(In)TOLERÂNCIA, Diversidade Sexual e de Gênero. Adriana Galvão Moura Abílio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(In)TOLERÂNCIA, Diversidade Sexual e de Gênero. Adriana Galvão Moura Abílio"

Transcrição

1 (In)TOLERÂNCIA, Diversidade Sexual e de Gênero. Adriana Galvão Moura Abílio

2 ESTIMA-SE QUE NO BRASIL: UM ASSASSINATO A CADA 28 HORAS DE PESSOAS LGBT. 315 CASOS NO ANO (Dados do GGB Grupo Gay da Bahia) Só em 2015, o Disque 100 recebeu quase 2 mil denúncias de agressões contra pessoas LGBT. Desde o início de 2016, 132 homossexuais já foram assassinados no Brasil. (Edição do dia 19/06/2016 do Site G1)

3 Dos 343 assassinatos de pessoas LGBT em 2016: 173 eram gays (50%), 144 (42%) trans (travestis e transexuais), 10 lésbicas (3%), 4 bissexuais (1%), além de 12 heterossexuais que eram amantes de transexuais, chamados "T-lovers". Primeiro trimestre de 2017 aproximadamente 70 pessoas LGBT foram assassinadas no Brasil

4

5 Vítima: Luís Alberto Betônio, de 23 anos, estudante de jornalismo. Câmera flagra momento em que jovens são agredidos com lâmpada fluorescente na Avenida Paulista, em São Paulo. Eles diziam, segundo as vítimas, "suas bichas", "vocês são namorados!"

6 bre-casos-de-agressoes-homofobicasno-brasil.

7 Vítima: A travesti Melissa Freitas, conhecida como Mel, eleita a 2ª Princesa Gay do Carnaval de 2013, foi vítima de espancamento e jogada de uma passarela sobre a linha do trem após sair da quadra da escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel na cidade do Rio de Janeiro.

8

9 Vítima: Bruno Cesar Xavier, esquartejado em Diadema/SP. Homossexual é assassinado, esquartejado é cimentado. Dentro do apartamento, pedaços de um corpo foram encontrados em baldes e tambores. Agressor é advogado e namorado da vítima.

10

11 Vítima- Caio Tomaz da Rocha Eles me pegavam e batiam minha cabeça no chão, porque eles queriam que eu ficasse desacordado e não deixaram eu pedir socorro. Eles falavam o tempo todo para mim que gay tinha que morrer, que ali não era lugar para gay, era lugar para cabra macho ( Zona norte de SP)

12

13 Vítima J.C.G., 42 anos, foi agredido e teve a orelha decepada após abraçar o filho, R.G., 18 anos, em feira agropecuária, em São João da Boa Vista, a 216 km de São Paulo. Confundidos com um casal homossexual, o pai e o filho, foram atacados por seis rapazes.

14

15 Vítima: Travesti é espancada e morta no Centro de Duque de Caxias. A TRAVESTI identificada como WILSON RODRIGUES ALEXANDRE, foi espancada e morta, na madrugada de sábado (08/10/2016), nas proximidades do centro de Duque de Caxias/RJ

16

17 Vítima: Adolescente trans, de 17 anos A polícia confirmou que a jovem foi morta com 17 tiros e o corpo ficou preso ao veículo e foi arrastado por cerca de uma quadra.

18

19 Mulheres lésbicas ou identificadas desta forma foram vítimas de estupro corretivo, ou estupro para puni-las, com a intenção de mudar sua orientação sexual.

20 Uma onda de casos de estupro e assassinatos cometidos por homens contra mulheres homossexuais, aparentemente com o objetivo de 'corrigir' suas orientações sexuais, está assustando a África do Sul. Segundo estimativas, pelo menos 31 mulheres já morreram no país vítimas desse tipo de crime (site G1)

21

22 Estudante foi vítima de um estupro corretivo dentro do campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Polícia Federal prendeu Emerson Eduardo Rodrigues, de Curitiba, e Marcelo Valle Silveira Mello, de Brasília, autores da página Silvio Koerich, que incitava o ódio contra homossexuais e ensinava o estupro corretivo em Adolescente de 14 anos Agressor próprio PAI "Ela disse que a intenção do pai era fazê-la virar mulher. Seria uma espécie de estupro corretivo, para ela deixar de ser lésbica e aprender a gostar de homem", (Tocantis 21/01/2016 Site G1)

23 350 Total:

24 Total: 312 Gays Travestis Lésbicas Bissexuais Gays Travestis Lésbicas Bissexuais

25 140 Total: Nordeste Sudeste Sul C.Oeste Norte 0 Nordeste Sudeste Sul C.Oeste Norte

26 Total: 312 Até 18 anos 19 a 40 anos 41 a 60 anos 61 a 85 anos

27 Total: 326 Gays Travestis Lésbicas Bissexuais Gays Travestis Lésbicas Bissexuais

28 140 Total: Nordeste Sudeste Sul C.Oeste Norte

29 Total: 326 Até 18 anos 19 a 40 anos 41 a 60 anos 61 a 85 anos

30 http 60% Total: % 40% 30% 20% Gays Travestis Lésbicas Bissexuais 10% 0% Gays Travestis Lésbicas Bissexuais

31 120 Total: Nordeste Sudeste Sul C.Oeste Norte 0 Nordeste Sudeste Sul C.Oeste Norte

32 Relações entre pessoas do mesmo sexo são consideradas crime em 73 países, segundo dados da Associação Internacional ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association). É a chamada Homofobia de Estado. O número representa 37% do total de estados membros da ONU (Organização das Nações Unidas).

33

34

35

36 Aproximadamente, 13 países estabelecem a pena de morte para atos sexuais consentidos entre pessoas adultas do mesmo sexo. Em quatro deles Sudão, Arábia Saudita, Irã e Iêmen, a pena é efetivamente aplicada pela Justiça no país todo. Em dois Nigéria e Somália, é aplicada em algumas províncias..

37 Porque a sociedade brasileira precisa ser conscientizada de que não há um direito de discriminar alguém por sua orientação sexual ou identidade de gênero. DADOS ESTATÍSTICOS COMPROVAM!!!!

38 Brasil não tem Lei que pune a violência em razão da orientação sexual e identidade de gênero. Projeto de Lei 122/2006 que criminalizava a homotransfobia foi arquivado no final do ano de PL 7582/ Define os crimes de ódio e intolerância e cria mecanismos para coibi-los, nos termos do inciso III do art. 1 o e caput do art. 5o da Constituição Federal. (Desde 11/09/2015 Aguardando parecer do relator da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.)

39 LEI ESTADUAL DE COMBATE A DISCRIMINAÇÃO POR ORIENTAÇÃO SEXUAL/IDENTIDADE DE GÊNERO. Artigo 1º - Será punida, nos termos desta lei, toda manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra cidadão homossexual, bissexual ou transgênero. Obs- Convênio Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania e OAB/SP

40 Ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica; proibir o ingresso ou permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, aberto ao público; praticar atendimento selecionado que não esteja devidamente determinado em lei; preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou similares; preterir, sobretaxar ou impedir a locação, compra, aquisição, arrendamento ou empréstimo de bens móveis ou imóveis de qualquer finalidade; praticar o empregador, ou seu preposto, atos de demissão direta ou indireta, em função da orientação sexual do empregado; inibir ou proibir a admissão ou o acesso profissional em qualquer estabelecimento público ou privado em função da orientação sexual do profissional; proibir a livre expressão e manifestação de afetividade, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos.

41 As penalidades I - advertência; II - multa de 1000 (um mil) UFESPs III - multa de 3000 (três mil) UFESPs IV - suspensão da licença estadual para funcionamento por 30 (trinta) dias; V - cassação da licença estadual para funcionamento. Servidor Público que cometeu o ato - punido na forma do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado - Lei n , de 28 de outubro de Os valores das multas poderão ser elevados em até 10 (dez) vezes quando for verificado que, em razão do porte do estabelecimento, resultarão inócuas.

42 SJDC (Secretária de Justiça e Defesa da do Estado de SP) Cidadania do Governo DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos e Intolerância CADS (Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual do Município de São Paulo) DEFESORIA PÚBLICA ONGS DISQUE 100 OAB (Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP)

43

44 Evasão escolar entre travestis e transexuais é muito alto, quase 90%. Cerca de 20% dos alunos gays acabam abandonando as salas de aula devido a discriminação.

45 Evasão Escolar Evadem Permanecem

46 Evasão Escolar Permanecem Evadem

47

Rua Bom Jesus do Amparo, 02 Cohab V CEP Carapicuíba SP

Rua Bom Jesus do Amparo, 02 Cohab V CEP Carapicuíba SP Rua Bom Jesus do Amparo, 02 Cohab V CEP 06329-250 Carapicuíba SP E-mail: decar@educacao.sp.gov.br http://decarapicuiba.educacao.sp.gov.br/ Afonso Porto Interlocutor de Diversidade Sexual e de Gênero Sup.

Leia mais

T MA: A : NO N R O MAT A I T Z I A Z Ç A Õ Ç E Õ S E S AD A MIN I I N S I T S R T AT A I T V I A V S A S SO S B O R B E NO N M O E

T MA: A : NO N R O MAT A I T Z I A Z Ç A Õ Ç E Õ S E S AD A MIN I I N S I T S R T AT A I T V I A V S A S SO S B O R B E NO N M O E Pós- Graduação em Diversidade Sexual e de Gên nero TEMA: NORMATIZAÇÕES ADMINISTRATIVAS SOBRE NOME SOCIAL ; LEI 10.948/01. O PAPEL DO PODER EXECUTIVO FRENTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO LGBT Profa.

Leia mais

LEGISLAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS LGBT

LEGISLAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS LGBT LEGISLAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS LGBT Total de 820 leis e normas sobre cidadania LGBT (segundo aplicativo TODXS App. São Paulo é o estado que mais possui leis (93) Minas Gerais - (83). Bahia - (57),

Leia mais

Porto Alegre Rio Grande do Sul

Porto Alegre Rio Grande do Sul Porto Alegre Rio Grande do Sul Art. 150 da Lei Orgânica do Município - Os estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços entidades educacionais, creches, hospitais, associações civis,

Leia mais

Homofobia: preconceito, violência e crimes de ódio

Homofobia: preconceito, violência e crimes de ódio Homofobia: preconceito, violência e crimes de ódio Por Carolina Cunha Da Novelo Comunicação 05/08/2016 16h24 m n H J Imprimir F Comunicar erro Sérgio Castro/Estadão Conteúdo A modelo transexual Viviany

Leia mais

Adriana Galvão Moura Abílio Advogada, Mestre e Doutoranda em Direito PUC/SP, Conselheira Estadual da OAB/SP, Presidente da Comissão da Diversidade

Adriana Galvão Moura Abílio Advogada, Mestre e Doutoranda em Direito PUC/SP, Conselheira Estadual da OAB/SP, Presidente da Comissão da Diversidade Direitos dos Pacientes LGBT Aspectos práticos e jurídicos do atendimento da comunidade LGBT Adriana Galvão Moura Abílio Advogada, Mestre e Doutoranda em Direito PUC/SP, Conselheira Estadual da OAB/SP,

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL. Profa. Adriana Galvão

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL. Profa. Adriana Galvão DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO DIREITO PENAL Profa. Adriana Galvão Aspectos Introdutórios As relações homoafetivas e a sociedade Interesses políticos, sociais e culturais: - Pederastia Institucionalizada

Leia mais

ENEM 2017: CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA PARA O ENEM

ENEM 2017: CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA PARA O ENEM CONSTRUINDO UMA REDAÇÃO NOTA 1.000 PARA O ENEM O Me Salva! é um novo jeito de você aprender. A gente criou uma nova experiência de ensino que une conteúdo, relacionamento e tecnologia para ajudar você

Leia mais

Mortes de LGBT+ do Brasil (janeiro a 15 maio de 2019) GGB Grupo Gay da Bahia.

Mortes de LGBT+ do Brasil (janeiro a 15 maio de 2019) GGB Grupo Gay da Bahia. Mortes de LGBT+ do Brasil (janeiro a 15 maio de 2019) GGB Grupo Gay da Bahia https://homofobiamata.wordpress.com Relatório parcial por ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia Foi o GRUPO GAY DA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Desenvolvimento Social

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Desenvolvimento Social Dia Internacional de Combate à LGBTfobia Data: 17/05/2017 (Quarta-feira) Horário: 18h Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Auditório Franco Montoro, Andar Monumental Endereço: Avenida

Leia mais

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL DIVERSIDADE IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL PME por uma educação que respeite a diversidade O Plano Municipal de Educação foi construído por meio de discussões e conferência abertas a toda a comunidade

Leia mais

O CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições legais e;

O CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições legais e; RESOLUÇÃO Nº.../2016 EMENTA: Regulamenta a política de utilização do nome social para pessoas que se autodenominam travestis, transexuais, transgêneros e intersexual no âmbito do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Profa. Adriana Galvão

Profa. Adriana Galvão Profa. Adriana Galvão Distinção entre Discriminação/Preconceito Discriminação Preconceito posto em ação Preconceito Noção pré-concebida em que as pessoas classificam alguém ou algo antes de conhecer Discriminação

Leia mais

HOMOFOBIA, VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE: O QUE SE VIVE NO BRASIL?

HOMOFOBIA, VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE: O QUE SE VIVE NO BRASIL? HOMOFOBIA, VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE: O QUE SE VIVE NO BRASIL? Sande Maria Gurgel D Ávila (1) Universidade Federal do Ceará, sandedavila@yahoo.com.br RESUMO: A homofobia, a violência e a criminalidade

Leia mais

Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade na escola?

Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade na escola? ANEXOS ANEXO 01 Glossário que compõe o Guia para Educadores : CENTRO PARANAENSE DE CIDADANIA - CEPAC. REIS, Toni (org.) Guia para educadores(as): Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA NO BRASIL

CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA NO BRASIL CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA NO BRASIL Mariléia das Graças PATRÍCIO 1 Resumo: Este trabalho visa entender o que é a proposta da criminalização da homofobia, através de pesquisas, entrevistas e notícias

Leia mais

Assassinatos de LGBT no Brasil

Assassinatos de LGBT no Brasil Assassinatos de LGBT no Brasil GGB Grupo Gay da Bahia Em Homenagem a Itaberli Lozano O adolescente Itaberli Lozano foi assassinado pela própria mãe, Tatiana Lozano Pereira, numa emboscada porque era homossexual

Leia mais

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Moisés Lopes Prof. do PPGAS/UFMT e Pós-doc. PPGAS/UFSC sepolm@gmail.com Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS/UFMT www.naplus.com.br )

Leia mais

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG. I

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG.   I Apêndice K Diretrizes e moções relativas à população LGBT, aprovadas na 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em novembro de 2007, em Brasília. I - DIRETRIZES EIXO I - Desafios para a Efetivação

Leia mais

InfoReggae - Edição 12 Denúncias de violência contra a comunidade LGBT no estado do Rio de Janeiro 20 de setembro de 2013

InfoReggae - Edição 12 Denúncias de violência contra a comunidade LGBT no estado do Rio de Janeiro 20 de setembro de 2013 O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA Os Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homo-Lesbo-Transfobia são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO ANEXO ÚNICO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO ANEXO ÚNICO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO ANEXO ÚNICO RESOLUÇÃO Nº 39/2015 Ementa: Regulamenta a política de utilização do nome social

Leia mais

TESE LGBT PARA O XI CONGRESSO DE ESTUDANTES DA USP

TESE LGBT PARA O XI CONGRESSO DE ESTUDANTES DA USP TESE LGBT PARA O XI CONGRESSO DE ESTUDANTES DA USP A autoorganização das LGBT da USP é uma necessidade urgente que não pode ser adiada! Para transversalizar de fato a pauta LGBT e formular políticas que

Leia mais

ASSEMBLEIAS REGIONAIS

ASSEMBLEIAS REGIONAIS ASSEMBLEIAS REGIONAIS Histórico e demandas das Assembleias realizadas nas regiões administrativas do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores da Política LGBT, no primeiro semestre de 2014 ASSEMBLEIA REGIONAL

Leia mais

No entanto, ainda não havia nenhum documento que garantisse os direitos LGBT especificamente. Em 1994, então, a ONU se pronunciou sobre o tema,

No entanto, ainda não havia nenhum documento que garantisse os direitos LGBT especificamente. Em 1994, então, a ONU se pronunciou sobre o tema, A Influência das Organizações Não Governamentais na Política Brasileira de Direitos Humanos LGBT+ Tatiana de Souza Sampaio 1 Considera-se o Stonewall Uprising (1969) o marco inicial da luta pelos direitos

Leia mais

Sumário. Valores... Conceitos... Comportamento... Direitos... Serviços e Contatos... Créditos...

Sumário. Valores... Conceitos... Comportamento... Direitos... Serviços e Contatos... Créditos... Guia da Diversidade Guia da Diversidade Este guia apresenta termos usuais, legislação e direitos referentes a pessoas LGBT. Ler o guia contribuirá para a boa convivência com os colegas e para o adequado

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora FÁTIMA CLEIDE

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora FÁTIMA CLEIDE PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 122, de 2006 (PL nº 5.003, de 2001, na Casa de origem), que altera a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, o Decreto-Lei

Leia mais

elaborada pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social da Seds, no ano de 2015.

elaborada pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social da Seds, no ano de 2015. CONTRIBUIÇÕES AO PREENCHIMENTO DOS NOVOS CAMPOS DO REGISTRO DE EVENTOS DE DEFESA SOCIAL (REDS) REFERENTES A IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E CAUSA PRESUMIDA Proposta elaborada pelo grupo de trabalho

Leia mais

O DIREITO AO USO DO NOME SOCIAL

O DIREITO AO USO DO NOME SOCIAL O DIREITO AO USO DO NOME SOCIAL O RECONHECIMENTO DA DIGNIDADE INERENTE A TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA HUMANA E DE SEUS DIREITOS IGUAIS E INALIENÁVEIS É O FUNDAMENTO DA LIBERDADE, JUSTIÇA E DA PAZ NO MUNDO.

Leia mais

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994)

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) Calendário Temático Janeiro 02.01 Dia do Sanitarista 04.01 Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) 09.01 Sanção da Lei n 10.639/2003 que obriga a inclusão da história e da cultura africana

Leia mais

Políticas públicas para população LGBT: proposição de uma ação de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Políticas públicas para população LGBT: proposição de uma ação de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Políticas públicas para população LGBT: proposição de uma ação de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos (UFC) -

Leia mais

Estado do Pará Assembléia Legislativa Gabinete da Deputada Sandra Batista HOMOSSEXUAIS: RESPEITO AGORA É LEI

Estado do Pará Assembléia Legislativa Gabinete da Deputada Sandra Batista HOMOSSEXUAIS: RESPEITO AGORA É LEI Estado do Pará Assembléia Legislativa Gabinete da Deputada Sandra Batista HOMOSSEXUAIS: RESPEITO AGORA É LEI Os homossexuais do Pará já podem dizer que estão amparados pela constituição estadual em caso

Leia mais

Salomão Cunha Lima, Executivo de Relações Governamentais Floriano Pesaro, Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

Salomão Cunha Lima, Executivo de Relações Governamentais Floriano Pesaro, Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo Evento: 2º Aniversário do Grupo de Diversidade LGBT no Ambiente Corporativo- GAMES (Government Affairs, Media, Entrepreneurs & Supporters) Qual é a nossa diversidade? Precisamos repensar a representatividade

Leia mais

Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania?

Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania? Mural da CIDADANIA Sabia que a universidade também é espaço de cidadania? O que é cidadania? CIDADANIA é um conceito amplo. Refere-se a um conjunto de direitos relacionados às dimensões mais básicas da

Leia mais

A DiversityInc publica anualmente a lista das 50 melhores empresas no que tange suas práticas de diversidade e inclusão.

A DiversityInc publica anualmente a lista das 50 melhores empresas no que tange suas práticas de diversidade e inclusão. #diversidade Uma forma mais ampla de abordar a questão da diversidade é a partir da compreensão de que mulheres, negros, indígenas, LGBTS e diversos outros grupos podem trazer conhecimentos e visões diferentes,

Leia mais

PARTE DO TEXTO NATUREZA DA CONTRIBUIÇÃO CONTRIBUIÇÃO TRECHO QUE SE REFERE A CONTRIBUIÇÃO. Documento

PARTE DO TEXTO NATUREZA DA CONTRIBUIÇÃO CONTRIBUIÇÃO TRECHO QUE SE REFERE A CONTRIBUIÇÃO. Documento PARECER COLETIVO - Minuta do Programa PRO-DIVERSIDADE - Programa Institucional de Caráter Permanente de Enfrentamento ao Racismo, ao Sexismo, a Xenofobia, ao Capacitismo, a LGTFOBIA, a Intolerânica Religiosa

Leia mais

POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB Nordeste do brasil 800.000 habitantes PONTO MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS QUEM SOU E MEU ATIVISMO SOCIAL SERVIÇOS COORDENADORIA LGBT E

Leia mais

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A CURSO EFA NS TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A Módulo: CP_4 Processos Identitários Tema: Identidade Sexual Grupo 4: Carla, Carmen, Sílvia Data: 2009/04/01 1 Introdução Homofobia Transfobia Identidades Sexuais

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.388, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2010. Dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho Nacional

Leia mais

Seus direitos na Hungria

Seus direitos na Hungria Seus direitos na Hungria Uma breve introdução à legislação sobre lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans Descriminalização e idade de consentimento A prática de atos sexuais entre homens com consentimento

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental. Órgãos específicos LGBT

Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental. Órgãos específicos LGBT Apêndice A - Tabulação dos questionários respondidos por gestoras (16 vinculadas a e 36 vinculadas a da Administração ). Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental

Leia mais

Falta de legislação torna pessoas trans mais vulneráveis - Correi...

Falta de legislação torna pessoas trans mais vulneráveis - Correi... Falta de legislação torna pessoas trans mais vulneráveis 1 of 6 01/08/2017, 18:10 O direito a ter direitos Gabriela Vinhal As pessoas transgêneras no Brasil se ressentem da falta de uma legislação que

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

Apêndice G - Questionário aplicado a representantes de secretarias municipais/estaduais ou de ministérios setoriais

Apêndice G - Questionário aplicado a representantes de secretarias municipais/estaduais ou de ministérios setoriais Apêndice G - Questionário aplicado a representantes de secretarias municipais/estaduais ou de ministérios setoriais BLOCO PERFIL DA/O ENTREVISTADA/O 01. O/a sr/sra é: 1. Mulher 2. Homem 3. Travesti 99.

Leia mais

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

Publicado in Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia OAB-SP, vol. 2, n. 5 (outono de 2011). São Paulo: OAB/SP, 2011.

Publicado in Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia OAB-SP, vol. 2, n. 5 (outono de 2011). São Paulo: OAB/SP, 2011. Publicado in Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia OAB-SP, vol. 2, n. 5 (outono de 2011). São Paulo: OAB/SP, 2011. Em Defesa da Criminalização da Homofobia: garantindo o direito específico

Leia mais

Estagiária se recusa a alisar cabelo e é hostilizada no trabalho

Estagiária se recusa a alisar cabelo e é hostilizada no trabalho "Boa aparência" Estagiária se recusa a alisar cabelo e é hostilizada no trabalho Baixar (5 10 / 1.18 Mb) - A estagiária Ester Elisa da Silva Cesário acusa seus superiores de perseguição e racismo. Conforme

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE

EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE EXECUTIVA NACIONAL PARTIDO VERDE DIRIGENTES PV MULHER NACIONAIS Shirley Torres de Araújo Secretária Nacional de Mulheres & ESTADUAIS Mariana Perin Secretária Nacional de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Estadual de Administração Penitenciária RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Estabelece diretrizes e normativas para o tratamento da população LGBT no

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO TRANS

VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO TRANS VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO TRANS Frequentemente nos discursos de senso comum, as categorias transexuais e travestis são confundidas. Isto se dá não só na acepção do termo, mas também na identificação dos

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO COORDENADORA: DANIELA BARROS COLABORADORES/COLABORADORAS:

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Concretização dos direitos individuais, coletivos e difusos nas políticas públicas requer mecanismos legais e arranjos institucionais A Lei

Leia mais

Considerando a situação de vulnerabilidade vivenciada pela população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT;

Considerando a situação de vulnerabilidade vivenciada pela população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT; TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM, NOS TERMOS DO DECRETO N.º 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009, ATUALIZADO PELO DECRETO N.º 7.177, DE 12 DE MAIO DE 2010, A SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

Leia mais

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários Florianópolis, março de 2011 Parabéns, seja bem-vind@ à UFSC! Sua aprovação foi fruto de muito esforço e com

Leia mais

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli

Tema: Preconceito na sociedade contemporânea. Temas de redação / Atualidades Prof. Rodolfo Gracioli Tema: Preconceito na sociedade contemporânea Temas de redação / Atualidades Texto I A sociedade atual não tem tolerância com as causas diferentes do comum Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado

Leia mais

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO SEXO não tem nada a ver com Orientação sexual identidade de gênero papéis de gênero QUESTÃO 1) Entenda identidade de gênero e orientação sexual A identidade de

Leia mais

Eloísa Naír De Andrade Argerich 2. Projeto de Monografia de Conclusão de Curso de Direito da Unijui 2

Eloísa Naír De Andrade Argerich 2. Projeto de Monografia de Conclusão de Curso de Direito da Unijui 2 A (IN) APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA SOB A ÓTICA JURÍDICA E SOCIAL REFERENTE A EXCLUSÃO PELA ORIENTAÇÃO SEXUAL1 1 A (IN) APPLICABILITY OF THE MARIA DA PENHA LAW UNDER THE LEGAL AND SOCIAL OPTICAL

Leia mais

E AGORA O QUE FAREMOS COM A HOMOFOBIA? AÇÕES ESTATAIS NO PROCESSO DE COMBATE À VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA CONTRA A POPULAÇÃO LGBT

E AGORA O QUE FAREMOS COM A HOMOFOBIA? AÇÕES ESTATAIS NO PROCESSO DE COMBATE À VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA CONTRA A POPULAÇÃO LGBT Simpósio Temático nº 4: Direitos Humanos, Gênero e Segurança Pública E AGORA O QUE FAREMOS COM A HOMOFOBIA? AÇÕES ESTATAIS NO PROCESSO DE COMBATE À VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA CONTRA A POPULAÇÃO LGBT Moisés Santos

Leia mais

Jairo Luis Brod QUANDO O LEGISLATIVO NÃO LEGISLA...: O caso do Projeto de lei nº 1.151/1995, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo

Jairo Luis Brod QUANDO O LEGISLATIVO NÃO LEGISLA...: O caso do Projeto de lei nº 1.151/1995, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo Jairo Luis Brod QUANDO O LEGISLATIVO NÃO LEGISLA...: O caso do Projeto de lei nº 1.151/1995, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES 15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENLAÇANDO SEXUALIDADES 15 a 17 de Maio de 2013 Universidade do Estado da Bahia Campus I Salvador - BA A HOMOFOBIA NO ESTADO DA PARAÍBA: ASPECTOS SÓCIOCULTURAIS DAS VÍTIMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA Ricardo Rodrigues Mororó 1 Gleidson Marques da Silva 2 Resumo: O presente

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL/AUTOPROVOCADA. Gladis Helena da Silva

NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL/AUTOPROVOCADA. Gladis Helena da Silva NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL/AUTOPROVOCADA Gladis Helena da Silva Definição de caso Caso suspeito ou confirmado de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, autoprovocada, tráfico de pessoas,

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE COMBATE A HOMOFOBIA AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DAS SECRETARIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DA SDH

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE COMBATE A HOMOFOBIA AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DAS SECRETARIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DA SDH TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE COMBATE A HOMOFOBIA ESTADOS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DAS SECRETARIAS DE SEGURANÇA PÚBLICA AÇÕES DE RESPONSABILIDADE DA SDH AC Não respondeu - instalou Centro de referencia

Leia mais

PROJETO DE LEI N2 J. A Câmara Municipal de Belo Horizonte decreta: CAPÍTULO 1 Disposições Gerais

PROJETO DE LEI N2 J. A Câmara Municipal de Belo Horizonte decreta: CAPÍTULO 1 Disposições Gerais CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PROJETO DE LEI N2 J 25Ô//-I Dispõe sobre a ação do Município no combate às práticas discriminatórias por orientação sexual e dá outras providências. 2 A Câmara Municipal

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: HOMOFOBIA, PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS E AÇÕES EDUCATIVAS

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: HOMOFOBIA, PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS E AÇÕES EDUCATIVAS DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: HOMOFOBIA, PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS E AÇÕES EDUCATIVAS Vinícius Pascoal Eufrazio; Samantha Suene de Abreu Leite; Viviane Siarlini Lucena; Karlla Christine Araújo Souza. Universidade

Leia mais

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹

A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL¹ A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL 1 Raíssa Schadeck 2, Anna Paula Bagetti Zeifert 3. 1 Projeto de Monografia realizado no Curso de Direito de Unijuí 2 Aluna do curso de Direito

Leia mais

IV. Legislação. Legislação Federal

IV. Legislação. Legislação Federal IV. Legislação Além das leis já citadas, apresentamos abaixo algumas das principais normas e políticas públicas federais e de alguns Estados, relacionadas à igualdade de gênero e orientação sexual: Legislação

Leia mais

Travestilidade e transexualidade: o reconhecimento jurídico das identidades sociais

Travestilidade e transexualidade: o reconhecimento jurídico das identidades sociais 126 Travestilidade e transexualidade: o reconhecimento jurídico das identidades sociais (Travesti and transsexuality : the legal recognition of social identities) Adriana Galvão Moura Abílio Centro Universitário

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 8 anos

Lei Maria da Penha completa 8 anos 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 6/08/2014 DISCURSO 15 Lei Maria da Penha completa 8 anos Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da Tv Câmara São Paulo. Boa tarde. anos. Amanhã

Leia mais

Proporcionar aos participantes uma visão da relação entre Gênero e Educação na perspectiva dos Direitos Humanos; Compreender e situar o tema da

Proporcionar aos participantes uma visão da relação entre Gênero e Educação na perspectiva dos Direitos Humanos; Compreender e situar o tema da Vanessa Pipinis Proporcionar aos participantes uma visão da relação entre Gênero e Educação na perspectiva dos Direitos Humanos; Compreender e situar o tema da violência no campo dos Estudos de Gênero;

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA MINORIAS SEXUAIS: PERFIL DOS AGRAVOS NO INTERIOR DO CEARÁ

VIOLÊNCIA CONTRA MINORIAS SEXUAIS: PERFIL DOS AGRAVOS NO INTERIOR DO CEARÁ VIOLÊNCIA CONTRA MINORIAS SEXUAIS: PERFIL DOS AGRAVOS NO INTERIOR DO CEARÁ Grayce Alencar Albuquerque (1); Sáskya Jorgeanne Barros Bezerra (2) (1) Universidade Regional do Cariri, e-mail: geycyenf.ga@gmail.com

Leia mais

PROJETO DE LEI No, DE 2009

PROJETO DE LEI No, DE 2009 PROJETO DE LEI No, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Altera a Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006 e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º. Fica acrescido ao artigo 12º da lei 11.340

Leia mais

LEI CONTRA CRIMES RESULTANTES DE PRECONCEITO

LEI CONTRA CRIMES RESULTANTES DE PRECONCEITO LEI CONTRA CRIMES RESULTANTES DE PRECONCEITO LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso

Leia mais

Os números da violência contra mulheres no Brasil Pesquisa do Datafolha divulgada hoje mostra que uma em cada três mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil no último ano São Paulo Uma em cada

Leia mais

Apresentação do livro «Amor de Várias Cores»

Apresentação do livro «Amor de Várias Cores» Apresentação do livro «Amor de Várias Cores» 1 Amor de Várias Cores Livro com guia de exploração Público-alvo: 10-14 anos Ficha técnica Autoria: Cristiana Pereira de Carvalho e Criziany Machado Felix Prefácio:

Leia mais

Campanha16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Campanha16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher Campanha16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher O SINDICATO ESTÁ NA SUA CONQUISTA ; ) No Brasil, a campanha dos 16 Dias de Ativismo começa no dia 25 de novembro e termina em 10 de dezembro,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 1 REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 2018 (Instituído pela Portaria nº 05/2018) 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Da definição e finalidades... 3 CAPÍTULO II - Dos objetivos

Leia mais

AR Subcomissão de Igualdade Audiência da Associação ILGA Portugal sobre os projetos que a Associação tem desenvolvido, designadamente no âmbito do IV

AR Subcomissão de Igualdade Audiência da Associação ILGA Portugal sobre os projetos que a Associação tem desenvolvido, designadamente no âmbito do IV AR Subcomissão de Igualdade Audiência da Associação ILGA Portugal sobre os projetos que a Associação tem desenvolvido, designadamente no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade - Género, Cidadania

Leia mais

Reza 1. Gabriel Francisco de MOURA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP

Reza 1. Gabriel Francisco de MOURA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP Reza 1 Gabriel Francisco de MOURA 2 Renata ALCALDE 3 Universidade Santa Cecília, Santos, SP RESUMO Diante de inúmeros casos de abusos infantis no Brasil, a pedofilia é sem dúvida um assunto delicado e

Leia mais

Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT

Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT Com a palavra, as mulheres do movimento LGBT A sigla LGBT reúne segmentos da sociedade oprimidos por sua orientação sexual, como é o caso das lésbicas, gays e bissexuais, e também pela sua identidade de

Leia mais

ÍNDICE 1 A manifestação pública da luta LGBT 2 Concepções, objetivos e políticas publicas 3 Propostas para políticas públicas municipais

ÍNDICE 1 A manifestação pública da luta LGBT 2 Concepções, objetivos e políticas publicas 3 Propostas para políticas públicas municipais LGBT NOS PROGRAMAS DE GOVERNO MUNICIPAIS DO PT ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2008 11 ÍNDICE 1 A manifestação pública da luta LGBT 4 2 Concepções, objetivos e políticas publicas 5 3 Propostas para políticas públicas

Leia mais

Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar Jovens LGBTI+ 2016/2017. ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 1

Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar Jovens LGBTI+ 2016/2017. ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 1 Estudo Nacional sobre o Ambiente Escolar Jovens LGBTI+ 2016/2017 ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 1 Uma parceria com: 2 ENAE Jovens LGBTI+ 2016/2017 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, Portugal assistiu ao reconhecimento

Leia mais

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS

Sumário. PARTE I PARTE GERAL Capítulo I NOÇÕES GERAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS. Capítulo II RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL DO ESTADO E DIREITOS HUMANOS Sumário 1. Conceito 2. Terminologia 3. Amplitude 4. Fundamento e conteúdo 5. Características 6. Gramática dos direitos humanos 1. Conceito de responsabilidade internacional 2. Finalidades da responsabilidade

Leia mais

Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade

Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade Cellos repudia juiz que concedeu liminar parcial para tratar homossexualidade NOTA DE REPÚDIO À 14ª VARA DA JUSTIÇA FEDERAL PELA CONCESSÃO DE LIMINAR PARCIAL PARA TRATAMENTO DA HOMOSSEXUALIDADEBreve Fundamentação

Leia mais

TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TIPOS DE VIOLÊNCIA, PERFIL DA VÍTIMA, SUA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E NA REGIÃO SUDESTE NOS ÚLTIMOS ANOS.

TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TIPOS DE VIOLÊNCIA, PERFIL DA VÍTIMA, SUA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E NA REGIÃO SUDESTE NOS ÚLTIMOS ANOS. TÍTULO: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: TIPOS DE VIOLÊNCIA, PERFIL DA VÍTIMA, SUA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E NA REGIÃO SUDESTE NOS ÚLTIMOS ANOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Comunicação comunitária. Cidadania. Direitos Sociais. Discriminação.

PALAVRAS-CHAVE Comunicação comunitária. Cidadania. Direitos Sociais. Discriminação. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 AREA TEMÁTICA ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim

Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim Projeto de Lei nº 54/2017 Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, no âmbito do Município de São Paulo, de avisos com o número do Disque Denúncia da Violência Contra

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS PROJETO DE LEI N o 5.002, DE 2013 Dispõe sobre o direito à identidade de gênero e altera o art. 58 da Lei nº 6.015 de 31 de dezembro de 1973. Autores: Deputados

Leia mais

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS E CNCD/LGBT Nº 01/2018 Estabelece parâmetros para a qualificação do atendimento socioassistencial da população LGBT no Sistema Único da Assistência Social SUAS. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

Prefeitura Municipal de São João del-rei

Prefeitura Municipal de São João del-rei Mensagem n 045/2013 Do: Gabinete do Prefeito Ao: Exmº Sr. Vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto Presidente da Câmara Municipal de São João del-rei Senhor Presidente, Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete do Vereador Floriano Pesaro

Câmara Municipal de São Paulo Gabinete do Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 390/2009 Estabelece objetivos e diretrizes para a instituição do Serviço de Denúncia de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente - DISCA, no âmbito do Município de São Paulo,

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA: DISCUSSÕES ACERCA DO PROJETO DE LEI DA CÂMARA 122/2006

CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA: DISCUSSÕES ACERCA DO PROJETO DE LEI DA CÂMARA 122/2006 CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA: DISCUSSÕES ACERCA DO PROJETO DE LEI DA CÂMARA 122/2006 Autor: João Daniel Vilas Boas Taques, UEPG E-mail: jd_taques@hotmail.com Co-autor: Fernanda Dezontine Piotrowski, UEPG,

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO NÃO HETERONORMATIVA NO RIO DE JANEIRO: A ESCOLA E A EQUANIMIDADE

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO NÃO HETERONORMATIVA NO RIO DE JANEIRO: A ESCOLA E A EQUANIMIDADE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO NÃO HETERONORMATIVA NO RIO DE JANEIRO: A ESCOLA E A EQUANIMIDADE Aluna: Nathália da Silva Vieira nathaliasvieira@outlook.com Orientador: Dr.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE 2015. Institui a Semana Estadual de Conscientização e Divulgação do Disque Direitos Humanos Disque 100, a ser realizada anualmente no período de 15 a 21 de maio. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL TORTURA (Lei 9455/97) Tortura Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com

Leia mais

Atento. Responsabilidade Social Corporativa Programa de Diversidade

Atento. Responsabilidade Social Corporativa Programa de Diversidade Atento Responsabilidade Social Corporativa Programa de Diversidade Margarete Yanikian Gerente de Responsabilidade Social, Ouvidoria e Comunicação Interna 6/28/2019 1 Quem Somos? Atento Brasil é uma unidade

Leia mais