As bem-aventuranças. Roteiro de Oração. na Vida Diária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As bem-aventuranças. Roteiro de Oração. na Vida Diária"

Transcrição

1 As bem-aventuranças Roteiro de Oração Edição 88 - Julho 2016

2 Já se aproxima o tempo em que acontecerão tanto a Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, quanto as Experiências Magis, em diversos lugares do Brasil! Em comunhão com esse momento tão importante para a juventude, somos todos convidados, durante esse mês de julho, a fazer uma peregrinação espiritual, em comunhão de Espírito e união de corações, através das bem-aventuranças. Que felicidade é essa que Jesus nos revela, no sermão da montanha, e nos exorta a viver? A cada semana deste mês, somos provocados a refletir e a rezar esse chamado à felicidade em Deus, que se manifesta na pobreza de espírito, no choro, na fome e sede de justiça, na misericórdia e na promoção da paz. Nessa caminhada de oração, vamos nos fortalecendo em nossa peregrinação espiritual, rumo ao coração de Deus, sempre contando com a presença de Jesus, ao lado de tantos irmãos e irmãs. Oração preparatória para todos os dias Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da cruz. PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que mais me tocam. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.

3 Primeira Semana Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu O que significa ser pobre em espírito? Qual a relação entre a pobreza espiritual e o Reino do Céu? Para ajudar nossa reflexão sobre a pobreza da qual fala Jesus nas bem-aventuranças, somos convidados a dirigir o nosso olhar para dois pontos: para nós mesmos e para o outro. Quando olhamos para a pobreza em nós mesmos, somos impelidos a considerar nossa liberdade diante das coisas. Num mundo marcado pela cultura do consumo e pelas aparências, a pobreza de Jesus nos ajuda a perceber nossos apegos, questionando-nos a respeito da verdadeira riqueza de nossas vidas. Quando olhamos para o outro, somos animados a perceber nossa conversão em relação aos mais pobres. Nossos corações não podem ficar indiferentes às situações de injustiça e exclusão, somos convidados a encontrar a humanidade naqueles que mais sofrem. Ser pobre de espírito nos ajuda a encontrar o Reino de Deus porque somos motivados a buscar primeiramente o que é rico aos olhos d Ele, despojando-nos de nossas inseguranças e construindo um Reino de justiça e solidariedade. Senhor, ajudai-nos a ser sinal do vosso Reino, através da pobreza de espírito, da liberdade interior, da doação, da partilha e da acolhida do próximo. 3 de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de 2016 Solenidade de São Pedro e São Paulo Mt 16, E vós quem dizeis que eu sou? Mt 9, Coragem, filha. A tua fé te salvou. Sl 115 (113B) Que o Senhor se lembre de nós e nos abençoe. Mt 10, 1-4 Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros. Mt 10, 5-15 O Reino dos Céus está próximo. Os 14, 2-10 Se alguém é sábio, entenda essas coisas. Is 6, 1-8 Aqui estou! Envia-me.

4 Semana Felizes os que choram, porque serão consolados Por que, em muitos momentos de nossas vidas, somos assolados pelo choro? E por que Jesus promete consolação aos que choram? Em muitos momentos de nossas vidas, somos tomados por sentimentos de desânimo, tristeza e desolação. Em muitos trechos de nossa peregrinação cotidiana, parece que nossas forças se esvaem diante das dificuldades que o mundo nos apresenta. Mas são nesses momentos de choro que somos convidados a sentir como Jesus se mantém presente ao nosso lado, partilhando de nossas angústias, nos animando a seguir adiante. A promessa da felicidade àqueles que choram se encontra justamente na consolação de Deus, que está sempre ao nosso lado! Quem faz a experiência dessa graça é inspirado a olhar para o lado e se compadecer com aqueles que também enfrentam dificuldades e que choram diante dos desafios da vida. Nosso choro tem a ver com a capacidade de nos comovermos com a dor do próximo. A graça da consolação que saboreamos nos momentos difíceis nos inspira a sermos sinal da presença de Deus na vida do outro que chora. Senhor, ajudai-nos a saborear e ser sinal da vossa consolação, fazendo crescer em nós a capacidade de nos compadecermos e acolhermos o outro em suas lágrimas. 10 de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de º do Tempo Comum Lc 10, Quem é meu próximo? Is 1, Para de trazer oferendas sem sentido. Sl 47 Cantai hinos a Deus, cantai hinos. Mt 11, O meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Sl 101 (102) Senhor, escuta minha oração. Ef 3, Sereis repletos da plenitude de Deus. Mt 12, Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?

5 Terceira Semana Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados O que Jesus quer dizer com justiça? O que pode saciar nossa fome e sede de justiça? Nessa semana em que acontecem o Magis Polônia e diversas Experiências Magis no Brasil, somos convidados a rezar sobre esse tema. Quando refletimos sobre o significado de justiça apresentado por Jesus, nossa compreensão não pode ficar somente no legalismo, no cumprimento cego de leis e mandamentos. A justiça divina possui um sentido mais amplo, pois é aquela que vem para dar pleno cumprimento à Palavra de Deus e, com isso, promover a vida, a liberdade e o amor a todas as pessoas. Ela não pode ser afastada da misericórdia nem do perdão, porque não vem para oprimir nem para causar sofrimento, mas para resgatar as relações entre cada pessoa e o Pai, entre cada ser humano e seus semelhantes. Como Jesus nos adverte nas bem-aventuranças, nossa fome e sede de justiça só podem ser saciadas através da justiça divina, pois somente ela pode provocar a vida, a libertação e a felicidade para todas as gentes. Senhor, dai-nos a graça de colaborar com fidelidade na construção de um mundo justo ao modo de Jesus. 17 de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de º do Tempo Comum - Beatos Inácio de Azevedo e companheiros - Lc 10, Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada. Mt 12, Mestre, queremos ver um sinal da tua parte. Mt 12, Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? Mt 13, 1-9 Outras caíram em terra boa e produziram fruto. Jr 2, 1-7 Eu bem me lembro de ti, da paixão da tua juventude. Festa de Santa Maria Madalena Jo 20, Eu vi o Senhor. Jr 7, 1-11 Melhorai vossa conduta e vossas práticas.

6 Semana Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia Nessa semana acontece, na cidade de Cracóvia, a XXXI Jornada Mundial da Juventude. Somos convidados a estar em comunhão com esse momento, em união de corações, rezando a misericórdia de Deus. Compreender o significado de misericórdia é um exercício que exige um olhar profundo e cuidadoso, o Papa Francisco nos exorta a, corajosamente, contemplá-la: Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado (Misericordiae Vultus). Nesse ano Santo da Misericórdia, toda a juventude é convidada a assumir a missão de ser instrumento da misericórdia do Pai, através das obras de misericórdia, no encontro com o próximo. Senhor, revelai-nos vossa misericórdia para sermos instrumentos do vosso amor. 24 de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de de julho de º do Tempo Comum Lc 11, 1-13 Senhor, ensina-nos a rezar. Festa de São Tiago 2Cor 4, 7-15 Este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. Mt 20, O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. Jr 15, Tuas palavras para mim são prazer e alegria do coração. Jr 18, 1-6 Como o barro na mão do oleiro, assim estais vós em minha mão. 1Jo 4, 7-16 Amemo-nos uns aos outros. Jo 11, Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá.

7 Semana Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus O que Jesus quis dizer com promover a paz? Por que a promoção da paz é condição para sermos chamados filhos de Deus? Em diversos momentos do Evangelho, Jesus oferece aos seus discípulos sua paz. Mesmo nos momentos em que todos quase tinham perdido a esperança, fechando-se por causa do medo, como aconteceu após a morte de Cristo, Jesus aparece aos seus amigos e, ao pôr-se no meio deles, diz: A paz esteja convosco (Jo 20, 19). Essa paz de Jesus não pode se restringir a um simples sentimento de tranquilidade, a uma paz interior, mas ela também diz respeito à construção de relações de justiça e vida com nossos irmãos e irmãs e de cuidado com o mundo. Isso significa que a promoção da paz não pode ser feita de forma isolada, mas também envolve a vivência da fraternidade. Nosso mundo tem necessidade de jovens que promovam a paz e, a exemplo de Jesus Cristo, reconheçam o próximo como verdadeiro irmão e irmã em Deus. Sejamos sinal do Reino de justiça e fraternidade, testemunhando a todas as nações o nosso desejo de semear a paz de Jesus com todas as pessoas, no respeito e na tolerância, na liberdade e no diálogo. Senhor, dai-nos a graça de semear a paz com todos nossos irmãos e irmãs para vivermos como verdadeiros filhos e filhas de Deus. 31 de julho de º de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de de agosto de º do Tempo Comum Santo Inácio de Loyola Lc 12, Para quem ficará o que acumulaste? Mt, 14, Encheu-se de compaixão por eles e curou os doentes Mt 14, Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! Mt 15, Mulher, grande é tua fé! Mt 16, Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem? Mt 16, Tome tua cruz e siga-me Festa da Transfiguração do Senhor Lc 9,28-36 Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o! Ilustrações: Cláudio Pastro Textos: Davi Caixeta, Osvaldo Meca e Thaís Augusto Diagramação: Rodrigo Silva

8 Beatos Inácio de Azevedo e companheiros Santo do dia - 17 de julho Inácio de Azevedo nasceu em Porto, Portugal, em 1527 e, de família ilustre, foi criado na corte. Depois de assistir a pregação de um jesuíta, quis conhecer melhor aqueles homens e acabou fazendo os Exercícios Espirituais. Entrou para a Companhia de Jesus com 22 anos, em 1548, e foi ordenado sacerdote em 1553, tendo como maiores armas a oração e as obras de misericórdia. Mais tarde, partiu para o Brasil como visitador, a fim de se consagrar ao apostolado missionário. De volta à pátria, recrutou numerosos colaboradores para a sua obra evangelizadora e empreendeu uma viagem de regresso ao Brasil, trazendo consigo 39 companheiros. A embarcação foi interceptada ao largo das ilhas Canárias pelos corsários calvinistas, ali eles sofreram o martírio em 15 de julho de Tamanha falange, ceifada em um só golpe, impressionou tanto a Cristandade que produziu frutos de evangelização sem iguais no Brasil. Eles foram beatificados por Pio IX em Santo Inácio de Loyola Santo do dia - 31 de julho Inácio nasceu em Loyola, na Espanha, no ano de Frequentou a corte dos príncipes e seguiu depois, a vida de cavaleiro do Rei da Espanha. Durante a batalha de Pamplona, em 1521, Inácio foi gravemente ferido em sua perna. Nos meses de convalescência, desejou ardentemente seguir os exemplos de Cristo e peregrinar até a Terra Santa. Nesse percurso, retirou-se por um tempo em Manresa, onde viveu uma profunda experiência espiritual, cujo núcleo veio a constituir os Exercícios Espirituais. Voltando à Europa, estudou Teologia em Paris, onde conheceu os primeiros companheiros e lançou os alicerces da Companhia de Jesus. Foi ordenado sacerdote em Veneza, em No mesmo ano partiu para Roma onde, três anos mais tarde, fundou a Companhia de Jesus, para a qual foi eleito o primeiro Superior Geral, em Contribuiu grandemente com todo gênero de obras apostólicas, para o amadurecimento da fé católica, no século XVI, e para a renovação da atividade missionária da Igreja. Morreu em Roma, em 1556, e foi canonizado por Gregório XV, em 1622.

9

Cultivar e guardar a criação. Gn 2, 15. Roteiro de Oração. na Vida Diária

Cultivar e guardar a criação. Gn 2, 15. Roteiro de Oração. na Vida Diária Cultivar e guardar a criação Gn 2, 15 Roteiro de Oração Edição 96 - Março 2017 O mês de março é marcado por dois importantes temas que vêm inspirar nossa caminhada de oração: o tempo quaresmal e a Campanha

Leia mais

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária

O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração. na Vida Diária O Filho do Homem veio para servir e dar a vida por muitos. (Mc 10,45) Roteiro de Oração Edição 71 - Fevereiro 2015 Neste mês de Fevereiro, somos convidados a viver um tempo novo na liturgia da Igreja.

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 93 - Dezembro 2016 Vivemos um intenso ano jubilar em 2016. Recordando nosso itinerário, buscamos nos aprofundar na oração das bem-aventuranças, da liberdade, das obras de misericórdia, do mês da

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 85 - Abril Tomando o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles.

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 85 - Abril Tomando o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles. Edição 85 - Abril 2016 Tomando o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles. Lc 24, 30 Durante o mês de abril, continuamos a celebrar a Páscoa: tempo da alegria da ressurreição. Não há discípulo/a

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL EDIÇÃO AGOSTO 2017

Roteiro de Oração. na Vida Diária A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL EDIÇÃO AGOSTO 2017 Roteiro de Oração EDIÇÃO 101 - AGOSTO 2017 A CARIDADE E O APOSTOLADO SOCIAL Com a inspiração pela memória de 65 anos da morte do jesuíta Alberto Hurtado (18 de agosto), trazemos para esse Roteiro de Oração

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 87 - Junho 2016

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 87 - Junho 2016 Roteiro de Oração Edição 87 - Junho 2016 Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que fizestes. Mt 25, 40 Nesse mês somos convidados a rezar as obras de

Leia mais

O chamado a ser rei, profeta e sacerdote. Roteiro de Oração. na Vida Diária

O chamado a ser rei, profeta e sacerdote. Roteiro de Oração. na Vida Diária O chamado a ser rei, profeta e sacerdote Roteiro de Oração Edição 89 - Agosto 2016 O mês de agosto é um momento importante para recolhermos e colocarmos diante de Deus tantas experiências que temos vivido

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração EDIÇÃO 99 - JUNHO 2017 No mês de junho, somos convidados a celebrar importantes solenidades e festas litúrgicas: Domingo de Pentecostes, Domingo da Santíssima Trindade, Solenidade do

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 79 - Outubro 2015 Neste mês de outubro, refletiremos, de forma resumida, os três últimos capítulos da Encíclica Laudato Si. O tema trazido pela Encíclica também é um eixo importante do trabalho

Leia mais

Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum Sede felizes!

Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum Sede felizes! Nº 11 A Domingo IV do Tempo Comum-2.2.2014 Sede felizes! Combatei a miséria e reparti do que é vosso com os outros. Sede pacientes, tolerantes, dialogantes, humildes. Tende esperança no meio da escuridão,

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração Edição 94 - Janeiro 2017 O tema inspirador para as ações do Anchietanum em 2017 será Tecendo Sonhos: Redes de Serviço e Esperança. Animados por essas palavras, somos convidados e convidadas

Leia mais

Imitação de Cristo: sensibilidade à dor humana!

Imitação de Cristo: sensibilidade à dor humana! Imitação de Cristo: sensibilidade à dor humana! DESTAQUE DO DIA: Queridos filhos, os sinais extraordinários que Meu Filho vos oferece, certamente são obras do Seu poder divino, mas principalmente frutos

Leia mais

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO Para os retiros de Carnaval, o Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil preparou um roteiro a fim de orientar as pregações dos Encontros que acontecem na próxima semana em todo o país. As orientações

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 84 - Março Este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi encontrado.

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 84 - Março Este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi encontrado. Edição 84 - Março 2016 Este meu filho estava morto e voltou a viver; estava perdido e foi encontrado. Lc 15, 24 2016 começou intenso: Ano da Misericórdia, Carnaval, Quaresma, Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 76 - Julho Peregrinar com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso

Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 76 - Julho Peregrinar com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso Roteiro de Oração Edição 76 - Julho 2015 Peregrinar com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso Inácio de Loyola nos propõe a contemplação da Encarnação na segunda semana dos Exercícios Espirituais.

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,

Leia mais

Sede felizes! Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis.

Sede felizes! Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis. Felizes sereis. Sede felizes! Combatei a miséria e reparti do que é vosso com os outros. Sede pacientes, tolerantes, dialogantes, humildes. Tende esperança no meio da escuridão, aguardando a aurora. Conservai essa vossa

Leia mais

Vamos nos colocar debaixo da proteção de Deus!

Vamos nos colocar debaixo da proteção de Deus! Vamos nos colocar debaixo da proteção de Deus! www.facebook.com/mensageiros deanguera Estamos agora no capítulo 31 do Livro de Isaías, fazendo uso da Bíblia Ave-Maria. Neste capítulo, somos convidados

Leia mais

Invocai o nome de Deus, nosso libertador

Invocai o nome de Deus, nosso libertador Invocai o nome de Deus, nosso libertador www.facebook.com/mensageiro sdeanguera Paz e Fogo, amados irmãos! Chegamos ao capítulo 12 do livro de Isaías, vemos aqui que o profeta louva a Deus pela libertação.

Leia mais

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 Evangelho As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 12 As Bem Aventuranças 1. Bem Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 2. Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Leia mais

GUIÂO FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS 2014/2015. (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças)

GUIÂO FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS 2014/2015. (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças) (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças) Admonitor 1- Jovem da Maria da Luz Admonitor 2- Jovem da Jovem Bússola- Jovem da Mónica/Fátima ADMONIÇÃO INICIAL

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4

Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4 Edição 86 - Maio 2016 Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Cor 12, 4 O diálogo com as diferentes denominações cristãs e a superação das cisões historicamente construídas se revelam como um

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 78 - Setembro 2015 Neste mês de setembro, mês em que as flores nos apontam as suas necessidades para colhermos bons frutos, refletiremos sobre os três primeiros capítulos da Carta Encíclica Laudato

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 77 - Agosto 2015 Chegamos ao mês de agosto! Iniciamos este mês imbuídos pela vida de Santo Inácio e com a rica experiência da peregrinação inaciana de Campinas a Indaiatuba/Itaici. Além disso, neste

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

3.º Encontro 2015/2016

3.º Encontro 2015/2016 Escola da Fé 3.º Encontro 2015/2016 CÂNTICO: Onde há Caridade e Amor Onde há caridade e amor aí habita Deus. Papa Francisco abriu porta santa do Jubileu da Misericórdia na Catedral de Bangui, em África,

Leia mais

A Graça de ser mulher. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 74 - Maio Ilustração: Cláudio Pastro

A Graça de ser mulher. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 74 - Maio Ilustração: Cláudio Pastro A Graça de ser mulher Roteiro de Oração Edição 74 - Maio 2015 Ilustração: Cláudio Pastro Neste mês de maio, aproveitando o ensejo de um mês dedicado às mães, Nossa Senhora, noivas e tantos outros traços

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral A PAZ AMIGO A Paz amigo eu tenho em seu abraço em seu abraço amigo eu tenho a paz A Paz amigo eu tenho em seu abraço em seu abraço amigo eu tenho a paz A paz que acalma, a calma que faz a gente ser mais

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

Oração preparatória para todos os dias da Novena. Oh! Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria!

Oração preparatória para todos os dias da Novena. Oh! Sagrados Corações Unidos de Jesus e de Maria! NOVENA AOS SAGRADOS CORAÇÕES UNIDOS DE JESUS E DE MARIA (Em 2017, se inicia na quarta-feira, 14 de junho) Oração preparatória para todos os dias da Novena Eu sinto alegria imensa e confiança sem limites,

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz nº 4.105, de 23/02/2015, transmitida em Campinorte/GO

Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz nº 4.105, de 23/02/2015, transmitida em Campinorte/GO Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz nº 4.105, de 23/02/2015, transmitida em Campinorte/GO Queridos filhos, não permitais que a chama da fé se apague dentro de vós. Cuidai da vossa vida espiritual e

Leia mais

LECTIO DIVINA MARIANA MARIA: PORTA JESUS NA MINHA VIDA

LECTIO DIVINA MARIANA MARIA: PORTA JESUS NA MINHA VIDA LECTIO DIVINA MARIANA MARIA: PORTA JESUS NA MINHA VIDA Lectio Divina - Rota300.indd Página espelhada 1 de 6 Páginas(1) 04/08/2015 23:42:58 9 - A PALAVRA DE DEUS NOS FAZ AGIR O que o texto me leva a fazer?

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM egunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum S 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

Dia de Todos os Santos

Dia de Todos os Santos 1 «Vinde a Mim, vós todos os que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei, diz o Breve comentário: As Bem-aventuranças revelam a realidade misteriosa da vida em Deus, iniciada no Baptismo. Aos olhos

Leia mais

Mensagem de Nossa Senhora nº 1.755, de 23/06/2000 (sextafeira)

Mensagem de Nossa Senhora nº 1.755, de 23/06/2000 (sextafeira) Mensagem de Nossa Senhora nº 1.755, de 23/06/2000 (sextafeira) Queridos filhos: Sede imitadores do Senhor e em tudo procurais ser perfeitos. Eu vim do Céu para conduzir-vos Àquele que vê o oculto e vos

Leia mais

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a Neste mês ocorrerá a abertura do Ano Santo da Misericórdia: O jubileu dedicado à misericórdia de Deus. O rosto da misericórdia é o título da bula pela qual o Santo Padre convoca toda a Igreja para viver

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos NOVEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

"Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome" (Lc 10,17)

Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do teu nome (Lc 10,17) "Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedecem por causa Outubro 2014 Editorial Neste mês de setembro foi realizado o 57º Retiro Básico, no Morro das Pedras

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o

Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o Neste ano da Vida Religiosa Consagrada fomos motivadas pelo Papa Francisco a recordar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança. Como o testemunho de vida da

Leia mais

issão Deus ama quem dá com alegria. (2 Cor. 9, 7)

issão Deus ama quem dá com alegria. (2 Cor. 9, 7) A ALEGRIA da nossa issão Deus ama quem dá com alegria. (2 Cor. 9, 7) Fique sempre satisfeito e feliz, porque Deus quer ser servido com um coração alegre. (Dom Zwijsen) Um dos segredos mais bem guardados

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA

REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA CANTO DE ENTRADA SENHOR EIS AQUI O TEU POVO CANTO DE ENTRADA SENHOR EIS AQUI O TEU POVO Em D Em G C B 7 Senhor, eis aqui o teu povo/ Que vem implorar teu perdão/ Am B

Leia mais

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.

Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. 1 Lição das Boas Aventuranças Mateus Capítulo 5 5.3 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Você se considera mais crente que seu irmão? Acha que sua fé

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum-17.11.13 Deus renova todas as coisas Eu tive um sonho. Sonhei que os rios já não estavam poluídos, e as suas águas eram puras e cristalinas. Sonhei que. em vez de

Leia mais

em 9 de janeiro de 1862,

em 9 de janeiro de 1862, Rosário Vivo Pauline-Marie Jaricot nasceu em Lião, França, no dia 22 de julho de 1799, e morreu em Lorette, em 9 de janeiro de 1862, aos 63 anos. Sociedade para a Propagação da Fé Ela é a fundadora da

Leia mais

0 9 e 1 0 d e a b r i l d e Juventude com Cristo na casa de Maria PROGRAMAÇÃO

0 9 e 1 0 d e a b r i l d e Juventude com Cristo na casa de Maria PROGRAMAÇÃO 0 9 e 1 0 d e a b r i l d e 2 0 1 6 A P A R E I D A - S P Juventude com risto na casa de Maria PROGRAMAÇÃO Querido jovem, você é o nosso convidado especial para esse Romaria Nacional da Juventude em Aparecida-SP

Leia mais

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança EMBARGO ATÉ ÀS 11HORAS DO DIA 21 DE ABRIL DE 2011 Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança Homilia da Missa Crismal Sé Patriarcal, 21 de Abril de 2011 1. Continuamos o desafio por mim proposto no

Leia mais

JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA EM AÇÃO

JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA EM AÇÃO MISERICÓRDIA DE CORAÇÃO A CORAÇÃO CONGRESSO NACIONAL DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO JESUS CRISTO, A MISERICÓRDIA EM AÇÃO Padre Eliomar Ribeiro, SJ Olhar com os olhos da fé e da imaginação, o agir compassivo e

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA VINDE A MIM, VÓS QUE ESTAIS AFLITOS E EU VOS ALIVIAREI Mt 11, 28-30 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 15ª Semana

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Roteiro de Oração EDIÇÃO 98 - MAIO 2017 Vivendo o Tempo Pascal, com o coração cheio de alegria e esperança, à luz da ressurreição, somos convidados e convidadas a rezar nossas relações e a sonhar novos

Leia mais

Santificação dos Sacerdotes

Santificação dos Sacerdotes No dia 27 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrado o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Em preparação para a data, o Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães,

Leia mais

A natureza do povo do reino

A natureza do povo do reino A natureza do povo do reino Aqui está a descrição da natureza de um vencedor, alguém que está debaixo do domínio e do governo do Rei; Os nove aspectos da natureza dos filhos do reino são acompanhados da

Leia mais

Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Depoimentos das Irmãs Jubilares e Junioristas das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã Celebrar o jubileu é fazer memória da caminhada de 50 anos de Vida Religiosa Consagrada Franciscana

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E LANÇAMENTO DO 4º CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL

CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E LANÇAMENTO DO 4º CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL CELEBRAÇÃO DO DIA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT E LANÇAMENTO DO 4º CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL Acolhida Animador: Irmãos e irmãs, hoje é um dia significativo para nós, Família

Leia mais

Comentário da Mensagem nº 27, de 01/04/1988

Comentário da Mensagem nº 27, de 01/04/1988 Comentário da Mensagem nº 27, de 01/04/1988 Vamos meditar a Mensagem nº 27, de 01/04/1988, numa Sextafeira Santa, em que Nossa Senhora transmitiu a Pedro Regis. Para ver a mensagem, clique aqui. Sobre

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

Amarra o teu arado a uma estrela. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 73 - Abril Ilustração: Cláudio Pastro

Amarra o teu arado a uma estrela. Roteiro de Oração. na Vida Diária. Edição 73 - Abril Ilustração: Cláudio Pastro Amarra o teu arado a uma estrela Roteiro de Oração Edição 73 - Abril 2015 Ilustração: Cláudio Pastro Neste mês de abril, recordando o roteiro do mês de março, trazemos presente a reflexão do Papa Francisco

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz nº 3.622, de 13/03/2012, transmitida em Casemiro de Abreu/RJ

Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz nº 3.622, de 13/03/2012, transmitida em Casemiro de Abreu/RJ Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz nº 3.622, de 13/03/2012, transmitida em Casemiro de Abreu/RJ www.facebook.com/men sageirosdeanguera Queridos filhos, Eu vos amo. Alegrai-vos, pois vossos nomes já

Leia mais

A leitura orante da Palavra de Deus Lectio Divina : fonte de toda vocacão

A leitura orante da Palavra de Deus Lectio Divina : fonte de toda vocacão A leitura orante da Palavra de Deus Lectio Divina : fonte de toda vocacão Escuta do evangelho do domingo Mt 5,13-16; Vocês são o Sal da Terra vocês são a Luz do mundo Do grupo de jovens Família MOPP surgiu

Leia mais

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA NOSSA SENHORA APARECIDA Denilson Aparecido Rossi Nossa Senhora Aparecida 1 REFLETINDO No corrente ano de 2017, estamos celebrando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Lembramos que essa

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL. Por ocasião da festa da Padroeira da nossa Pátria. Doc. 04/2017. Vitória /ES, 11 de outubro de 2017

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL. Por ocasião da festa da Padroeira da nossa Pátria. Doc. 04/2017. Vitória /ES, 11 de outubro de 2017 Confira abaixo a carta 04/2017 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa

Leia mais

SEMANA DAS DORES DE NOSSA SENHORA

SEMANA DAS DORES DE NOSSA SENHORA SEMANA DAS DORES DE NOSSA SENHORA SEMANA DAS DORES DE NOSSA SENHORA A semana que antecede a Semana Santa é, para os católicos, a Semana das Dores. São as dores de Maria, mãe de Jesus, mas podem ser as

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS

A MISERICÓRDIA DE DEUS A MISERICÓRDIA DE DEUS Misericórdia é um sentimento de compaixão (despertado pela desgraça ou pela miséria alheia). A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão),

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade

Leia mais

Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, nº 2.968, de em Luzitânia/SP (Terça)

Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, nº 2.968, de em Luzitânia/SP (Terça) Mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, nº 2.968, de 11.03.2008 em Luzitânia/SP (Terça) Queridos filhos, sabei que o Senhor está convosco e que nada ou ninguém poderá afastar-vos do Senhor se viverdes

Leia mais

Roteiro de Oração. na Vida Diária

Roteiro de Oração. na Vida Diária Edição 81 - Dezembro 2015 Iniciamos, hoje, um período em que tudo se renova! Na vida de cada um de nós há sempre uma necessidade de recomeçar, de levantar-se, de recuperar o sentido da meta de sua existência

Leia mais

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor

Leia mais

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano 14 de junho de 2014 Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas MONIÇÃO ANTES DO CÂNTICO DE ENTRADA (Criança) Olá, nós as crianças do 2º ano

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. (Jo 13,14) Roteiro de Oração.

Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. (Jo 13,14) Roteiro de Oração. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. (Jo 13,14) Roteiro de Oração Edição 72 - Março 2015 Neste mês de março, aproveitando o ensejo da quaresma, o Papa

Leia mais