O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores."

Transcrição

1 Profº J.VIDAL

2 WINDOWS SERVER

3 O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores.

4 SERVIDOR Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa; Arquivos (Banco de Dados); Correio eletrônico ( ); Impressora; Aplicações Web, dentre outros.

5 TIPOS DE SERVIDORES Servidor de arquivos; Servidor web; Servidor de ; Servidor de impressão; Servidor DNS; Servidor proxy; Servidor FTP; Servidor de virtualização;

6 TIPOS DE SERVIDORES Um computador, ocasionalmente, pode prover mais de um serviço simultaneamente. Computadores que atuem como um único tipo de servidor é chamado de servidor dedicado (são mais rápidos nos serviços).

7 REDE CLIENTE-SERVIDOR É como se denomina um sistema interligado onde existe um centralizador de algum tipo de serviço (servidor).

8 SISTEMAS OPERACIONAIS Para que funcione uma rede cliente-servidor, é necessário que no servidor esteja instalado um sistema operacional que reconheça esse tipo de rede. Os sistemas operacionais para redes cliente-servidor são: Unix Linux Windows Server Em servidores, o sistema Unix e sistemas baseados neste (como Linux) são os sistemas mais utilizados para aplicações como Firewall e servidor web, ao passo que o sistema Windows, são mais utilizados para Gerenciamento de Usuários e serviços pela facilidade de operação e manutenção.

9 ETENDA AS DIFERENÇAS ENTRE AS EDIÇÕES DO WINDOWS SERVER 2008 Durante um projeto que envolva a escolha do sistema operacional, saber as diferenças entre os candidatos é crucial e saber quais os principais recursos desses dará argumentos dentro da negociação. Esse post pretende mostrar as diferenças entre as edições da família Windows Server Windows Server 2008 Standard É a edição padrão do Windows Server 2008 e está direcionada ao setor de pequenas e médias empresas, os servidores com esse sistema operacional normalmente irão desempenhar os papéis de controlador de domínio, servidor de arquivos e impressão, DNS, DHCP e servidor de aplicativo. Essas funções não exigem tanta memória. Windows Server 2008 Enterprise A edição Enterprise vai ser indicada para empresas de grande porte que executam aplicativos pesados como o SQL Server 2008 ou o Exchange Server 2007, Esses aplicativos vão demandar mais memória do que a suporta pela versão Standard.

10 ETENDA AS DIFERENÇAS ENTRE AS EDIÇÕES DO WINDOWS SERVER 2008 Windows Server 2008 Datacenter A edição Datacenter é destinada apenas ao mercado de grandes empresas, a principal diferença em relação ao Enterprise é que no primeiro o número de máquinas virtuais que podem ser usadas é ilimitado. Windows Web Server 2008 Essa edição é indicada para servidores que executarão apenas o serviço do IIS server, o servidor de internet Microsoft. Windows Server 2008 Server Core Todas as edições do Windows Server 2008 possuem dois tipos, Full Installation e Server Core, a Full é a instalação onde a maioria das funções serão administradas via GUI(interface gráfica de usuário) ou CLI(interface de linha de comando), o Server Core executará apenas em CLI, e isso tem duas implicações diretas: Primeiro uma redução na interface de ataque, que significa com menos componentes, os ataques de agentes maliciosos é diminuído. A segunda implicação é que uma vez executando menos componentes o servidor terá requisitos de instalação mais simples, como menos memória e processamento.

11 Instalação e Administração do Windows Server 2008

12 FUNDAMENTOS O que é um domínio? Um domínio é uma denominação onde se aplica um nome para uma família de recursos - Quando um novo equipamento é adicionado a um domínio ele recebe um nome FQDN (Fully Qualified Domain Name) que significa NOME DA MÁQUINA + NOME DO DOMÍNIO. O que é Active Directory? É o serviço que controla a criação / modificação / remoção de usuários, grupos, computadores, servidores, contatos e entre outros recursos do domínio. O que é DNS? É um serviço que descobre e traduz um IP em um nome de máquina, ele é necessário pra cada árvore de domínio.

13 REDES NO MODELO WORKGROUP

14 EXEMPLO DE PROBLEMA COM REDES NO MODELO WORKGROUP

15 REDES BASEADAS EM DOMÍNIOS Todos os DCs(Domain Controller) compartilham a mesma base de dados!

16 REDES BASEADAS EM DOMÍNIOS Detalhes sobre Redes Baseadas em Domínio: DCs - Domains Controllers - Controladores de Domínio; Nos DCs é onde está instalado o Active Directory; Todos os DCs compartilham a mesma Base de Dados; DCs é que fazem a Autenticação dos usuários durante o Logon; Alterações feitas em DC são replicados para os demais DCs; O domínio transmite uma ideia de unidade; Conta única de Logon em todo o domínio; Políticas de segurança (GPOs).

17 REDES BASEADAS EM DOMÍNIOS Dá uma ideia de unidade...

18 FUNDAMENTOS Quais as principais funções desempenha o Active Directory: Banco de Dados; Unidade para aplicação de políticas de segurança; Facilidade a atribuição de permissões de acesso; Facilidades a localização de recursos da rede. Um serviço de diretório é um serviço de rede. Ele identifica todos os recursos disponíveis em uma rede, mantendo informações sobre estes dispositivos (conta de usuários, grupos, computadores, recursos, políticas de segurança, etc.) em um banco de dados e torna estes recursos disponíveis para usuários e aplicações. O Active Directory surgiu da necessidade de se ter um único diretório, ou seja, ao invés do usuário ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus s, uma senha para se logar no computador, e várias outras senhas, com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede. Podemos definir um diretório como sendo um banco de dados que armazena as informações dos usuários.

19 FUNDAMENTOS

20 AMBIENTE Você foi convidado a trabalhar em uma empresa de 15 funcionários do ramo contábil. Nessa empresa existe a seguinte estrutura:

21 AMBIENTE Na sua análise do ambiente foi encontrado o seguinte: 1 - As máquinas comunicam umas com as outras e transferem muitos documentos importantes, além de músicas e apresentações sem conteúdo corporativo; 2 - As pastas de documentos importantes do financeiro são acessíveis por qualquer funcionário assim como sua cópia e modificação dos mesmos; 3 - Durante uma crise da empresa vários funcionários sabiam da decisão de corte de ativos antes mesmo dos sócios divulgarem os resultados; 4 - Não existem modelos de diretivas nas máquinas, todos fazem o que querem, e instalam várias ferramentas sem permissão para tal.

22 AMBIENTE PROBLEMAS INDIRETOS Sua visão analítica indica problemas indiretos e que podem acontecer a qualquer momento. Quais são eles? 1- As máquinas comunicam umas com as outras e transferem muitos documentos importantes, além de músicas e apresentações sem conteúdo corporativo. Existe a possibilidade de transferência de vírus? Acessos indevidos a arquivos, apagamento ou modificação intencional ou não? 2- As pastas de documentos importantes do financeiro são acessíveis por qualquer funcionário assim como sua cópia e modificação dos mesmos. Quem deve acessar os arquivos? existe hierarquia da empresa e no departamento? 3- Durante uma crise da empresa vários funcionários sabiam da decisão de corte de ativos antes mesmo dos sócios divulgarem os resultados. Existe possibilidade de vazamento de informação? É possível que alguém tenha modificado os arquivos para benefício próprio? Existe acesso às informações dos clientes? 4- Não existem modelos de diretivas nas máquinas, todos fazem o que querem, e instalam várias ferramentas sem permissão para tal. É possível bloquear essa ação? Controlar quem pode fazer o que?

23 AMBIENTE Para resolver os nossos problemas precisamos conhecer as possibilidades, vamos dividir o problema? 1 - Desenhar um novo ambiente; 2 - Instalar um ou dois servidores; 3 - Denominar usuários de acesso para cada um; 4 - Criar grupos de controle de acesso; 5 - Criar um servidor de arquivos para controle de acesso; 6 - Aplicar regras de controle de acesso; 7 - Bloquear a ação de funcionários mal intencionados.

24 AMBIENTE NOVO DESENHO Desenhar um novo ambiente 1 - Adicionado um servidor de autenticação de domínio; 2 - Adicionado um servidor de arquivos.

25 AMBIENTE SERVIDOR INSTALADO Quando precisamos controlar um novo ambiente, é recomendado que seja feita a instalação de novas ações de controle. No Windows Server 2008, as ações são divididas em duas partes:

26 ADICIONAR AS FUNÇÕES E CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR

27 DÚVIDAS...

SERVIÇOS DE DIRETÓRIO

SERVIÇOS DE DIRETÓRIO SERVIÇOS DE DIRETÓRIO SERVIÇO DE DIRETÓRIO Um serviço de diretório é como uma lista telefônica ou uma agenda pessoal. Em nossa agenda podemos organizar, dias, semanas, meses e até anos, passando por pessoas,

Leia mais

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Paulo Adriano Bruno Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Windows Server 2016 Windows Server 2012 Windows Server 2008 HPC Server 2008 Home Server Home

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

Tópicos abordados. Estrutura da rede - Conectividade. Vertical Horizontal por pavimento Equipamentos Velocidade de conexão Protocolo de rede

Tópicos abordados. Estrutura da rede - Conectividade. Vertical Horizontal por pavimento Equipamentos Velocidade de conexão Protocolo de rede Serviços da Rede Tópicos abordados Estrutura da rede - Conectividade Vertical Horizontal por pavimento Equipamentos Velocidade de conexão Protocolo de rede Tópicos abordados Estrutura da rede Servidores/Equipamentos

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory

Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory IFPR Instituto Federal do Paraná Campus Londrina Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory Prof. MSc. Eng. Rodolfo Barriviera rodolfo.barriviera@ifpr.edu.br londrina.ifpr.edu.br www.rodolfobarriviera.com.br

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server

Leia mais

Introdução ao Windows. Breve Evolução

Introdução ao Windows. Breve Evolução Introdução ao Windows Breve Evolução Introdução ao Windows MSDOS Comercializado pela Microsoft em 1981 para o IBM PC; Sistema Operativo Monotarefa; A última versão foi em 1994 (6.22). Introdução ao Windows

Leia mais

SAMBA4 Para Ambientes Corporativos. Nome: Caio Monteiro Web:

SAMBA4 Para Ambientes Corporativos. Nome: Caio Monteiro Web: SAMBA4 Para Ambientes Corporativos Nome: Caio Monteiro Web: www.alvesti.com.br E-mail: caio@alvesti.com.br Interoperabilidade Há pessoas que pensa que coisas distintas não se misturam. Mas não há coisas

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 MDUL 2 0 MDUL 1 Introdução ao Windows Server 2008 MDUL 2 1 Índice...2 Requesitos de hardware...2 Edições do Windows Server 2008...2 Windows Web Server 2008...3 Windows Server 2008 Standard...3 Windows

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes. GPO (Group Policy Object)

Sistemas Operacionais de Redes. GPO (Group Policy Object) Sistemas Operacionais de Redes GPO (Group Policy Object) Conteúdo Programático! Políticas de segurança das GPOs! Visão Geral! Vantagens! Exemplos!2 Visão Geral! As Diretivas de Grupo no Active Directory

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Macêdo Firmino Introdução à Disciplina (Ementa) Macêdo Firmino (IFRN) Sistemas Operacionais Março de 2012 1 / 11 Objetivos Conhecer os princípios básicos de um sistema operacional;

Leia mais

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018 Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos Termo de Referência nº 7/2018 Agosto, 2018 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos deste documento... 3 1.2. Confidencialidade... 3 2. Descrição dos Recursos

Leia mais

Catálogo de Serviços e Sistemas de TI

Catálogo de Serviços e Sistemas de TI Catálogo de Serviços e Sistemas de TI Catálogo de Serviços e Sistemas de TI Janeiro 2019 Acesso à internet Prover conexão à internet aos servidores do IFAP, proporcionando acesso a sites e a sistemas web

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa,

Leia mais

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory)

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Aula 1 Sobre o Windows Server 2012.... 3 Aula 2 Instalando o VirtualBox... 6 Aula 3 Criando a máquina virtual do Windows Server... 11 Aula 4 Instalando o Windows Server... 15 Aula

Leia mais

OUTSOURCING. Gerenciamento de -Criar - Desativar - Criar regras, de . -Monitoramento -Configuração de contas no outlook

OUTSOURCING. Gerenciamento de   -Criar - Desativar - Criar regras, de  . -Monitoramento -Configuração de contas no outlook Gerenciamento de e-mail: -Criar - Desativar - Criar regras, de e-mail. -Monitoramento -Configuração de contas no outlook Gerenciamento de Microsoft Office e Windows: -Gerenciamento das licenças de office

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

PROTOCOLOS SERVIÇOS DE REDE. Domínio DHCP Dynamic Host Configuration Protocol DNS Domain Name Service

PROTOCOLOS SERVIÇOS DE REDE. Domínio DHCP Dynamic Host Configuration Protocol DNS Domain Name Service de Computadores CONCEITOS PROTOCOLOS SERVIÇOS DE REDE Domínio DHCP Dynamic Host Configuration Protocol DNS Domain Name Service Prof. Airton Ribeiro 2018 1 Domínio O que é um domínio? Um domínio é o nome

Leia mais

Introdução...xiii. Instruções de configuração... xiii Utilização do CD... xv Agradecimentos...xviii Suporte técnico...xviii

Introdução...xiii. Instruções de configuração... xiii Utilização do CD... xv Agradecimentos...xviii Suporte técnico...xviii Sumário Introdução....................................xiii Instruções de configuração.................................. xiii Utilização do CD........................................... xv Agradecimentos..........................................xviii

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas Tipos de redes Clientes e Servidores 3 É preciso entender as classificações que os computadores recebem em uma rede, de acordo com a sua utilização: Servidor: É um computador que oferece

Leia mais

Instalação do Windows Server 2008

Instalação do Windows Server 2008 Instalação do Windows Server 2008 Introdução Uma das grandes novidades no Windows Server 2008 é a facilidade de instalação do sistema operacional. Durante a instalação é solicitado o mínimo de informações

Leia mais

Instalando Active Directory Windows Server 2008

Instalando Active Directory Windows Server 2008 Instalando Active Directory Windows Server 2008 Veja neste artigo como instalar o Active Directory no seu servidor Windows Server 2008 usando o gerenciador de servidores e um serviço DNS. O Active Directory

Leia mais

Windows Server 2008 Vamos criar um domínio

Windows Server 2008 Vamos criar um domínio Windows Server 2008 Vamos criar um domínio Date : 25 de Outubro de 2013 No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos. Apesar de hoje em dia os sistemas

Leia mais

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Apresentamos a seguir o tutorial passo a passo sobre como instalar uma nova instância do SQL Server 2016 Express Edition usando o arquivo de

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7 EasyAzure Guia do programa Versão 1.7 Email: cloud.br@ingrammicro.com Telefone: 55 (11) 2078-4280 Endereço: Av. Piracema, 1341 - Tamboré - Barueri - SP Brasil 1 EasyAzure São pacotes prontos com as soluções

Leia mais

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso:

Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Turma: SD-R Área: Redes Informáticas Formador: Tomás Lima Mediadora: Maria Eduarda Luz Unidade: UFCD 17 - Linux - Instalação e configuração Curso: Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes.

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Pré-Lançamento: Como Administrar o Active Directory com o PowerShell - Teoria e Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo Autor: Diego da Silva Lima Introdução e Algumas palavra do Autor: Já pensou naquela

Leia mais

Projeto Integrador

Projeto Integrador Projeto Integrador 2018.2 Módulo 02 1. Cenário Sua equipe foi contratada para estruturar um ambiente de informática, o projeto deve compor a organização lógica e física, além da elaboração de planos de

Leia mais

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico)

Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Configuração do Samba no Metasys (Modo Gráfico) Este documento é baseado no Guia Foca Linux, que pode ser encontrado em: http://focalinux.cipsga.org.br/. Introdução O SAMBA é um servidor e conjunto de

Leia mais

ACTIVE DIRECTORY I. Andre Couto Leonardo Lizardo Milena Braga. A conta do usuário é utilizada como a sua identidade na rede.

ACTIVE DIRECTORY I. Andre Couto Leonardo Lizardo Milena Braga. A conta do usuário é utilizada como a sua identidade na rede. ACTIVE DIRECTORY I Andre Couto Leonardo Lizardo Milena Braga A conta do usuário é utilizada como a sua identidade na rede. O Windows Server, precisa de uma maneira para identificar quem é o usuário logado

Leia mais

Também conhecidos como programas. Conjunto de instruções organizadas que o processador irá executar. É o software que torna o computador útil.

Também conhecidos como programas. Conjunto de instruções organizadas que o processador irá executar. É o software que torna o computador útil. Software 2 Também conhecidos como programas. Conjunto de instruções organizadas que o processador irá executar. É o software que torna o computador útil. Informando quais as instruções e como executar

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Serviços de Rede Aula 05 Servidor de Arquivos em Redes Híbridas (Samba) Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Uma rede de computadores local tem por principal característica

Leia mais

Windows NT 4.0. Centro de Computação

Windows NT 4.0. Centro de Computação Windows NT 4.0 Centro de Computação Tópicos Introdução Instalação Configuração Organização da rede Administração Usuários Servidores Domínios Segurança Tópicos È O sistema operacional Windows NT È Características:

Leia mais

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos.

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos. PORTARIA ICMC N º 049/2014 Dispõe sobre Normas para Uso, Administração, Recursos e Investimentos da Cloud-ICMC. O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs!

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs! CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS

GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS 20346 - GERENCIAMENTO DE IDENTIDADES DO OFFICE 365 E SERVIÇOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Preparando-se para o Office 365 Este módulo de clientes e recursos do Office 365, identifica as recentes melhorias

Leia mais

Microsoft Azure. Documentação do Ambiente

Microsoft Azure. Documentação do Ambiente Documentação do Ambiente Versão: 1.3 Preparado por Bruce Ito Esse documento contém a documentação de configuração do ambiente final referente ao projeto de novo ambiente no Azure para o Galvão 03/11/2016

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE RESIDÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À ÁREA JURÍDICA PARCERIA IMD/UFRN - TJRN

Leia mais

Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro

Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro Rede Local - Instalação Rede Local - Instalação Objectivo(s) Reconhecer a Estrutura de um Sistema Operativo. Definir um Plano de Instalação de um Servidor de Rede Local. Conteúdos Estrutura de um Sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA LEONARDO WILLIAM SILVEIRA FLORINDO RODRIGO VIEIRA ORTIZ DFS Distributed File System PONTA GROSSA

Leia mais

Agenda. O que é o Windows Admin Center? Características do Windows Admin Center. O que está em desenvolvimento. Apêndice: screenshots

Agenda. O que é o Windows Admin Center? Características do Windows Admin Center. O que está em desenvolvimento. Apêndice: screenshots Agenda O que é o Windows Admin Center? Características do Windows Admin Center O que está em desenvolvimento Apêndice: screenshots O que é o Windows Admin Center? Gerenciamento antes do Windows Admin Center

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Xerox FreeFlow Core, 4.0 SP3 ( ) Livro Versão 1.3 Outubro de P Xerox FreeFlow Core Guia de segurança

Xerox FreeFlow Core, 4.0 SP3 ( ) Livro Versão 1.3 Outubro de P Xerox FreeFlow Core Guia de segurança Xerox FreeFlow Core, 4.0 SP3 (4.0.3.0) Livro Versão 1.3 Outubro de 2015 708P91107 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox e a marca figurativa, e FreeFlow são marcas comerciais

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

Exemplo de configuração de SAML SSO da versão de gerenciador 10.5 das comunicações unificadas

Exemplo de configuração de SAML SSO da versão de gerenciador 10.5 das comunicações unificadas Exemplo de configuração de SAML SSO da versão de gerenciador 10.5 das comunicações unificadas Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Instalação do Network Time Protocol (NTP) Domain Name Server (DNS)

Leia mais

WE TEACH CURSO CORPORATE PRÁTICAS DE MERCADO 30 MÓDULOS DE AULAS EMISSÃO DE CERTIFICADO

WE TEACH CURSO CORPORATE PRÁTICAS DE MERCADO 30 MÓDULOS DE AULAS EMISSÃO DE CERTIFICADO WE TEACH CURSO você vai se impressionar! 30 MÓDULOS DE AULAS São 2 anos de acesso e suporte via plataforma. Total imersão no mundo Linux Server! EMISSÃO DE CERTIFICADO Certificados com Carga Horária de

Leia mais

Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory

Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory Date : 26 de Novembro de 2014 O Windows Server 2012 foi desenhado para garantir o melhor desempenho, segurança e para ser simples de utilizar

Leia mais

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 20411 - ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Configurando e Solucionando problemas de sistema de nome de domínio Este módulo explica como configurar e solucionar problemas

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2 Curso: Gerenciamento de Redes Matéria: Sistemas Operacionais de Rede (Windows\Linux) Grupo: Aldenice Nascimento, Anatanael França, Daniel Soares, Edvaldo Santos, Walter Rocha. TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores

Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta. CST em Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta CST em Redes de Computadores Introdução Computadores Computadores são compostos, basicamente, de CPU, memória e dispositivos de entrada e saída

Leia mais

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO)

AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) AULA EXPOSITIVA SOBRE: CONCEITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE FIREWALL, VPN E SSH (REDES PRIVADAS E SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO) Wanderléa Teixeira Gnoato Lodi gnoatow@yahoo.com.br 10 de Outubro de 2011 Roteiro de

Leia mais

HOW TO. OTP da. Solução. A Vasco é uma das. o Secure Roaming habilitado. Windows Mb RAM.

HOW TO. OTP da. Solução. A Vasco é uma das. o Secure Roaming habilitado. Windows Mb RAM. 1 de 21 Introdução A Vasco é uma das maiores empresas de autenticação forte do mundo. Sediada na Bélgica é a líder no segmento de autenticação forte com senhas aleatórias OTP (on-time password). Nestee

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

PROJETO LÓGICO DE REDE

PROJETO LÓGICO DE REDE Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela

Leia mais

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche.

Alunos em técnico em Informática da EAFS: Leandro Cavalari, Maria Matos e Renata Rasche. sem que para tanto, o usuário necessite ter muito conhecimento no assunto. Vale citar que o Windows XP já vem com um firewall, que apesar de não ser tão eficiente, é um bom aliado na segurança. Para ativá-lo,

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

Change Auditor. Visão geral do Change Auditor. ESM Engineering July 2016

Change Auditor. Visão geral do Change Auditor. ESM Engineering July 2016 Change Auditor Visão geral do Change Auditor ESM Engineering July 2016 Contents Change Auditor... 3 Versões do Change Auditor... 5 Como o Change Auditor é melhor que a auditoria nativa?... 13 Arquitetura...

Leia mais

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados

Índice. Introdução. Pré-requisitos. Requisitos. Componentes Utilizados Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Configurar Configurar o servidor DNS Configurar o server CUCM Configurar o IM & o server da presença Trajeto do sinal Verificar Troubleshooting

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue Spectrum Miner Versão 8.0 Conteúdo 1 - Introdução Objetivo 4 Quem deve ler este manual 4 Documentação relacionada 4 2 - Visão geral da integração do Miner Visão geral da integração do Miner 6 3 - Instalação

Leia mais

PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA

PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Plano Diretor de Informática da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: PLANO DIRETOR DE INFORMÁTICA Independente

Leia mais

Aplicações de Rede DHCP

Aplicações de Rede DHCP Aplicações de Rede DHCP DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Oferece um IP a um host no momento que este se conecta a uma rede Além de IP outras informações de configuração podem ser também enviadas

Leia mais

Designing and Implementing a Server Infrastructure (20413)

Designing and Implementing a Server Infrastructure (20413) Designing and Implementing a Server Infrastructure (20413) Formato do curso: Presencial Localidade: Porto Com certificação: Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) Data: 23 Jan. 2017 a 03 Fev. 2017

Leia mais

Configurar o controlador CEM em CentOS 6.9

Configurar o controlador CEM em CentOS 6.9 Configurar o controlador CEM em CentOS 6.9 Índice Introdução Background Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Instalando o ambiente de tempo de corrida 8 das Javas SE do Oracle Transferindo

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Índice IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação.............. 1 IBM SPSS Modeler Entity Analytics (Lado do Cliente) 1 Requisitos de sistema..........

Leia mais

Palavras chave: serviço de diretório, controlador de domínio, LDAP Categoria/Área: Ciências Exatas e da Terra / Ciência da Computação

Palavras chave: serviço de diretório, controlador de domínio, LDAP Categoria/Área: Ciências Exatas e da Terra / Ciência da Computação Implementação de um modelo de autenticação e contas de usuários centralizadas para o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais por meio da análise de sua infraestrutura e arquitetura administrativa

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

Projeto Integrador II

Projeto Integrador II Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II 1 Seminário de Andamento Aluno: Marcelo Giovani dos Santos Furtado E-mail: furtado.senac@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM

Leia mais

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características Redes wireless PRO Software de gerenciamento centralizado WiseFi DOWNLOAD GRATUITO O WiseFi é um software de gerenciamento de Access Points Intelbras, desenvolvido para sistemas de redes corporativas em

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

2 Instalação de um segundo controlador de domínio

2 Instalação de um segundo controlador de domínio FATERN - 2009.2 Exercícios - AD João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 Objetivos Administrar o Active Directory, adicionando um segundo controlador de domínio, criando e configurando unidades organizacionais,

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012

CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 20412 - CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS AVANÇADOS DO WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implementação de serviços de rede avançados Neste módulo os alunos serão capazes de configurar recursos

Leia mais

AULA 03: Sistemas Operacionais FUNPRESP JUDICIÁRIO

AULA 03: Sistemas Operacionais FUNPRESP JUDICIÁRIO AULA 03: Sistemas Operacionais FUNPRESP JUDICIÁRIO Sumário 1. Metodologia das aulas... 1 2. Conteúdo programático e planejamento das aulas (Cronograma).... 2 3. Continuando sobre WINDOWS SERVER... 3 4.

Leia mais

Sumários de SISTEMAS OPERATIVOS

Sumários de SISTEMAS OPERATIVOS Sumários de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO V Configuração Avançada de Sistemas Operativos Servidores 11E Turno 1 Aulas n. 1 e

Leia mais

Tutorial de Active Directory Parte 3

Tutorial de Active Directory Parte 3 Tutorial de Active Directory Parte 3 Introdução Prezados leitores, esta é a terceira parte de uma série de tutoriais sobre o Active Directory. O Active Directory foi a grande novidade introduzida no Windows

Leia mais

Operations Research Serviços de Redes

Operations Research Serviços de Redes Serviços de Redes 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Virtualização Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, deve-se traçar um paralelo

Leia mais

Analista de Negócios. Local de Trabalho: Porto Alegre. Número de Vagas: 02. Analista de Sistemas

Analista de Negócios. Local de Trabalho: Porto Alegre. Número de Vagas: 02. Analista de Sistemas Analista de Negócios - Especificação de Requisitos, - Modelagem de Sistemas e Processos, - 2 anos de experiência na função, - Bom relacionamento interpessoal, criatividade, pró-atividade e facilidade de

Leia mais

PLANO DE INFORMÁTICA

PLANO DE INFORMÁTICA PLANO DE INFORMÁTICA ITAPEVI 2019 1 PLANO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO E SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E/OU INFORMAÇÃO Independente da área de atuação de um bom profissional nos dias atuais a FAEESP

Leia mais

Administração dos serviços de redes utilizando linux

Administração dos serviços de redes utilizando linux Administração dos serviços de redes utilizando linux Joao Medeiros joao.fatern@gmail.com Objetivo Apresentar uma visão geral sobre os principais serviços de redes e a instalação e configuração de um servidor

Leia mais

ZENworks 2017 Visão geral. Dezembro de 2016

ZENworks 2017 Visão geral. Dezembro de 2016 ZENworks 2017 Visão geral Dezembro de 2016 Informações legais Para saber mais sobre informações legais, marcas registradas, isenções de responsabilidades, garantias, exportação e outras restrições de uso,

Leia mais