Perguntas Frequentes 01. O que é o FASPM e qual a sua finalidade? O Fundo de Atendimento à Saúde dos Policiais Militares do Paraná constitui-se num instrumento de natureza patrimonial e contábil com a finalidade de complementar o atendimento oferecido pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS) dos servidores públicos estaduais. 02. QUAL A DIFERENÇA ENTRE SAS e FASPM? O SAS é regulamentado pelo Decreto Estadual nº 5.356/02, o qual oferece uma cobertura parcial (básica) aos servidores públicos civis e militares, bem como seus dependentes. Diante disso, surge o FASPM para complementar tal lacuna e oferecer outros serviços de saúde aos militares estaduais e seus dependentes. Esclarece-se que o SAS é dividido em regiões administrativas e que a região 30 (Lapa e Paranaguá) e 31 (HPM) são administradas pelo FASPM, por meio de Convênio de Transferências Voluntárias, mantido entre o Departamento de Assistência à Saúde do Servidor (DAS/SEAP) e o FASPM. 03. QUAIS SÃO OS RECURSOS DO FASPM? De acordo com a Lei Estadual nº 14.605/2005 e suas alterações, constituem recursos do FASPM: a) a destinação de bens móveis e imóveis, que compõem o Hospital da Polícia Militar (HPM), adquiridos pelo Estado e pelo Fundo de Saúde a que se refere o Decreto nº 5.463, de 23 de setembro de 1982; b) as transferências de recursos do tesouro estadual, vinculados à Unidade do Comando Geral da PMPR, Projeto/Atividade Serviço de Saúde e Assistência Social; c) os decorrentes do 3º, do art. 1º, desta Lei; d) a contribuição mensal a que se refere o art. 63 da Lei nº 6.417, de 03 de julho de 1973; (0,5% do soldo do titular e 0,2% do soldo por dependente até o limite de 2%) e) os auxílios, subvenções ou doações Federais, Estaduais, Municipais, oriundas de convênios, contratos ou ajustes celebrados pela Polícia Militar e pelo FASPM, com entidades privadas ou vinculadas ao Governo Federal, Estadual ou Municipal e seus órgãos, para campanhas e/ou ações na área de saúde, na forma das legislações pertinentes;
f) os provenientes de outros órgãos e entidades, a título de remuneração pelo uso do Hospital da Polícia Militar; g) os rendimentos de aplicações financeiras de seus recursos; h) outros recursos ou rendas eventuais, inclusive as decorrentes de valores percebidos de indenizações decididas em processos administrativos ou judiciais, em que o Fundo seja parte vencedora e da alienação de equipamentos ou materiais inservíveis ou obsoletos pertencentes à Polícia Militar do Estado do Paraná, que sejam de uso exclusivo dos órgãos de apoio de saúde; i) os legados ou doações e quaisquer outros recursos de entes públicos ou provados. 04. QUEM ADMINISTRA OS RECURSOS DO FASPM? Os recursos do FASPM são administrados pelo Conselho Diretor e Conselho de Usuários, com o assessoramento da Secretaria Executiva. 05. QUAL A COMPOSIÇÃO ATUAL DO CONSELHO DIRETOR? PRESIDENTE: Cel. QOPM Roberson Luiz Bondaruk VICE-PRESIDENTE: Cel. QOPM Jose Vilmar Becker DIRETOR DE SAÚDE DA PMPR: Cel. QOS Dent. Raimundo José Moro DIRETOR DE APOIO LOGÍSTICO DA PMPR: Cel. QOPM Maurício Tortato DIRETOR DE FINANÇAS DA PMPR: Cel. QOPM Carlos Alberto Bührer Moreira REPRESENTANTES DA AMAI: Cel. PM RR João José Ramirez Júnior e Cel. PM RR Neuri Pires de Oliveira REPRESENTANTES DA AVM: Cel. PM RR Luiz Alberto Gonçalves Ekermann e Cel. PMRR Edson Fernando Paredes Barroso 06. QUAL A COMPOSIÇÃO ATUAL DO CONSELHO DE USUÁRIOS? PRESIDENTE: Cel PM RR Izaias de Farias REPRESENTANTE DOS OFICIAIS SUPERIORES DA ATIVA: Ten. Cel QOPM Antonio Zanatta Neto
REPRESENTANTE DOS OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS DA ATIVA: Cap QOPM Rodrigo Giovani Beckert REPRESENTANTE DOS OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS DA RESERVA REMUNERADA: Cap. PM RR Francisco de Oliveira REPRESENTANTE DOS OFICIAIS SUBALTERNOS DA ATIVA: 1º Ten. QOPM Vitor Hess REPRESENTANTE DOS OFICIAIS SUBALTERNOS DA RESERVA REMUNERADA: 2º Ten. PM RR Alaor de Melo REPRESENTANTE DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA ATIVA: 2º Sgt. QPM 1-0 Valdemiro Dusi Junior REPRESENTANTE DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA RESERVA: Subten PM RR Davi Rodrigues D Almeida REPRESENTANTE DOS CABOS E SOLDADOS DA ATIVA: Cb QPM 1-0 Sergio Luiz Schroeder REPRESENTANTE DOS CABOS E SOLDADOS DA RESERVA: 3º Sgt PM RR Elpidio Alves Maciel 07. QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS DO FASPM? - O Conselho de Usuários pode deliberar sobre: I orçamento e planejamento anual do FASPM; II políticas e programas de promoção da saúde e de prevenção de doenças; III prestação de contas e relatórios anuais emitidos pelo Conselho Diretor; IV aceitação de doações e legados; V aquisição, alienação ou oneração de bens móveis e imóveis integrantes do FASPM; VI outras situações que sejam submetidas pelo Conselho Diretor. - O Conselho Diretor é o responsável pela gestão administrativa, orçamentária e financeira dos recursos do FASPM, bem como:
I elaborar, para aprovação do Conselho de Usuários: a) orçamento e planejamento anual do FASPM; b) políticas de programas de promoção da saúde e de prevenção de doenças dos beneficiários do FASPM; c) balancetes mensais, bem como a prestação de contas e relatórios anuais. II encaminhar, para fins de aprovação do Conselho de Usuários: a) proposições de doações e legados com encargos; b) proposições de aquisições, alienação ou oneração de bens móveis e imóveis pertencentes ao FASPM. 08. QUANDO SE REÚNEM OS CONSELHOS DO FASPM? Os Conselhos se reúnem, ordinariamente, pelo menos uma vez por mês, em data e local previamente fixados, e extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação dos seus respectivos Presidentes. 09. QUAIS OS PROCEDIMENTOS DE COMPRA UTILIZADOS PARA AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS? Após a solicitação ser aprovada pelo Conselho Diretor e Conselho de Usuários, é iniciado o processo licitatório de aquisição ou contratação pela Comissão Permanente de Licitação, subordinada ao Estado Maior da Corporação. Concluída esta etapa, já com as informações financeiras, é formalizada a nota de empenho e o contrato com a empresa vencedora do certame, que vai fornecer o material ou prestar o serviço. Nesta fase, há a atuação da Comissão de Exame e Recebimento e Materiais, formada por militares estaduais lotados no HPM, a quem a empresa vencedora entregará o produto adquirido o qual passará por uma avaliação técnica e se aprovado será incorporado na carga do FASPM. Em caráter emergencial, é realizada a dispensa de licitação através de contratação emergencial de acordo com a legislação vigente. 10. COMO É FEITO O PAGAMENTO DAS DESPESAS AUTORIZADAS PELO FASPM? Com a entrega do produto e o devido recebimento, os documentos são encaminhados à Tesouraria do FASPM que analisa a composição e a legalidade do processo e, estando em condições, emite a ordem de pagamento. O contrato, a nota de empenho e a ordem de pagamento deverão, obrigatoriamente, ser assinados pelo Presidente do Conselho Diretor. Cumpridas todas estas formalidades, o Tesoureiro encaminha a ordem de pagamento ao banco que transfere o valor correspondente da conta do FASPM para a da empresa. Ressaltando-se que a ordem bancária é composta por um documento físico e um eletrônico sendo que sem os dois documentos o banco não realiza o pagamento.
Os serviços médicos e odontológicos prestados aos beneficiários do FASPM são submetidos à Auditoria Médica que após analisar as despesas as encaminha à Tesouraria do FASPM. 11. O QUE ESTÁ SE FAZENDO PARA MELHORAR O SISTEMA DE SAÚDE DOS MILITARES ESTADUAIS? Após várias tratativas do Exmo Sr. Comandante Geral da PMPR e no intuito de melhorar o atendimento e a prestação de serviços aos militares estaduais e seus dependentes o Hospital da Polícia Militar passou a atender somente esse público. Com a finalidade de complementar os serviços não atendidos pelo SAS o FASPM tem realizado a contratação de dentistas e psicólogos para atendimento nas Unidades da PMPR na Capital e no interior do Estado compondo as unidades Básicas de Saúde das OPMs, parte integrante do Programa de Qualidade de Vida do Militar Estadual. Para os procedimentos não cobertos pelo SAS o FASPM está encaminhando processos licitatórios e em caráter emergencial, contratos emergenciais de acordo com a legislação aplicável. O Presidente do Conselho Diretor, após a auditoria realizada na gestão administrativa do FASPM (janeiro de 2005 - abril de 2008), está liquidando todas as dívidas geradas durante esse período, resgatando assim o bom nome do FASPM, do HPM e da PMPR diante dos credores da área de saúde. Concomitantemente a essa ação, determinou-se o início dos procedimentos licitatórios para a contratação de novas especialidades médicas e de exames de diagnose por imagem, visando ampliar o atendimento aos beneficiários do FASPM. 12. COMO OS ATOS E AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DO FASPM SÃO TORNADOS PÚBLICOS? As reuniões dos Conselhos são públicas e todas as deliberações constam da respectiva ata de reunião a qual é disponibilizada no site da PMPR. 13. COMO É FEITA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO FASPM? A prestação de contas da verba oriunda do Convênio DAS/SEAP é feita ao Tribunal de Contas do Paraná e a da verba dos 2% é submetida à Auditoria da Diretoria de Finanças da PMPR e posteriormente aos Conselhos do FASPM.
14. COMO FUNCIONA O RESSARCIMENTO DE DESPESAS MÉDICAS E ODONTOLÓGICAS? Através de Requerimento de Ressarcimento e demais documentos constantes no Protocolo de Ressarcimento disponibilizado no site da PMPR, link FASPM. Através de requerimento do titular juntamente com os documentos pessoais e comprobatórios da realização de despesas (carteira funcional, vínculo de dependente, notas fiscais do atendimento médico ou realização de procedimento) será montado um processo e encaminhado ao Conselho de Usuários para deliberação.