IMPÉRIO BIZANTINO (séc IV a XV) Easinfluências do Oriente. PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA
INTRODUÇÃO O império romano caiu, dividiu-se em dois: Ocidental e Oriental. Oi Sua sede Bizâncio i (mais tarde Constantinopla e mais tarde ainda Istambul) foi o centro político deste império. Assim, nestas veremos: - Contribuições Culturais - Cisma cristão - Localização geográfica -Relaçõespolíticas - Turquia
O início O ano é 330 d.c. Constantino I, o Grande, funda Constantinopla (Constantino, Constantinopla... Entenderam?) no lugar de Bizâncio. Tornou-se a capital dos territórios romanos no Oriente, região que abrange o Leste e Sudeste da Europa, Oeste da Ásia e Norte/Nordeste da África. Abrange hoje, países como: Chipre, Egito, Israel, Líbano, Líbia, Síria e Turquia.
http://keulybadel.blogspot.com.br/2013/09/imperio-bizantino.html
Contribuições A principal p contribuição do Império Bizantino foi o intercâmbio cultural. Obrasde artes, construções e principalmente p influência de povos estrangeiros fez florescer a cultura bizantina. Outros dois pontos importantes são: Divisão do cristianismo Nascimento do Islã
Divisão do Cristianismo O Cristianismo, religião predominante no império, começou a ter interpretações distintas e em 1054 d.c dividiu-se em duas grandes seitas: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) Igreja Cristã Ortodoxa (ICO) e Esta divisão foi chamada de CISMA DO ORIENTE.
A diferença entre ambas as seitas ICAR - Sede em Roma - Bispo de Roma (PAPA) -Cristoé homem e se fez carne - Pró imagens (ícones) - Ganhos com imagens da igreja. - Imposição de dogmas cristãos. ICO - Sede em Constantinopla. - Cesaropapismo -Cristoé Deus e não tem parte humana - Contra imagens representativas. - Banimento das imagens (iconoclastia) - Heresias
O Islã e os muçulmanos No fim do século VI d.c. uma religião nasce no Império Bizantino: é o Islamismo. Oriundo de populações persas e árabes, esta religião iã começou acrescer. O Islã ou Islão iniciou-se no século VII d.c ou I HÉGIRA. É uma religião com preceitos escritos no livro sagrado Corão ou Alcorão e com centro em Meca, Aábi Arábia Saudita.
Meca
Os muçulmanos (adeptos do Islã), embora Semitas (descendentes de Sem, filho de Noé), não acreditam em Cristo. Seu calendário é marcado como período Hégira. Assim, século I H. equivale a VII d.c. Mais precisamente, a história conta da saída do profeta Maomé (Muhammad) de Meca para Medina em 622 d.c., início do calendário Hégira (Hijra)
Judaísmo Uma das religiões mais antigas existentes até hoje, o judaísmo também não acredita em Cristo. Aliás, crêem no Messias que ainda virá. iá Também é um povo descendente de Sem, portanto, semitas. O livro sagrado é a Torá que no cristianismo i i é conhecido como Velho Testamento (V.T.)
As leis judaicas são fundamentadas no Pentateuco (5 primeiros livros do V.T.) Cabe destacar que no Império Bizantino, judeus, muçulmanos e cristãos viviam em relativa paz.
Arte/Cultura Bizantina O Império Bizantino é conhecido pelo luxo e pela riqueza de sua arquitetura, ciência e artes. Isso explicaria as grandes construções e ricos detalhes em suas manifestações culturais. Vejamos algumas delas.
Hágia Sofia (Santa Sofia)
Afrescos e Mosaicos
Arquitetura
O fim... Tudo o que é bom, dura pouco. Ou não. O Império Bizantino durou 12 séculos (1200 anos) e foram vários os fatores para sua queda. As Cruzadas foi um destes fatores. Elas estão para os bizantinos tal como os bárbaros foram para Roma. Além disso, sucessivos ataques aque de impérios menores como os Turcos- Seldjúcidas e os Normandos. O golpe final veio com o Turcos-Otomanos em 1453 (data que marca o fim da idade Média e início da Moderna).