Roteiro de Oração. na Vida Diária
|
|
|
- Victor Aldeia Graça
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Roteiro de Oração Edição 97 - Abril 2017
2 Ainda vivendo o tempo do deserto da Quaresma, a proposta para esse mês é rezar o tema do III Fórum MAGIS Brasil, Ser mais para os demais, que acontecerá de 28 de abril a 1 de maio, em Brasília. Ser mais, ou o magis, é um desejo de buscar a maior Glória de Deus em tudo. Ser mais, nesse caso, não é ser perfeito, mas buscar o maior serviço, pois quem busca ser mais não está satisfeito ou satisfeita com a realidade de exclusão existente. Assim também o próprio Papa Francisco nos diz em sua mensagem para a quaresma de 2017, o outro é um dom. Ele ainda diz que a Quaresma é um verdadeiro caminho de conversão, para redescobrirmos o dom da Palavra de Deus, sermos purificados do pecado que nos cega e servirmos Cristo presente nos irmãos necessitados. Buscar ser mais para os demais, portanto, está em íntima relação com o tempo que vivemos na Igreja e em nossas vidas. Oração preparatória para todos os dias Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz. PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que mais me tocam. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.
3 Primeira Semana Ser mais contemplativo Ser mais contemplativa O que é contemplar? Será que podemos ser uma pessoa contemplativa ou isso é uma tarefa para místicos e místicas medievais dos filmes? A contemplação é um modo de orar, e ela tem por fim a busca de Deus. Falando de um modo bem inaciano, é um exercício espiritual que contribui para o crescimento de uma vida de fé. Ao rezar o tempo da Quaresma, temos certeza que em breve teremos que contemplar a Paixão, e isso pode ser doloroso. É uma fase de nossa oração pessoal que pode nos inquietar. Mas também nos motiva: assim como diz São Tomás de Aquino, contemplata aliis tradere, ou seja, contemplar e levar o fruto do contemplado, nossa oração nos move ao outro, a um exercício de amor. Senhor, que eu possa ser mais contemplativo/a em minha ação. 2 de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de º da Quaresma Jo 11, 1-45 Todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? Jo 8, 1-11 Eu também não te condeno. Jr 31, Seu luto mudarei em festa, vou consolá-los, alegrarei sua tristeza. Jo 8, A verdade vos libertará. Jo 6, 1-15 Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. Jr 20, 7-13 Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir! Jo 11, O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?
4 Semana Ser mais solidário Ser mais solidária Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis. Com essa frase Jesus repreende Judas no Evangelho de João. Pode parecer algo contraditório, afinal, porque Jesus fala da pobreza com certa indiferença? No entanto, não estaria ele motivando os discípulos justamente para o serviço incondicional? Por outro lado, ele não deixa Maria lavar seus pés com um caro perfume, fazendo ela viver uma experiência de Deus? Nossos atos de solidariedade muitas vezes pressupõem um esforço físico ou material de nossa parte, mas sobretudo espiritual. Como está nosso exercício de solidariedade? Enxergamos nossa solidariedade como uma experiência de Deus? Senhor, que eu possa contar com Sua graça para poder ser mais solidário/a. 9 de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de 2017 de Ramos Mt 26, Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair. Jo 12, 1-11 Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis. Is 42, 1-7 Eu, o Senhor, te chamei para a justiça. Fl 2, 6-11 Ele esvaziou-se a si mesmo. Ceia do Senhor Lc 4, O Espírito do Senhor está sobre mim. Paixão do Senhor Is 52, 13-53, 12 Ele espalhará sua fama entre os povos. Vigília Pascal Mt 28, 1-10 Não tenhais medo!
5 Terceira Semana Ser mais humano Ser mais humana A experiência de Deus também é uma experiência humana e cotidiana. Deus age em nosso ver, em nosso sentir, em nosso caminhar, em nosso silenciar, em nosso falar. E é nessa experiência humana e divina que partilhamos o projeto do Reino com nossos irmãos e irmãs, afinal, o próprio Deus envia seu filho para partilhar essa humanidade. Ao ser mais para os demais, devemos tomar consciência que partilhamos esse sonho de construção coletiva com outros seres humanos, frágeis e limitados, mas também cheios da graça por partilharmos da mesma Criação. Senhor, que o exemplo de Cristo nos inspire a viver com caridade a nossa condição humana. 16 de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de 2017 Ressureição do Senhor Jo 20, 1-9 Ele viu, e acreditou. Lc 24, Porque tendes dúvidas no coração? Jo 20, Eu vi o Senhor! Mt 28, 8-15 Ide anunciar. At 4, Não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos. Jo 21, 1-14 É o Senhor! Festa de Nossa Senhora, Mãe da Companhia de Jesus Mc 16, 9-15 Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
6 Semana Ser mais consciente O compromisso com a construção do Reino exige de nós uma entrega total. Para que haja transformações profundas, que caminhem na direção dos sonhos de Deus, é sempre necessário retomar a consciência de que tal construção será coletiva e de que as atitudes de cada um de nós podem tanto gerar libertação como alienação. De que maneira o modo como agimos interfere na vida de nossas irmãs e nossos irmãos? Quais são os reflexos de nossas decisões para o ambiente em que vivemos, a Casa Comum que nos abriga? O que podemos fazer para promover um mundo cada vez mais fraterno, liberto e aberto a todas e todos? Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a Ele, o que é perfeito (Rm 12, 2). Senhor, inspire em nós um coração aberto para sermos cada vez mais conscientes. 23 de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de de abril de º da Páscoa Jo 20, A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Jo 3, 1-8 O vento sopra onde quer. At 5, Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver. Jo 3, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito. Festa de São Pedro Canísio Mt 7, Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é sensato. At 5, Se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Jo 6, 1-15 Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!
7 Semana Ser mais peregrino Ser mais peregrina O que andais conversando pelo caminho?, assim Jesus aborda os peregrinos de Emaús. E o que é um peregrino, uma peregrina? É alguém que se coloca a caminho. E o próprio Cristo nessa passagem se coloca a caminho, acompanhando os discípulos. O que o exemplo do peregrino nos inspira na busca de sermos mais para nossos irmãos e irmãs? Nessa semana também rezemos de modo especial, com a motivação de São José Operário, pelos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, para que possam construir um mundo justo e que seus direitos sejam sempre garantidos. Senhor, conceda-nos a Sua graça de manter em nós acesa a chama do espírito de Peregrino/a. 30 de abril de º de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de º da Páscoa Lc 24, Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho? Festa de São José Operário Mt 13, Não é ele o filho do carpinteiro? At 7, Senhor, não os condenes por este pecado. Jo 14, 6-14 Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Memória do Beato José Maria Rúbio Jo 6, Eu sou o pão da vida. Jo 6, A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Jo 6, Isto vos escandaliza? Ilustrações: Cláudio Pastro (Adaptação Livre) Textos: Osvaldo Meca, Bruno Alface, Clara Mabeli Diagramação: Rodrigo Silva
8 São Pedro Canísio Santo do dia - 27 de abril Nasceu em Nimega (Holanda). Estudava em Colônia (Alemanha) quando se encontrou com o Beato Pedro Fabro, cuja santidade o inclinou para a Companhia de Jesus. Depois de formado em Roma pelo próprio Inácio, foi enviado para a Alemanha para compreender a Reforma Luterana. Fundou colégios e universidades, participou do Concílio de Trento e organizou missões por toda a parte. Editou muitas obras, dentre as quais se sobressai o Catecismo, publicado 21 de dezembro de 1597, em Friburgo (Suíça). Foi canonizado e proclamado Doutor da Igreja por Pio XI em Beato José Maria Rúbio Santo do dia - 4 de maio A missão dos jesuítas no Canadá, entre os índios Hurons, foi uma das mais desafiantes. Nela, os missionários tiveram que superar dificuldades e espectro do insucesso. Pela resistência crescente e obstinada, o ritmo das conversões era lento. Em 1641, a missão não tinha ainda mais de 60 cristãos. As dificuldades aumentaram a partir de 1642, quando os guerreiros índios Iroqueses iniciaram a invasão das terras Hurons, arrasando aldeias e martirizando cruelmente os missionários. Estes, jovens sacerdotes e irmãos dotados de espírito missionário e grande observância religiosa, na síntese do Cristo Companheiro e Crucificado, viveram a doutrina dos Exercícios Espirituais. A recompensa veio com a dispersão dos poucos Hurons cristãos que sobreviveram: a semente do cristianismo espalhou-se pelos povos da América Setentrional. Foram canonizados pelo Papa Pio XI em 1930.
Roteiro de Oração na Vida Diária
EDIÇÃO 109 - ABRIL Alegria em Cristo No esplendor desta noite, Que viu os hebreus libertos, nós, os cristãos, bem despertos, brademos: morreu a morte! Ao rezar e viver o Tríduo Pascoal, nos deparamos,
Roteiro de Oração na Vida Diária
EDIÇÃO 110 - MAIO Uma fé consciente Para aprofundar ainda s o tema Ser s consciente em nossas orações, propomos para esse mês tratar de um ponto inseparável de nossa vida contemplativa, mas que por vezes
Roteiro. de Oração. na Vida Diária
Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 118 - EIRO 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Faça-se em mim segundo tua Palavra É chegado um novo ano. Um novo ciclo se inicia e nossa esperança é renovada com
Roteiro. de Oração. na Vida Diária
Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 121 - Abril 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Povos da terra, das águas e das florestas As provocações da encíclica Laudato Si, lançada em 2015, reverberam até
O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária
O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração Edição 71 - Fevereiro 2015 Neste mês de Fevereiro, somos convidados a viver um tempo novo na liturgia da Igreja.
Roteiro de Oração na Vida Diária
EDIÇÃO 113 - AGOSTO Horizontes Vocacionais Um dos significados atribuídos a palavra horizonte é termo ou limite de percepção. Por termo, entende-se como expressão peculiar de uma ciência ou arte, ou ainda,
Cultivar e guardar a criação. Gn 2, 15. Roteiro de Oração. na Vida Diária
Cultivar e guardar a criação Gn 2, 15 Roteiro de Oração Edição 96 - Março 2017 O mês de março é marcado por dois importantes temas que vêm inspirar nossa caminhada de oração: o tempo quaresmal e a Campanha
Roteiro de Oração na Vida Diária
Roteiro de Oração EDIÇÃO 115 - OUTUBRO Os jovens, a fé e o discernimento vocacional Nesse mês, entre os dias 3 e 28, está ocorrendo o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, em Roma. Chamado de Sínodo da Juventude,
Roteiro de Oração. na Vida Diária
Edição 93 - Dezembro 2016 Vivemos um intenso ano jubilar em 2016. Recordando nosso itinerário, buscamos nos aprofundar na oração das bem-aventuranças, da liberdade, das obras de misericórdia, do mês da
Roteiro de Oração. na Vida Diária A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL EDIÇÃO AGOSTO 2017
Roteiro de Oração EDIÇÃO 101 - AGOSTO 2017 A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL Com a inspiração pela memória de 65 anos da morte do jesuíta Alberto Hurtado (18 de agosto), trazemos para esse Roteiro de Oração
Roteiro. de Oração. na Vida Diária
Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 120 - Março 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Políticas Públicas Entramos em um tempo especial para a Igreja: a Quaresma. O convite a oração nesse período é
1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35
1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida
Roteiro de Oração na Vida Diária
Roteiro de Oração EDIÇÃO 117 - DEZEMBRO O Advento O tempo do Advento marca a espera e a chegada: é nele que preparamos o espírito e aguardamos com atenção o nascimento do menino Deus. Liturgicamente, também
Roteiro de Oração. na Vida Diária
Roteiro de Oração EDIÇÃO 99 - JUNHO 2017 No mês de junho, somos convidados a celebrar importantes solenidades e festas litúrgicas: Domingo de Pentecostes, Domingo da Santíssima Trindade, Solenidade do
Roteiro de Oração. na Vida Diária
Edição 79 - Outubro 2015 Neste mês de outubro, refletiremos, de forma resumida, os três últimos capítulos da Encíclica Laudato Si. O tema trazido pela Encíclica também é um eixo importante do trabalho
Ser testemunha de Jesus em fraternidade
Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar
Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro
Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos
Roteiro de Oração na Vida Diária
EDIÇÃO 111 - JUNHO A devoção popular Em sintonia às típicas expressões populares do mês de ho, o tema proposto para esse mês é a devoção (ou religiosidade) popular. Algumas dessas práticas, especialmente
As bem-aventuranças. Roteiro de Oração. na Vida Diária
As bem-aventuranças Roteiro de Oração Edição 88 - Julho 2016 Já se aproxima o tempo em que acontecerão tanto a Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, quanto as Experiências Magis, em diversos lugares
Roteiro de Oração. na Vida Diária
Roteiro de Oração Edição 94 - Janeiro 2017 O tema inspirador para as ações do Anchietanum em 2017 será Tecendo Sonhos: Redes de Serviço e Esperança. Animados por essas palavras, somos convidados e convidadas
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças
FORMAÇÃO DE PREGADORES
FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA
O chamado a ser rei, profeta e sacerdote. Roteiro de Oração. na Vida Diária
O chamado a ser rei, profeta e sacerdote Roteiro de Oração Edição 89 - Agosto 2016 O mês de agosto é um momento importante para recolhermos e colocarmos diante de Deus tantas experiências que temos vivido
Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4
Edição 86 - Maio 2016 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4 O diálogo com as diferentes denominações cristãs e a superação das cisões historicamente construídas se revelam como um
CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)
CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser
IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO
IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários
1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças
PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP
Wagner Fonseca
16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais
COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS
279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,
A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva
A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos
A Graça de ser mulher. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 74 - Maio Ilustração: Cláudio Pastro
A Graça de ser mulher Roteiro de Oração Edição 74 - Maio 2015 Ilustração: Cláudio Pastro Neste mês de maio, aproveitando o ensejo de um mês dedicado às mães, Nossa Senhora, noivas e tantos outros traços
Dário Pedroso, s.j. DEUS É LUZ. Horas Santas inspiradas na Mensagem de Fátima
Dário Pedroso, s.j. DEUS É LUZ Horas Santas inspiradas na Mensagem de Fátima Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tadinense, Artes Gráficas Depósito Legal 437090/18
Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013
Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes
Roteiro de Oração. na Vida Diária
Edição 77 - Agosto 2015 Chegamos ao mês de agosto! Iniciamos este mês imbuídos pela vida de Santo Inácio e com a rica experiência da peregrinação inaciana de Campinas a Indaiatuba/Itaici. Além disso, neste
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)
Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,
Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)
Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu
2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!
2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No
1 º A N O /
SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48
Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu
Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me
Introdução. Nisto sabemos...
17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e
Ano Litúrgico Ano C
Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do
Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017
Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por
«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).
«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
Vivendo em Dois mundos. O Reino de Deus e o cristão
Vivendo em Dois mundos O Reino de Deus e o cristão Conteúdo Entender o que é o Reino de Deus e como podemos viver segundo seus valores e trazê-lo á este mundo. Aprender mais sobre a realidade do mundo
PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL
P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e
Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o
Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da
Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português
1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las
A Santa Sé HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Igreja do "Gesù" 31 de Dezembro de 1982
A Santa Sé TE DEUM DE AGRADECIMENTO NO ENCERRAMENTO DO ANO 1982 HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II Igreja do "Gesù" 31 de Dezembro de 1982 1. "Filhinhos, é a última hora" (1 Jo. 2, 18). Com estas palavras inicia
Roteiros Mensais para Grupos
Roteiros Mensais para Grupos MARÇO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes
Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas
Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum-17.11.13 Deus renova todas as coisas Eu tive um sonho. Sonhei que os rios já não estavam poluídos, e as suas águas eram puras e cristalinas. Sonhei que. em vez de
Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João
Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para
Roteiros Mensais para Grupos
Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes
3.º Encontro 2015/2016
Escola da Fé 3.º Encontro 2015/2016 CÂNTICO: Onde há Caridade e Amor Onde há caridade e amor aí habita Deus. Papa Francisco abriu porta santa do Jubileu da Misericórdia na Catedral de Bangui, em África,
CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS
CRISTO, IDEAL DA PROCURA DE DEUS COMO CONVERSÃO. CIMBRA 2014 MOSTEIRO DA TRANSFIGURAÇÃO SANTA ROSA RS Introdução A fidelidade ao espírito do evangelho e aos ensinamentos de São Paulo, o sentido da Igreja
Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz
Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois
Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B
1. Jesus vinha acompanhado no seu currículo apenas da experiência de trabalho na oficina de carpinteiro de José, seu pai adotivo, em Nazaré. Longe no tempo e na geografia do lugar e da memória estava já
DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS
Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre
E"se"Deus"nos"desse"o"seu"Coração?"
CartadeQuaresma2014doAbadeGeralOCist E"se"Deus"nos"desse"o"seu"Coração?"!Jerusalém,!Basílica!do!Santo!Sepulcro,! Ícone!de!Cristo!no!Calvário! QueridosIrmãoseIrmãscistercienses, Este ano envio uma Carta
Formação para fraternidade
Formação para fraternidade artigo 12º da Regra da OFS Livres para o amor de Deus e dos irmãos 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo
SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA
SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando
Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este
COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,
Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que:
Há uma Grande Diferença em Ser Enviado, e Enviar-se a si mesmo. Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: 1 Mateus 10:40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe
Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.
Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
CAMPANHA DA FRATERNIDADE A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Essa ação já existe há mais de 50
Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras
1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca
Nº 23 A - Domingo II da Páscoa
Nº 23 A - Domingo II da Páscoa - 27.4.2014 Felizes os que acreditam sem terem visto. Felizes os que O vêem com os olhos da fé na Palavra que é escutada e saboreada. Felizes os que O vêem com os olhos da
Vitória sobre o mundo
Vitória sobre o mundo O bom ânimo é uma ordem de Cristo, e está deve ser uma das características dos cristãos neste mundo. Aqueles que creem em Cristo não devem estar turbados ( Jo 14:1 ). As aflições
O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1
O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho
Passo a passo da Oração Pessoal
Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens
Ide! Dai aos bens materiais o justo valor. Não apegueis o coração ao dinheiro. Não fecheis os olhos aos necessitados. Partilhai generosamente com os
Ide! Dai aos bens materiais o justo valor. Não apegueis o coração ao dinheiro. Não fecheis os olhos aos necessitados. Partilhai generosamente com os pobres. Ide! Tende fome do alimento espiritual. Lede
Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA
Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO
O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1)
O povo que vivia nas trevas, viu uma grande luz (Is 9,1) Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas, possuirá a luz da vida. (Jo 8,12). Jesus é a luz que ilumina nosso caminho no
EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro
2ª FEIRA 29 de outubro Bom dia a todos e boa semana! Esta semana abreviada vamos dedica-la a preparar a Festa de Todos os Santos. Falar de santidade é acolher o dom maior que Deus tem para nos oferecer:
Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira
Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário
Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento
Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos
2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA
Pe. Lucas - Santa Marta - João 11, 19-27 - EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração João 11, 19-27- SANTA MARTA Ó Deus, sede generoso
Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.
Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados
Maria e a VOCAÇÃO LAICAL
Maria e a VOCAÇÃO LAICAL João Luis Fedel Gonçalves Maria e a Vocação Laical 1 REFLETINDO Simplesmente cristãs e cristãos... eis a condição comum e fundamental de todos os batizados. Formamos o povo de
O fardo e a cruz. A figura abaixo foi utilizada em uma lição para novos convertidos para ilustrar como o perdão do pecado ocorre:
O fardo e a cruz Para nascer de novo, antes o homem precisa ter um encontro com a sua própria cruz. É necessário ao homem morrer para depois viver! É por isso que Jesus disse que não veio trazer paz, mas
37. SABER O NOME DE DEUS DEUS É MISTÉRIO NOSSA PRECE QUE SOBE AOS CÉUS NÃO MAIS SENTIR A PRESENÇA DE DEUS
Índice 1. UM ANJO JUNTO À FONTE... 5 2. DESCENDÊNCIA ABENÇOADA... 6 3. ESCUTA-NOS NA AFLIÇÃO... 7 4. ALERTA-NOS NO PECADO... 8 5. ESCUTA A VOZ DOS PEQUENINOS... 9 6. CHAMA-NOS CONSTANTEMENTE... 10 7. DEUS
Ser testemunha de Jesus
Ser testemunha de Jesus Escuta do evangelho do domingo Jo 11,1-45; A ressurreição de Lázaro Continuamos de meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar o evangelho.praticando
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O
Orações Semanais para a Quaresma
Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos
Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial
Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.
