produzem: Testoesterona - favorece o crescimento muscular e ósseo, bem como o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários, ou seja, traços físicos que distinguem os sexos. É diretamente responsável pela reprodução, concretamente a produção de espermatozoides. Paralelamente. Ocorre o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários: o crescimento dos órgãos sexuais, o crescimento de pelos axilares e púbicos, da barba, a mudança de voz.
NOME FUNÇÃO Hipotálamo Regula a secreção da hipófise, a temperatura, a fome, sede e o apetite. O hipotálamo e a hipófise estão intimamente ligados e constituem o principal ponto de interacção dos sistemas nervoso e endócrino. Hipófise É chamada de glândula mestre, produz várias hormonas que estimulam outras glândulas ou actuam directamente em vários órgãos. Produz a hormona de crescimento. Tiróide Produz duas hormonas (tiroxina e calcitonina), uma que estimula o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento e outra que regula a concentração de cálcio no sangue. Paratiróides Produzem uma hormona (paratormona) que controla a formação óssea e controla a Supra - Renais Pâncreas Testículos Ovários concentração de cálcio e de fósforo no sangue. Com formato triangular, envolvida por uma cápsula fibrosa e localizada acima do rim. Estimulam a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras. Produz hormonas corticosteróides e de catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina. É uma glândula dos sistemas digestivo e endócrino. Produz duas hormonas (insulina e glucagon) que regulam a concentração de glicose (açúcar) no sangue. São também designados de gónadas masculinas. Segregam a testosterona que influencia o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos. São também designados de gónadas femininas. Segregam duas hormonas: os estrogénios, responsáveis pelos caracteres sexuais femininos e a progesterona, responsável, conjuntamente com os estrogénios, pela regulação do ciclo sexual.