Ensino Médio ( ) Disciplina TESTES -2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensino Médio ( ) Disciplina TESTES -2"

Transcrição

1 - Aluno (a) Nº. Série Turma Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( ) Disciplina Trimestre Data / / Professor PEDRO MARQUES, TESTES -2 Questão 01) I. É onde se origina a mtc (massa tropical continental), quente e seca, atuando basicamente em sua área de origem. II. Funciona como bacia de captação de inúmeros cursos fluviais com nascentes na vertente oriental dos Andes e na vertente ocidental do Planalto Brasileiro. III. Foi palco de uma guerra, entre 1932 e 1935, por disputa de territórios, em função da descoberta de petróleo, no sopé da Cordilheira dos Andes, envolvendo empresas do setor petrolífero. No continente sul-americano, as características I, II e III acima referem-se a) ao Planalto Uruguaio Sul- Riograndense. b) ao Chaco Sul-americano. c) às Planícies e Tabuleiros Litorâneos. d) à Planície dos Pampas. e) ao Planalto da Patagônia. A Guerra do Chaco originou-se pela disputa territorial da região do Chaco Boreal, tendo como uma das causas a descoberta de petróleo no sopé dos Andes.

2 Anteriormente, a Bolívia já havia perdido o seu litoral e acesso ao Oceano Pacífico durante um conflito com o Chile, entre 1879 e 1881, conhecido comoguerra do Pacífico Questão 02) O clima e o tempo têm sido motivos de preocupação para os cientistas nas últimas décadas, pois transformações neles ocorridas podem afetar sensivelmente os hábitos dos seres humanos. Entender a sua dinâmica é importante para diferenciar os processos naturais daqueles que fazem parte da ação antrópica. Sobre a dinâmica e diversificação natural do clima e do tempo, é correto afirmar que: a) a temperatura diminui nas baixas latitudes, em função da irradiação de calor da superfície terrestre. b) as massas de ar são correntes de ar frias e úmidas, que se originam nos oceanos, provocando chuvas nos continentes e continentalidade. c) o aquecimento por irradiação de calor da superfície terrestre e o ar rarefeito provocam a diminuição da temperatura conforme a altitude. d) a latitude provoca o aumento da temperatura em função do distanciamento do nível do mar. e) as massas de ar são pressões atmosféricas quentes e úmidas, que se originam nos oceanos, provocando chuvas nos continentes. Questão 03) Considere duas hipóteses sobre a origem do homem americano, que teria ocorrido há mais de anos. Hipóteses: I. Migrações oriundas da Ásia, passando pelo estreito de Bering. II. Migrações oriundas da Polinésia, via Oceano Pacífico. Quanto a fatos geográficos que as sustentam, é correto afirmar que a hipótese

3 a) I apóia-se em uma grande elevação do nível do mar, fato que também teria aumentado a navegabilidade nessa região. b) I explica-se pela ocorrência de glaciações que, diminuindo o nível do mar, teriam unido o Alasca à Sibéria, por terra. c) II associa-se à ocorrência de inúmeras glaciações que teriam melhorado a navegabilidade, justificando a vinda pelas ilhas do Pacífico. d) II relaciona-se à existência de diversas ilhas no Pacífico, que teriam se ligado muitas vezes por terra, durante as glaciações. e) II refere-se à ocorrência de correntes marinhas equatoriais e de glaciações, que teriam facilitado a navegação no Pacífico. Questão 04) Em áreas montanhosas, alguns padrões locais de ventos podem se desenvolver em função do aquecimento diferenciado entre a superfície próxima ao solo e a atmosfera a certa distância. As figuras 1 e 2 representam brisas de vale e de montanha, respectivamente.

4 Baseando-se nas figuras, pode-se afirmar que as brisas ( Adaptado) a) de vale ocorrem quando se forma uma área de alta pressão sobre as vertentes das montanhas, decorrente da perda mais rápida de calor da terra. b) de vale e de montanha são causadas pelo deslocamento de massas de ar, devido à circulação atmosférica global. c) de montanha intensificam-se durante o verão, quando a incidência dos raios solares é mais intensa. d) de vale e de montanha são aproveitadas pelos agricultores para amenizar a influência das geadas sobre as plantações. e) de vale ocorrem durante o dia, pois as montanhas tornam-se uma fonte de calor, e as brisas de montanha ocorrem durante a noite, devido ao intenso resfriamento das encostas. Questão 05) O Katrina atingiu categoria 5 antes de chegar a New Orleans em 29 de agosto de As tempestades causadas pelo furacão foram tão intensas que romperam diques e inundaram grande parte da cidade. Mais de pessoas morreram. Os gastos causados pela devastação foram estimados em US$ 80 bilhões, tornando o Katrina o desastre natural mais caro da história dos EUA Sobre esse fenômeno natural, é incorreto afirmar: a) Os gastos decorrentes do impacto de um furacão envolvem a recuperação das fontes de água potável, do grande número de habitações destruídas e a redução dos prejuízos nas zonas de cultivo. b) O aumento da capacidade de destruição dos furacões no Atlântico e no Pacífico pode estar ligado aos oceanos mais quentes, com repercussões nos regimes de vento, chuva e circulação de correntes oceânicas. c) O impacto destrutivo dos furacões sobre as atividades humanas é diretamente proporcional ao nível de concentração populacional em regiões localizadas na orla marítima. d) Os furacões poderão ser controlados reduzindo-se e limitando-se a emissão de dióxido de carbono e de outros gases responsáveis pelo efeito estufa. Questão 06) ÁFRICA

5 No mapa, as regiões de clima Equatorial, Tropical Seco (semiárido), Tropical (semi-úmido), Desértico e Mediterrâneo são, respectivamente, a) V, IV, III, I e II. b) IV, V, III, I e II. c) II, III, IV, V e I. d) V, III, IV, I, e II. e) IV, III, II, I e V. DESERTO EQUATORIAL Questão 7) Um fenômeno atmosférico muito comum e típico de climas tropicais é a forte queda da umidade relativa do ar durante o inverno, como ocorreu no último mês de julho, quando algumas regiões do Sudeste registraram umidade relativa do ar abaixo de 30%. Leia atentamente os três enunciados abaixo e assinale a alternativa correta relativamente aos possíveis efeitos desse fenômeno. I) Ocasiona maior amplitude térmica diária. II) Provoca o aumento na velocidade dos ventos. III) Aumenta a incidência da radiação solar na baixa atmosfera. a) Estão corretas as afirmações I e II. b) Estão corretas as afirmações I e III. c) Estão corretas as afirmações II e III. d) Estão corretas as afirmações I, II e III. e) Apenas a afirmação II está correta. Questão 8)

6 A variação da temperatura em decorrência da latitude deve-se principalmente à esfericidade da Terra. A incidência de raios solares sobre o planeta diminui a partir do Equador em direção aos pólos. Assim, pode-se afirmar que: I. Quanto maior for a altitude, menor será a temperatura média. II. As temperaturas sobem com o aumento da latitude. III. Quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar, ocorrendo menor irradiação, menor retenção de calor e, por consequência, menores temperaturas. Quais estão corretas? a) Apenas a I. b) Apenas a I e II. c) Apenas a I e III. d) Apenas a II e III. e) A I, II e III. Questão 9) Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar: a) Os ventos monçônicos resultam das bruscas variações diurnas de temperatura. b) Durante a atuação do fenômeno La Niña, o Sul do Brasil costuma ser afetado por índices pluviométricos superiores à média climática, que provocam enchentes e inundações, enquanto o Nordeste permanece seco. c) O movimento rotacional é o principal fator das mudanças climáticas ao longo do ano em todas as regiões da Terra. d) Apesar da variabilidade dos fatores climáticos, se for conhecida a latitude de certo local, é possível determinar o seu clima. e) O hemisfério Norte apresenta mais contrastes climáticos do que o hemisfério Sul, posto que neste há uma menor concentração de terras e, conseqüentemente, uma maior influência das massas oceânicas.

7 Questão 10) O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam sobre as diferentes áreas do planeta. A respeito das massas de ar, pode-se afirmar: a) Os seus deslocamentos ocorrem de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão. b) Os valores originais de pressão, temperatura e umidade são mantidos no decorrer de seu deslocamento. c) Aumentam sua umidade, ao passarem sobre as correntes marítimas frias, e provocam chuvas intensas no continente. d) Ao se formarem próximo às altas latitudes, são quentes e, em áreas de baixas latitudes, são frias.

8 Questão 11) Considere as características dos tipos climáticos relacionados a seguir e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. I. Ocorre em latitudes elevadas, as temperaturas são baixas o ano todo, alcançando no máximo 10 ºC nos meses de verão, e as precipitações acontecem principalmente na forma de neve. II. Ocorre em médias latitudes, com definição clara das quatro estações do ano e apresenta variações térmicas e pluviométricas devido à influência da continentalidade e maritimidade. III. Ocorre em baixas latitudes, com temperaturas elevadas o ano todo, pequena amplitude térmica anual e chuvas abundantes o ano todo. a) Temperado, Mediterrâneo e Tropical. b) Polar, Temperado e Subtropical. c) Polar, Temperado e Equatorial. d) Temperado, Subtropical e Equatorial. e) Temperado, Subtropical e Tropical. Questão 12) O aquecimento global é o maior, mas não é o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Entre esses fenômenos, podemos destacar: a) O El Niño e o La Niña. b) O comportamento das chuvas e das temperaturas. c) As chuvas ácidas e as Ilhas de calor. d) Os ventos alísios e a falta de áreas verdes. e) O El Niño e as chuvas ácidas. O Alísio de hemisfério Norte sopra de Nordeste para Sudoeste, enquanto o do hemisfério Sul sopra do Sudeste para o Noroeste. Questão 13) Examine a imagem de satélite a seguir.

9 Essa situação meteorológica retratada indica que a área a) encontra-se diretamente influenciada por um anticiclone tropical, acompanhada de chuvas abundantes. b) está submetida a um forte sistema de baixas pressões. c) está sendo atravessada por uma onda de oeste, com chuvas abundantes. d) apresenta um fraco gradiente barométrico, embora possua elevado gradiente térmico. e) está submetida a um forte anticiclone extratropical, como o que atingiu, recentemente, o sul do Brasil. Questão 14) Observe a figura e as afirmações a seguir. I. Invernos rigorosos e longos e verões curtos caracterizam as condições climáticas nesse domínio morfoclimático. II. A formação vegetal é florestal, com poucas espécies e predomínio de coníferas, árvores de troncos retos com copas em forma de cones. III. O relevo é dominado por cadeias de montanhas, destacando- se as Montanhas Rochosas e o Himalaia. IV. O rigor do clima e o relevo montanhoso mantiveram essa formação florestal protegida, constituindo-se em um dos ecossistemas menos alterados do mundo. Sobre a área em destaque no mapa, está correto o que se afirma em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

10 Questão 15) O mapa a seguir apresenta uma faixa contínua escura que tem uma expressiva importância geográfica. Que denominação poderá ser dada à tal faixa?

11 a) Cinturão de Fogo do Atlântico b) Células anticiclônicas c) Zona de Convergência do Atlântico Sul d) Cinturão Euroafricano de Altas Pressões e) Zona de Convergência Intertropical. Questão 16) Identifique corretamente o que estão indicando os números no esboço de paisagem a seguir. 1. ciclo hidrológico 2. precipitações orográficas 3. vertente a barlavento 4. escarpa de dobra 5. subsidência do ar seco. Estão corretos: a) 1, 2 e 3 apenas b) 2, 3 e 5 apenas c) 1, 3 e 4 apenas d) 2, 4 e 5 apenas e) 1, 2, 3, 4 e 5

12 Questão 17) A figura a seguir está representando um importante fenômeno climático. Assinale-o. a) A formação de ciclones extratropicais. b) A gênese das chuvas frontais. c) A origem da Zona de Convergência Intertropical. d) A dispersão de uma frente fria. e) A formação de chuvas orogênicas. Questão 18) Comparando os dois cartogramas, é possível afirmar que a localização dos grandes desertos do mundo está associada de uma forma geral:

13

14 I. aos centros de alta pressão atmosférica em torno dos paralelos de 30º dos dois hemisférios. II. à presença de altas montanhas a leste dos desertos, que funcionam como barlavento aos ventos constantes, impedindo a passagem de umidade. III. a uma convergência de fatores, tais como: zona de baixa pressão, baixas latitudes, clima quente de monções, altitudes elevadas, proximidade dos oceanos, correntes marítimas quentes e ventos constantes. IV. à ação das correntes marítimas frias, que tornam o ar seco nas costas ocidentais da África, Austrália e das Américas. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões): a) IV. b) III. c) I, II e IV. d) I e II. e) II, III e IV. Questão 19) Continentalidade e maritimidade consistem na maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Esses fatores influenciam não só na umidade relativa, mas também na temperatura do ar.

15 Com relação à influência desses fatores, leia as afirmativas a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Em áreas que sofrem influência da continentalidade, há maior variação da temperatura durante o dia. ( ) Em áreas que sofrem influência da maritimidade, há menor variação de temperatura durante o dia. ( ) As correntes marítimas, próximas ao litoral, sofrem influência direta da continentalidade. ( ) No litoral, a amplitude térmica diária é maior do que no interior dos continentes. ( ) O calor específico da água é menor do que o da terra, pois a água possui baixa capacidade de retenção do calor. Assinale a alternativa que contém a seqüência correta. a) FVVFF. b) FFVFV. c) FVVFV. d) VVFVF. e) VVFFF. Questão 20) Aponte a alternativa que contém, apenas, condições climáticas que propiciam a expansão dos processos de desertificação. a) Climas temperados continentais, desérticos e periglaciares. b) Climas tropicais subúmidos, equatoriais e semi-áridos. c) Climas secos, semi-áridos e subúmidos secos. d) Climas de monções, mediterrâneos e subtropicais. Questão 21) São características dos climas mediterrâneos no mundo: a) climas quentes o ano inteiro, duas estações bem definidas, com invernos amenos e secos e verões chuvosos e quentes, e médias de pluviosidade entre 900mm e 1600mm. b) temperaturas elevadas e chuvas abundantes o ano todo, com pequena amplitude térmica anual, pois a variação do dia e da noite durante o ano é mínima. c) as quatro estações do ano são bem definidas, com chuvas abundantes distribuídas ao longo do ano com verões quentes e invernos frios e significativa amplitude térmica anual. d) extrema falta de umidade, com índices de chuva inferiores a 250mm anuais, com elevada amplitude térmica diária e sazonal. e) verões quentes e secos, e invernos amenos e chuvosos, com índices pluviométricos entre 750mm e 1100mm anuais, propício ao cultivo de frutas. Questão 22) Em dias quentes, o ar próximo à superfície fica leve e sobe para as camadas superiores da atmosfera, carregando umidade. Ao atingir altitudes superiores, a temperatura diminui e o vapor se condensa em gotículas tão pequenas que permanecem em suspensão. O ar fica mais pesado e desce frio e seco em direção à superfície, iniciando novamente o ciclo. Ao fim da tarde, a nuvem resultante estará enorme, podendo atingir 13km de altitude e provocando chuvas torrenciais. Após a chuva, o céu fica claro novamente. A descrição acima é da chuva? a) frontal b) convectiva c) nival d) orográfica e) mista

16 Questão 23) Em termos mundiais, considera-se a existência de 4 grandes grupos climáticos. Com base nessa informação, numere a 2ª coluna (Tipo climático) de acordo com a 1ª (Grupo climático) e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. Grupo climático 1. Climas quentes e úmidos 2. Climas quentes e secos 3. Climas temperados 4. Climas frios Tipo climático (3) Mediterrâneo e subtropical (1) Equatorial, tropical e monções (4) De montanha e polar (2) Desértico e semi-árido a) b) c) d) Questão 24) Analise os climogramas das figuras A e B. (J. O. Ayoade, 2003.)

17 Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta dos dois tipos climáticos representados. a) Clima tropical e clima temperado oceânico ou marítimo. b) Clima tropical e clima temperado continental. c) Clima subtropical e clima temperado oceânico ou marítimo. d) Clima subtropical e clima temperado continental. e) Clima semi-úmido mediterrâneo e clima temperado oceânico ou marítimo. Tropical Temperado oceânico

18 Questão 25) Entre os fatores que influenciam as condições climáticas de uma região, destaca-se a latitude, a altitude, a maritimidade (distância do mar), as correntes oceânicas e a dinâmica das massas de ar, além da topografia e da vegetação. Sobre a função destes fatores climáticos, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) conforme as proposições sejam respectivamente verdadeiras ou falsas: (F) A temperatura se eleva com o aumento da latitude, uma vez que a radiação solar é mais intensa no sentido dos pólos. (F) A temperatura diminui em regiões de maiores altitudes. Isso ocorre porque o calor do ar é mais intenso nas cristas montanhosas. (V) A proximidade do mar interfere nos climas, pois os ventos marítimos suavizam os excessos de temperatura. (V) Consideradas como fator de interferência nos climas, as correntes oceânicas influenciam nas condições atmosféricas das áreas litorâneas. (F) Os espaços mais distantes do mar tendem a apresentar uma reduzida amplitude térmica (diferença entre a menor e a maior temperatura). a) FVFVF. b) VFVFV. c) VVFVF. d) FFVFV. e) FFVVF. Questão 26) O climograma acima, de uma região africana, relaciona-se corretamente com

19 Questão 27) A insolação se distribui de forma desigual na superfície da Terra, conferindo faixas climáticas diferenciadas ao planeta. Sobre essas condições naturais, que interferem no desenvolvimento de atividades econômicas, pode-se afirmar: a) Nas médias latitudes, prevalecem as baixas temperaturas, impedindo o turismo nas áreas montanhosas. b) Nas médias latitudes, a preponderância das elevadas temperaturas beneficia a prática agrícola comercial. c) Nas baixas latitudes, predominam as médias térmicas elevadas, favorecendo o turismo de praia. d) Nas baixas latitudes, a predominância do frio excessivo inviabiliza a agricultura de subsistência. Questão 28) Sobre as faixas climáticas da terra, assinale a alternativa INCORRETA. a) As faixas de climas de médias latitudes são dominadas por massas frias (polares) e quentes (equatoriais e tropicais) que se alteram ao longo do ano, criando frentes polares. b) As faixas de climas de baixas latitudes, as massas de ar dominantes, são frias (polares e tropicais), uma vez que, na região, os raios solares incidem paralelamente na superfície terrestre. c) As faixas de climas de altas latitudes apresentam incidência dos raios solares de forma muito inclinada, o que provoca temperaturas médias e precipitações modestas. d) O clima das altas montanhas apresenta temperaturas baixas, sendo a umidade influenciada por massas de ar úmidas que se elevam ao se defrontarem com o relevo. Questão 29) Sobre o fenômeno conhecido como ilha de calor, que pode ser verificado nos grandes centros urbanos, assinale a alternativa correta. a) É resultado da grande concentração de CFC (clorofluorcarbonos) na atmosfera, emitido pela atividade industrial, tendo como conseqüência o aumento da irradiação solar que chega até a superfície terrestre. b) Entre os fatores que influenciam a formação desse fenômeno, tem-se a impermeabilização e a compactação do solo nas extensas áreas urbanas tomadas pelo concreto, asfalto e edifícios. c) Nesse fenômeno, tem-se a tendência de encontrar as temperaturas mais altas nas periferias das cidades e o inverso na área central.

20 d) A formação desse fenômeno coincide com a constatação de baixos índices de concentração de partículas no ar e dióxido de enxofre na atmosfera onde se localiza o centro urbano. e) Trata-se de um fenômeno restrito aos grandes centros urbanos dos países localizados na zona intertropical, onde as temperaturas médias são mais elevadas do que no restante do planeta. Questão 30) O bioma da fotografia abaixo é característico de uma importante área do Nordeste brasileiro que possui condições climáticas e edáficas particulares no interior do País. Esse bioma, no que concerne às condições climáticas, surge dominantemente nos ambientes que apresentam, segundo a classificação de Köppen, o clima:

21 a) As b) Cfa c) Am d) Aw e) BSh Questão 31) Observe atentamente o desenho a seguir. a) Monções de verão. b) Brisas hemisféricas. c) Zona de Convergência Intertropical. d) Zona de Convergência do Atlântico Sul. e) Monções de inverno. O gráfico mostra, esquematicamente, a formação de um importante sistema atmosférico. Assinale-o. Questão 32) Leia a notícia a seguir, divulgada em importante jornal brasileiro. Organizações não-governamentais lançaram um apelo por doações de comida e remédios para o sul da Ásia, onde, pelo menos, 250 pessoas morreram nos últimos 11 dias, devido às chuvas torrenciais que atingem países, como Índia, Nepal e Bangladesh, no período que vai de junho a setembro. Cerca de 10 milhões de pessoas estão desabrigadas e, ao todo, 35 milhões foram afetados pelo que seria uma das piores enchentes da Região. (Folha de São Paulo, 05/08/2007) Assinale o fenômeno climático responsável pelo fato descrito nessa notícia. a) Alísios do sul. b) Brisas do Oceano Índico. c) El Niño. d) Monções de verão. e) La Niña.

22 Questão 33) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa a) aumento da longitude. b) diminuição da latitude. c) aumento da densidade do ar. d) diminuição da pressão atmosférica. e) diminuição dos valores de insolação. Questão 34) As ilhas de calor, repercussões locais do aquecimento global, têm sido foco de inúmeras investigações no mundo inteiro, tendo em vista que as cidades são mais quentes que seus arredores, com maiores amplitudes após o pôr do-sol e no inverno com isotermas ao redor dos centros. Entre as suas conseqüências estão: o surgimento de uma circulação peculiar, maior demanda de material particulado e alterações na umidade, nebulosidade e precipitações. Com base no texto é CORRETO afirmar que não são implicações advindas do aquecimento global: a) Menor demanda de calefação em áreas mais frias e maior necessidade de refrigeração em centros urbanos tropicais. b) Ocorrência de violentos terremotos e ativação de vulcões adormecidos.

23 c) Proliferação de espécies vegetais e animais mais adaptadas a esse ambiente e alteração no período de florescimento de várias espécies vegetais. d) Ocorrência de chuvas ácidas a partir de reações químicas de alguns poluentes e aumento de doenças respiratórias. Questão 35) O que, em sua totalidade, o desenho esquemático a seguir está representando? a) A formação das rochas sedimentares organógenas b) O ciclo hidrológico c) A formação de frentes frias d) O ciclo do carbono e) O ciclo das rochas ígneas. Questão 36) Observe a seqüência de dados meteorológicos coletadas durante cinco dias. Dias Temperatura Umidaderelativadoar Pressão atmosférica Insolação 12/10 25ºC 85% 1015 alta 13/10 25ºC 95% 1013 média 14/10 28ºC 98% 1000 baixa 15/10 24ºC 99% 1005 média 16/10 21ºC 95% 1010 média/ alta 17/10 15ºC 90% 1020 Considerando as informações constantes no quadro acima, o dia mais provável para a ocorrência de precipitação pluvial, é a) 12 de outubro. b) 13 de outubro. c) 14 de outubro. d) 15 de outubro. e) 17 de outubro. alta Questão 37 Considere os climogramas para responder à questão.

24 (D. Magnoli, R. Araújo. Geografia. 2004) Em I e II estão representados, respectivamente, os climas a) equatorial e tropical. b) mediterrâneo e desértico. c) subtropical e temperado. d) de montanha e semi-árido. e) tropical de monções e frio. Questão 38) Observe a figura. Sobre clima de monções, assinale a alternativa INCORRETA. a) No norte da China e do Japão, durante o inverno, ocorre queda brusca da temperatura. b) No verão, ocorre seca no sudeste asiático provocada pelos ventos alísios. c) No verão, os ventos partem do oceano e carregam umidade até o continente. d) No inverno, os centros de alta pressão deslocam-se para o Índico.

25 Questão 39) A pressão atmosférica é fundamental para entender o clima de uma região. Ela corresponde à pressão que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sobre a alteração da pressão atmosférica, é CORRETO afirmar que a) as áreas de baixa temperatura provocam o resfriamento do ar e, conseqüentemente, há diminuição da pressão atmosférica. b) a região próxima à linha imaginária do Equador é de alta pressão atmosférica, devido à grande intensidade de raios solares. c) a longitude interfere na pressão atmosférica, pois, quanto menor a longitude, maior será a densidade dos gases. d) as regiões localizadas em baixa altitude apresentam maior volume de gases sobre a superfície terrestre e maior pressão atmosférica. Questão 40) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo? a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico. b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar. c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo. d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude. e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico. Questão 41) Considerando as condições climáticas em Lima, no Peru, um empresário que se proponha vender seus produtos apenas para o consumo na capital provavelmente não investiria em indústria de a) massas e biscoitos. b) cerâmica. c) cadeados e fechaduras. d) guarda-chuvas e sombrinhas. e) portas e janelas. Questão 42)

26 No mapa do Continente Africano, os climas Equatorial, Tropical Seco (Semi-árido), Tropical Úmido, Desértico e Mediterrâneo, correspondem, respectivamente, a a) V, IV, III, II e I. b) IV, V, III, II e I. c) IV, III, V, II e I. d) V, III, IV, I e II. e) IV, III, II, I e V. Questão 43) Com referência às condições de tempo e clima, pode se afirmar que o quociente entre a quantidade de vapor d água realmente contida no ar e a quantidade que ele poderá suportar para atingir o ponto de saturação, denomina-se: a) Evaporação. b) Umidade relativa. c) Umidade absoluta. d) Orvalho. Questão 44) Observe a figura a seguir, que identifica a circulação, sob condições normais, da célula de Walker sobre a bacia do Oceano Pacífico tropical, onde se observa uma célula ascendente de ar sobre a Austrália, que apresenta águas quentes e baixa pressão. Por outro lado, na porção leste, próximo ao Peru e ao Equador, verifica-se a presença de águas frias, devido à ressurgência e à alta pressão. FERREIRA, G. A.; MELLO, N. G. Principais sistemas atmosféricos atuantes sobre a região

27 Nordeste do Brasil e a influência dos oceanos Pacífico e Atlântico no clima da região. Revista Brasileira de Climatologia. Presidente Prudente, v. 1, n. 1, p. 17, No início do ano de 2007, um fenômeno climático natural, conhecido como El Niño, modificou o funcionamento normal da célula de Walker, trazendo repercussões para o território brasileiro. Constitui característica do fenômeno El Niño: a) A redução da ressurgência, que aumenta a evaporação das águas dos litorais peruano e equatoriano. b) A intensificação da ressurgência nos litorais peruano e equatoriano, reduzindo as chuvas nesses litorais. c) O deslocamento do centro de alta pressão em direção ao litoral peruano, o que amplia as chuvas. d) A redução das chuvas no Oceano Pacífico Oeste, provocada por centros de baixa pressão. Questão 45) Observe a figura Revista Galileu. Junho de p

28 Entre as prováveis conseqüências do aquecimento global, estão a elevação do nível do mar, o aumento de freqüência e intensidade de tufões, ciclones e furacões e o maior número de incêndios florestais. Com base nos seus conhecimentos acerca dos fenômenos climáticos atuais, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações. ( ) O aquecimento médio da atmosfera é ainda mais intenso em anos de ocorrência do La Liña. ( ) Embora seja um fenômeno natural, a inversão térmica é agravada nas grandes cidades, que absorvem e perdem rapidamente grande quantidade de calor. ( ) O efeito estufa consiste na retenção, na atmosfera, do calor irradiado pela superfície terrestre. Esse fenômeno é acelerado pelo aumento da concentração de gases como dióxido de carbono, CFC e Metano. ( ) Pela primeira vez na história do planeta, o aquecimento da atmosfera poderá resultar em um aumento do nível dos oceanos, com alagamento de muitas cidades litorâneas. ( ) A dinâmica das massas de ar poderá ser afetada pelo aumento da temperatura na Terra. A seqüência correta é a) VVVFF b) VVFFV c) FVVFV d) VFFVV e) FFVVF ALBEDO

Clima e Formação Vegetal. O clima e seus fatores interferentes

Clima e Formação Vegetal. O clima e seus fatores interferentes Clima e Formação Vegetal O clima e seus fatores interferentes O aquecimento desigual da Terra A Circulação atmosférica global (transferência de calor, por ventos, entre as diferentes zonas térmicas do

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA Profª Margarida Barros Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA O CLIMA Sucessão habitual de TEMPOS Ação momentânea da troposfera em um determinado lugar e período. ELEMENTOS

Leia mais

OS CLIMAS DO BRASIL Clima é o conjunto de variações do tempo de um determinado local da superfície terrestre.

OS CLIMAS DO BRASIL Clima é o conjunto de variações do tempo de um determinado local da superfície terrestre. OS CLIMAS DO BRASIL Clima é o conjunto de variações do tempo de um determinado local da superfície terrestre. Os fenômenos meteorológicos ocorridos em um instante ou em um dia são relativos ao tempo atmosférico.

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

Elementos Climáticos CLIMA

Elementos Climáticos CLIMA CLIMA Elementos Climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL 1.0. Clima no Mundo A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. Os principais

Leia mais

Prof: Franco Augusto

Prof: Franco Augusto Prof: Franco Augusto Efeito de latitude A forma esférica da Terra, faz os raios solares chegarem com intensidades variadas nas diversas porções do planeta. Nas áreas próximas à linha do Equador, com baixas

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

Exercícios - Fatores Exógenos

Exercícios - Fatores Exógenos Exercícios - Fatores Exógenos 1. A figura abaixo retrata a barreira que o relevo representa para os ventos e as massas de ar. Com base nesta figura são feitas as seguintes afirmativas: ( F ) As letras

Leia mais

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo O Clima do Brasil É a sucessão habitual de estados do tempo A atuação dos principais fatores climáticos no Brasil 1. Altitude Quanto maior altitude, mais frio será. Não esqueça, somente a altitude, isolada,

Leia mais

Atmosfera e o Clima. Clique Professor. Ensino Médio

Atmosfera e o Clima. Clique Professor. Ensino Médio Atmosfera e o Clima A primeira camada da atmosfera a partir do solo é a troposfera varia entre 10 e 20 km. É nessa camada que ocorrem os fenômenos climáticos. Aquecimento da atmosfera O albedo terrestre

Leia mais

Geografia - Clima e formações vegetais

Geografia - Clima e formações vegetais Geografia - Clima e formações vegetais O MEIO NATURAL Clima e formações vegetais 1. Estado do tempo e clima O que é a atmosfera? A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e permite a manutenção

Leia mais

Os principais tipos climáticos mundiais

Os principais tipos climáticos mundiais Os principais tipos climáticos mundiais Os principais tipos climáticos mundiais 1 massas de ar -Definição - Origens - Tipos - Frentes (fria e quente) 2 Climas -O que define os climas? - Tipos de climas

Leia mais

Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais

Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Início Zonas climáticas No planeta Terra existem cinco grandes zonas climáticas:

Leia mais

Os diferentes climas do mundo

Os diferentes climas do mundo Os diferentes climas do mundo Climas do Mundo Mapa dos climas do mundo Climas quentes Equatoriais Tropical húmido Tropical seco Desértico quente Climas temperados Temperado Mediterrâneo Temperado Marítimo

Leia mais

GEOGRAFIA. Professora Bianca

GEOGRAFIA. Professora Bianca GEOGRAFIA Professora Bianca TERRA E LUA MOVIMENTO DA LUA MOVIMENTOS DA TERRA TEMPO E CLIMA Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Clima é o conjunto

Leia mais

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8 Climas e Formações Vegetais no Mundo Capítulo 8 Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de clima, relevo, e solo do local onde se situam.de todos estes, o clima é o que mais se destaca.

Leia mais

Massas de ar do Brasil Centros de ação Sistemas meteorológicos atuantes na América do Sul Breve explicação

Massas de ar do Brasil Centros de ação Sistemas meteorológicos atuantes na América do Sul Breve explicação Massas de ar do Brasil Centros de ação Sistemas meteorológicos atuantes na América do Sul Breve explicação Glauber Lopes Mariano Departamento de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas E-mail: glauber.mariano@ufpel.edu.br

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

01- O que é tempo atmosférico? R.: 02- O que é clima? R.:

01- O que é tempo atmosférico? R.: 02- O que é clima? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= TEMPO ATMOSFÉRICO

Leia mais

Fenômenos e mudanças climáticos

Fenômenos e mudanças climáticos Fenômenos e mudanças climáticos A maioria dos fenômenos climáticos acontecem na TROPOSFERA. Camada inferior da atmosfera que vai do nível do mar até cerca de 10 a 15 quilômetros de altitude. Nuvens, poluição,

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR

CLIMAS DO BRASIL MASSAS DE AR CLIMAS DO BRASIL São determinados pelo movimento das massas de ar que atuam no nosso território. É do encontro dessas massas de ar que vai se formando toda a climatologia brasileira. Por possuir 92% do

Leia mais

Composição da atmosfera; Nitrogênio (78%); Oxigênio (21%); Outros Gases (1%)

Composição da atmosfera; Nitrogênio (78%); Oxigênio (21%); Outros Gases (1%) O CLIMA MUNDIAL E BRASILEIRO A Atmosfera Composição da atmosfera; Nitrogênio (78%); Oxigênio (21%); Outros Gases (1%) As camadas da atmosfera: Troposfera; Estratosfera; Mesosfera; Ionosfera; Exosfera.

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas

O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas UC História e Geografia de Portugal II Geografia de Portugal 3. O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas IPS-ESE ME12C André Silva O Clima Português: Elementos

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

Os Grandes Biomas Terrestres. PROF Thiago Rocha

Os Grandes Biomas Terrestres. PROF Thiago Rocha Os Grandes Biomas Terrestres PROF Thiago Rocha Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Florestas tropicais A área de ocorrência

Leia mais

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima

A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima - Conceitos e definições (iniciais) importantes: - Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra (78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% outros). A camada gasosa

Leia mais

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan

Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan Geografia do Brasil - Profº Márcio Castelan 1. (Uerj 2007) As figuras a seguir apresentam os mapas com a atuação das massas de ar no inverno e no verão brasileiros e o climograma da cidade de Cuiabá. De

Leia mais

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade Fatores Climáticos: vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade correntes marítimas disposição do relevo. CORRENTES MARÍTIMAS Radiação Solar TIPOS DE CHUVAS 1- Massa de Ar Equatorial Amazônica:

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos Prof. Claudimar Fontinele Latitude É a medida em graus de localização em relação à linha do Equador de um ponto dado

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO A DINÂMICA ATMOSFÉRICA CAPÍTULO 1 GEOGRAFIA 9º ANO Vanessa Andrade A atmosfera é essencial para a vida, porque além de conter o oxigênio que respiramos, ela mantém a Terra quente,

Leia mais

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL O regime térmico de Portugal acompanha a variação da radiação solar global ao longo do ano. Ao longo do ano, os valores da temperatura média mensal

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo 2014 2015. Planificação anual. 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo 2014 2015. Planificação anual. 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 04 05 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST CIÊNCIAS HUMANAS Título do Podcast Área Segmento Duração Massas de Ar no Brasil Ciências Humanas Ensino Fundamental; Ensino Médio 5min33seg Habilidades: H.7 (Ensino Fundamental)

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002).

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002). 1 PROGNÓSTICO CLIMÁTICO (Fevereiro, Março e Abril de 2002). O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base nas informações de análise e prognósticos

Leia mais

CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL

CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL Essa aula vai permitir que você conheça elementos e fatores do clima, as relações entre eles, os tipos de climas do Brasil e as características dos domínios morfoclimáticos

Leia mais

Universidade de Aveiro Departamento de Física. Dinâmica do Clima. Precipitação

Universidade de Aveiro Departamento de Física. Dinâmica do Clima. Precipitação Universidade de Aveiro Departamento de Física Dinâmica do Clima Precipitação Objectivos Analisar a evolução do Clima, no nosso caso a taxa de precipitação, desde Dezembro de 1994 até Dezembro de 2006.

Leia mais

Data: / / Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos.

Data: / / Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas no mapa pelos números arábicos. -* Nome: nº Ano: 1º Recuperação de Geografia / 2º Bimestre Professor: Arnaldo de Melo Data: / / 1-(UDESC) Observe o mapa abaixo.. Analise as proposições sobre as massas de ar que atuam no Brasil, representadas

Leia mais

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade

vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade Fatores Climáticos: vegetação massas líquidas latitude altitude maritimidade correntes marítimas disposição do relevo. CORRENTES MARÍTIMAS Radiação Solar TIPOS DE CHUVAS 1- Massa de Ar Equatorial Amazônica:

Leia mais

Tarefa online 8º ANO

Tarefa online 8º ANO Tarefa online 8º ANO 1) Estabelecendo-se correlações entre a exploração florestal no Globo e as Zonas Climáticas, pode-se inferir que: 2) O Domínio morfoclimático das pradarias é uma área marcada: a) pelo

Leia mais

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA UFRGS 2012 São fatores limitantes dos biomas: Umidade: ausência ou excesso; Solo: tipo de nutrientes e tempo de intemperismo; Temperatura: Amplitude Térmica; Luz solar:

Leia mais

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil.

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. 1 1.2 Conteúdo: A Dinâmica Climática no Brasil. 2 1.2 Habilidade: Localizar os diferentes tipos de climas existentes no território brasileiro. 3 Jorge Ben

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS)

RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS) RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS) 1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTADO DO TEMPO E CLIMA? Estado do tempo É o conjunto de condições atmosféricas que se verificam num determinado lugar, num curto período

Leia mais

GEOGRAFIA - RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA - RECUPERAÇÃO 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO JULHO GEOGRAFIA - RECUPERAÇÃO 1. Associe os tipos de chuva às suas respectivas características. ( ) Resulta do deslocamento horizontal do ar que,

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

As grandes paisagens naturais

As grandes paisagens naturais As grandes paisagens naturais Prof. Jutorides Regiões Polares Dividem-se em Ártica e Antártica; Ártica: Norte da Europa, Rússia, Canadá e Groenlândia; Clima: mínima -35oC e máxima 10oC; Vegetação: Tundra

Leia mais

A importância do continente europeu reside no fato de este ter

A importância do continente europeu reside no fato de este ter Conhecido como velho mundo, o continente europeu limitase a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais

Leia mais

DATA: 17/11/2015. 2. (ENEM) Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

DATA: 17/11/2015. 2. (ENEM) Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: EXERCÍCIOS REVISÃO QUÍMICA AMBIENTAL (EFEITO ESTUFA, DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO E CHUVA ÁCIDA) e EQUILÍBRIO QUÍMICO DATA: 17/11/2015 PROF. ANA 1. Na década de 70, alguns cientistas descobriram quais

Leia mais

INFORMATIVO CLIMÁTICO

INFORMATIVO CLIMÁTICO GOVERNO DO MARANHÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO GEOAMBIENTAL LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA INFORMATIVO CLIMÁTICO MARANHÃO O estabelecimento do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENOS) e os poucos

Leia mais

A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos

A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos A atmosfera terrestre, a precipitação e respectivos factores geográficos 1. Estrutura da atmosfera 1. Estrutura da atmosfera 2. Composição química Dióxido de carbono D i ó x i d o Árgon Outros gases Oxigénio

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS

CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS CAPÍTULO 4 DESASTRES NATURAIS Quando vimos na TV o acontecimento do Tsunami, em 2004, pensamos: O mundo está acabando! Mas por que esses desastres naturais estão, cada vez mais, assolando nosso planeta?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6ª Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 28 / 09 / 2015 Aluno(a): Nº:

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

Classificações climáticas

Classificações climáticas Classificações climáticas Glauber Lopes Mariano Departamento de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas E-mail: glauber.mariano@ufpel.edu.br glaubermariano@gmail.com O clima do Brasil pode ser classificado

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro.

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A Primavera começa este ano às 22h04min (hora de Brasília), no dia 22 de setembro e termina às 17h20min (horário de

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) Um transatlântico, navegando pelo Oceano Índico, cruza o Trópico de Capricórnio e segue do Sul para o Norte. Observando

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º. Pré Universitário Uni-Anhanguera 01 - (UNIVAG MT) (www.movimentodasartes.com.

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º. Pré Universitário Uni-Anhanguera 01 - (UNIVAG MT) (www.movimentodasartes.com. Lista de Exercícios-02-Bimestre II Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º Disciplina: Geografia Data da prova: 01 - (UNIVAG MT) (www.movimentodasartes.com.br)

Leia mais

REVISÃO PARA AV1 Unidade 1 Cap. 1

REVISÃO PARA AV1 Unidade 1 Cap. 1 REVISÃO PARA AV1 Unidade 1 Cap. 1 Continente Americano Prof. Ivanei Rodrigues Teoria sobre a formação dos continentes Transformação da crosta terrestre desde a Pangeia até os dias atuais. A Teoria da

Leia mais

Interacção Oceano-Atmosfera. O transporte de calor pelos oceanos. Os oceanos como reguladores do clima.

Interacção Oceano-Atmosfera. O transporte de calor pelos oceanos. Os oceanos como reguladores do clima. Interacção Oceano-Atmosfera. O transporte de calor pelos oceanos. Os oceanos como reguladores do clima. Vimos como o oceano, através da influência que exerce no conteúdo de humidade da atmosfera afecta

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem?

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? A diversidade de vida no planeta Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? Domínios naturais terrestres São extensas áreas geográficas com

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Massas de Ar e Frentes

Massas de Ar e Frentes Massas de Ar e Frentes Propriedades das Massas de Ar Massas de Ar adquirem as propriedades da superfície subjacente As massas de ar são classificadas de acordo com seu local de origem Características

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 8 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1- (1,0) A mundialização da produção industrial é caracterizada

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia Capítulo 5 A Geografia da União Europeia A Europa é um Continente? América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania

Leia mais

Professores: Clodoaldo e Jaime

Professores: Clodoaldo e Jaime Professores: Clodoaldo e Jaime A atmosfera é uma camada gasosa que envolve a Terra composta por vários gases. Ela é dividida em camadas de acordo com a altitude e as propriedades físicas, e composição

Leia mais

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS 1 RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES ( ) I Unidade ( ) II Unidade ( x ) III Unidade FÍSICA E GEOGRAFIA Curso: Ensino Fundamental Ano: 1.º Turma: ABCDEFG Data: / / 11 009 Física Profs. 1. Resolução I

Leia mais

Observe o mapa múndi e responda.

Observe o mapa múndi e responda. EXERCÍCIOS DE REVISÃO COM RESPOSTAS PARA O EXAME FINAL GEOGRAFIA 5ª SÉRIE 1) Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( V ) No globo terrestre, no planisfério e em outros mapas são traçadas linhas que

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 CIÊNCIAS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação Ciências NOME: TURMA: escola: PROfessOR:

Leia mais

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas As definições de clima e tempo frequentemente são confundidas. Como esses dois termos influenciam diretamente nossas vidas, é preciso entender precisamente o que cada um significa e como se diferenciam

Leia mais

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS Tema 1: A América no mundo 1. Um continente diversificado A América possui grande extensão latitudinal e, por isso, nela encontramos diversas paisagens. 2. Fatores

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Coordenação Geral de Agrometeorologia 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2003 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A primavera começa neste ano às 07:47h do dia 23 de setembro e vai até 05:04h (horário de Verão) de Brasília, do dia

Leia mais

Clima e Vegetação. Clima e Vegetação. Prof. Tiago Fuoco

Clima e Vegetação. Clima e Vegetação. Prof. Tiago Fuoco Clima e Vegetação O Continente Americano possui a maior extensão Norte-Sul entre todos os continentes do globo e está localizado em todas as zonas climáticas da Terra. Os climas presentas na América são:

Leia mais

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR?

QUAL É A CIDADE MAIS DISTANTE DO MAR? SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 03 / 2 / 203 UNIDADE III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais BRASIL NO MUNDO: Linha do Equador: 93% Hemisfério Sul 7% Hemisfério Norte Trópico de Capricórnio: 92% zona Tropical 8% Zona temperada do Sul Nossas fronteiras-problema : ( FARC ) Colômbia: Narcotráfico

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 30 O CLIMA NO BRASIL

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 30 O CLIMA NO BRASIL GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 30 O CLIMA NO BRASIL Como pode cair no enem (PUC Adaptado) ºC 30 20 10 0 mm 500 350 250 150 1811 mm anuais 50 0 Baseado no climograma e nas afirmativas a seguir, responda a

Leia mais

Massa de ar é um grande volume de ar atmosférico com características semelhantes de temperatura,pressão e umidade.suas características correspondem

Massa de ar é um grande volume de ar atmosférico com características semelhantes de temperatura,pressão e umidade.suas características correspondem Massa de ar é um grande volume de ar atmosférico com características semelhantes de temperatura,pressão e umidade.suas características correspondem às das áreas nas quais elas se formam,seja sobre oceanos,seja

Leia mais

Climas em Relação ao Mapa Mundi

Climas em Relação ao Mapa Mundi Climas em Relação ao Mapa Mundi A Terra é inclinada a o Sol e sua t ranslação compõe oval. em direção um m ovimento Quanto mais perto do equador menor a amplitude térmica O Sol incide c om maior intensidade

Leia mais

Índices Teleconectivos

Índices Teleconectivos Índices Teleconectivos NAO North Atlantic Oscillation ENSO El Niño Southern Oscillation Dinâmica do Clima Ana Picado 338 Carina Lopes 868 Introdução: Dinâmica do Clima A circulação atmosférica é bem conhecida

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS METEOROLOGIA

FUNDAMENTOS DE ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS METEOROLOGIA FUNDAMENTOS DE ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS METEOROLOGIA Prof. Fabio Reis 2004 FUNDAMENTOS BÁSICOS DA METEOROLOGIA ATMOSFERA E AQUECIMENTO DA TERRA pg.- 02 VAPOR DE ÁGUA - NUVENS pg.- 20 PRESSÃO CARTA SINÓTICA

Leia mais

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES Estudante: Turma: Data: / / QUESTÃO 1 Analise o mapa

Leia mais

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE

Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE Prova bimestral 5 o ANO 1 o BIMESTRE GEOGRAFIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Leia: O planeta Terra foi formado há mais de 4 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). 1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento,

Leia mais

10. Não raro, a temperatura no Rio de Janeiro cai bruscamente em função da chegada de "frentes" frias.

10. Não raro, a temperatura no Rio de Janeiro cai bruscamente em função da chegada de frentes frias. Nome: Nº: Turma: Geografia 1º ano Apoio Didático - Exercícios Silvia Jun/09 10. Não raro, a temperatura no Rio de Janeiro cai bruscamente em função da chegada de "frentes" frias. a) O que são "frentes"?

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas

Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas CLIMA X TEMPO Tempo: são as condições instantâneas, de momento, podem variar de um dia para o outro; Clima: é um estudo estatístico das médias de variações do tempo ao

Leia mais

CAPÍTULO 11 O FENÔMENO EL NINO

CAPÍTULO 11 O FENÔMENO EL NINO CAPÍTULO 11 O FENÔMENO EL NINO 1.0. O que é o El Nino? É o aquecimento anômalo das águas superficiais na porção leste e central do oceano Pacífico equatorial, ou seja, desde a costa da América do Sul até

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na 1 Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na composição predominante da vegetação. O padrão climático (temperatura e precipitação) representa o principal aspecto utilizado

Leia mais

A distribuição da população mundial

A distribuição da população mundial A distribuição da população mundial Trabalho que pode ser visualizado na página da Internet: www.geografiafixe.com.sapo.pt Professor: José Maia Distribuição da população Quais são as principais razões

Leia mais

Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011

Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011 Análise sinótica associada a ocorrência de chuvas anômalas no Estado de SC durante o inverno de 2011 1. Introdução O inverno de 2011 foi marcado por excessos de chuva na Região Sul do país que, por sua

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 9ºano Manhã Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Europa: industrialização e agropecuária, economia dos países europeues, Ásia: divisão regional,

Leia mais