Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4"

Transcrição

1 Edição 86 - Maio 2016 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4

2 O diálogo com as diferentes denominações cristãs e a superação das cisões historicamente construídas se revelam como um grande desafio na atualidade. Durante esse mês de maio, em que acontece a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos, somos convidados a rezar juntos com nossos irmãos e irmãs que seguem as diversas profissões de fé cristã, pois celebramos um único Deus da Vida. Reconhecemos que, antes de acentuar as diferenças que nos separam, somos todos chamados ao amor de Cristo que nos unifica e anima na missão comum. Jesus deixa claro o sonho de união entre seus filhos e diz: Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim (Jo 17, 22-23). Que significa ecumenismo? Qual é essa missão comum para a qual Deus chama seus filhos e filhas? Como nossa fé em Cristo pode contribuir para nosso diálogo e aproximação com nossos irmãos e irmãs de diferentes credos? Oração preparatória para todos os dias Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz. PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que mais me tocam. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.

3 Primeira Semana Ecumenismo e Vida Nova A fé que professamos não é em um deus da morte e da desunião. Ao contrário, somos convidados a celebrar o Deus da vida, que busca reunir todos seus filhos e filhas no banquete da vida eterna. Cristo, ao se encarnar e entregar sua vida pela redenção do gênero humano, em sua vida, paixão e ressurreição, constituiu a Nova Aliança, resgatando todos os povos do pecado e da morte, para conduzir a humanidade a uma vida em plenitude. Os irmãos e as irmãs que celebram essa Aliança da vida eterna são chamados ao diálogo, ao respeito e à superação de quaisquer diferenças, para buscar uma contínua disposição de abertura e encontro com o outro. Uma comunidade cujos membros professam a fé no Deus da vida não pode se isolar do restante do mundo, mas busca levar esses sinais de ressurreição a todos os povos, no serviço e na missão de Cristo. Senhor, que a fé no Cristo Ressuscitado me inspire a viver em comunhão com meus irmãos e minhas irmãs. 1º de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de º da Páscoa Jo 14, Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Sl 149 Cantai ao Senhor um cântico novo. Jo 14, 6-14 Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Memória de São José Maria Rúbio Sl 148 Louvai-o, vós todos, seus anjos. Jo 3, O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Jo 6, 1-15 Onde vamos comprar pão para que estes possam comer? Jo 16, Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

4 Semana Semana de oração para a unidade dos cristãos As diferentes denominações cristãs encontraram, ao longo da história, distintas maneiras de expressar e celebrar sua fé. Apesar disso, pertencemos todos a uma mesma religião, ou seja, carregamos em comum o seguimento de Cristo e a presença amorosa de Deus que se revela a partir do batismo. Somos o povo escolhido de Deus para caminhar juntos, de acordo com Seus ensinamentos e Seu amor. Durante essa semana nos unimos em comunhão com todos os nossos irmãos cristãos ao redor do mundo, orando pela unidade e superação das diferenças. Seremos animados pela proposta de oração ecumênica e pela vigília da unidade 2016, cuja temática foi preparada pela comunidade Cristã da Lituânia, país europeu que congrega católicos romanos, protestantes e ortodoxos. Esse povo já foi assolado por guerras, e testemunharam juntos o Evangelho, se unindo para a reconstrução e a transformação da realidade. Que possamos nós, aqui em nosso contexto, reconhecer nossa missão e os sonhos comuns, para construir pontes que permitam unir forças na concretização do Reino, superando os problemas que dividem a nossa sociedade. Senhor, dai-nos a graça de alcançarmos a plena unidade com nossos irmãos, de acordo com a Tua vontade. 8 de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de 2016 Solenidade da Ascensão do Senhor Lc 24, Vós sois as testemunhas... Jo 16, O Pai está sempre comigo. Jo 17, 1-11 Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Jo 17, 11b-19 Tenham em si a minha alegria em plenitude. Jo 17, Que todos sejam um... Jo 21, Simão, filho de João, tu me amas? 1Pe 2, 9-10 Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor.

5 Terceira Semana Ecumenismo, um só Espírito O Espírito que nos convida à unidade com Deus e à comunhão com as demais pessoas não pode ser outro senão aquele que provém do coração de Deus. O Espírito de amor não impõe divisões, nem causa separação ou leva à morte. Mas é um Espírito que suscita a vida, a comunhão e a fraternidade. Pela ação do Espírito Santo, pedimos a Deus que sejamos semelhantes à imagem de Cristo, desejando crescer em identidade e intimidade com nosso Criador. Essa busca espiritual não se realiza quando um indivíduo está isolado, mas a plenitude do amor se vive na comunidade, aproximando-nos uns dos outros, superando resistências e barreiras culturais. Quando Maria e os discípulos estavam reunidos, Deus lhes enviou seu Espírito, para que anunciassem a Boa-Nova a todos os povos, para além de quaisquer incompreensões e divisões. Inspirados por esse mesmo Espírito, busquemos também nos aproximar do próximo, especialmente dos mais excluídos, superando medos, indiferença e preconceitos. Senhor, que seu Espírito me ajude a crescer na unidade com o outro. 15 de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de 2016 Solenidade de Pentecostes Jo 20, Recebei o Espírito Santo. Mc 9, Tudo é possível para quem crê. Mc 9, Quem acolhe em meu nome uma destas crianças, a mim acolhe. Mc 9, Quem não é contra nós, está a nosso favor. Mc 9, Se o sal perder o sabor, como devolver-lhe o sabor? Sl 102 (103) O Senhor é indulgente, é favorável. Sl 140 (141) Minha oração suba a vós como incenso!

6 Semana Eucaristia e o diálogo ecumênico Um ponto central no diálogo ecumênico versa sobre o sentido da eucarística. O termo eucaristia provém do grego eucharistein e significa ação de graças. Faz memória àquela atitude que Jesus teve, no momento da última ceia, em que Ele tomou o pão e o vinho, deu graças ao Pai, e distribuiu aos seus amigos. Dessa forma, não podemos pensar em eucaristia sem considerar pontos importantes como ação de graça, ceia, partilha, fazer memória. Essas ações revelam uma intensa unidade do ser humano com Deus, quando se agradece ao Pai pelos dons que são recebidos. Também mostram uma unidade e uma intimidade com outras pessoas, ao se partilhar do mesmo pão com os demais irmãos e irmãs. Por isso, nessa semana, rezemos e reflitamos sobre o sentido da eucaristia na nossa vida: como a eucaristia me impele para a unidade com Deus e com o próximo? Senhor, que a eucaristia me inspire a viver em unidade contigo e com o próximo. 22 de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de de maio de 2016 Solenidade da Santíssima Trindade Jo 16, O Espírito da verdade vos guiará por toda a verdade. Mc 10, Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? Memória de Nossa Senhora da Estrada Lc 11, Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática. Mc 10, Jesus ia a frente... Solenidade de Corpus Christi Lc 9,10-17 Vós mesmos dai-lhes de comer. Mc 11, Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Mc 11, Com que autoridade fazes essas coisas?

7 Semana Maria e o ecumenismo Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!, exclama Isabel ao receber a visita de Maria. Essa foi uma manifestação profunda de alegria de Isabel ao reconhecer o Messias que Maria carregava. Assim como Isabel, também somos convidados a olhar para Maria como aquela que traz o verbo encarnado, que nos ajuda a contemplar o Cristo, a aprofundar nossa intimidade com o Senhor. Ela nos auxilia no fortalecimento e amadurecimento de nossa fé, reconhecendo a presença amorosa de Deus, que veio ao mundo para nos salvar. Antes de ser um sinal de devoção ou pietismo sem profundidade, Maria nos aponta o Cristo, nos faz reconhecê-lo e nos dá o exemplo de guardar todos os mistérios da encarnação em nossos corações. Senhor, assim como Maria, nos coloque com seu Filho. 29 de maio de de maio de de maio de º de junho de de junho de de junho de de junho de º do Tempo Comum Lc 7, 1-10 Dize uma palavra e meu servo ficará curado. Mc 12, 1-12 A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Festa da Visitação de Nossa Senhora Lc 1, Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Mc 12, Ele é Deus não de mortos, mas de vivos! Mc 12, Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Lc 15, 3-7 Encontrei a minha ovelha que estava perdida! Lc 2, Por que me procuráveis? Ilustrações: Cláudio Pastro Textos: Davi Caixeta, Osvaldo Meca e Thaís Augusto Diagramação: Rodrigo Silva

8 São José Maria Rúbio Santo do dia - 4 de maio Nasceu em Dálias (Espanha) em 1864, filho de humilde família de agricultores. Entrou para o seminário aos 11 anos onde, durante seus estudos, chamou a atenção de um dos professores que acabou se tornando seu protetor. Foi ordenado em Já durante a sua formação para o clero secular havia conhecido e se apaixonado pela Companhia, queria muito ser jesuíta, mas o seu protetor se opunha. Foi movido pelo respeito que esperou pacientemente por 19 anos para só ingressar no noviciado da Companhia depois da morte de seu protetor, em Durante todo o tempo que serviu ao povo de Deus no clero secular foi pastor dedicado, deixou muitas mostras de sinceridade, disponibilidade e mortificação. Como jesuíta pôde unir às qualidades já mencionadas a alegria do ideal realizado. Após a sua 3ª provação foi destinado para Madri, onde trabalhou em diversas pastorais. O seu gosto pelas conversas espirituais era notário. Exímio orientador espiritual, também pregador e confessor, já em vida adquirira fama de santo. Uma angina de peito suportada sem reclamação, e agravada pelo excesso de trabalho, o matou em Foi beatificado em 1985 e canonizado em 2003.

9

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 110 - MAIO Uma fé consciente Para aprofundar ainda s o tema Ser s consciente em nossas orações, propomos para esse mês tratar de um ponto inseparável de nossa vida contemplativa, mas que por vezes

Leia mais

Cultivar e guardar a criação. Gn 2, 15. Roteiro de Oração. na Vida Diária

Cultivar e guardar a criação. Gn 2, 15. Roteiro de Oração. na Vida Diária Cultivar e guardar a criação Gn 2, 15 Roteiro de Oração Edição 96 - Março 2017 O mês de março é marcado por dois importantes temas que vêm inspirar nossa caminhada de oração: o tempo quaresmal e a Campanha

Leia mais

Roteiro. de Oração. na Vida Diária

Roteiro. de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 118 - EIRO 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Faça-se em mim segundo tua Palavra É chegado um novo ano. Um novo ciclo se inicia e nossa esperança é renovada com

Leia mais

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária Roteiro de Oração EDIÇÃO 115 - OUTUBRO Os jovens, a fé e o discernimento vocacional Nesse mês, entre os dias 3 e 28, está ocorrendo o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, em Roma. Chamado de Sínodo da Juventude,

Leia mais

Roteiro. de Oração. na Vida Diária

Roteiro. de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 122 - Maio 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Vida das Mulheres Durante todo o mês de maio, a igreja nos convida a celebrarmos Maria. Um dos fundamentos e mistérios

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 85 - Abril Tomando o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles.

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 85 - Abril Tomando o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles. Edição 85 - Abril 2016 Tomando o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles. Lc 24, 30 Durante o mês de abril, continuamos a celebrar a Páscoa: tempo da alegria da ressurreição. Não há discípulo/a

Leia mais

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 113 - AGOSTO Horizontes Vocacionais Um dos significados atribuídos a palavra horizonte é termo ou limite de percepção. Por termo, entende-se como expressão peculiar de uma ciência ou arte, ou ainda,

Leia mais

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração Edição 71 - Fevereiro 2015 Neste mês de Fevereiro, somos convidados a viver um tempo novo na liturgia da Igreja.

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração EDIÇÃO 99 - JUNHO 2017 No mês de junho, somos convidados a celebrar importantes solenidades e festas litúrgicas: Domingo de Pentecostes, Domingo da Santíssima Trindade, Solenidade do

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 93 - Dezembro 2016 Vivemos um intenso ano jubilar em 2016. Recordando nosso itinerário, buscamos nos aprofundar na oração das bem-aventuranças, da liberdade, das obras de misericórdia, do mês da

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 79 - Outubro 2015 Neste mês de outubro, refletiremos, de forma resumida, os três últimos capítulos da Encíclica Laudato Si. O tema trazido pela Encíclica também é um eixo importante do trabalho

Leia mais

A Graça de ser mulher. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 74 - Maio Ilustração: Cláudio Pastro

A Graça de ser mulher. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 74 - Maio Ilustração: Cláudio Pastro A Graça de ser mulher Roteiro de Oração Edição 74 - Maio 2015 Ilustração: Cláudio Pastro Neste mês de maio, aproveitando o ensejo de um mês dedicado às mães, Nossa Senhora, noivas e tantos outros traços

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL EDIÇÃO AGOSTO 2017

Roteiro de Oração. na Vida Diária A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL EDIÇÃO AGOSTO 2017 Roteiro de Oração EDIÇÃO 101 - AGOSTO 2017 A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL Com a inspiração pela memória de 65 anos da morte do jesuíta Alberto Hurtado (18 de agosto), trazemos para esse Roteiro de Oração

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 84 - Março Este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi encontrado.

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 84 - Março Este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi encontrado. Edição 84 - Março 2016 Este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi encontrado. Lc 15, 24 2016 começou intenso: Ano da Misericórdia, Carnaval, Quaresma, Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 109 - ABRIL Alegria em Cristo No esplendor desta noite, Que viu os hebreus libertos, nós, os cristãos, bem despertos, brademos: morreu a morte! Ao rezar e viver o Tríduo Pascoal, nos deparamos,

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 78 - Setembro 2015 Neste mês de setembro, mês em que as flores nos apontam as suas necessidades para colhermos bons frutos, refletiremos sobre os três primeiros capítulos da Carta Encíclica Laudato

Leia mais

Roteiro. de Oração. na Vida Diária

Roteiro. de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 121 - Abril 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Povos da terra, das águas e das florestas As provocações da encíclica Laudato Si, lançada em 2015, reverberam até

Leia mais

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)

Introdução ORAÇÃO DO ROSÁRIO MISTÉRIOS GOZOSOS. Primeiro Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) Oração do Rosário 2 Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5) Introdução Nesta Semana de Oração pelos Seminários, somos convidados a seguir o exemplo da Mãe do Senhor no caminho realizado na fidelidade ao Pai

Leia mais

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária Roteiro de Oração EDIÇÃO 117 - DEZEMBRO O Advento O tempo do Advento marca a espera e a chegada: é nele que preparamos o espírito e aguardamos com atenção o nascimento do menino Deus. Liturgicamente, também

Leia mais

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 111 - JUNHO A devoção popular Em sintonia às típicas expressões populares do mês de ho, o tema proposto para esse mês é a devoção (ou religiosidade) popular. Algumas dessas práticas, especialmente

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração Edição 94 - Janeiro 2017 O tema inspirador para as ações do Anchietanum em 2017 será Tecendo Sonhos: Redes de Serviço e Esperança. Animados por essas palavras, somos convidados e convidadas

Leia mais

Entrada: Hino da CF 2019

Entrada: Hino da CF 2019 Entrada: Hino da CF 2019 (Mulheres) Eis que o Senhor fez conhecer a salvação E revelou sua justiça às nações Que, neste tempo quaresmal, nossa oração Transforme a vida, nossos atos e ações (Coro) Pelo

Leia mais

Amarra o teu arado a uma estrela. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 73 - Abril Ilustração: Cláudio Pastro

Amarra o teu arado a uma estrela. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 73 - Abril Ilustração: Cláudio Pastro Amarra o teu arado a uma estrela Roteiro de Oração Edição 73 - Abril 2015 Ilustração: Cláudio Pastro Neste mês de abril, recordando o roteiro do mês de março, trazemos presente a reflexão do Papa Francisco

Leia mais

Festa da Vida. Eu sou o caminho a verdade E a vida. S. Martinho de Covelas

Festa da Vida. Eu sou o caminho a verdade E a vida. S. Martinho de Covelas Festa da Vida Eu sou o caminho a verdade E a vida S. Martinho de Covelas Saudação do Presidente: Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen. Presidente: A graça de Nosso Senhor

Leia mais

Roteiro. de Oração. na Vida Diária

Roteiro. de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 120 - Março 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Políticas Públicas Entramos em um tempo especial para a Igreja: a Quaresma. O convite a oração nesse período é

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 87 - Junho 2016

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 87 - Junho 2016 Roteiro de Oração Edição 87 - Junho 2016 Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que fizestes. Mt 25, 40 Nesse mês somos convidados a rezar as obras de

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança EMBARGO ATÉ ÀS 11HORAS DO DIA 21 DE ABRIL DE 2011 Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança Homilia da Missa Crismal Sé Patriarcal, 21 de Abril de 2011 1. Continuamos o desafio por mim proposto no

Leia mais

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ]

Paróquia de Oliveira de Azeméis. Cânticos para as Eucaristias [ ] Paróquia de Oliveira de Azeméis Cânticos para as Eucaristias [05-10-2008 04-10-09] 28º DOMINGO COMUM (12-10-08) (1) Notas: Nos dias de Festa, prevalece o programa das mesmas na Missa com crianças e com

Leia mais

O chamado a ser rei, profeta e sacerdote. Roteiro de Oração. na Vida Diária

O chamado a ser rei, profeta e sacerdote. Roteiro de Oração. na Vida Diária O chamado a ser rei, profeta e sacerdote Roteiro de Oração Edição 89 - Agosto 2016 O mês de agosto é um momento importante para recolhermos e colocarmos diante de Deus tantas experiências que temos vivido

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Roteiro de Oração na Vida Diária

Roteiro de Oração na Vida Diária EDIÇÃO 116 - NOVEMBRO O chamado à santidade No mês de embro, gostaríamos de propor um tema muito importante: o chamado à santidade. O Papa Francisco recentemente lançou a Exortação Apostólica Gaudete et

Leia mais

Festa da Vida - V Domingo Páscoa A

Festa da Vida - V Domingo Páscoa A Festa da Vida - V Domingo Páscoa A Admonição inicial Nós, os jovens do 8º ano, estamos hoje em festa. O nosso catecismo tem como titulo SOMOS + e serviu para crescermos na fé (o jovem deve mostrar o catecismo).

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração EDIÇÃO 98 - MAIO 2017 Vivendo o Tempo Pascal, com o coração cheio de alegria e esperança, à luz da ressurreição, somos convidados e convidadas a rezar nossas relações e a sonhar novos

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração Edição 97 - Abril 2017 Ainda vivendo o tempo do deserto da Quaresma, a proposta para esse mês é rezar o tema do III Fórum MAGIS Brasil, Ser mais para os demais, que acontecerá de 28 de

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31)

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) 1.4.18 Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) At 10, 34a.37-43: o anúncio do mistério pascal (querigma) feito

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade

Homilia na solenidade da Santíssima Trindade 1.Estamos reunidos na nossa Igreja da Trindade, o maior templo católico da cidade, em pleno coração do Porto, situada entre o antigo burgo e a nova cidade. Foi levantada esta Igreja para, à sua volta,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

As bem-aventuranças. Roteiro de Oração. na Vida Diária

As bem-aventuranças. Roteiro de Oração. na Vida Diária As bem-aventuranças Roteiro de Oração Edição 88 - Julho 2016 Já se aproxima o tempo em que acontecerão tanto a Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, quanto as Experiências Magis, em diversos lugares

Leia mais

VIÁTICO. Ritos iniciais

VIÁTICO. Ritos iniciais VIÁTICO Ritos iniciais Ao aproximar-se do doente, o ministro, revestido como convém a este ministério, saúda com afabilidade o doente e as pessoas presentes, empregando, se for oportuno, esta saudação:

Leia mais

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA HORA 2010-2011 P = Presidente: Aquele que preside à oração. Qualquer pessoa o pode fazer, desde que tenha gosto e capacidade para tal.

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo 1º Dia: Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38) Neste primeiro dia da Novena queremos contemplar Maria que se coloca diante de Deus como serva. Eis aqui a serva do Senhor.

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 1ª Leitura - Gn 11,1-9 Salmo - Sl 103,1-2a.24.35c.27-28.29bc-30 (R.30) 2ª Leitura - Rm 8,22-27 Evangelho - Jo 7,37-39 "Recebei o Espírito Santo!" "19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

Roteiro. de Oração. na Vida Diária

Roteiro. de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração na Vida Diária Edição 119 - Fevereiro 2019 Roteiro de Oração na Vida Diária Ser Mais Livre Em sintonia com a Campanha de 2019 do Programa MAGIS Brasil, o roteiro de oração desse mês traz

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Dário Pedroso, s.j. DEUS É LUZ. Horas Santas inspiradas na Mensagem de Fátima

Dário Pedroso, s.j. DEUS É LUZ. Horas Santas inspiradas na Mensagem de Fátima Dário Pedroso, s.j. DEUS É LUZ Horas Santas inspiradas na Mensagem de Fátima Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tadinense, Artes Gráficas Depósito Legal 437090/18

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias

ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias ORAÇÕES VOCACIONAIS Por ocasião da Ordenação Sacerdotal de Fabrício Dias Passos e da Ordenação Diaconal de Benigno Morales Ignacio e Kossi Pierre Batcho Kadotte Em 3 de agosto de 2019, pela graça de Deus,

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016

HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016 HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016 DE S. S. BARTOLOMEU I, ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA ROMA E PATRIARCA ECUMEÊ NICO PROTOCOLO Nº 450 BARTOLOMEU PELA MISERICÓRDIA DE DEUS ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA

Leia mais

2ª FEIRA 15 de outubro

2ª FEIRA 15 de outubro 2ª FEIRA 15 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Como sabem está a decorrer em Roma o Sínodo dos Bispos. Este evento tem muito a dizer à Igreja e a nós, jovens. Nas aulas de EMRC já temos

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Entrada: Hino da CF 2019

Entrada: Hino da CF 2019 Entrada: Hino da CF 2019 Eis que o Senhor fez conhecer a salvação E revelou sua justiça às nações Que, neste tempo quaresmal, nossa oração Transforme a vida, nossos atos e ações (Coro) Pelo direito e a

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

MOMENTO CÂNTICO LIVRO PÁGINA

MOMENTO CÂNTICO LIVRO PÁGINA PROGRAMA DE CÂNTICOS TEMPO COMUM DEPOIS DA PÁSCOA ANO C SÉRIE 3 VIII DOMINGO SANTÍSSIMA TRINDADE 22 V 2016 Entrada Pai, Filho, Espírito Santo CEC II 162 S. Resp. Digno de louvor e glória SRML 174 Ofertório

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E LANÇAMENTO DO 4º CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL

CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E LANÇAMENTO DO 4º CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E LANÇAMENTO DO 4º CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL Acolhida Animador: Irmãos e irmãs, hoje é um dia significativo para nós, Família

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira Ano B Livro de Partituras Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DA QUARESMA ENTRADA - Hino Da Campanha Da Fraternidade

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MAIO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E

Leia mais

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B Seg, 29 de Dezembro de :11 - Última atualização Sáb, 16 de Maio de :44

Solenidade da Ascensão do Senhor - Ano B Seg, 29 de Dezembro de :11 - Última atualização Sáb, 16 de Maio de :44 At 1,1-11 Sl 46 Ef 4,1-13 Mc 16,15-20 Hoje, celebramos o mistério da Ascensão do Senhor. É mistério porque brota do coração de Deus, é mistério porque ultrapassa tudo quanto possamos imaginar, é mistério

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

Irmãs de São José de Chambéry Serviço de Animação Vocacional

Irmãs de São José de Chambéry Serviço de Animação Vocacional Irmãs de São José de Chambéry Serviço de Animação Vocacional Nossa vocação à luz do Pe. Médaille Sugestões para oração: Ambiente com a imagem do Pe. Médaille, vela, Bíblia, Documentos da Congregação) Cantos

Leia mais

Orações Bíblicas da Missa

Orações Bíblicas da Missa Orações Bíblicas da Missa Cards que devem ser impressos e dobrados ao meio para ficar frente-everso, pois algumas orações começam em um card e continuam no card ao lado. Ideia original: Catholic Icing.

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 77 - Agosto 2015 Chegamos ao mês de agosto! Iniciamos este mês imbuídos pela vida de Santo Inácio e com a rica experiência da peregrinação inaciana de Campinas a Indaiatuba/Itaici. Além disso, neste

Leia mais