Pesquisa Bibliográfica
Fases da pesquisa bibliográfica a) determinação dos objetivos; b) elaboração do plano de trabalho; c) identificação das fontes; d) localização das fontes e obtenção do material; e) leitura do material; f) tomada de apontamentos; g) confecção de fichas; h) redação do trabalho
Determinação dos objetivos da pesquisa Para o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica é preciso determinar seu objetivo: Qual o motivo da pesquisa bibliográfica? a) Redefinição de um problema, quando são muito amplos e pouco esclarecidos ou para a elaboração da hipótese, assumindo um caráter de estudo exploratório. b) Obtenção de informações acerca de técnicas de coleta de dados. c) Obtenção de dados em resposta ao problema formulado. d) Interpretação de resultados. Coletados os dados, usa-se a bibliografia sobre o tema para fundamentar a interpretação dos dados.
Elaboração do plano de trabalho Também conhecido como sumário da pesquisa e utilizado para os demais tipos de pesquisa. Este plano, muitas vezes, é provisório e passa por reformulações sucessivas ao longo da pesquisa. O plano de trabalho apresenta uma esquematização em seções, capítulos ou tópicos correspondentes ao desenvolvimento que se pretende dar à pesquisa. Exemplo: Ambientação de Base Histórica 1) Introdução 2) Problematização 3) Análise bibliográfica sobre ambientação de base histórica 4) Definição de ambientação de base histórica 5) Ambientação de base histórica no Brasil 6) Estudo de caso: Colonial Williamsburg Foundation 7) Ambientação de base histórica e a preservação e o acesso à cultura e à história 8) Considerações finais
Identificação das fontes Após a elaboração do plano de trabalho, o passo seguinte consiste na identificação das fontes capazes de fornecer as respostas adequadas à solução do problema proposto. Procedimentos: a) Procurar catálogos de livros e outras publicações, que podem ser publicados pelas editoras ou por bibliotecas b) Consultar publicações como Sociological Abstracts que fornecem resumos dos trabalhos publicados no âmbito dessas ciências em todo o mundo. c) Também é interessante consultar especialistas ou pessoas que realizaram pesquisas na área.
Localização das fontes e obtenção do material Após a identificação das obras, procede-se à sua localização. Isto pode ser feito a partir dos sistemas de busca das bibliotecas, por autor, título da obra, assunto, palavras chaves.
Leitura do material Classificação dos tipos de leitura: Leitura exploratória: leitura rápida do material bibliográfico, que tem por objetivo verificar em que medida a obra consultada interessa à pesquisa. Leitura seletiva: procede-se à sua seleção, ou seja, à determinação do material que de fato interessa à pesquisa. Leitura analítica: A finalidade da leitura analítica é a de entender, ordenar e sumariar as informações contidas nas fontes. Leitura interpretativa: última etapa, que tem por objetivo relacionar o que o autor afirma com o problema para o qual se propõe uma solução.
Tomada de apontamentos E sabido que apenas parte do que se lê fica retido na memória. Por essa razão convém que se tomem notas a partir do material lido. A tomada de notas deve ser sempre realizada levando em consideração o problema da pesquisa, para evitar o acumulo de informações inúteis. Procedimentos: Só depois de ler integralmente a obra - geralmente na fase de leitura analítica - é que se está em condições de fazer os apontamentos pertinentes. Sublinhar os pontos principais ou anota-los em uma folha. Fichamento: após a leitura e a tomada de apontamentos procede-se à confecção das fichas de leitura, que tem os seguintes objetivos: a) identificação das obras consultadas; b)registro do conteúdo das obras; c) registro dos comentários acerca das obras; d) ordenação dos registros.
Redação do Trabalho A última etapa de uma pesquisa bibliográfica é constituída pela redação do relatório Não há regras fixas que determinem como se deve proceder nesta etapa Porém três elementos são considerados: conteúdo, estilo e aspectos gráficos.
Conteúdo do Relatório De modo geral, o conteúdo de um relatório de pesquisa pode ser apresentado em três partes: Introdução: apresenta-se o problema que deu origem à investigação, as hipóteses de trabalho, a delimitação de seus objetivos, bem como a indicação dos trabalhos já publicados sobre o tema. Contexto: procede-se o desenvolvimento, discussão ou demonstração das teses propostas. Como o contexto é a parte mais extensa do trabalho, convém que seja dividido em capítulos, subcapítulos e em outras divisões menores. Conclusões: devem ser evidenciadas as conquistas alcançadas com o estudo, recapitular os momentos significativos do contexto do trabalho, lembrar o problema proposto e demonstrar como os achados da pesquisa fornecem respostas adequadas.
Estilo do Relatório Qualidades referentes ao estilo do relatório: Impessoalidade: Convém que o relatório seja redigido na 3 pessoa. Referências pessoais, como "meu trabalho", "meu estudo" e "minha tese" devem ser evitadas. São preferíveis expressões como "este trabalho", "o presente estudo" etc. Clareza: As idéias devem ser apresentadas de maneira tal que não dêem margem a ambigüidades. Para tanto, devem ser selecionados termos que indiquem, com a maior exatidão possível, o problema pesquisado e os resultados alcançados. Precisão. As ciências dispõem de terminologias técnicas específicas que possibilitam a transmissão de idéias. O redator do relatório não pode ignorá-las. Concisão: As frases do relatório devem ser simples. As idéias devem ser expostas com poucas palavras. Evitar os períodos longos, que abrangem várias orações subordinadas, pois dificultam a compreensão e tornam pesada a leitura.
Aspectos Gráficos do Relatório Elementos Preliminares: Folha de rosto Apresentação ou prefácio Sumário Lista de tabelas Lista de figuras (gráficos ou ilustrações) Texto: Introdução Contexto Conclusões Referências: Apêndice e/ou anexos Bibliografia