Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 121 - Abril 2019
Roteiro de Oração na Vida Diária Povos da terra, das águas e das florestas As provocações da encíclica Laudato Si, lançada em 2015, reverberam até hoje em nossos corações. Porém, as preocupações em torno do cuidado com a Casa Comum sempre fizeram parte da história da Igreja e da Companhia de Jesus de modo especial. Recentemente, como mais um marco importante desta história, em 19 de fevereiro de 2019, a Companhia publicou oficialmente suas quatro Preferências Apostólicas Universais, que serão o horizonte de sua missão pelos próximos dez anos (2019-2029), a saber: 1. Mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento; 2. Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça; 3. Acompanhar os jovens na criação de um futuro esperançoso; e 4. Colaborar no cuidado da Casa Comum. O Papa Francisco afirmou que as Preferências estão em sintonia com as atuais prioridades da Igreja. Portanto, não é possível construir o Reino de Deus ignorando o clamor da Terra, que é também o clamor dos povos da Terra. Por isso, e motivados pelo Dia Nacional dos Povos Indígenas em 19 de abril, este mês nos dedicaremos a rezar a vida de diferentes povos da terra, das águas e das florestas, realizando o exercício de enxergar as conexões que existem entre as suas e as nossas realidades. Peçamos a graça de sempre nos lembrarmos que os apelos de Deus pela vida vêm na voz de Jesus que convida ao convívio na diversidade (Hino CF 2007). Oração preparatória para todos os dias: Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz. LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que juns me tocam. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi juns importante na oração: o texto juns significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.
PRIMEIRA SEMANA Povos indígenas Qui Qua Ter Seg Dom 7 8 9 10 11 5º domingo do Quaresma Jo 8,1-11 Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra. Jo 8,12-20 O meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Nm 21,4-9 Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Jo 8,31-42 A verdade vos libertará. Sl 105 (104) Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Nesta última semana da Quaresma, vale a pena fazer memória da mensagem que o Papa Francisco nos deixou este ano para este período, inspirada justamente pela temática da criação. Em suas palavras, ele nos recorda que o pecado leva o homem a considerar-se como deus da criação, a sentir-se o seu senhor absoluto e a usá-la, não para o fim querido pelo Criador, mas para interesse próprio em detrimento das criaturas e dos outros. No Brasil, há 519 anos, povos indígenas são vítimas dessa exploração desmedida, tendo muitas vezes seus direitos negados e suas vidas ceifadas. Que estes últimos dias do tempo quaresmal sejam um período fecundo de conversão para suscitar em nossos corações indignação profética, solidariedade militante e esperança pascal (Dom Pedro Casaldáliga), que nos comprometam com a causa indígena e levem ao anúncio da Vida Plena que é contrária a todo sistema de morte. Sex Sáb 12 13 Jr 20,10-13 Ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus. Jo 11,45-56 O que vos parece? Será que ele não vem para a festa? Pedido para todos os dias da semana: Senhor, converta nosso coração para alcançarmos o sonho da Terra Sem Males.
Roteiro de Oração na Vida Diária Povos quilombolas Segunda SEMANA Neste Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, damos início à semana maior da nossa fé. A essa época no ano passado, o Papa Francisco nos perguntava: Jesus continua a ser motivo de alegria e louvor no nosso coração ou envergonhamo-nos das suas prioridades para com [...] os abandonados?. Inspirados por esta provocação do nosso pastor e resgatando o tema da Campanha da Fraternidade 2019 Fraternidade e Políticas Públicas, cuja coleta nacional é realizada também nesta celebração, voltemos nossos corações às comunidades quilombolas de nosso país, comunidades negras rurais formadas por descendentes de povos escravizados, que além de sofrerem histórica e diariamente com o racismo, também enfrentam diversos problemas de infraestrutura e qualidade de vida, frutos de uma sociedade que ainda se encontra despreparada para acolhê-los, deixando-os muitas vezes desprotegidos quanto a políticas de inclusão social. Qui Qua Ter Seg Dom 14 15 16 17 18 Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor Lc 19,28-40 Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão. Jo 12,1-11 Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis. Is 42,1-7 Eu, o Senhor, te chamei para a justiça. Is 50,4-9 O Senhor abriu-me os ouvidos. Quinta-feira da Semana Santa Jo 13,1-15 Vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Pedido para todos os dias da semana: Senhor, dai-nos a graça de, pelo direito e a justiça, sermos todos libertados. Sáb Sex 19 20 Sexta-feira da Paixão do Senhor Jo 18,1-19,42 E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Sábado Santo da Páscoa Lc 24,1-12 Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?
TerceIRA SEMANA Quebradeiras de coco babaçu Qui Qua Ter Seg Dom 21 22 23 24 25 Domingo da Páscoa Jo 20,1-9 Ele viu, e acreditou. Mt 28,8-15 Não tenhais medo. Jo 20,11-18 Eu vi o Senhor! Lc 24,13-35 Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Lc 24,35-48 Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? Cristo ressuscitou! Aleluia, aleluia, aleluia! Que grande alegria toma conta do nosso coração. A Vida venceu a morte. É tempo de páscoa, tempo de esperança, tempo de anunciar a Boa Nova a toda humanidade. As primeiras na história a testemunharem e anunciarem a Ressurreição foram as mulheres. Dediquemos nossa oração essa semana, portanto, a pensarmos a vida de mulheres de nosso tempo. De modo especial, das quebradeiras de coco babaçu, trabalhadoras rurais que vivem do extrativismo do babaçu, uma palmeira brasileira. Com muita força e coragem, essas mulheres são um belíssimo sinal de resistência. Enfrentam diariamente as opressões do latifúndio, do machismo, da pobreza, de um Estado que frequentemente se nega a reconhecer e garantir seus direitos. Ainda assim, a esperança sempre caminhou e ainda caminha com elas nessa jornada. Inspirados por elas, continuemos as ações de Jesus com esperança, sempre defendendo a vida, mesmo quando estivermos cercados de sinais de morte. Sex Sáb 26 27 Jo 21,1-14 Vinde comer. Mc 16,9-15 Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Pedido para todos os dias da semana: Senhor, dá-nos ânimo e esperança para anunciarmos a Boa Nova.
Roteiro de Oração na Vida Diária Povos ribeirinhos e caiçaras QUARTa SEMANA Há 19 anos, no segundo domingo da páscoa, a Igreja celebra a divina misericórdia. Que bebendo da misericórdia sem fim que recebemos de Cristo, sejamos uma Igreja igualmente misericordiosa, que acolhe, e não uma Igreja que condena e que afasta do Reino de Deus. Que nesta semana possamos multiplicar nossos gestos pascais e seguir anunciando a vitória da Cruz, que exige transformação profunda, um novo nascimento. Na fé cristã, essa transformação libertadora é celebrada eficazmente através do batismo. Relembrando as águas que nos trouxeram Vida Nova, pensemos estes dias naqueles povos que possuem uma relação muito profunda com as águas dos rios e mares do nosso país: ribeirinhos e caiçaras. Para esses povos, as águas são fonte de renda e de sobrevivência. Que o nosso compromisso total com Jesus também nos lance à defesa da vida e da dignidade humana destas comunidades e ao cuidado com a Casa Comum que é abrigo de todos nós. Qui Qua Ter Seg Dom 28 29 30 1 MAI 2 MAI 2º Domingo da Páscoa Jo 20,19-31 A paz esteja convosco. Jo 3,1-8 Vós deveis nascer do alto. At 4,32-37 Um só coração e uma só alma. São José Operário e Dia do Trabalho Mt 13,53-58 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Jo 3,31-36 Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus. Pedido para todos os dias da semana: Senhor, ajuda-nos a sermos sinal de Vida Nova entre nossos irmãos e irmãs. Sex Sáb 3 MAI 4 MAI Festa de S. Filipe e S. Tiago, apóstolos Jo 14,6-14 Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei. Jo 6,16-21 Sou eu. Não tenham medo.
Textos: Clara Mabeli Diagramação e Projeto Gráfico: Rodrigo Silva