O Active Directory armazena informações
|
|
|
- Maria Pedroso Sabrosa
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2
3
4
5 Capítulo 1: Entendendo o Active Directory 9 Como será visto mais adiante neste livro, as federações fornecem um serviço de Single Sign-On (SSO), que ajuda a minimizar o número de IDs e senhas de logon a serem memorizadas pelos usuários, bem como simplificam o acesso desses usuários a recursos situados em outros ambientes de TI. Este software agora faz parte do guardachuva do AD do Windows Server 2008 e mudou de nome para Active Directory Federation Services ou AD FS. Active Directory Certificate Services Os Certificate Services fazem parte do software do Windows Server já há algum tempo. Com este software, você poderá criar autoridades certificadoras capazes de emitir certificados de chave pública usados para fazer coisas como autenticação via smart cards ou encriptação de dados antes de serem transmitidos pela rede. Os Certificate Services também fornecem o gerenciamento necessário desses certificados de modo que eles possam ser renovados e revogados. No Windows Server 2008, os Certificate Services fazem parte do Active Directory e são conhecidos como Active Directory Certificate Services (AD CS). Active Directory Rights Management Services Gerenciar o que os usuários podem fazer com os dados sempre foi um problema para a maioria das empresas. Embora o Active Directory tenha feito um bom trabalho em controlar se um usuário pode ou não acessar um documento, ele não tinha a capacidade de controlar o que o usuário fazia com os dados depois de ter acesso a eles. Eis que surge o Active Directory Rights Management Services (AD RMS). Se o deploy do AD RMS for feito adequadamente, as empresas poderão ter o controle de documentos confidenciais, evitando, por exemplo, que eles sejam enviados por a usuários não autorizados. LEMBRETE O termo Active Directory é usado aqui no lugar de Active Directory Domain Services, pois nas versões anteriores do Windows Server, o Active Directory era o que chamamos agora de Active Directory Domain Services. Quando eu me refiro ao guarda-chuva do Active Directory apenas como Active Directory, deixo bem claro que não estou falando sobre os Active Directory Domain Services. Além disso,quando me refiro aos outros elementos do AD, como os Active Directory Federation Services, eu os chamo pelo respectivo nome ou acrônimo. O Active Directory armazena informações Antes de qualquer coisa, o Active Directory armazena informações. Essas informações são organizadas em objetos individuais na forma de dados. Cada objeto tem um determinado conjunto de atributos associado a ele. Uma lista telefônica, por exemplo, armazena informações, onde cada objeto representa uma casa ou uma empresa que contém atributos para estas informações, como nomes, endereços e números de telefone (Ver Figura 1-2).
6 10 Parte I: O Começo campos Figura 1-2 Uma lista telefônica armazena campos de informação. SOBRENOME Adams Baker Smith NOME Alison Joe Alex ENDEREÇO Travessa ABC, 123 Rua da Árvore, 234 Estrada da Floresta, 345 NÚMERO DE TELEFONE Este armazenamento de dados, bem como a capacidade de recuperar e modificar os dados armazenados fazem do Active Directory um serviço de diretório. E por que não considerar o Active Directory como um banco de dados? Eles certamente têm funcionalidades em comum, como armazenamento, recuperação e replicação de dados, mas existem também algumas diferenças importantes. Em primeiro lugar, os serviços de diretório normalmente são otimizados para leitura, porque esta representa a maior parte das operações realizadas, e seus dados geralmente não sofrem alterações. Além disso os dados estão estruturados em algum tipo de hierarquia que permite seu armazenamento e organização em diretórios. Repetindo a analogia da lista telefônica, as Páginas Amarelas organizam os objetos por tipos de empresa, facilitando as buscas. O mesmo vale para o serviço de diretório: é possível organizar seus objetos em uma hierarquia de contêineres para que seja mais fácil encontrá-los. Já o banco de dados relacional, como o Microsoft SQL Server, é projetado para otimizar tanto a leitura quanto a escrita, porque os dados são freqüentemente lidos e alterados. Alem disso, um banco de dados geralmente não impõe uma hierarquia aos dados, como acontece no serviço de diretório. Os Serviços de Domínio do Active Directory evoluíram, mas começaram sendo um serviço de diretório para o Microsoft Exchange Server, da Versão 4.0 até a 5.5. Os serviços de diretório do AD, na verdade, derivam de um serviço de diretório padrão chamado X.500, que consiste em um conjunto de recomendações para projetistas de serviços de diretório feitas para garantir que os produtos de vários fabricantes possam trabalhar juntos. Esses são os protocolos X.500: Directory Access Protocol (DAP, na sigla em inglês) Directory System Protocol (DSP, na sigla em inglês) De onde veio isso? Directory Information Shadowing Protocol (DISP, na sigla em inglês) Directory Operational Binding Management Protocol (DOP, na sigla em inglês) Porém, o Active Directory usa o Lightweight Directory Access Protocol (LDAP, na sigla em inglês) Versão 3 (definida nas RFCs 1777 e 2251) para acessar o banco de dados do diretório, em vez de usar os protocolos X.500 já existentes. Por isso, o Active Directory é compatível com o X.500, o que significa que ele pode trabalhar com outros serviços de diretório baseados no X.500, mas não obedece ao X.500, isto é, não segue estritamente todas as especificações do X.500.
7 Capítulo 1: Entendendo o Active Directory 11 LEMBRETE No Active Directory, o termo objeto pode se referir a um usuário, grupo, impressora ou a qualquer outro componente real e seus respectivos atributos. O Active Directory armazena informações e contém todos os objetos de um ambiente Windows O Active Directory tem uma estrutura (Ou hierarquia) Um serviço de diretório, como o Active Directory, permite que os objetos sejam armazenados em uma hierarquia ou estrutura. Esta estrutura, uma das áreas a serem projetadas para a implantação do Active Directory, tem dois lados: O lado lógico: É a estrutura lógica fornecida pela organização dos objetos. Estes objetos do AD podem representar usuários, computadores, grupos, ou vários outros itens existentes no ambiente de TI. Esta estrutura depende principalmente de como você quer administrar sua infra-estrutura de TI, e também da estrutura de sua empresa. O lado físico: Todos os serviços debaixo do guarda-chuva do Active Directory são fornecidos por servidores que rodam o software do AD. Estes servidores representam objetos físicos que deverão ser colocados em sua rede. Depois da instalação desses servidores, você irá definir como eles conversam entre si e como os usuários serão direcionados para eles. Esta topologia física é fundamental para que o AD funcione adequadamente. Mantendo a analogia com a lista telefônica, a menos que os itens sejam colocados em seus devidos lugares (residências, restaurantes, etc), ninguém será capaz de localizar os dados e usar a informação contida na lista telefônica. O Active Directory pode ser personalizado Como acontece com qualquer agenda eletrônica, é possível fazer buscas no Active Directory. Porém, ao contrario de uma lista telefônica, é possível personalizar o Active Directory de modo a incluir objetos adicionais e atributos dos objetos que você considere importantes. Este recurso faz com que o Active Directory seja extensível, isto é, permite adicionar coisas a ele. Entenda a Linguagem do Active Directory A experiência mostra que as novas tecnologias sempre vêm acompanhadas de novas terminologias, e o Active Directory não é exceção.
8
9
10
11
12 16 Parte I: O Começo É possível aninhar UOs, isto é, colocá-las umas dentro das outras para criar uma estrutura hierárquica. Cada domínio pode ter uma hierarquia de UOs, ou a hierarquia das UOs pode ser a mesma em todos os domínios. Contudo, não é possível estender uma UO entre domínios. As UOs sempre estão contidas apenas em um domínio. A estrutura das UOs corresponde às práticas corporativas da sua empresa. No início deste capítulo eu falei sobre adaptar a estrutura lógica ao local de trabalho dos funcionários. As UOs podem ajudar a organizar os recursos de rede para que eles sejam fáceis de localizar e de gerenciar. Muitos fatores podem influenciar a estrutura ou o modelo da sua OU. Um modelo de OU pode ser um reflexo do modelo administrativo ou da estrutura da empresa, seja através do organograma ou dos locais de trabalho. LEMBRETE Um domínio chamado Oeste, por exemplo, representa a região ocidental dos Estados Unidos. Este domínio contém UOs chamadas Califórnia, Washington e Oregon, conforme mostrado na Figura 1-6. A UO Califórnia contém duas UOs aninhadas chamadas São Francisco e São Diego. A UO Washington contém objetos organizados em UOs chamadas Tacoma e Seattle. Para facilitar a administração e manter a semelhança na estrutura, o domínio Leste segue os mesmos padrões usados no domínio Oeste. Se desejar, você poderá organizar as UOs das cidades de modo que São Francisco, São Diego, Tacoma e Seattle contenham UOs aninhadas para conter objetos do tipo usuário e impressora. Você poderá criar relações de confiança transitivas entre as florestas A e B de modo que todos os domínios da floresta A confiem em todos os domínios da floresta B e vice-versa. Usar relações de confiança transitiva entre florestas poderá facilitar muito a sua vida! Objeto Um objeto é qualquer componente dentro do ambiente do Active Directory. (Falei brevemente sobre objetos na seção O Active Directory Armazena Informações, do início deste capítulo). Uma impressora, um usuário, um grupo todos são objetos. Todos os objetos contêm informações descritivas, ou atributos. Sites e Links entre Sites Um site é um agrupamento de sub-redes IP conectadas por links de alta velocidade ou de banda larga. Sites fazem parte da topologia física (ou formato físico) da rede, e cada site pode conter controladores de domínio oriundos de um ou mais domínios. Durante a fase de planejamento para implementar o Active Directory, você definirá a topologia dos sites para o seu ambiente. É possível usar sites para otimizar a largura de banda de uma rede através do controle da replicação e do tráfego de logon e autenticação. (O Capítulo 12 mostra como usar sites para controlar o tráfego).
13
14 18 Parte I: O Começo os controladores de domínio trocam informações do banco de dados do diretório dentro de um domínio. A replicação entre os controladores de domínio existentes dentro de um site é ativada por atualizações ou inserções no banco de dados. Os sites também são usados como fronteiras de autenticação entre os clientes da rede. Embora qualquer controlador de domínio possa autenticar um usuário de qualquer ponto do domínio, indicar o mais próximo para fazer isso nem sempre é a forma mais eficiente de usar a rede. Depois de especificar as fronteiras do site, o controlador de domínio disponível que estiver mais próximo do site do cliente fará a autenticação do cliente. Esta configuração minimiza o tráfego de autenticação na rede e diminui o tempo de resposta para o cliente. O esquema do Active Directory Além dos componentes básicos do Active Directory discutidos nas seções anteriores, você também deverá conhecer o esquema do Active Directory. O esquema contém definições de todas as classes (ou categorias) e atributos que compõem um objeto. Isto é, o esquema é onde as regras tratam dos tipos de objeto que podem ser armazenados no diretório e quais atributos estão associados a cada tipo de objeto. Normalmente, um administrador de AD não costuma fazer alterações no esquema. Na maior parte das vezes, o esquema é modificado apenas ao instalar uma aplicação que usa o Active Directory para armazenar e recuperar informações. Um bom exemplo é o Microsoft Exchange Server, que exige a criação e a modificação de vários atributos e classes de objetos para que ele funcionar. Mas pode haver casos em que você precise modificar o esquema por conta própria. Por exemplo, suponha que todos os funcionários da Steveco Corp. tenham um atributo específico na empresa (digamos, um número de matrícula) associado a eles e você quer colocar essa informação no Active Directory. Não existe um atributo no esquema default chamado SteveCoEmpNum, então você terá que fazer as mudanças necessárias no esquema para incluí-lo. Ao instalar o Active Directory, um esquema básico é criado por default, contendo as definições das classes dos objetos e dos atributos de todos os componentes disponíveis no Windows Server À medida que sua árvore de diretórios cresce, você poderá estender ou modificar o esquema, adicionando ou alterando classes e atributos da seguinte forma: Criando uma nova classe de objeto Criando um novo atributo Modificando uma classe de objeto Modificando um atributo Desabilitando uma classe de objeto Desabilitando um atributo
15
16
17
18 22 Parte I: O Começo Directory. O espaço nominal do DNS é o requisito mais importante para que uma implementação do Active Directory seja bem-sucedida, e os dois estão intimamente ligados. Se o planejamento do espaço nominal do DNS não for feito corretamente, o serviço do Active Directory será difícil de administrar e não atenderá a comunidade de usuários de forma adequada. É essencial entender profundamente o DNS e o TCP/IP para planejar e implementar o Windows 2000 e o Active Directory. Uma boa fonte de informações é o TCP/IP For Dummies, de Cameron Brandon (publicado pela Wiley). O Capítulo 4 mostra que é preciso planejar o espaço nominal do DNS antes de projetar o Active Directory. O projeto de espaço nominal do DNS criado por você (ou já existente na sua empresa) será usado para definir o espaço nominal para o Active Directory Se você não estiver usando o serviço de DNS da Microsoft, deverá usar outro serviço de DNS que seja compatível com as RFCs 2136 e Porque Faz Bem para Você: Os Benefícios do Active Directory Eu não sei quanto a você, mas toda vez que minha mãe recomendava comer verduras porque faz bem para você, eu não me sentia muito motivado. Eu precisava saber exatamente o que o brócolis poderia fazer por mim. Do mesmo modo que eu fazia em relação às verduras, talvez você precise conhecer os verdadeiros benefícios que podem ser obtidos se você aceitar o desafio e fizer as alterações de gerenciamento e projeto exigidas pelo Windows 2008 e pelo Active Directory. O Active Directory oferece recursos atraentes tanto para administradores quanto para usuários finais: Facilita o gerenciamento devido à natureza centralizada do banco de dados do Active Directory. Aumenta a escalabilidade (isto é, pode ficar muito maior!), permitindo que o banco de dados do Active Directory armazene milhões de objetos sem alterar o modelo de administração. Um catálogo que permite buscar recursos na rede de forma rápida e fácil. A rede se torna menos invasiva, permitindo que os usuários se concentrem no trabalho em vez das ferramentas. O Active Directory forma um backbone de infra-estrutura que pode ser utilizado por muitas plataformas e aplicativos de TI. Recomendo que você siga todas as etapas de planejamento e testes apresentadas neste livro. Uma vez preparado e instalado corretamente, o Active Directory poderá oferecer vantagens imensas tanto para você quanto para sua empresa.
SERVIÇOS DE DIRETÓRIO
SERVIÇOS DE DIRETÓRIO SERVIÇO DE DIRETÓRIO Um serviço de diretório é como uma lista telefônica ou uma agenda pessoal. Em nossa agenda podemos organizar, dias, semanas, meses e até anos, passando por pessoas,
CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012
20412 - CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implementação de serviços de rede avançados Neste módulo os alunos serão capazes de configurar recursos
Conceitos, Arquitetura e Design
capítulo 1 Conceitos, Arquitetura e Design 1.1 O que são os serviços de diretórios? Segundo a Wikipédia: Um serviço de diretório é um software que armazena e organiza informações sobre os recursos e os
Introdução ao Windows Server 2008
Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar
LanUn1vers1ty 6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008
6421: CONFIGURANDO E SOLUCIONANDO PROBLEMAS EM UMA INFRAESTRUTURA DE REDES WINDOWS SERVER 2008 Objetivo: Este curso proporciona aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para configurar e
Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory
IFPR Instituto Federal do Paraná Campus Londrina Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory Prof. MSc. Eng. Rodolfo Barriviera [email protected] londrina.ifpr.edu.br www.rodolfobarriviera.com.br
O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores.
Profº J.VIDAL WINDOWS SERVER O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores. SERVIDOR Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece
ACS 5.X: Fixe o exemplo de configuração do servidor ldap
ACS 5.X: Fixe o exemplo de configuração do servidor ldap Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Configurar Instale o certificado CA raiz em ACS
ACS 5.x: Exemplo de configuração do servidor ldap
ACS 5.x: Exemplo de configuração do servidor ldap Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Informações de Apoio Serviço de diretório Autenticação usando o LDAP Gerenciamento
GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS
20346 - GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Preparando-se para o Office 365 Este módulo de clientes e recursos do Office 365, identifica as recentes melhorias
Introdução...xiii. Instruções de configuração... xiii Utilização do CD... xv Agradecimentos...xviii Suporte técnico...xviii
Sumário Introdução....................................xiii Instruções de configuração.................................. xiii Utilização do CD........................................... xv Agradecimentos..........................................xviii
Linha de Sistemas Folhamatic
Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS
Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo
Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Autor: Diego da Silva Lima Introdução e Algumas palavra do Autor: Já pensou naquela
Instalando Active Directory Windows Server 2008
Instalando Active Directory Windows Server 2008 Veja neste artigo como instalar o Active Directory no seu servidor Windows Server 2008 usando o gerenciador de servidores e um serviço DNS. O Active Directory
Serviço de Autenticação
www.ufmg.br/dti Serviço de Autenticação Centro de Computação CECOM Divisão de Infraestrutura de Serviços - DIS Histórico Serviço de diretório Objetivos da solução Agenda Servi ç o de diret ó rio para autentica
Introdução ao Windows Server 2008
MDUL 2 0 MDUL 1 Introdução ao Windows Server 2008 MDUL 2 1 Índice...2 Requesitos de hardware...2 Edições do Windows Server 2008...2 Windows Web Server 2008...3 Windows Server 2008 Standard...3 Windows
Introdução à Computação
Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon [email protected] [email protected] http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda
ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados
ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações
Configuração de gerenciamento do usuário e do domínio na série do VPN Router RV320 e RV325
Configuração de gerenciamento do usuário e do domínio na série do VPN Router RV320 e RV325 Objetivo A página do gerenciamento de usuário é usada para configurar domínios e usuários. Um domínio é uma sub-rede
Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008.
Gerenciando o Windows Server 2008 Bem vindo(a), Este é o segundo modulo, nele abordaremos os métodos de gerenciamento do Windows Server 2008. Após essa aula você será capaz de: Definir quais são as formas
Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas
Nomeação Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura Comunicação
Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju
Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:
BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha
BANCO DE DADOS Introdução Prof. Marcelo Machado Cunha Profissionais Envolvidos Administrador de Banco de Dados (DBA) responsável por autorizar o acesso ao banco de dados e coordenar e monitorar seu uso;
Redes de Computadores
Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede
FUNCIONALIDADES DO STCPCONSOLE
O QUE É O STCPCONSOLE Revisão: 1.01 - Data: 11 de outubro de 2016 O STCPConsole é um sistema que tem como principal funcionalidade permitir que sejam realizadas atividades de monitoração de um determinado
Sistemas Operacionais de Redes. GPO (Group Policy Object)
Sistemas Operacionais de Redes GPO (Group Policy Object) Conteúdo Programático! Políticas de segurança das GPOs! Visão Geral! Vantagens! Exemplos!2 Visão Geral! As Diretivas de Grupo no Active Directory
Mantendo sua VPN protegida
Mantendo sua VPN protegida Visão Geral O aumento no uso do acesso remoto está levando as empresas a procurar por uma solução segura e fácil de gerenciar ao prover acesso aos bens sensíveis da empresa.
Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory
Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory Date : 26 de Novembro de 2014 O Windows Server 2012 foi desenhado para garantir o melhor desempenho, segurança e para ser simples de utilizar
VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud.
VISÃO GERAL Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. Com o ESET Cloud Administrator, pode gerir a segurança da rede da sua empresa sem a necessidade de
Lista de Verificação da Instalação do Hyperion Business Performance Management
Lista de Verificação da Instalação do Hyperion Business Performance Management Este documento o ajuda a instalar e configurar com êxito a versão mais recente dos produtos Hyperion Business Performance
Sistema de Gestão de Banco de Dados SGBD. David Fernandes França
Sistema de Gestão de Banco de Dados SGBD David Fernandes França [email protected] Desenvolvimento Bancos de Dados Através de Projeto de Dados O projeto de dados é o processo de identificar e formalizar
Conexões e endereço IP
Este tópico inclui: "Configuração da impressora" na página 3-2 "Configuração da conexão" na página 3-6 Configuração da impressora As informações desta seção estão também armazenadas na impressora como
ArcGIS for Server: Administração e. Configuração do Site.
ArcGIS for Server: Administração e Configuração do Site Duração: 3 dias (24 horas) Versão do ArcGIS Pro: 10.x Material didático: Inglês. www.academiagis.com.br Descrição Este curso ensina como você planejar
Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos
Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional
Mobile Device Management
Mobile Device Management O módulo de MDM (Mobile Device Management) apenas está disponível na versão GravityZone On premise (Virtual Appliance). 1. Plataformas suportadas Apple iphones e ipad tablets (ios
Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s
Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas
Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características
Redes wireless PRO Software de gerenciamento centralizado WiseFi DOWNLOAD GRATUITO O WiseFi é um software de gerenciamento de Access Points Intelbras, desenvolvido para sistemas de redes corporativas em
O que é um sistema distribuído?
Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. ROTEAMENTO...3 1.1 Introdução... 3 1.2 O roteamento e seus componentes... 3 1.3 Tabelas de roteamento... 3 1.4 Protocolos de roteamento... 3
Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação
Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que
Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ
Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft
Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express
Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Sumário 1. Edição a ser baixada... 2 2. O porquê da edição... 2 3. Recomendações... 2 4. Link para Download (idioma: Inglês)... 2 5. Escolha o arquivo à ser
Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado
Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são
Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota
Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:
Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD
Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para
Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos
Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional
Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua.
([email protected]) Ementa Conceitos básicos Sistemas de banco de dados Relacional Visão Geral do PostGreSQL Álgebra Relacional Operadores básicos Operadores adicionais A Linguagem de Consulta Estruturada
ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012
20411 - ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Configurando e Solucionando problemas de sistema de nome de domínio Este módulo explica como configurar e solucionar problemas
Instalação do SQL Server 2014
Instalação do SQL Server 2014 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2014. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento
Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.
Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta
VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER
20409 - VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES - HYPER-V E SYSTEM CENTER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Avaliando o ambiente de virtualização Este módulo fornece uma visão geral das tecnologias de virtualização
É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.
Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações
Manual do Usuário Brother Meter Read Tool
Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas
Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso
Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Fiery server e na impressora por meio de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações
MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP
1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS
FTIN Formação Técnica em Informática. Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos
FTIN Formação Técnica em Informática Sistema Operacional Proprietário Windows Prof. Walter Travassos Aula 06 SISTEMA OPERACIONAL PROPRIETÁRIO WINDOWS Competências GPO Group Policy Objects (Objetos de Diretiva
Leitora SCR 331. Guia de Instalação. LeitoraSCR 331 Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora SCR 331.
Janeiro/ Leitora SCR 331 Guia de Instalação Página 1 de 12 Janeiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora SCR 331) Para que o processo de instalação tenha sucesso,
Oferta de Soluções Lexmark
Oferta de Soluções Lexmark SOLUÇÕES LEXMARK Objetivo... Esse material tem como objetivo dar uma visão aos canais Lexmark sobre o portfólio de soluções que a Lexmark possui e suas condições de comercialização.
Guia de Atualização 2011 Bomgar Corporation. Todos os direitos reservados. TC:9/26/2011
Obrigado por usar a Bomgar. Na Bomgar, o atendimento ao cliente é prioridade máxima. Ajude-nos a oferecer um excelente serviço. Se tiver algum comentário a fazer, incluindo erros e omissões no manual,
Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro
Rede Local - Instalação Rede Local - Instalação Objectivo(s) Reconhecer a Estrutura de um Sistema Operativo. Definir um Plano de Instalação de um Servidor de Rede Local. Conteúdos Estrutura de um Sistema
Assina Web S_Line Manual de Uso
1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato
Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution
Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas
Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD
Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com
PROJETO LÓGICO DE REDE
Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela
INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012
20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server
Banco de Dados Relacional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo [email protected] 1 Plano de Ensino Objetivo
1 ENDEREÇOS NA INTRANET
REDES INDUSTRIAIS SEMANA 8 O PROTOCOLO TCP/IP e CONFIGURAÇÕES (PARTE 1) 1 1 ENDEREÇOS NA INTRANET Conceito: Os endereços IP podem ser atribuídos livremente numa rede Intranet completamente isolada da rede
LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS
Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta,
Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon
Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de
INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory)
SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Aula 1 Sobre o Windows Server 2012.... 3 Aula 2 Instalando o VirtualBox... 6 Aula 3 Criando a máquina virtual do Windows Server... 11 Aula 4 Instalando o Windows Server... 15 Aula
